sábado, 2 de abril de 2011

DIDEUS SALES, POETA PLANETÁRIO, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


No pórtico de entrada, um pelotão de Carnaúbas - palmeiras do semi-árido - anuncia o ingresso no território mágico da latência imorredoura. Na vereda que percorro esparrama-se o perfume original do mufumbo. Chego à sertaneja casa que amo. Mesclada de alvenaria e pau-a-pique, cercada por aquele tradicional entrelaçamento de madeiras locais. Quando, mesmo distante, para ela volvo o pensamento, sinto-me transportado para um espaço de deleite e aconchegante convívio. Na entrada toco a sagrada romã, símbolo do amor e da fecundidade. Miro o ornamental flamboyant e sua magnética ressurreição. Colho uma polpuda siriguela e sorvo o seu doce mel. Em seguida corro a vista na vigorosa canafístula e sento à sombra do juazeiro, estandarte da caatinga.

Pronto! Agora posso prosear sobre o que destaco, pelo reluzir natural, na coluna deste mês. Só aqui, em meio às oiticicas da infância, ao estrume azul do velho curral, às ribanceiras do rio em que nasci, recolho a espontânea força para falar de um ser tão efusivamente terrestre como Antonio Dideus Pereira Sales. Provedor da Revista Gente de Ação, alma reluzente, celebra o nascimento nesse início de abril. Ariano, figurado carneiro, é o primeiro do elemento fogo. Tempera-se na coragem, curte o bom combate, esmera-se na força da iniciativa, completa-se na busca da auto-afirmação. Do campo singular em que vagueia este signo a espontaneidade nas reações brota como uma flor natural.

Por isso é poeta!

E este poeta é co-responsável pelo meu ingresso no reino da alegria. No ano 2000, quando restaurava um habitat no torrão em que nasci, ele me fez uma doação valiosa e vital: um carro cheio de mudas – mamão, pitanga, coco, acerola, limão, alfavaca, laranja etc. - a fim de que eu circundasse com plantas minha gleba predileta.

Nascido nos sertões de Crateús, Dideus Sales veio a este ambiente chamado terra para cumprir a sina invulgar de divulgar a boa nova da poesia e esbanjar generosidade. Desde cedo virou apóstolo do sonho, missionário do verso, lavrador de amizades, cidadão do mundo. Nos anos 1980 destacou-se ao desenhar, na atmosfera do interland cearense, um arco-íris de estrofes formosas e delicadas. Usava as nuvens sonoras do rádio para derramar os fios celestes da genuína, silenciosa, cativante e muitas vezes anônima poesia popular. Depois, ganhou asas e voou o Brasil inteiro. Conhece versejadores da foz do enigmático Amazonas ao Porto Alegre do Rio Grande do Sul. É, por natureza, andarilho. Caminha por sobre o trilho da rima com brilho.

Cantando, se encantou com as graças de Isabel, uma bela morena do litoral. A Bel e um sedutor vento arrastaram o trovador para as ondas do mar de Aracati, onde se instalou e procriou o Mateus e a Vitória. Daquela terra suntuosa e exuberante comanda a linotipia da Gente de Ação, esta revista que divulga quem faz alguma coisa pela arrumação do mundo e que exibe um balaio dos melhores fiadores de palavras do Ceará.

Eis, minha gente, um típico e robusto animal do sertão, com uma das mais altas taxas de colesterol telúrico que conheço. Um canário da terra, um autêntico “cabeça vermelha”.

Sua primeira oferenda neste 2011 é um livro denso e delicado, elevado e elegante, singelo e solene, suave e sonoro, altivo e altruísta, primoroso e profundo: JITIRANA DE LUZ. A obra é um encontro com o nosso manancial telúrico, uma visita às Serras da grandeza, um diálogo com as damas da Natureza, um carinho na musculatura do Sertão, uma sinfonia de exaltação à Justiça, um passeio pelos córregos do rejuvenescimento.

Na vida, como na literatura, nos defrontamos com dois modos de ser: o da prosa e o da poesia. Ao gosto da flora que amamos, Dideus optou por viver em permanente estado de poesia. É ele a JITIRANA DE LUZ!

(Júnior Bonfim)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A MAJESTOSA IPU

O tempo passa, é Certo,

Porém a lembrança fica

Dos velhos passeios no Ipu

Regados a banho de bica.

Comendo paçoca na lata

No meio daquela mata,

De natureza tão rica.

*

Meus pés trilharam com gosto,

As pedras daquele chão,

Nos inesquecíveis banhos

Aonde escorria o Gangão.

Onde fluíam os amores,

Ímpetos, desejos, ardores,

Nas primícias da paixão.

*

Ipu das santas festas,

Das novenas, procissão,

Do santo mártir Guerreiro,

Que do Ipu é guardião.

Em todo mês de janeiro

Dou vivas ao padroeiro,

Que é São Sebastião.

*

Ipu hoje está diferente,

Sem perder a majestade.

A natureza foi pródiga

Ao criar esta cidade,

Onde o verde faz festa

E sempre se manifesta

Em várias tonalidades.

*

Se a bica não cai como antes,

Porém o lajedo encanta.

A água bate na pedra,

Forte ou fraca, mas canta!

E para minha alegria

Ressoa feito sinfonia

A música que acalanta.

*



Texto de Dalinha Catunda

DIA DA MENTIRA

"A mentira apenas é um vício quando faz mal; é uma grande virtude quando faz bem."

Voltaire

MINISTRO CELSO DE MELLO DEVOLVE RECURSO SOBRE FICHA LIMPA AO TSE

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, devolveu ao Tribunal Superior Eleitoral o Recurso Extraordinário em que Roberto Barros Júnior, candidato a deputado estadual no Acre, pretendia rever o indeferimento do registro de sua candidatura. A decisão, monocrática, segue orientação do STF firmada no julgamento do último 23 de fevereiro, em repercussão geral.

Barrado pela Justiça Eleitoral do Acre, Barros Júnior teve o indeferimento de registro mantido pelo TSE. Ele foi condenado, por órgão judicial colegiado, por crime contra o patrimônio privado. Para a rejeição foi empregado o argumento, agora derrubado, de que a Lei da Ficha Limpa seria aplicável às eleições de 2010.

Ao determinar o retorno do processo ao TSE, o ministro Celso de Mello lembrou que o artigo 16 da Constituição Federal prevê o princípio da anterioridade eleitoral, "verdadeira garantia fundamental protegida por cláusula pétrea e oponível ao próprio poder reformador do Congresso Nacional".

Também devolveu ao TSE três recursos sobre o mesmo tema a ministra do STF Ellen Gracie. Os processo dizem respeito às candidaturas de José Luiz Nogueira de Souza, candidato a deputado estadual no Amapá, Francisco Flamarion Portela, candidato a deputado estadual em Roraima, e Uebe Rezeck, candidato a deputado estadual em São Paulo, todos considerados inelegíveis pela aplicação da Lei Complementar 135/2010.

"Nos casos de matérias submetidas ao Plenário para a análise da existência de repercussão geral, é possível, nos termos do artigo 328 do Regimento Interno da corte, a devolução dos recursos extraordinários e dos agravos de instrumento aos tribunais ou Turmas Recursais de origem para os fins previstos no artigo 543-B do CPC", afirmou a ministra.

A repercussão geral é um instrumento que permite ao STF selecionar e julgar os recursos extraordinários e agravos de instrumento que tratem de temas com relevância social, econômica, política ou jurídica que ultrapassem os interesses subjetivos da causa.

Com informações da Assessoria de Comunicação do STF.

quarta-feira, 30 de março de 2011

CONJUNTURA NACIONAL

Mata-o-bicho


Começo com o monsenhor Aristides Rocha, mineirinho astuto, que fazia política no velho PSD e odiava udenistas. Ainda jovem, monsenhor foi celebrar missa em uma paróquia onde o sacristão apreciava uma boa aguardente. Um dia, o sacristão, seguindo o ritual, sobe o degrau do altar com a pequena bandeja e as garrafinhas de vinho e água, e não vê uma pequena barata circulando entre as peças do altar. Monsenhor interrompe o seu latim e, de olho na bandeja, diz baixinho ao sacristão:

- Mata-o-bicho...

