segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

EM 22 DE DEZEMBRO DE...

1849
Minutos antes de ser executado, o escritor russo Fiodor Dostoievski tem sua pena reduzida para exílio. Décadas depois, ele escreveria suas suas principais obras, Os Irmãos Karamazov e Crime e Castigo.
1894
Em um julgamento irregular, o capitão francês Alfred Dreyfus, judeu, foi condenado por traição e recebeu a sentença de prisão perpétua por passar segredos militares à Alemanha. Dreyfus foi declarado inocente em 1906.
1968
Vários músicos, entre eles Caetano Veloso e Gilberto Gil, foram presos na boate Sucata, no Rio de Janeiro.
1975
Carlos, o Chacal, junto com outros terroristas árabes, fizeram um ataque em Viena, na Áustria. Eles assassinaram três pessoas e fizeram outras 70 de reféns num encontro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
1981
O atleta João do Pulo, um dia depois de ter sido eleito como o maior desportista latino-americano do ano, sofreu um grave acidente de carro e teve a perna direita amputada.
1986
Um decreto-lei instituiu o 13º salário para funcionários civis e militares da União.
1988
O seringueiro e ecologista Chico Mendes foi assassinado no quintal de sua casa por um tiro disparado pelo fazendeiro Darcy Alves da Silva Pereira.
1989
O exército romeno aderiu às manifestações populares e derrubou o ditador comunista Nicolae Ceaucescu.
1990
Lech Walesa tomou posse como presidente da Polônia, o primeiro não-comunista a assumir o cargo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
1994
O locutor esportivo Osmar Santos sofreu um grave acidente de carro. O traumatismo craniano decorrente da batida resultou em lesões cerebrais que o impediram de voltar a falar normalmente, levando-o a abandonar sua carreira.

Nenhum comentário: