quinta-feira, 9 de abril de 2009

CONJUNTURA NACIONAL

Raposa política

José Maria Alkmin, ministro da Fazenda de Juscelino Kubitschek, raposa política como os mineiros do passado, sabia se safar de situações inesperadas. Lançou campanha contra o sistema de crediário, dizendo que a prestação era o maior fator de inflação. A Associação Comercial do Rio ficou furiosa e foi queixar-se ao presidente. JK mandou chamar o ministro :

- Alkmin, eles dizem que você está prejudicando o comércio, com essa campanha contra a venda à prestação.
- Mas, presidente, eu não estou contra a venda à prestação. Eu estou é contra a compra à prestação.

Noutra feita, encontrou o filho do eleitor :

- Como vai seu pai, meu filho ?
- Meu pai já morreu há muito tempo, doutor Alkmin.
- Morreu pra você, filho ingrato. Porque continua vivo no meu coração.

Numa cidade mineira, esqueceu o nome de um correligionário que lhe pedia um autógrafo. Deu o velho golpe :

- Seu nome todo, meu filho ?
- Doutor Alkmin, escreva o que sabe, que depois eu digo o restinho.
- Mas é que não fica bem a gente pôr na caderneta os apelidos de família dos amigos.

Dilma apaga o facho

Pois é, a festa mineiro-nordestina de Aécio Neves, em Montes Claros, por ocasião da reunião da SUDENE, não rendeu o que dela se esperava. Neves esperava pavimentar o caminho presidencial com uma convocação emotiva sobre a banda nordestina de Minas Gerais. Tinha como alvo os nove governadores da região. Queria mostrar compromisso com o nordeste. Mas Lula levou Dilma Rousseff à tiracolo. Que fez bonito na festa. Discursou, foi aclamada como candidata de Lula, mandou ver. E Aécio ficou a ver navios. Com cara de quem viu e não gostou. Um ponto para a ex-guerrilheira.

Ex-guerrilheira ?

A ministra chefe da Casa Civil garante que nunca esteve na linha de frente da guerrilha. Deu ampla entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, quando afirmou não ter usado armas para assaltar ou sequestrar. A entrevista com negações sobre sua vida passada faz parte da estratégia de desconstrução da imagem negativa que, certamente, a oposição irá tentar produzir mais adiante. Quando o dossiê sobre o passado emergir, já ficará com jeito de coisa vista e conhecida. A estratégia é inteligente. Que haverá citação da passagem de Dilma pela guerrilha, não há dúvida. Colará ? Pouco provável. A ministra poderá alegar que lutava contra a ditadura. O conceito de luta contra a opressão acabou sendo mais vigoroso que o conceito de guerrilheiro assaltando banco, por exemplo.

"Se a obra não é útil, a glória é uma estupidez." (Fedro)

FHC enciumado ?

A declaração foi intempestiva e desnecessária. Indagado sobre a popularidade de Lula, exaltada por Barack Obama, FHC teria dito : "mesmo com o carisma que tem, ganhei dele duas vezes". Coisa desnecessária. Denota algo como uma pontinha de inveja. O ex-presidente não pode fazer comparações. Cada um no seu lugar e no seu tempo. Ele é um homem preparado, lapidou as bases do Brasil forte na economia e tem de se resguardar das posições e conceitos comparativos. Lula exibe inegável carisma. E sabe falar a linguagem que o povão entende. Uma raridade entre os nossos políticos.

“Para falar um mudo, basta que se desate o vínculo que lhe tinha a língua presa; para falar bem quem fala, é necessário atar a língua com muitas prisões; e quem duvida que mais fácil é soltar uma língua presa do que prender uma língua solta ?" (Padre Manuel Bernardes)

Apertar os cintos

Luiz Inácio aconselha os prefeitos a se esforçarem para "apertar os cintos". Pois bem, se não ajudar a prefeitada a fazer o movimento contrário – o de desapertar os cintos -, Lula, logo, logo, será persona non grata nos municípios. E como esses tempos serão dedicados à plantação da semente de 2010, o presidente será inserido na posição em que alguns jogadores são especialistas : sinuca de bico. Este tipo de sinuca – entre as piores na mesa de jogo – deixa o jogador com sete pontos a menos. Claro, se não souber sair da enrascada. Sete pontos a menos somados aos dez pontos percentuais de perda de imagem positiva fazem um imenso estrago.

"O que conta não são os quilates, mas os efeitos." (Coco Chanel)

Tasso na berlinda

Tasso Jereissatti usou três horas, no palanque do Senado, para dizer que não foi ilegal o uso da verba indenizatória para alugar aviões, quando não pode usar seu jatinho. Tudo bem. Efetivamente, não há proibição para o uso daquela verba. O parlamentar poderá dela dispor para pagar múltiplas ações. A questão não é a legalidade. Transborda para a esfera da ética. Nem sempre o que é legal é ético. E todas as coisas éticas são, via de regra, legais. No momento em que a crise começa a estampar os seus efeitos danosos, usar dinheiro público de maneira extravagante – ou que parece extravagante – se transforma em um ato inadequado. Mas o senador continua a merecer o respeito deste escriba.

Narciso

Os deuses puniram Narciso, condenando-o a se apaixonar pela própria imagem. Ele se tomou de amores por esta quando se contemplava nas águas límpidas de uma fonte. A partir de então, obcecado pela paixão por aquele reflexo, Narciso nunca mais conseguiu arrancar-se àquela contemplação e afastar-se da beira da água. Ali definhou até morrer.

E o nosso Narciso ?

Há um Narciso bem visível por estas plagas do Planalto paulistano. Dizem que, ao se mirar nos espelhos, ele gosta de dizer : "espelho, espelho, tem uma figura mais poderosa do que eu ?"

Adeus, Marcito

O Brasil deu adeus a Márcio Moreira Alves. Um deputado que deixou marca indelével na história do Parlamento. Um jornalista corajoso que expressava o vigor de seu pensamento.

"Existe tanto risco em fazer nada como em fazer alguma coisa." (Tramell Crow)

Tasso deixaria a política ?

Tasso é muito bravo. Esquentado, não leva desaforo para casa. As denúncias sobre uso inadequado do dinheiro público o tiraram do sério. O senador ficou muito nervoso. Quem o conhece, sabe que o pavio curto é capaz de acender fagulhas, inclusive a fagulha de sua retirada da vida pública. Na próxima eleição, encontrará adversários fortes no Ceará, a partir do deputado Eunício Oliveira, que quer ser senador pelo PMDB. Tasso perdeu bastante força no Ceará. O governador Cid Gomes é do PT. Seu amigo Ciro Gomes, deputado e irmão do governador, o apoiará em 2010 ? A moldura poderá ensejar sua retirada de campo. Dizem que a família seria amplamente favorável à hipótese. Coisa muito difícil, mas não de todo impossível.

Perfis de grandeza

1. Um líder do universo associativo brasileiro - José Maria Chapina Alcazar – presidente do SESCON.

2. Um perfil de Executivo - Ruy Martins Altenfelder Silva, que acaba de ser eleito presidente do Conselho Deliberativo do CIEE.

3. Um perfil de senador Romano – Na expressão de nobreza cívica associada aos senadores da Roma Antiga - Paulo Nathanael Pereira de Souza.

4. Um perfil de empreendedor – Edson de Godoy Bueno, presidente da AMIL.

Michel nos Estados

O presidente da Câmara pediu licença do cargo de presidente do PMDB, mas não perdeu a visão do conjunto. Continua a prestigiar os correligionários que o convidam a participar de atos nos Estados. Michel aplaina os caminhos do PMDB, que está, hoje, muito unido, apesar das diferenças regionais. O partido terá condições de indicar o vice na chapa presidencial do situacionismo – com Dilma Rouseff – ou na chapa oposicionista – com José Serra. O PMDB pensa, ainda, em candidatura própria. Esta é a hipótese menos provável. A não ser que...

Dirceu nos Estados

Há dias, a mídia comentou sobre a articulação que estaria sendo feita pelo ex-ministro José Dirceu nos Estados com o objetivo de aplainar os caminhos da pré-candidata Dilma Rousseff. Dirceu, convenhamos, sabe onde estão as curvas perigosas e as retas seguras. Agora, comenta-se que sua passagem pelos Estados acarreta danos à candidatura da ministra, porque Dirceu é visto como figura com problemas na justiça. Pode ser. Mas ele exerce muito poder, sabe quem são os interlocutores confiáveis e pode fazer os arranjos necessários para se alcançar os objetivos. O que ocorre é uma luta contundente entre correntes do PT que querem o poder de mando.

"As pessoas esquecem mais depressa a morte do pai do que a perda do patrimônio." (Maquiavel)

Cena de morte e vida

Annalisa Angelini, 28 anos, acabara de fazer uma cesariana no hospital de Áquila. De repente, o estrondo, a queda das paredes, a destruição, a tragédia. Conseguiu escapar dos escombros, descalça, segurando o soro. Ao lado dela, a mãe e o bebê. Em San Gregório, uma menina de 2 anos foi retirada dos escombros. Sobreviveu. Graças ao corpo da mãe, que a protegeu. E assim caminha a humanidade.

"Vencer a si próprio é a maior das vitórias." (Platão)

Doação para candidatos

Prega-se a proibição de doação de dinheiro privado para campanhas eleitorais. Será mais uma hipocrisia. Se for aprovado o financiamento público, o dinheiro privado continuará a irrigar os cofres eleitorais. Por isso mesmo, vamos direto ao assunto : que as empresas sejam transparentes nas doações legais. E que esse sistema continue e receba controles mais apurados. O resto é hipocrisia.

Conselho ao Ministro da Educação

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Hoje, volta sua atenção ao ministro da Educação, Fernando Haddad :

1. Seja mais cauteloso na implantação do novo sistema do vestibular único.

2. Cabe avaliar os prós e contras do novo sistema para evitar distorções e desvios.

3. A nova proposta não pode rebaixar o nível de exigências do atual vestibular.


(Por Gaudêncio Torquato)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

PRÊMIO TOP BLOG

CHICO BARROS



O Centro Cultural Popular de Crateús estava lotado. Era o início da década de 1980. Uma caravana de Congressistas visitava parte do semi-árido nordestino para conhecer, in loco, os dramáticos efeitos de uma pesada seca. Em parte, a multidão era formada por curiosos que desejavam conhecer algumas celebridades que compunham a comitiva: a atriz Bete Mendes, o ex-guerrilheiro José Genoíno, o índio Mário Juruna... – todos Parlamentares Federais à época. Por ocasião dos debates, um representante da UFC se sobressaiu: Francisco Antonio Barros Farias. Com timbre imponente, o jovem que há muito tempo tinha deixado o torrão natal retornava para protagonizar uma cena de pugilato verbal que lhe garantia destaque. Assim conheci Chico Barros.

O filho do seu Newton e da dona Júlia, desde a tenra idade, sempre carregou no bornal da mente algumas qualidades: o jeito irrequieto e até histriônico, a inclinação para quebrar convenções, a inquietação com a realidade social, a facilidade para tecer relações, a obstinação para encarar desafios, a devoção às coisas boas da vida. No entanto, uma faceta sempre lhe foi singular: a solar clareza que a principal arma para todas as guerras é o amor ao estudo, o culto ao conhecimento!

Munido dessa convicção, com a brasa da adolescência ardendo n’alma, deixou Crateús no começo dos anos 70 e partiu para a Capital da República. Lá, além de obter graduação em Ciências Econômicas, pelo Centro Universitário de Brasília, CEUB, prestou serviços à Presidência da República, através das Secretarias de Planejamento e de Articulação com os Estados e Municípios. Daí, seus préstimos foram solicitados pelo Governo de Alagoas, onde também atuou na área de planejamento.

A paixão pela terra Alencarina, no entanto, era intensa. Em 1983, mediante concurso público, passa a integrar o corpo docente da Universidade Estadual do Ceará – UECE – donde foi designado para lecionar na Faculdade de Educação de Crateús – FAEC. O hábito de desapego aos formalismos que o novo professor cultivava chocou muita gente em Crateús. Chico estava ali, no entanto, para seguir a vereda da inovação e descortinar novos paradigmas: sacudiu a comunidade universitária, congregou amigos para a realização de um trabalho filantrópico no distrito de Monte Nebo, mobilizou comunidades idealizando a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Crateús – ADESC e agitou o movimento social animando a primeira greve de professores municipais da história do município. Separado e livre, nessas andanças guerreiras cruzou com a médica Maria de Jesus Soares, a Djeca, uma compreensiva morena de olhos verdes, com quem firmou par.

Em 1986, assumiu a Delegacia Regional de Educação, implementando ações revolucionárias que marcaram a educação regional.

Essa pujante atuação na vida socioeconômica, cultural e comunitária do município o guindou à atividade político-eleitoral. Em 1988, realiza uma campanha vanguardista para a Câmara Municipal. Foi a primeira pessoa a levar um computador para a cidade. (Imaginem a face de estupefação dos eleitores quando o candidato acionava a “máquina” e as pessoas viam todos os seus dados básicos na tela – inclusive, e principalmente, o número da seção em que votavam...). É eleito para uma cadeira no Parlamento Mirim de Crateús e, ali, dividindo bancada com gente como o saudoso Emanuel Cardoso, o empolgado orador José Maria Camerino, este escriba, o professor Arquimedes Marques, os engenheiros Joaquim Anízio e Luciano Feijão, comanda ricas discussões. Porém, sua passagem pela Casa do Povo seria fugaz. Convidado pelo Prefeito Zé Almir, assume a Secretaria de Planejamento do Município, onde empreendeu uma série de passos inovadores na gestão local.

Em 1990, foi convidado pelo amigo e deputado Manoel Veras, que havia sido nomeado Secretario de Administração do Estado, para assumir a Chefia de Gabinete da referida Pasta. Solidifica a parceria com o companheiro de infância, sendo um dos principais sustentáculos de assessoramento do parlamentar enquanto este cumpriu mandato popular.

Mercê da rotina estafante que o redemoinho da vida pública impõe, nunca deixou de mirar o horizonte de luz que o estudo abre: cursou Direito pela Universidade de Fortaleza e, logo depois, especialização em Direito Constitucional.

Recolheu rico material que a experiência em Crateús lhe proporcionou e escreveu uma tese de mestrado intitulada “ME AJUDA QUE EU TE AJUDO: RELAÇÕES DE PODER E POLITICA LOCAL NO COTIDIANO”.

Em Fortaleza, montou um escritório e fundou a ADAM – Agência de Desenvolvimento e Administração Municipal – tendo, através dela, prestado serviços a vários municípios do Ceará. Após pulsar de alegria com a formatura em medicina do filho Gregório - a figura que mais enternece o seu espírito - mais uma vez alinhavou as interrogações que os experimentos práticos geraram e partiu para sua mais ousada escalada intelectiva: o doutorado! Com o tema “O DIREITO A TER DIREITOS - Sobre o Direito Municipal de Participação no Ordenamento Jurídico Brasileiro” – ingressou em 2007 na milenar Universidade de Coimbra, em Portugal.

Na terra de Camões, é motivo de orgulho para uma família e para a comunidade a que pertence ter um filho integrando o quadro discente da mais antiga e famosa Universidade Portuguesa. Crateuenses: orgulhemo-nos do doutor Chico Barros, o primeiro conterrâneo nosso a pertencer à Universidade de Coimbra!

(Por Júnior Bonfim - publicado na Coluna "Gente Que Brilha", da Revista Gente de Ação, edição de hoje)

terça-feira, 7 de abril de 2009

POLÍTICA E ECONOMIA NA REAL



G-20, uma excelente surpresa!

A reunião do G-20 na semana passada se constituiu na mais importante das últimas décadas no que se refere à economia mundial. Foi um sinal político essencial para que a atual crise comece a ser superada. Foi significativa a disposição dos mais importantes países do mundo para negociar e abrir mão de posições iniciais. Dois exemplos que ilustram o que estamos a dizer : os EUA se dispuseram a discutir a maior regulamentação dos mercados e a Inglaterra - de fato um dos maiores paraísos fiscais do mundo em função dos benefícios que dá aos milionários de toda estirpe - dispõe-se a discutir a maior fiscalização de tais mercados "obscuros". Estes foram pontos, digamos, políticos. Do lado mais "prático", a capitalização dos organismos multilaterais (FMI, BIRD, etc.) também mostrou convergência das lideranças no sentido de criar mecanismos mais "automáticos" para atender às demandas de capital, tão necessárias depois da eclosão da crise, sobretudo no caso dos países mais pobres. No mercado financeiro há diagnósticos variados sobre tal reunião. Há os que desprezam os atos políticos vinculados as estes difíceis momentos. Afinal, dizem existir apenas uma "realidade objetiva" e que as iniciativas políticas pouco servem. Há os que viram nesta reunião de Londres outro e importante passo para o aprofundamento das políticas já praticadas. De nossa parte, julgamos essencial que os políticos demonstrem a todos o que estão a propugnar e realizar. Neste momento de crise é preciso atuar intensamente sobre as expectativas. Positivamente. Foi isto que ocorreu nos arredores da Corte de St. James. Os mercados agradeceram apesar do ceticismo de alguns...

G-20: a dúvida – I

A grande incógnita para muitos é a capacidade dos líderes do G-20 de levar adiante o mundo de boas intenções e boa vontade contidos no documento da cúpula de Londres. Com razão: no mesmo dia em que Barak Obama com seus companheiros se comprometiam em novas práticas de controle financeiro, o governo americano mudava as regras contábeis para seus bancos, facilitando a arte de "mascarar" perdas. Não foi um bom exemplo.

G-20: a dúvida – II

A incapacidade do Conselho de Segurança da ONU de encontrar uma solução de consenso para "chamar a atenção" da Coréia do Norte por ter disparado um foguete, mostra perfeitamente na prática as dificuldades reais de qualquer tipo de coordenação mundial na prática, seja no campo da política, seja no campo da economia.

G-20: a dúvida – III

Foi mais do que vaga a referência, no documento de Londres, à retomada das negociações da Rodada Doha da OMC. Os G-20 (que, aliás, são mais de 20) nem marcaram data para a reabertura das conversas sobre a liberalização do comércio internacional. Em momentos de crise interna, não há clima para assumir compromissos definitivos que podem comprometer os arranjos políticos internos.

Lula, The Good Guy !

É certo que, se o presidente Lula não brilhou entre as paredes durante as reuniões do G-20, certamente o presidente brasileiro colheu excelentes frutos políticos externos na sua passagem por Londres. O Brasil tem conseguido aumentar a sua importância na política internacional. É fato. Há certa surpresa que isto tenha ocorrido de forma mais notória durante as duas administrações do presidente Lula. Afinal, se trata de um "presidente-operário" que faz prevalecer o simbolismo político e diplomático por detrás deste papel. É igualmente fato que no mundo complexo em que vivemos, a coisa funciona. Sobretudo, quando se está em ambiente onde a língua não é o português. (Que importam os tropeços gramaticais do Presidente?). Todavia, se fugirmos um pouco desta lógica midiática, veremos que o nosso presidente está muito bem enquadrado ao "sistema" que outrora ele rejeitou ou contra o qual protestou. Neste contexto, Lula avança a passos largos, mesmo porque é "útil" à dinâmica da política internacional. Representa muito bem o papel dos "outros" e, convenhamos, não dá nenhuma dor de cabeça. Nem tem armas nucleares. Não adianta a mídia criticar Lula em função do que esta acredita ser o papel do presidente. A identificação dele com o povo é fato – basta ver os seus índices de popularidade - e sua imagem internacional construída cuidadosamente sob uma retórica conveniente a todos. Lula não é ameaça ao "sistema". É parte integrante do "sistema". Um capitalista detentor de quotas do FMI !

Lula, a frustração

O Itamaraty nem o Palácio do Planalto jamais admitirão, mas foi grande a frustração dos brasileiros em relação a alguns pontos das decisões e promessas do G-20. Nada, ou quase nada de relevante das pregações de Lula anteriores ao encontro foi levado em consideração. E o que foi, foi sobre a ótica dos EUA e da União Européia. O mais fino exemplo é que nem se "cheirou" a tese do "Estado forte", carro-chefe das novas idéias de Lula para a economia global.

Fatos e mercados

Dois sinais muito importantes e positivos surgiram no horizonte nas últimas semanas, a saber, o plano de capitalização das instituições financeiras norte-americanas e a reunião do G-20 acima comentada. Enquanto estes sinais não criam uma nova dinâmica, ainda estamos colhendo os frutos da tsunami da crise financeira que contaminou o mundo real desde o final de 2007. O desemprego nos EUA chegou ao patamar de 8,5% (5,0 milhões de pessoas). O crédito continua a se contrair. Para se ter uma noção, a maior parte das operações de crédito interbancárias no mercado internacional, segundo dados do BIS, têm prazo máximo de três meses. Quase todas as instituições financeiras multinacionais ainda estão reduzindo ativos – na média entre 20%-30% do total de ativos registrados ao final de 2008. Na Europa, os preços industriais caíram 0,5% em fevereiro, a maior queda em 10 anos. Em relação ao mesmo período do ano passado, os preços estão 1,8% menores. Trata-se de uma perigosa deflação entre os setores mais organizados da Europa e que simboliza a fragilidade da economia neste momento crucial. No segmento de consumo as vendas na zona do euro caíram em fevereiro 0,6% em relação a janeiro e 4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Estes são exemplos para nos lembrar que o processo de alastramento da crise está menos intenso, mas ainda não há evidências que apontem para uma contenção efetiva da queda da atividade econômica. Os mercados estão a viver do paradoxo entre o curto prazo muito incerto e negativo e as melhores notícias para o desempenho de longo prazo dos ativos. É o mercado internacional que dará o tom da recuperação econômica. Estamos numa crise severa dos países centrais. Para o Brasil, localizado na periferia do sistema, a crise tem contornos mais suaves, mesmo que muito relevante. Deve continuar assim, desde que a política econômica combine doses de coragem combinada com doses de sabedoria e responsabilidade. Até agora, no geral, a política econômica tem rumo certo no sentido de estimular a atividade econômica. Todavia, os riscos estão também à solta: a falta de transparência sobre o custo fiscal daquilo que está sendo gasto pelo setor público e a ausência de quaisquer reformas estruturais. A letargia do Congresso é sinal evidente do atual momento de ausência de reformas.

Bom sinal para a indústria

A produção industrial brasileira cresceu em nove das 14 regiões pesquisadas em fevereiro ante janeiro deste ano, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE. Apesar da queda em relação ao ano anterior ser muito significativa (-17%), a estabilização da produção industrial é uma boa notícia para o país. Trata-se de um sinal de que as políticas anti-crise estão a funcionar. A dúvida é se se trata de um processo sustentável de dois pontos de vista: (i) no que diz respeito às finanças públicas e (ii) perante o cenário externo, ainda em queda.

Recado aos investidores

Nestas próximas duas semanas o otimismo que prevaleceu nas últimas semanas, fruto da maior intervenção do governo dos EUA (novo plano de resgate de ativos dos bancos) sobre os mercados e da reunião do G-20, será testado. Inicia-se a temporada mundial de resultados das empresas negociadas em bolsa. A nossa visão é que muitos resultados ainda trarão surpresas negativas. Será um período de alta volatilidade, especialmente para o setor financeiro. Os ativos devem ter suas cotações ajustadas para baixo.

Fundos de Private Equity : com liquidez, mas poucos negócios

Um dos segmentos que menos sofreram durante a atual crise foram os fundos de private equity que normalmente investem no capital de empresas de capital fechado. O objetivo destes fundos é de obter retornos no longo prazo, normalmente depois de incrementada a posição financeira e a governança corporativa das empresas investidas. Apesar dos fundos terem disponibilidade de capital o que está a ocorrer é que os vendedores de posições, normalmente os empreendedores do negócio, estão paralisados – não querem vender suas posições a preços baixos (quando não baixíssimos). O mercado está travado à espera de um cenário mais confortável para ambas as partes.

Frase de banqueiro

A coluna esteve com um banqueiro de investimento na semana passada, daqueles versados em fazer bons negócios e com muitos diplomas de prestígio na parede. Frase ouvida e que dá a precisa imagem da crise no setor:

"Nunca fiz tão poucos negócios. E estes nunca foram tão banais. Simplórios. O capital está tão escasso que até operação de desconto de duplicatas está complicado. Além disso, os executivos do banco estão mais preocupados em manter o próprio emprego do que operar para o banco..."

A face explícita do protecionismo

Lobistas estão tentando barrar a proposta de Obama de taxar os lucros obtidos no exterior das empresas multinacionais norte-americanas. Há nesta medida do presidente norte-americano a clara intenção de encarecer os investimentos das empresas no exterior. Assim, em tese, Obama espera aumentar a taxa de investimento nos EUA a qual está muito baixa em função da baixíssima taxa de poupança do país. Esta medida per se evidencia os intentos nacionalistas do atual governo instalado na Casa Branca. A justificativa dos mentores econômicos da Casa Branca (e dos sindicatos) é que muitos países não taxam os lucros das multinacionais, logo criam uma desigualdade tributária que traz sérios efeitos para a competitividade americana. Pense no seguinte: se todos os países começarem a agir igual a Obama o que será dos investimentos transnacionais ? Este é um risco muito sério para a recuperação mundial. Todavia, há muitos flertando com este tipo de medida.

A reforma que não reforma

É comovente, como nesta segunda-feira em SP, num debate da Fecomércio, ver a convencimento do senador Marco Maciel sobre a possibilidade de aprovação da reforma política este ano. É um crédulo. O tema está voltando à baila por obra e graça dos presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, e o incentivo do Palácio do Planalto. Foi ressuscitado, na verdade, para fazer um pouco de fumaça e desviar a atenção da mídia e da opinião pública de assuntos mais espinhosos para eles. Na Câmara e no Senado, as denúncias de desvios de conduta. No governo, as dificuldades econômicas e as divergências que começam a pipocar na base governista por causa das disputas regionais. Na realidade, como já afirmamos várias vezes, se alguma coisa passar, não será de boa qualidade. É provável que venha a tal da "janela para infidelidade" para permitir trocas de partido, hoje quase totalmente barradas por decisão da justiça. Além disto, aproveitando os rescaldos da operação da PF na Camargo Corrêa, pode-se empurrar goela abaixo do eleitorado o financiamento público de campanha, sem regras que impeçam e punam os financiamentos ilegais, o caixa 2. Se pode piorar, vai piorar.

O PMDB na berlinda

Esta coluna esteve recentemente em Brasília e percebeu uma coisa: em algumas rodas peemedebistas, há séria apreensão com a situação do partido. Ele se expôs demais, humilhou alguns adversários em excesso e tornou-se, por isso, uma vidraça muito sensível. Não é à toa ou a esmo o tiroteio que atinge o Senado e o presidente da Casa, José Sarney. Espera-se para breve novas revelações abrangendo também o partido na Câmara. Quem conhece os bastidores do Congresso, garante que munição não falta. A trégua que o presidente Lula ordenou para ser celebrada entre o PT e o PMDB, os dois principais litigantes na história, não funcionou. E o PMDB está perdendo um pouco a arrogância que adquiriu nos últimos meses.

Arquivos vivos

Até hoje, a não ser em um ou outro caso excepcional, o Senado não efetivou, de fato, a demissão dos primeiros 50 diretores em excesso na casa. Alegam-se razões de ordem burocrática. Há outra, menos prosaica: os servidores do Senado, assim como da Câmara, são um repositório de informações sobre os parlamentares, boas, não muito boas e nada boas. Não é prudente provocá-los. Muitos estão se sentindo traídos, apontados como culpados únicos por coisas que fizeram a mando ou pelo menos com o conhecimento de seus superiores. E outros se sentindo injustiçados, pois nada têm a ver com as irregularidades, cumprem suas obrigações e estão sendo amontoados no mesmo saco. O vazamento das informações sobre o uso indevido e indecente que o senador Tasso Jereissati faz das verbas de passagem aérea, além de envolver a "vestal" oposição nos podres do parlamento, foi também um recado para todo mundo que o armário tem esqueletos para todos os gostos. O único diretor do Senado demitido realmente até agora foi o da área de Comunicações: providenciou por conta própria a lista dos gastos telefônicos de todos os senadores. Foi uma dessas balas perdidas que atingiu o senador Tião Viana com o celular emprestado à filha numa viagem dela ao México. O clima no Congresso é de tensão e desconfiança.

Rebelião à vista

É muito maior do que se imagina a insatisfação dos prefeitos com a situação do caixa das prefeituras, atingido, ao mesmo tempo, por uma queda geral das arrecadações federal, estaduais e municipais por causa da crise econômica e por efeito das "bondades" praticadas pelo governo federal com o IPI e o IR. Dos protestos locais eles vão passar a um protesto nacional em Brasília. Lula voltou a prometer que vai arranjar dinheiro para os mais necessitados. Já sabemos que não será fácil: as contas fiscais federais também estão no fio da navalha. E na esteira dos prefeitos, virão os governadores com suas reivindicações. Lula quer soluções urgentes porque sabe o peso eleitoral dos prefeitos. Há mais: as áreas mais atingidas são as cidades com menos de 20 mil habitantes, onde se situa o maior e mais fiel manancial de votos governistas. No embate entre eleições e responsabilidade fiscal há riscos sérios de a primeira vencer, apesar dos discursos em contrário do presidente e de seus ministros. O principal projeto de Lula e seus aliados hoje é fazer o sucessor dele e preparar o caminho para a grande volta em 2014.

Pergunta indiscreta

Alguém, por acaso, viu por aí a oposição ao governo federal e suas propostas para combater a crise? Quem tiver notícias, favor escrever para esta coluna.

Mandato a salvo

Pelo andar da carruagem – e pelo "empenho" de seus pares, a começar pelo comando da Câmara – o deputado castelão Edimar Moreira não tem com que se preocupar. Por conta das estripulias que cometeu, vai ficar uma hora de castigo de cara virada para a parede e depois 15 minutos ajoelhado no milho. E não se fala mais nisso.

"Política & Economia NA REAL" é coluna assinada pela dupla José Márcio Mendonça e Francisco Petros.

MINISTÉRIO PÚBLICO REBATE CRÍTICAS DE GILMAR MENDES



O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público aprovou, ontem, durante a 4ª Sessão Ordinária de 2009, e por unanimidade, uma nota oficial acerca de declarações feitas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sobre a atuação do Ministério Público no controle externo da atividade policial. Confira:

NOTA OFICIAL

A propósito das recentes declarações do Sr. Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, no sentido de que o controle externo da atividade policial exercido pelo Ministério Público seria, em muitos casos, algo "lítero-poético-recreativo", o Conselho Nacional do Ministério Público, em sessão plenária do dia 06.04.2009, vem a público refutar tal qualificação e defender a atribuição dessa atividade conferida ao Ministério Público.

É o Ministério Público, na qualidade de titular da ação penal, o Órgão constitucionalmente legitimado a exercer o controle externo da atividade policial e o faz com responsabilidade, compromisso e seriedade.

O Conselho Nacional do Ministério Público está ciente das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, ante as resistências que ainda se fazem presentes, mas tem buscado superá-las, instituindo regras balizadoras do exercício da atividade de controle externo, por meio da Resolução n° 20, de maio de 2007. Há, inclusive, no momento, Comissão do CNMP desenvolvendo amplo levantamento dos resultados do trabalho do Ministério Público nesse campo, ora em fase de conclusão.

Finalmente, reafirma o Conselho Nacional do Ministério Público a certeza de que o Judiciário já desempenha importante função resolutiva de conflitos sociais, não sendo positivo para a estabilidade do sistema jurídico-constitucional do Estado que aquele Poder chame para si o cumprimento de tarefas outras, para as quais já existem instituições habilitadas e legitimadas pela Constituição da República, além de permanentemente empenhadas e dispostas a prestar bons resultados à sociedade brasileira.

Brasília, 06 de abril de 2009

Conselho Nacional do Ministério Público.

LULA - POR ERI JOHNSON

DICAS INTERESSANTES SOBRE SAÚDE



1. DIFICULDADE DE PERDER PESO.
O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS.
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO POR DOCES.
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo
ONDE OBTER : cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA.
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio.
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO : lactobacilos vivos.
ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.

6. MEMÓRIA RUIM.
O QUE ESTÁ FALTANDO : acetil colina, inositol.
ONDE OBTER : lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO. (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.
ONDE OBTER : algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS.
O QUE ESTÁ FALTANDO : colágeno.
ONDE OBTER : peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR.
O QUE ESTÁ FALTANDO : vitaminas A, C, e E e ferro.
ONDE OBTER : verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS.
O QUE ESTÁ FALTANDO : Ômega 3 e 6
ONDE OBTER : sardinha, salmão, abacate, azeite de oliva.

COZINHE A SEU FAVOR

- Evite a ingestão de queijos e carnes gordas e frituras. A gordura acelera o processo de oxidação dos alimentos.
- Cozinhe os alimentos no vapor ou até 100ºC, pois muito calor também oxida os alimentos.
- Evite utensílios de alumínio; os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar nos alimentos.
- Preferir panelas antiaderentes.
- Em hipótese alguma, aqueça os seus alimentos em embalagens e recipientes de plástico no microondas..

GELATINA TEM AÇÃO EFICAZ NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E BELEZA

Com poucas calorias e bastante versatilidade, a gelatina é uma aliada daqueles que procuram manter uma alimentação saudável regularmente. Sem gordura, nem colesterol, e com muita água ela é uma opção e tanto para quem procura se alimentar bem. Em função da sua ação no nível gástrico e como se liga a uma grande quantidade de água, a gelatina produz um ativo efeito de saciedade. Assim também é uma opção para quem está de dieta ou procura alimentos com poucas calorias.

Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 8 a 15% de água, 1 a 2% de sais minerais e tem em sua composição subprodutos do colágeno, proteína predominante na pele, ossos, cartilagens, tendões e tecido conjuntivo. O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano e tem uma função primordialmente estrutural, ou seja, dá sustentação às células, mantendo-as unidas.

De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, ela é recomendável porque além de ser pouco calórica, fornece nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo, beneficiando a síntese do colágeno e auxiliando na nutrição dos tecidos. As propriedades do colágeno fazem dele um ingrediente especial e importante. A gelatina oferece uma combinação multifuncional única de propriedades tecnológicas e promotoras da saúde. O uso da mesma tem dado resultados positivos principalmente no
fortalecimento dos ossos, na prevenção de doenças como osteoporose, na nutrição desportiva, promovendo maior resistência e também na manutenção da beleza, auxiliando o crescimento e brilho das unhas, dos cabelos e da pele.

Para quem procura um efeito mais rápido e não quer ingeri-la somente como sobremesa, é só procurar a gelatina hidrolisada (também chamada de colágeno hidrolisado). Esta pode ser diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás, com dose diária de 10g (1 colher de sopa),
ensina a nutróloga'.

LEITE, ESPINAFRE E SALMÃO COMBATEM A ARTROSE

O pensamento de que a artrose não tem cura e o máximo que se pode fazer é suportar as dores já caiu por terra. A medicina ortomolecular mostra que por meio de leite, tomate, espinafre, kiwi, salmão, entre outras frutas, verduras, legumes, o paciente pode adquirir uma melhor qualidade de vida.

O tratamento à base da reposição de zinco, magnésio, cálcio e vitaminas diminui a dor, a rigidez das articulações e aumenta a capacidade geral do indivíduo.

Ao longo dos tempos, o homem vem se saciando pela quantidade e não pela qualidade, o que na prática leva ao desequilíbrio de nutrientes vitais para o organismo. É com esse intuito que o tratamento fornece energia ao organismo, mostrando a maneira correta de se alimentar. Legumes e verduras crus são uma fonte de sais minerais, vitaminas e fibras. Já frutas são alimentos ricos em energia e mantém a saúde através de suas vitaminas, sais minerais e enzimas, além de varrer os radicais livres.

A artrose surge a partir dos 30 a 40 anos, de forma silenciosa, podendo causar desde desvios de direção nos joelhos até alterações do metabolismo. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, associada às alterações perto da cartilagem como os ossos, a membrana sinovial e o líquido sinovial, a doença se estabelece principalmente na coluna, nos ossos das mãos, nos pés e na bacia. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão os resultados obtidos .

Os principais aliados ao combate da artrose são:

Zinco - promove a liberação do hormônio do crescimento, participa da estrutura dos ossos e dentes. Encontrado em ovos, cereais e carnes vermelhas.

Cálcio - componente estrutural dos ossos, sua deficiência pode levar osteoporose, raquitismo. Encontrado no leite e derivados, brócolis e abóbora Selênio - melhora as condições da cartilagem.. Encontrado no alho, cebola cogumello (champions) e castanha-do-pará.

Magnésio - fixa o cálcio nos ossos e dentes. Sua falta pode dar ausência de crescimento ósseo. Encontrado na soja, salmão, espinafre, caju e abacaxi.

Boro - melhora o balanço de cálcio negativo no sangue. Sua deficiência pode levar a osteoporose. Encontrado no figo, pêssego, uva, pêra. A água também é uma fonte de boro, dependendo da sua origem.

Vitamina D - previne fraturas. Sua diminuição afeta o crescimento ósseo, podendo levar ao raquitismo e osteoporose. Encontrada no fígado, ovo e banhos de sol.

Vitamina K - proteína responsável pela fixação do cálcio aos ossos e previne a osteoporose participando ativamente da formação óssea. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras.

Vitamina C - tem influência decisiva no metabolismo do tecido ósseo e da cartilagem, sua deficiência pode causar alterações de crescimento.Encontrada no tomate, couve-flor, kiwi e laranja.

MAMÃO: QUE REMÉDIO! O PODER DO MAMÃO

Depoimento de um paciente:

Como eu já tive 'gastrite aguda' (posso provar por imagem de endoscopia), (nem um copo de água podia ingerir, que me dava azia), o próprio médico, há uns 20 anos, recomendou-me, ao invés de tomar os remédios (que vinha me receitando por quase dois anos), que de manhã, por 30 dias, me limitasse a comer um 'mamão papaya', de quem já ouvira maravilhas para curar gastrites e afins. Nesse período, até as 10 horas, não deveria ser tomado nenhum líquido. Café, chás ou outras bebidas que contivessem pó não poderiam ser tomados em hipótese alguma durante um mês.

Pois qual não foi nossa surpresa, quando ao final dos 30 dias, em nova endoscopia, meu aparelho digestivo não apresentava mais nenhum sinal de gastrite.

Transmito isso, pois sei que muitas pessoas se abstém de comer doces ou outras iguarias, porque logo vem a dolorosa azia. Desde que comecei a comer, todo dia, um 'mamão papaya', de manhã, nunca mais tive qualquer sintoma de azia ou mal estar. Posso comer doces, chocolates, etc.!

Ah!. sem contar que naquela ocasião também sofria de hérnia hiatal, a que provoca o refluxo ...

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal. Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras. O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais. As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína. O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.

Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas, antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.

Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-a bem. Depois de esfriar, tomar às colheradas, de hora em hora. Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso.

Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco.

O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto - digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica e, em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago; é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.. Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele ásperae eliminar rugas.

Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.

Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância. Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal, pois serão livres de agrotóxicos.

Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, é maior a concentração desses nutrientes.

MELHORE O SEU DIA-A-DIA

Hábitos nocivos diminuem produtividade no dia-a-dia. Muitos fatores colaboram para a diminuição de sua produtividade diária. Noites mal dormidas, alimentação inadequada, intestino preguiçoso pela manhã, stress no trânsito e vários costumes nocivos contribuem para que ao organismo não consiga desempenhar bem todos os papéis necessários que poderiam garantir um excelente dia.

Aqui estão algumas dicas básicas para você se sentir mais leve durante a jornada diária, colaborando para seu bem estar físico e disposição.

1 - Comece preparando-se para uma boa noite de sono. Procure serenar a mente pelo menos 30 minutos antes de se deitar com uma leitura agradável ou uma boa música.. Quando dormimos mal ocorre um atraso na produção da melatonina, que é uma substância responsável pelo funcionamento correto do organismo em momentos específicos do dia, como o controle da pressão arterial, freqüência cardíaca, liberação de hormônios e funcionamento de todos os órgãos, inclusive dos intestinos.

2 - Leite quente com bolachas é uma ótima opção para uma boa noite de sono, pois favorecem a produção de serotonina, outro hormônio igualmente importante para acalmar os ânimos. Sua baixa é fator determinante para ocasionar sintomas de depressão, irritabilidade, impulsividade ou excesso de apetite.

3 - Pela manhã, procure se levantar 15 minutos antes do horário previsto, para uma pequena sessão de alongamento, deixando para trás possíveis dores no corpo e facilitando a entrada de oxigênio nos pulmões e conseqüentemente no sangue. Um organismo mais oxigenado propicia um melhor funcionamento do sistema imunológico, além de trazer bem-estar e disposição.

4 - Não tenha pressa, faça seu intestino funcionar todas as manhãs, antes do banho. Intestinos cheios liberam muitas toxinas para o sangue, deixando as pessoas irritadas e enfezadas, como o próprio nome já diz, além de prejudicar a absorção de vitaminas pelo organismo. O intestino pode ser educado para funcionar em casa pela manhã. De preferência não vá ao banheiro no trabalho, pois é um local infectado, por mais limpo que pareça.

5 - Combata o stress e o nervosismo diário alimentando-se com fontes produtoras de Triptofano, como o leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e carboidratos.

6 - Durante o dia levante-se de hora em hora para fazer alongamentos, melhorando a respiração e a postura.

7 - Evite falar por longos períodos em aparelhos celulares e procure não se expor ao computador por períodos muito longos. Coloque uma solução de água e sal ao lado do computador, minimizando os índices de eletromagnetismo nocivo do ambiente.

8 - Diminua o número de xícaras de café e tome muita água durante o dia, mesmo que tenha que abandonar o trabalho várias vezes durante a jornada para ir ao banheiro. Lembre-se: Seu corpo está funcionando. Sem água seu sangue fica grosso, o que dificulta a circulação e atrapalha o funcionamento do sistema imunológico. Todas estas medidas farão com que seu organismo funcione de forma muito mais eficiente, seu sistema imunológico fique muito mais ativo, sua circulação sanguínea melhore, seu humor se transforme para que você consiga enfrentar todos os desafios que se apresentam durante o seu período de trabalho.

NEURÓBICA - GINÁSTICA PARA O CÉREBRO

Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.

Uma descoberta dentro da Neurociência, vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.

Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste:

01 - Use o relógio de pulso no braço direito;
02 - Escove os dentes com a mão contrária da de costume;
03 - Ande pela casa de trás para frente; (Vi na China o pessoal treinando isso num parque);
04 - Vista-se de olhos fechados;
05 - Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
06 - Veja fotos de cabeça para baixo;
07 - Veja as horas num espelho;
08 - Faça um novo caminho para ir ao trabalho;
09 - Converse com o vizinho que nunca dá bom dia...
10 - Comece agora trocando o mouse de lado.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro.
Tente, invente, faça alguma coisa diferente e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!

(Enviado por Gabriel Vale)