sábado, 16 de maio de 2009

AUGUSTO PONTES


Será enterrado logo mais uma das maiores expressões da cultura militante do Ceará: Augusto Pontes! Ele foi, indubitavelmente, a ponte augusta que possibilitou muitos talentos alçarem o vôo do sucesso.

Eis um texto que sobre ele escreveu Klaudia Alvarez, que também fez a foto acima:


“Definitivamente ele é o guru da música cearense. Jornalista, publicitário, compositor, ex-secretário de cultura, mas acima de tudo um grande aglutinador, capaz de reunir e apascentar as diversas tendências e egos da música de seu estado, Augusto Pontes é uma figura ímpar e que merece todo o reconhecimento por tudo que tem feito pela música e pela cultura do Ceará.

Autor de grandes e sábias frases ( ex: “A união só se faz à força”), ele não é citado como autor de Mucuripe, mas é dele a idéia de um dos mais belos versos da música brasileira. “Vida, vento, vela, leva-me daqui” foi adaptada por Belchior de uma frase sempre repetida por Augusto Pontes.

Ao que tudo indica, Belchior era uma das pessoas que mais prestava atenção nas frases de Pontes e guardava as idéias para usar posteriormente em suas canções. “Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco e sem parentes importantes “foi outra frase de Pontes que Belchior adaptou.

Figura importante e fundamental - foi Ednardo quem o convidou para coordenar o movimento Massafeira - Pontes tem parcerias antológicas com Ednardo como “Carneiro” e "Lupiscínica", que foi gravada também por Téti. “A mala”, uma parceria de Pontes com Rodger de Rogério, foi gravada no disco do Pessoal do Ceará.

Uma pessoa carismática e que tem muitas histórias para contar, Augusto Pontes é um personagem fundamental da moderna música do Ceará e ocupa um lugar de destaque na cultura cearense”.

Nenhum comentário: