sábado, 27 de março de 2010

CONJUNTURA NACIONAL

Conversa de jardim

Manuel Ribas, interventor no Paraná (1932/35), depois governador (1935/37), despachava no palácio, mas gostava de morar em sua casa. Bem cedinho, chega um rapaz e encontra o jardineiro regando o jardim:

- Seu Ribas está? Sou filho de um grande amigo dele. Meu pai me mandou pedir um emprego a ele. Eu podia falar com ele?

- Poder, pode. Mas, e se ele não lhe arrumar o emprego?

- Bem, meu pai me disse que, se ele não arranjasse o emprego, eu mandasse ele à merda.

- Olhe, rapaz, passe às 4 da tarde lá no palácio, que é a hora das audiências, e você fala com ele.

Às 4 horas, o rapaz estava lá. Deu o nome, esperou, esperou. No salão comprido, sentado atrás da mesa, o jardineiro. Ou seja, o governador. O rapaz ficou branco de surpresa.

- O que é que você quer mesmo?

Repetiu a história. "Meu pai me mandou pedir um emprego ao senhor".

- E se eu não arranjar o emprego?

- Então, seu Ribas, fica valendo aquela nossa conversa de hoje de manhã, lá no jardim.

Corrida ao Planalto - Cenário Barriga Cheia

Este consultor se permite produzir ligeiros cenários na direção do Planalto. O primeiro aponta para a Barriga Cheia. Neste cenário, massas confortáveis. Gente satisfeita. Grupos numerosos comemorando avanços do bolso. Sem grandes novidades, mas ambiente denotando segurança e tranquilidade. Neste cenário, o cavalo de Dilma Rousseff corre na frente. O animal, sem aperto na barriga, dispara deixando outros contendores atrás. Dá uma parada aqui e ali para tomar fôlego, beber água no poço, respirar o ar fresco e comer um capinzinho. Lula fica à espera na cocheira de chegada. Ele mesmo é o dono de estupendos estoques de água e capim.

Corrida ao Planalto - Cenário Cuca Quente

O cenário Cuca Quente flagra massas insatisfeitas, intranquilas, inseguras e com o estômago apertado. Pode ser que alguns estratos estampem amplos sorrisos e tranquilidade. Mas a maioria denota inquietude. Não se conforma com o estado geral das coisas : carestia, violência, muita chuva aqui e falta de água acolá, greves, cidades sem controles. Esta ambientação social impulsiona candidatos da oposição. Que simbolizam a mudança de um status quo negativo, feio, ruim, perverso. José Serra levaria vantagem sob esse desenho. A contrariedade social tende a favorecer perfis que simbolizem esperança de melhoria, bem-estar. Ou seja, quando o Produto Nacional Bruto da Felicidade é baixo, expande-se a viabilidade de quem tem condições de soerguê-lo.

Corrida ao Planalto - Cenário Mosaicos Coloridos

No cenário Mosaicos Coloridos, há grupos de todos os calibres e gostos. Há turmas que estão muito satisfeitas com a situação; há núcleos muito revoltados contra o desgoverno, a insegurança, a corrupção; há contingentes que não se conectam à política; há eleitores que agem no calor da hora, sob impulso do momento; há um eleitorado tradicional, fiel, que vota sempre nos nomes apoiados pelas lideranças locais; há uma esfera moderna, antenada nas questões mais filosóficas (portanto, muito racional); e há grupos que mudam de esfera e referências ao sabor das circunstâncias. Nesse cenário, leva a melhor quem tem o maior pincel e a maior carga de tinta para pintar a parede de mosaicos. Geralmente, o tom predominante na parede é de quem domina as maiores estruturas do poder. Tirem suas conclusões.

As chances de Dilma

As chances de Dilma dependerão muito do estado geral de satisfação social. É claro que, em determinado momento, se desenvolverá um processo de distinção entre a cria e o criador. O eleitor vai concluir: Dilma não é Lula. Nesse momento, poderá ocorrer uma ruptura com tendência a certo desligamento. Mas o processo estará também atrelado às atitudes, comportamentos, gestos, palavras da candidata. Qualquer tropeço no meio do caminho arrefecerá suas forças. Contra ela, somam-se fatores como inexperiência, falta de tato político, desenvoltura comunicativa, carência de visão global do país. Se lógica, porém, fosse fator decisivo de campanha, ela teria grandes chances.

As chances de Serra

As chances de José Serra dependerão de sua capacidade de mostrar que os avanços, sob sua presidência, serão mais consistentes e duradouros. Ele tem mais experiência que Dilma. Mas a experiência só funciona como laço eleitoral caso passe pelo efeito demonstração. Ou seja, não adianta apenas ser apresentado como experiente, testado. No caso do pleito federal, urge mostrar e comprovar que as coisas poderão ser melhores. Serra é um perfil que mergulha no poço da racionalidade. Sua peroração é uma aula. Didática, mas monótona. Tem contra ele, portanto, uma pequena vela emotiva. Cuja chama só se acende depois de muitas tentativas.

As chances de Marina

Marina será uma folha verde entre as paisagens vermelha, dos petistas, e azul/amarelo, dos tucanos. Será um símbolo. E pode captar a simpatia de um grupo que certamente ostentará a folha verde na lapela.

As chances de Ciro

Ciro Gomes é a boca que jorra chumbo e fogo. Por isso, terá sempre alguém para ouvir seus tiros. Mas quem atira muito passa a ser temido. Não respeitado. Ciro é um arremedo de Lampião político. Enfeite-se o pindacearense (fusão de Pindamonhangaba e Ceará) com um chapéu de cangaceiro e uma cartucheira cheia de balas para se chegar ao Lampião contemporâneo. Como tal, faz muito barulho no palco.

Aliás...

Aliás, Ciro anda trombeteando: "serei o próximo presidente do Brasil". Meu Deus do céu... quanta lorota! A não ser que Brasil seja um novo time do Ceará.

Lula na ONU?

Essa notícia saiu na mídia internacional. Lula estaria com um olho na Secretaria Geral da ONU. Depois de seu périplo no Oriente Médio, onde deitou e rolou nas sugestões e orientações, passei a acreditar que o cara efetivamente poderia se encantar com o cargo. Mas o desmentido veio logo. Lula não quer a coisa. Fiquei imaginando: por quê, por quê? A proposta foi de Sarkozy. Caiu a ficha. O marido de Carla Bruni quer vender os caças franceses ao Brasil. Encheu o peito de Lula de bajulação. Passei a acreditar no desmentido após ler nas entrelinhas: um secretário-geral da ONU sem saber expressar uma frase em inglês?

Instituto Lula

Por isso, acho mais viável e útil a ideia de Gilberto Carvalho, secretário particular do presidente: o Instituto Lula. Onde o mandatário de grande popularidade poderá abrigar a agenda, as interlocuções, os eventos etc. E se preparar para as próximas jornadas. Lula está longe de uma aposentadoria. O cara gostou do néctar do poder. Que desceu da garganta para o coração, depois de invadir os neurônios.

"Há só duas coisas que me incutem respeito: o céu estrelado sobre mim e a consciência moral dentro de mim." (Kant)

Gilmar fala duro

Esse presidente do STF fala duro. Não teme expressar opiniões. Inclusive as mais contundentes. Atira para todos os lados. Diz com ênfase: "Constituição não comporta controle de mídia". Depois dessa, aquele grupo que deseja manietar os meios de comunicação só tem uma alternativa: enfiar a viola no saco.

PMDB prepara ideário

O PMDB vai apresentar seu Ideário ao país nas próximas semanas. Trata-se de um Documento onde estarão descritas as Diretrizes para um programa de governo. Na primeira reunião do Grupo, comandada pelo presidente do partido e da Câmara, Michel Temer, as coordenadas foram postas à mesa. Nelson Jobim fez interessante pontuação. Segundo ele, o PMDB tem ministros no governo, mas não está no governo. Relação de Lula com ministros do PMDB: próxima de 10. Relação do PMDB com outros ministros ou com gestão : próxima de zero. Mangabeira Unger apimentou a reunião, dizendo que o Documento não poderia ser uma "coleção de platitudes". Cada membro do Grupo fará suas sugestões e até dia 15 de abril deverá ser produzido um Documento com a consolidação das contribuições.

"Os velhos amigos são os melhores. O rei Jonas costumava pedir os seus velhos sapatos porque eram mais folgados para os seus pés". (John Selden, jurista inglês)

Senado peemedebista

As previsões apontam para um PMDB com uma grande bancada de senadores. Das 54 vagas em jogo, este ano, o partido deverá eleger cerca de 20, dos quais 14 a 15 serão senadores reeleitos. O PSDB e o DEM deverão ter bancadas menores, 10 e 8, respectivamente. O PT deverá fazer a segunda maior bancada.

Cabral, o redentor do Rio


Sérgio Cabral foi salvo pelo maremoto do pré-sal. O governador estava sem discurso. Não sabia o que dizer. Fernando Gabeira se preparava para dar um bote na vaga de governador do Rio de Janeiro. E aí apareceu o maremoto, que foi a emenda Ibsen Pinheiro, tirando a grana – R$ 8 bilhões – do Rio. Cabral verteu lágrimas. O público viu. E muitos aplaudiram. "Querem roubar o Rio, querem roubar o Rio". Comandou uma passeata de 80 mil pessoas. Para resgatar a grana do pré-sal e salvar o Rio de Janeiro. Mas essa grana só virá daqui a 5, 6, 7 anos. Pois é. Tudo ficará como dantes no quartel d’Abrantes. Mas Cabral, a esta altura, posa de Redentor do Rio, ao lado de outro Redentor, o Cristo do Corcovado.

"O gênio sem caráter nada vale". (Anatole France)

Arruda joga a toalha?


José Roberto Arruda jogou a toalha. Sai da vida pública. Deixa o cargo de governador, claro, depois de ser jogado na lama do lago Paranoá. Arruda imagina que seu gesto poderá aliviar a mão da Justiça. Amanhã ou depois de amanhã, quem sabe, ele poderia contornar as curvas da decisão. Pois o Brasil é um país da provisoriedade. Nada, por aqui, é definitivo.

Pegando fogo

A relação entre PMDB e DEM em Santa Catarina está pegando fogo. O DEM deixou o governo comandado por Luiz Henrique.

PACPEL


Mídia alerta: 54% do PAC ainda não saiu do papel. Mais vale a versão do que o fato?

Segurança privada


Entre 25 e 27 de março, o setor da segurança privada se reunirá no VI FESP – Fórum Empresarial de Segurança Privada do Estado de São Paulo, que será realizado em Itapeva, Minas Gerais. O objetivo do SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo), ao promover este evento, é reunir os empresários do setor para discutir as tendências do mercado de segurança e gestão de empresas. Entre os temas, o cenário político-econômico dos próximos anos e os entraves que afetam o setor. "Precisamos traçar estratégias para combater o crime e nos antecipar ao cenário econômico para manter a nossa atividade, principalmente neste momento em que a clandestinidade mais afeta nosso segmento", enfatiza José Adir Loiola, presidente do Sindicato.

Pacotão de Obama

Obama conseguiu, ufa, a aprovação do pacotão da saúde. Todos os americanos terão, doravante, um programa público de saúde. Sob outro olhar : o Estado americano entra mais forte na vida das pessoas. Conclusão : ocorre, sim, grande mudança de paradigma.

"Quando eu disse ao coração da laranja que dentro dela dormia um laranjal, ele me olhou estupidamente incrédulo". (Hermógenes)

Revisão da agenda tributária

Os constantes problemas operacionais no sistema da Receita Federal levaram o Sescon de São Paulo a solicitar ao órgão a revisão da agenda tributária, a redução das multas aplicadas e a melhor equalização dos prazos. A multa por obrigação que não for entregue no prazo é de R$ 5 mil. "Os atrasos são motivados principalmente por problemas com o sistema da Receita, que muitas vezes se apresenta instável, inoperante ou fora do ar. Devido ao volume de acessos, o site não suporta a demanda e o contribuinte é quem paga pela falha, pois o governo não prorroga prazos e tampouco o isenta das multas", diz José Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo.

Conselho aos tucanos

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado aos pré-candidatos aos governos dos Estados. Hoje, volta sua atenção aos tucanos:

1. Arrumem, logo, logo, um discurso denso para que Serra tenha o que dizer nas próximas semanas, quando deverá iniciar o longo percurso.

2. Procurem evitar platitudes, generalidades e abstrações. Sob a indagação central: qual o programa para o país? Como e onde avançar?

3. Procurem mobilizar a sociedade organizada na busca dos focos de ação e atuação. Muito cuidado com as ideias de gaveta.


(Por Gaudêncio Torquato)

quarta-feira, 24 de março de 2010

PADRE CÍCERO


Celebra-se hoje o aniversário de Cícero Romão Batista, o mitológico Padim Ciço, nascido em 24 de março de 1844.

Li, há poucos dias, a biografia do Padre Cícero escrita prlo jornalista Lira Neto.

Trata-se de um labor de escol, esforço cuidadoso e louvável dedicação com o fito de produzir a mais imparcial reconstituição da trajetória do mais marcante líder religioso do Nordeste. Recomendo.

Nestes tempos em que o respeito ao meio ambiente ganha relevo, vale a pena relembrar os MANDAMENTOS ECOLÓGICOS do Padim Ciço:



1. "Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau.

2. Não toque fogo no roçado nem na caatinga.

3. Não cace mais e deixe os bichos viverem.

4. Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.

5. Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.

6. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva.

7. Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta.

8. Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só.

9. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba,a favela e a jurema; elas podem ajudar a você a conviver com a seca.

10. Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo ter sempre o que comer.

11. Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só."

terça-feira, 23 de março de 2010

A CARTA DE ARRUDA


José Roberto Arruda encaminhou carta ao Tribunal Regional Eleitoral para informar que não deve recorrer da decisão que cassou o mandato dele de governador do Distrito Federal por infidelidade partidária. Em carta, ele diz que “mesmo certo de seu direito”, recorrer da decisão seria "prolongar o drama". A informação é do portal do Estadão.

O ex-governador distrital disse que deve responder os demais processos contra ele como cidadão comum. Em carta, ele ainda cita todos os seus projetos de governo e pede aos sucessores que suas obras não sejam interrompidas.

Arruda é acusado, em inquérito da Operação Caixa de Pandora, de comandar e ser beneficiário do "mensalão do DEM", esquema de corrupção que envolve secretários de Estado, assessores e deputados distritais. Ele está preso há mais de um mês na Superintendência da Polícia Federal por tentativa de suborno a uma das testemunhas do caso. O TRE-DF cassou o mandato de Arruda porque ele pediu desfiliação do DEM, legenda pela qual foi eleito, em dezembro de 2009, após a cúpula do partido ter anunciado que o expulsaria.

"Não tenho a culpa que querem me imputar. Resisti a um inquérito que já ultrapassa 180 dias. Suportei as pressões, as traições, os flagrantes montados, as farsas, as buscas e apreensões, os vazamentos de documentos para fomentar o escândalo, o abandono do Democratas, a prisão, 180 dias de inquérito, 40 dias de prisão. E até agora eu não fui ouvido uma única vez!", reclama Arruda na carta.

Arruda foi preso no dia 11 de fevereiro por determinação do STJ, por ter tentado, supostamente, corromper uma testemunha envolvida na operação. Outras cinco pessoas estão presas pelo mesmo motivo. O Supremo Tribunal Federal já negou pedido do ex-governador de responder o processo em liberdade. Na Câmara Legislativa, o processo de impeachment que corre contra ele deve ser suspenso. E o Superior Tribunal de Justiça não precisa mais de autorização do legislativo para abrir Ação Penal contra ele.

Leia a carta

"Ao agradecê-los pelo trabalho que têm feito na minha defesa nas diversas frentes, com o apoio de competentes e leais colegas de profissão, desejo manifestar, em especial à Dra. Luciana Lossio, que sustentou a nossa defesa no TRE - o meu desejo de não recorrer ao TSE, mesmo consciente do nosso bom direito.

Não tenho a culpa que querem me imputar. Resisti a um inquérito que já ultrapassa 180 dias. Suportei as pressões, as traições, os flagrantes montados, as farsas, as buscas e apreensões, os vazamentos de documentos para fomentar o escândalo, o abandono do Democratas, a prisão, 180 dias de inquérito, 40 dias de prisão.

E até agora eu não fui ouvido uma única vez! Neste final de semana, imobilizado na cama de uma cela, pensei muito sobre tudo isso e, sobretudo, nos dois mais recentes episódios: a decisão do TRE e o cateterismo a que me submeti, confirmando uma doença coronariana que eu não tinha antes de enfrentar essa luta.

Pensei na minha família, nos amigos de verdade, no trabalho que fizemos por Brasília nesses 3 anos, nas 2000 obras, nas 200 escolas de educação integral, nas 1000 novas salas de aula, no novo sistema viário, pistas, duplicações, viadutos, nas 12 cidades mais pobres que há 20 anos esperavam por asfalto, esgoto, escolas, centros de saúde, vilas olímpicas, postos policiais, nos condomínios regularizados, enfim, em tudo que fizemos para colocar ordem na cidade e nas contas públicas. O fim das vans piratas, das invasões, os 2000 ônibus sem nenhum aumento de passagens - 3 anos de governo sem nenhum aumento de passagem - os parques, o Noroeste (bairro), os 65.000 pais de famílias empregados nas obras do governo.

E concluí que posso ajudar mais Brasília, no seu aniversário de 50 anos, com a minha ausência do que com a minha presença. Divergem-se os conflitos e as paixões. Por isso decidi solicitar a vocês, meus advogados, que não recorram ao TSE, apesar do bom direito que vos assiste. Recorrer seria prolongar o drama.

Acatando a decisão do TRE. Responderei os processos como cidadão comum, longe das paixões e dos interesses políticos. Saio da vida pública.

Espero, apenas, que meus sucessores não deixem que as obras sejam interrompidas, todas já com recursos assegurados e na sua fase final. As obras não são minhas, são da cidade.

Sou grato a toda a minha equipe de governo que, com eficiência e determinação, foi fundamental no cumprimento dos nossos objetivos.

Sou grato, também, a Sua Exa o Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - e ao seu governo, sem cujo apoio não teríamos feito tudo que fizemos.

Com a paz que já me assiste neste momento de despedida, lembro que "há homens livres nas celas e homens presos nas ruas" - O meu corpo-matéria sofre desgastes, mas nunca tive tanta liberdade de espírito.

Leio, em Eclesiastes: "Sabedoria é a capacidade de discernir a verdade por trás das aparências. Quem é capaz disso não se perturba diante dos conflitos". Pode demorar, mas a verdade se estabelecerá. Tenho fé que serão identificados os interesses que contrariei, as propostas indecorosas que não aceitei, os hábitos que repeli.

A vida é cíclica. Já vivi altos e baixos. Aplausos e vaias. Vitórias e derrotas. Vida que segue.

Serei eternamente grato à grande parte da população que me elegeu e que me apoiou mesmo nos momentos mais difíceis. Peço ainda que transmitam meus agradecimentos ao dr. Alckmin, dr. Gerardo Grossi, dr. Bulhões e dr. Ferrão.

Agradeço também, ao verdadeiros amigos, às correntes de oração e especialmente à Flávia, de cuja coragem, carinho e amor verdadeiro retirei as forças necessárias para superar tantos obstáculos.

Não posso negar que a doença coronariana que me levou ao cateterismo - e agora a cuidados especiais - foi variável importante nesta decisão. Já vivi o bastante para saber que as razões políticas muitas vezes ultrapassam os limites do Direito - e que a humildade de saber parar pode valer mais que a mais triste e destemida insistência.


(Fonte: CONJUR)

segunda-feira, 22 de março de 2010

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.

Os Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a dedicar o Dia a atividades concretas que promovessem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 21.

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.
A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.

É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:

- Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
- Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
- Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
- Simbólica: valores culturais e sociais.

Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.

No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.

Mas, ainda assim, não se chega nem próximo à situação de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, onde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado. O que se deve saber é que apesar de haver 1,3 milhão de km\3 livre na Terra, segundo dados do Ministério Público Federal, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa água se encontra em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, ainda inacessíveis pelas tecnologias existentes.

Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros.

O país está tomando medidas concretas para impedir esse futuro, entre elas a criação da Agência Nacional de Águas, a sobreposição do rio São Francisco, adoção de técnicas de reuso de água e construção de infra-estrutura de saneamento, já que hoje 90% do esgoto produzido no país é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento.

Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Assim sendo, o rápido crescimento da população mundial e a crescente poluição, causado também pela industrialização, torna a água o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo.

Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento. Dados do International Water Management Institute - IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Diante dessa constatação, cabe lembrar que a água limpa e acessível se constitui em um elemento indispensável para a vida humana e que, para se tê-la no futuro, é preciso protegê-la para evitar o futuro caótico previsto para a humanidade, quando homens de todos os continentes travarão guerras em busca de um elemento antes tão abundante: a água.

Devido à grande expansão urbanística, a industrialização, a agricultura e a pecuária intensivas e ainda à produção de energia elétrica - que estão estreitamente associadas à elevação do nível de vida e ao crescimento populacional - crescentes quantidades de água passaram a ser exigidas.

As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir da água mas o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, assim dando o valor devido à água.

Use a água racionalmente, a fonte não pode secar!

(Fonte: portal ambiente brasil)