quarta-feira, 22 de julho de 2009

A CONTRACAPA DO LIVRO


UM ESCRITOR MADURO

Júnior Bonfim, orador insigne, político habilidoso, poeta iluminado e cronista maiúsculo. Conheci-o ainda muito jovem, no alvorecer da década de oitenta, e fiquei impressionado com tamanha desenvoltura, ocasião em que discursava para platéia superior a cinco mil pessoas que, como eu, acompanhava enlevada a cachoeira de frases muito bem metaforizadas e ricas em sintaxe.

O seminário fora a roça onde colhera os frutos que alimentaram e solidificaram sua prática humanística. Inebriado, sorvera na fonte do mensageiro da dignidade D. Fragoso, gota a gota, sábias lições de justiça social e de amor ao próximo.

Elegante ator dos palcos da política, não aplica revanchismo, usa a verve com competência para transitar nos íngremes e ínvios terrenos antagônicos, apregoando a conjugação do verbo contemporizar.

Poeta que emociona e encanta com o lirismo e a doçura de seus versos. O livro POESIAS ADOLESCENTES E MADURAS é um alforje de reminiscências. Um rosário de pétalas. Um leque espalmado de preciosidades.

Observador pertinaz, vislumbra tudo no seu universo e registra os acontecimentos de nossa combalida cidade e sua gente num plexo de circunspecção, magnitude e desvelo, perscrutando e paisageando com a plástica que o labor exige.

Esta nova obra de Júnior Bonfim – AMORES E CLAMORES DA CIDADE – é uma miscelânea tecida com fios da alma. Uma cascata que se derrama no Saara cultural da nossa terra e nos chega com toda graça, oferenda deste fulgurante escritor que se consolida como o melhor cronista da pátria dos Caratiús.

Dideus Sales
Poeta e Escritor

Nenhum comentário: