Este espaço se quer simples: um altar à deusa Themis, um forno que libere pão para o espírito, uma mesa para erguer um brinde à ética, uma calçada onde se partilhe sonho e poesia!
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
VOCÊ SABIA QUE...
Em pouco mais de três anos de coleta seletiva, os moradores de Florianópolis separaram 6,5 mil toneladas de lixo. Com o reaproveitamento do papel, metal, vidro e plástico recolhidos na cidade foram evitados o corte de pelo menos 140 mil árvores, a retirada de 750 toneladas de ferro e de 1050 toneladas de areia da natureza e produzidos 2,8 milhões de novos potes plásticos. A natureza e as gerações futuras agradecem.
Todo o material recolhido pela Coleta Seletiva de Florianópolis vai para a Estação de Triagem do Itacorubi, onde é separado por tipos (papel, vidro, metal, plástico) e então é vendido para a indústria da reciclagem e a partir daí transforma-se em novos produtos, poupando recursos naturais.
De todo o material arrecadado, o vidro tem sua verba destinada ao GAPA - Grupo de Apoio e Proteção à AIDS. O restante do total arrecadado financia a manutenção do próprio sistema de Coleta Seletiva.
A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa de vidro é suficiente para manter uma lâmpada de 100 Watts por 5 horas e meia, ou manter uma televisão ligada por 3 horas; ou, ainda, é igual a 9 litros de gasolina?
Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de 5 toneladas de bauxita.
Se a fração orgânica de todo o lixo domiciliar brasileiro fosse utilizada para gerar energia elétrica, seria possível implantar usinas termelétricas com potência de cerca de 5000MW.
Para fabricar 1 tonelada de papel reciclado são usados 2.000 litros de água. Para produzir a mesma quantidade a partir da madeira gastam-se 100.000 litros.
Atualmente já se fabricam tecidos que trazem em sua composição 20% de fios de plástico obtidos das garrafas de refrigerante (cuja origem são as resinas de Polietileno Tereftalato – PET). O plástico convertido em fios, também é utilizado na fabricação de vassouras e escovas.
Para se fabricar 1 kg de vidro (= 3 garrafas de litro) é necessária a extração de 1,3 kg de areia de dunas e rios e com 1 kg de vidro quebrado se faz exatamente 1 kg de vidro novo.
(Fonte: Caroline Dutra)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário