terça-feira, 10 de março de 2009

OBSERVATÓRIO



Vivemos uma era fantástica. Hoje, ao simples toque numa tecla de computador, podemos exercer uma complexa atividade laboral, realizar negócios estupendos ou transferir informações até entre países. Contemplando esse fenômeno da interação virtual, Bill Gates, o fundador da Microsoft, profetizou que "em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios". Ou seja, ninguém ficará imune a essa avassaladora realidade. Sobretudo, a máquina pública. Apesar do seu funcionamento já existir a alguns anos, somente nos quatro últimos, com o aparecimento do acesso rápido, é que a internet realmente começou a influenciar vidas de maneira mais ostensiva.

O SITE I

A propósito, acessei semana passada o sítio virtual pertencente à Prefeitura de Crateús, cujo domínio é http://www.crateus.ce.gov.br. A iniciativa é das mais louváveis. Em tese, o crateuense que habite qualquer espaço da aldeia global tem aí um espaço oficial para consultas e atualizações sobre a terra em que nasceu. Embora isso hoje seja uma obrigação legal, posto que há vários dispositivos no nosso ordenamento jurídico determinando a universalização das informações, ainda há muita gente que desvia esse itinerário normativo. Sucede que a home page da Prefeitura, malgrado o esforço, contém deficiências e impropriedades que reclamam urgente reparação.


O SITE II

Ao clicar no primeiro link, vê-se a biografia do Prefeito. Aí, num texto de apenas um parágrafo, identifica-se uma série de informações equivocadas. Por exemplo, a certa altura, narrando a trajetória política do atual Chefe do Executivo, lemos: “Na Década de 70 iniciou a vida político-partidária como Universitário, militando no PT – Partido dos Trabalhadores”. Ora, na década de 70 nem o doutor Felipe era universitário nem existia o Partido dos Trabalhadores - PT, que só foi fundado na década seguinte. O próprio texto se contradiz quando narra que “em 1980 foi aprovado em sétimo lugar para o vestibular de Medicina na concorrida faculdade da Universidade Federal do Ceará”. Noutra passagem, o texto relata que “em 1990 viajou para o Rio de Janeiro, onde fez pós-graduação em cirurgia geral e do câncer na Universidade Fluminense e no Instituto do Câncer daquele estado”. Mais à frente, diz que “no início dos anos 90 começou exercer a função de Médico, voluntariamente, nos Hospitais Gentil Barreira e Geral, hoje, São Lucas”. Era como se ele estivesse em dois lugares ao mesmo tempo... Na galeria dos ex-prefeitos, consta que José Almir Claudino Sales é o atual alcaide. Além de corrigir esses equívocos, impende que o site seja alimentado em seus aspectos que despertam maior interesse. É o caso, por exemplo, das informações sobre os certames licitatórios e sobre os Atos oficiais de maior relevância. Tudo em louvor à transparência que, além de um princípio constitucional, foi celebrada como compromisso de campanha.


ZÉ ALMIR

Por falar em Zé Almir, consta que o Governador Cid Gomes o convidou para ocupar uma assessoria à Presidência da CAGECE. O ex-prefeito – que operou um estratégico mergulho desde o início da campanha passada, evitando os palanques e a ribalta da refrega eleitoral - está analisando a possibilidade, visto que retomou o batente da advocacia.

NENEN

O deputado Nenen Coelho também ocupou os microfones para fazer uma prestação de contas das suas atividades parlamentares, sobretudo dos projetos que intermediou e das emendas destinando recursos para comunidades que representa. Destacou o fato de ter conseguido a aprovação de um título de Cidadão Cearense para o bispo D. Jacinto. Sobre o atual líder diocesano de Crateús, certa feita escrevi: “Toda a infra-estrutura predial da Igreja Católica acusa o palpitar da renovação. Esse impulso motivador há contagiado também os fiéis, que se revelam estimulados e atendem prontamente a todas as convocações do Pastor, inclusive para o exercício de longas peregrinações. Estas consideráveis alterações se produziram graças ao Sopro do Espírito através de um dos seus discípulos, o bispo Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. No ímpeto empreendedor, lembra D. José Tupinambá da Frota, o sobralense que elevou às estrelas a auto-estima da Princesa do Norte. (...)Do Maranhão veio o atual prelado de Crateús. O anterior, D. Antonio Batista Fragoso, também, assim como o primeiro bispo a pisar o solo crateuense, Dom Antonio de Alvarenga. Há entre os crateuenses e os maranhenses um fio de união religiosa que atravessa as eras, pois de lá advieram missionários com prédicas peculiares na condução do estandarte da fé. (...)Dom Jacinto é um carpinteiro da fé, que talha a madeira bruta do sonho realizador coletivo e estimula o rebanho religioso a desenvolver os talentos, que são dádivas celestiais”.

DIA DA MULHER

No último dia 08 de março, celebramos outra vez o Dia Internacional da Mulher. Brindo-vos com um Soneto à Mulher:

Vejo brotar de tua alma a fonte da harmonia;
De teus olhos, uma torrente de firmeza cristalina;
Do teu corpo formoso, uma insondável mina;
De tuas veias azuis, o rio caudaloso da poesia.


Contigo apreendi os valores essenciais:
A bondade saindo pela janela da retidão,
O esforço precedendo à delícia do pão
E o sonho fecundando a cultura de paz.


Contigo confirmei que vale a pena ser decente,
Primor de mulher, discreta luz, rosa coerente.
De ti recebi o alimento perene à lúcida alegria.


Ah! Hoje eu posso afirmar solenemente:
Melhor do que cantar uma mulher a cada dia
É conquistar a mesma mulher diariamente!


PARA REFLETIR

“A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir”. (Immanuel Kant)


(Por Júnior Bonfim, publicado na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.