O sacristão não entende a ordem. Atônito, fica olhando para o jovem padre, que repete a ordem, agora com mais energia:

- Mata-o-bicho, sô!

Ordem dada, ordem executada. O sacristão não se faz de rogado. Diante dos fieis que lotam a capela, ele pega a garrafinha e, num gole só, sorve todo o vinho da santa missa. No interior de Minas, Matar-o-bicho é dar uma boa bebericada.

Do livro de Zé Abelha, A Mineirice.


Puxão de orelhas


Joseph Blatter, o poderoso presidente da FIFA, faz o alerta: o Brasil está com seu cronograma de obras da Copa de 2014 bastante atrasado. O puxão de orelhas foi mais forte : mais atrasado do que a África do Sul, quando este país organizava sua Copa. O rebote veio logo da parte do ministro do Esporte, Orlando Silva, para quem as obras seguem ritmo normal. Mas Blatter tem razão: estamos mesmo atrasados. Não adianta querer convidar o presidente da FIFA para vir aqui e ver obras em estágio inicial. Relações Públicas não adiantam nesse momento. Urge mais ação e menos discurso.


Lula, doutor em Coimbra


Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Direito de Coimbra, uma das mais antigas do mundo. A homenagem é prestada a figuras de relevância mundial, mesmo que não sejam especialistas na matéria em foco das instituições. Por conseguinte ganha a homenagem pelo trabalho, liderança e carisma. Em matéria de Direito, Luiz Inácio continua sendo mero observador.

"A inveja é como o vento: açoita mais o que está no alto". Virgílio


Dilma, boa surpresa


A cada dia, a presidente Dilma gera uma nova e boa surpresa. O último voto do Brasil sobre o Irã causou boa impressão nos grandes interlocutores internacionais, a partir dos Estados Unidos. O Brasil votou a favor da ida de um emissário da ONU para investigar a situação dos direitos humanos no país. Se for impedido de entrar no Irã, o relator da ONU fará sua investigação, com base em informações de dissidentes, exilados, ONGs e parentes de vítimas. A posição brasileira é considerada a decisão de política externa da presidente Dilma Rousseff que mais marcou diferença em relação à do ex-presidente Lula, que hipotecava apoio incondicional ao Irã.

"Há pessoas como o diabo: se nos fazem algum favor, depois nos exigem tudo, até a alma". Dante Veoléci


Minha pova


A historinha parece absurda. Mas é verdadeira, tanto que os personagens têm nome. Expedito Ferreira, prefeito de Aracati, cidade litorânea do Ceará, em comício animado, gritou no palanque:

- "Meu povo e minha pova. Vou ser reeleito prefeito de Aracati com minha fé e as fezes de vocês".


Vale? Vale muito


Por valer muito, a Vale é o objeto de cobiça do governo. Em 10 anos, o valor de mercado da Vale saltou de US$ 9,2 bilhões para US$ 176,3 bilhões. Roger Agnelli deu à mineradora bons resultados que a posicionam como a segunda maior do mundo. Agnelli, porém, sempre agiu de modo independente, guiando-se pelos parâmetros do mercado. Lula, em seu segundo mandato, sempre que tinha oportunidade, dava espinafradas no dirigente da Vale. Agora é o ministro Mantega, que deseja colocar no lugar dele um preposto. A intenção é acertar com a Previ a condução do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, à presidência do Conselho de Administração.

"Ressentimento é como infecção : não se guarda, porque acaba contaminando o organismo todo". Jayme Torres


Dois conselheiros


O fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil vai substituir dois de seus quatro conselheiros na Vale: Jorge Luiz Pacheco e Sandro Kohler Marcondes. No lugar, entrariam Barbosa e o atual presidente do conselho deliberativo da Previ, Robson Rocha. Principais acionistas da mineradora, a Previ e a Bradespar (empresa de participações do Bradesco) têm um acordo tácito : a primeira indica o presidente do conselho e a segunda, o presidente executivo.


Alta no Japão


Dois terços dos japoneses concordam com a decisão do Governo japonês de aumentar impostos para financiar a reconstrução do país. O Japão tem um PIB de US$ 5 trilhões. O imposto sobre consumo é de 5%. Pode chegar aos 7%.


Contabilidade própria ou terceirizada


No passado, as organizações tinham seu próprio departamento de contabilidade, mas com a tendência de especialização, passaram a buscar na terceirização maior eficiência, competitividade e eficácia da atividade. "Hoje, o profissional contábil é peça chave na gestão das empresas e cada vez mais solicitado para fundamentar decisões estratégicas", afirma José Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon/SP). O custo para manter um departamento próprio gira em torno de 40% a 50% a mais ante a opção de se contratar uma empresa especializada. O Brasil conta com 496 mil contabilistas e 76 mil empresas contábeis. Destes, 137 mil profissionais e 19 mil empresas operam somente no Estado de São Paulo.


Cargas perigosas


Começam a chegar cargas perigosas no Porto de Santos. O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais alega que não há equipamento para medir a quantidade de radiação nos produtos e navios que chegam ao país, vindos da Ásia. O preço do equipamento é de R$ 2.000,00. Esse é um pequeno retrato do Brasil.

"Tudo é nada no mundo, o nada é tudo, porque tudo do nada foi tirado! Porque em nada tudo é transformado, e ao nada volverá um dia tudo". Joaquim Nabuco


Reformas? Vão pras calendas


Todos concordam. As propaladas reformas política e tributária podem e devem ser votadas já, já. Basta vontade política. A Comissão de Reforma Política tem prazo para terminar seus trabalhos. Que se vote, então. Já a reforma tributária depende, sobretudo, do pensamento do Executivo. Se não forem votadas este ano, irão pras calendas. 2012 é ano eleitoral. Difícil de passar matéria polêmica pelas casas congressuais.


Forçar a barra

Semana passada, o colunista Nelson Motta escreveu artigo sugerindo "certo clima" entre a presidente Dilma e o ex-presidente Fernando Henrique. "Clima" que teria sido propiciado durante o jantar ao presidente Obama. Nunca este consultor havia lido texto tão cheio de insinuações forçadas entre figuras exponenciais da esfera política. O texto só pode ter sido produzido para gerar impacto. Pura especulação.


Ficha Limpa vai por arquivo?


A interpretação que o ministro Luiz Fux deu ao Ficha Limpa pode ter sido a mais técnica, sob o prisma de obediência aos parâmetros constitucionais. O fato, porém, é que inevitáveis questionamentos surgirão. Candidatos que se sentirem barrados em 2012 certamente vão apelar. As ações em série entupirão os canais do Judiciário. Resultado: pode ser que o projeto Ficha Limpa acabe criando bolor no baú da eterna protelação.

"O mal alheio não deve curar o mal de ninguém. Todo o bem que vem por mal, o mal o leva por bem..." Antônio Correia de Oliveira


Tamanho das bancadas


No Brasil, o PT deve fechar, após decisão do STF sobre o Ficha Limpa, com 16,3% dos deputados Federais, seguido pelo PMDB, com 15%, o PSDB com 10%, o DEM com 8,5%, o PR e o PP com 8% cada. Cesar Maia faz o cálculo: a diferença entre a maior bancada e a quinta e sexta bancadas é de 8 pontos. E diz: "em sistema binário, como o norte-americano, seria considerada uma vantagem pequena. Por exemplo: o maior partido com 54% e o segundo com 46%".


Cumprimentos


A presidente Dilma faz questão de cumprimentar opositores, sem o ranço de "mantenha distância" dos tempos de Lula. Mandou um telegrama, semana passada, para José Serra cumprimentando-o pelo aniversário.

"É muito bom ser importante; mas, é muito mais importante ser bom". Anônimo


PSD ou qualquer outro


A pergunta é: pode vingar o PSD do prefeito Kassab? Poderá, sim. Não apenas o PSD mas qualquer outro partido que nasça com o endosso de nomes expressivos. Por exemplo, a ex-senadora Marina Silva, insatisfeita com o andar da carruagem do PV, também pensa em fundar uma agremiação. Ora, há campo para isso. É pura bobagem de alguns querer ver doutrina ou ideologia nas siglas que poderão emergir no atual ciclo político. A questão é: qual o partido que exibe bandeira ideológica hoje? Todos parecem farinha do mesmo saco. Enquanto não houver uma reforma partidária, a moldura será fatiada por entes sem escopo doutrinário.


Três grandes em queda


Angela Merkel, a premier alemã, sofreu grande derrota. Seu partido foi derrotado nas eleições estaduais em Baden-Wurtemberg, o mais populoso da Alemanha. Os verdes, aliados aos sociais democratas, levaram a melhor. Sarkozy, presidente francês, enfrenta revolta de seu partido e pesquisas indicam que não conseguiria nem chegar ao segundo turno nas eleições do próximo ano. E, na Itália, Berlusconi frequenta os corredores dos tribunais. Vive um inferno astral. Mudanças à vista na Europa.


Punição a rodo


O PPS, dirigido pelo deputado Roberto Freire, passou a faca em um punhado de militantes, prefeitos, vices e vereadores. Está expulsando 37 filiados no Paraná por desobediência à posição do partido no pleito de 2010. A decisão do PPS é admirável. O partido já é bem enxuto. Diminui, a cada pleito, sua bancada. E se dá ao luxo de cortar infiéis? Mas o que significa infidelidade em um universo político que está locupletado por eles? Há quem diga, por exemplo, que o PPS gira hoje em torno do PSDB. E isso não seria considerado também uma forma de infidelidade ao programa original da sigla?


Adeus, Alencar


Foram 13 anos de incessantes lutas contra um câncer na região abdominal. Foram 17 cirurgias. Foi um pedaço de vida dedicado ao empreendimento negocial e à vida pública. Despedimo-nos de nosso ex-vice presidente da República, José Alencar, acreditando na força do homem para curar os males da Humanidade. Dia chegará em que a doença que o tragou será vencida. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos - Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia - e avô de cinco netos. Este consultor se junta aos fiéis que admiram a coragem e a determinação deste grande vulto. Uma oração pelo grande Zé.

"Antes de cobiçar alguma coisa, é bom indagar se quem possui é feliz". La Rochefoucauld


Emprego pro prural


Arandu, em São Paulo, começou sua história como pequeno povoado, no bairro do Barreiro, no município de Avaré. Em 1898, um pedaço de uma fazenda leiteira da região foi doado para a construção de uma capela. Elevado a distrito de Avaré/SP, em 1944, recebeu na ocasião a atual denominação. Em 1964, conquistou a emancipação política. No primeiro comício, os candidatos a prefeito exibiam seus verbos. Dentre eles, o matuto José Ferezin. Subiu ao palanque e mandou brasa:

"Povo de Arandu, vô botá agua encanada, asfaltá as rua, iluminá as praça, dá mantimento nas escola...".

Ao lado, um assessor cochichou:

"Zé, emprega o plural".

O palanqueiro emendou:

"Vô dá emprego pro prural, pro pai do prural e pra mãe do prural, pois no meu governo não terá desemprego".

Historinha enviada por Marcio Assis


Conselho ao ministro da Justiça


Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado aos congressistas. Hoje, volta sua atenção ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo :

1. Os buracos no aparelho policial da esfera Federal são imensos. A cada dia, surgem denúncias de corrupção envolvendo autoridades e policiais. A Polícia Rodoviária Federal é apenas um pequeno retrato do acervo corrosivo, que envolve tráfico de drogas, prostituição, rapinagem, compadrismo e outras mazelas.

2. Urge fazer um mutirão de fiscalização em todos os postos de vanguarda e retaguarda, que operam dentro das estruturas sob a égide do Ministério da Justiça.

3. A assepsia que o sr. ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, está mandando fazer em diversos compartimentos da Pasta poderá se transformar em meta constante e permanente. Os desleixos e ilicitudes nas malhas do Ministério da Justiça são históricos e estão a exigir controles apurados.


(Por Gaudêncio Torquato)

JOSÉ ALENCAR - LEGADO DE FÉ E CORAGEM!


Morreu ontem, terça-feira (29/3), às 14h45, o ex-vice-presidente da República José Alencar, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen há 13 anos. A informação é do site G1.

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28/3) na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.

Antes, ficou internado 33 dias até deixar o Hospital Sírio-Libanês no dia 25 de janeiro. Por isso, não participou da solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, no entanto, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva. Desistiu após insistência da mulher, Mariza. No mesmo dia, ele recebeu a visita de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.

O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra o câncer. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento.

Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005. A maior delas, feita em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames feitos alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.

Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.

Empresário lutador

José Alencar Gomes da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1931, em Itamuri, zona da mata mineira. Começou a carreira aos 14 anos, como balconista em uma loja de armarinhos. Aos 18 abriu o seu próprio negócio, a lojinha “A Queimadeira”, onde vendia tecidos, calçados, chapéus e guarda-chuvas.

Antes de fundar a Companhia de Tecidos Norte de Minas, a Coteminas, conhecida como um dos maiores grupos industriais têxteis do país, foi atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão.

Como empresário, entrou no mundo da política. Passou pela presidência do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e pela vice-presidência da Confederação Nacional da Indústria.

Decidiu entrar para a política já com mais de 60 anos de idade. Reportagem da Revista Época lembra que ele disputou o governo de Minas pelo PMDB em 1994, mas acabou em terceiro, com 10,7% dos votos, atrás do ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do tucano Eduardo Azeredo, o vencedor do segundo turno. Em 1998, foi eleito para o Senado com 2,9 milhões de votos.

Com o objetivo de criar uma chapa que simbolizasse a união entre os trabalhadores e o empresariado, um grupo de petistas mais próximos de Lula começou a articulação para ter Alencar como candidato a vice na garupa de Lula. A operação envolveu uma intensa negociação com o antigo PL, hoje PR, que exigia dinheiro do PT para financiar campanhas para deputado. Do ponto de vista eleitoral, foi bem sucedida. Com a implosão do PL após o mensalão, Alencar refugiou-se no inexpressivo PRB, sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, responsável pela re-condução de Alencar como vice na vitoriosa chapa da reeleição de Lula, em 2006.

Na vice-presidência, Alencar se notabilizou por fazer uma campanha sistemática pela queda da taxa de juros. Durante muito tempo, ele foi a única voz importante do governo que reclamava publicamente da política econômica conservadora liderada por Antônio Palocci, o então ministro da Fazenda. Em novembro de 2004, com o desgaste do ministro José Viegas junto aos militares, Alencar assumiu o Ministério da Defesa. Enquanto esteve no cargo, era visto como um dos governistas associados à articulação de parlamentares e lobistas que tentava criar um programa de reestruturação e salvamento da Varig, que, anos depois, acabou vendida para a Gol.

Paternidade decretada

Em julho de 2010, um processo de paternidade envolvendo Alencar ganhou repercussão nacional e deflagrou um grande debate na internet. Numa ação de investigação de paternidade, um juiz de Minas deu ganho de causa a uma professora de 55 anos que diz ser filha de Alencar. O processo de Rosemary de Moreira Gomes da Silva começou em 2001. Como Alencar nunca aceitou fazer teste de DNA, o juiz interpretou o fato como "culpa presumida". A defesa de Alencar obteve o efeito suspensivo da sentença. O caso ainda será julgado pelo Tribunal de Justiça de Minas.

Homenagens póstumas

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, divulgou nota, em nome da corte, lamentando o falecimento. "O Supremo Tribunal Federal enluta-se nesta data e presta suas respeitosas reverências à memória de José Alencar, manifestando ainda os mais profundos sentimentos de pesar aos familiares de Sua Excelência", afirmou.

O mesmo fez o Superior Tribunal de Justiça. Segundo a nota da corte, José Alencar foi "exemplo de coragem e de dedicação à causa pública", que "nos legou o heroísmo de sua luta pela vida, e por isso permanecerá nos anais da história como um dos nossos maiores".

Em nota de pesar, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, disse que Alencar “trouxe para a vida pública a garra e o talento de um notável empreendedor, um dos maiores que o país já conheceu”. Segundo ele, o ex-vice-presidente foi “um bravo que deixa saudade e uma exemplar mensagem de luta e patriotismo a todos nós”.

O presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Álvaro Luiz Pinto, destacou que "a pessoas com a qualidade de José Alencar, não é dado apagar-se da memória. Sua história de vida e o exemplo de coragem e otimismo, revelado nos últimos 13 anos, nos inspira a seguir lutando pelos ideais que imaginamos ser importantes para a construção de um Brasil mais digno".

Também em nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior, prestou homenagens. Segundo ele, “é fácil falar do Dr. José Alencar político, generoso, amigo, patriota e democrata. Difícil é seguir o seu exemplo, de coragem, de persistência, de atitude, de esforço e de dedicação, valores pelos quais deu a própria vida”.

O presidente da OAB lembrou que foi Alencar quem sancionou, como presidente da República em exercício, a lei que resguarda a inviolabilidade de escritórios de advocacia. A Lei 11.767/2008 teve vetados apenas dois artigos, que descreviam os instrumentos de trabalho dos advogados que deveriam ser protegidos, e a restrição de possíveis investigações apenas sobre os instrumentode de trabalho do advogado suspeito, e não dos pertencentes aos demais colegas de trabalho.

Em nome da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, o presidente da entidade, César Mattar Jr., disse que "José Alencar deixa um legado de trabalho, compromisso, coragem e luta, que ficará para sempre na lembrança de todos os brasileiros. A Conamp torna pública a sua solidariedade e presta seus pêsames aos familiares e amigos deste homem que, no exercício de sua vida pública e política, deixa um belíssimo exemplo de dedicação ao país".


(Fonte: CONJUR)

terça-feira, 29 de março de 2011

OBSERVATÓRIO

Raimundo Soares Rezende e Gentil Cardoso Linhares, enquanto dividiram espaço na terra do Senhor do Bonfim, sempre ocuparam trincheiras opostas no front político. Eram ferrenhos adversários à moda antiga. Aos seus descendentes coube, agora, uma ação conciliadora, de reparação das arestas. A estrada que liga Crateús a Tamboril será batizada com o nome de Gentil Cardoso, em projeto de lei subscrito pelo deputado Hermínio Rezende, filho de Raimundo. Fernando Linhares, neto de Gentil, me disse que se algum registro eu fosse fazer, ressaltasse o gesto de humildade do deputado Hermínio. Os dois lados exibem, portanto, uma postura sinalizadora de civilidade. A política é feita de sinais. Este foi um gesto emblemático, de grandeza política.


GRANDEZA


Pensar grande. Cultivar sentimentos elevados. Ter a saudável ambição pelas boas causas. Sonhar o sonho dos justos. Dedicar-se ao enobrecimento da reflexão coletiva. Eis o que mais necessitamos no exercício das tarefas que dizem respeito aos negócios públicos. Nos próximos dias a população será convidada a participar do processo revisional da Lei Fundamental do Município (vide Crônica ao lado). É um momento em que as diversas correntes de opinião, em debate altruísta, externarão seus pontos de vista sobre o regime legal da municipalidade.


SINDICATO

O Sindicato dos Servidores Municipais realizará eleição no próximo dia 10 de abril. Em função do ambiente de descontentamento com o rumo situacionista, reforçado pelo apoio do Sindicato dos Professores, o quadro se descortina favorável à chapa oposicionista. É sintomático que o PCdoB perda a direção da entidade sindical exatamente no período em que ascendeu ao comando prefeitural.


CENA


Semana passada a cidade foi surpreendida por uma cena dantesca: os modernos carros compactadores que recolhiam o lixo das ruas da cidade foram substituídos por velhos caminhões de carroceria tradicional. A empresa que ganhou a licitação da limpeza pública foi dispensada sem motivação convincente. Alega o representante da empresa que a Prefeitura ficou lhe devendo uma vultosa quantia. Apesar disso, quitou todos os seus compromissos locais, sobretudo com trabalhadores. No entanto, ressalta que foi injustiçado e que vai buscar seus direitos na Justiça.

CENTENÁRIO


Uma comissão da Academia de Letras de Crateús (ALC) esteve reunida no último dia 23 de março com representantes da Administração Municipal. Os acadêmicos Elias de França, Lourival Veras e Raimundo Cândido sentaram à mesa com os Secretários de Educação, Mauro Soares, e de Cultura, Aldo Costa. A Academia planeja brindar a cidade com uma histórica publicação literária a respeito do centenário. Da parte da Administração, foi ratificado o interesse em contar com a ALC nas atividades alusivas ao Centenário, especialmente no que se refere a publicações e que se empenhará em buscar as condições e recursos para viabilizar as ações propostas.


PUBLICAÇÕES


Por falar em publicação, dois acadêmicos estão expedindo convites para o lançamento de livros. Elias de França, atual Presidente do Sodalício de Letras de Crateús, lança “HISTÓRIAS DE ROÇA – Ciranda, Cirandinha, Venham Monstros Cirandar”. Lourival Veras, Tesoureiro da entidade, instiga todo mundo a sentir que AÇUCENA NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE, o seu último livro. Conheço ambos os autores e testemunho que merecem nosso prestígio. São militantes literários, atletas do verso, amantes das artes. Elias, artista premiado, nasceu no Arvoredo e carrega a sina de mostrar ao mundo o bosque das mágicas palavras. Multifacetário, é poeta, compositor, dramaturgo e artista plástico. Lourival, igualmente, passeia pela teia da dramaturgia, pelo universo do conto e pelos mistérios da poesia. Amor, compromisso e talento são ingredientes que utiliza para compor e oferecer grandeza à construção e à promoção das artes do povo. Tomou lugar nos principais eventos artísticos e culturais da cidade nas três últimas décadas. As obras serão lançadas no próximo dia 09 de abril, às 19:30 horas, no Teatro Rosa Moraes.


ALC

Independente de quaisquer outros resultados, a Academia de Letras de Crateús (ALC), nestes poucos meses de existência, já justificou sua criação. Uma visita ao blog http://academiadeletrasdecrateus.blogspot.com/, o chão sagrado da Academia na internet, dá uma amostra do talento de alguns dos seus integrantes. Como um templo ecumênico, nele há espaço para todos que adoram cultuar a beleza da virtude, a simplicidade da inteligência, a singeleza do verbo, o fascínio da cultura, a liberdade da palavra, a profundidade do amor. Destaque-se a fertilidade inventiva de Raimundo Cândido e Ísis Celiane.


PARA REFLETIR

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. (Einstein)



(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

O VERBO É PARTICIPAR


Adoramos verdades absolutas. Exaltamos os dogmas, as definições que nos são impostas e que nos cabe aceitar sem discussão. É como se, apegados a um dogma, estivéssemos tranqüilos, à sombra de uma árvore colossal. Uma dessas ‘verdades absolutas’ é a de que o povo tem sempre razão. Somatório das individualidades, esse coletivo às vezes também se equivoca. Olvida de por a mão na algibeira da razão, age pelo combustível do impulso ou embalado pelas notas sedutoras da emoção.

Rubem Alves lembra que

“Seria maravilhoso se o povo agisse de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade. É sobre esse pressuposto que se constrói o ideal da democracia. Mas uma das características do povo é a facilidade com que ele é enganado. O povo é movido pelo poder das imagens e não pelo poder da razão. Quem decide as eleições – e a democracia - são os produtores de imagens. Os votos, nas eleições, dizem quem é o artista que produz as imagens mais sedutoras. O povo não pensa. Somente os indivíduos pensam. Mas o povo detesta os indivíduos que se recusam a ser assimilados à coletividade. Uma coisa é o ideal democrático, que eu amo. Outra coisa são as práticas de engano pelas quais o povo é seduzido. O povo é a massa de manobra sobre a qual os espertos trabalham. Nem Freud, nem Nietzsche e nem Jesus Cristo confiavam no povo. Jesus Cristo foi crucificado pelo voto popular, que elegeu Barrabás. Durante a Revolução Cultural na China de Mao-Tse-Tung, o povo queimava violinos em nome da verdade proletária. Não sei que outras coisas o povo é capaz de queimar. O nazismo era um movimento popular. O povo alemão amava (Hitler) o Führer. O mais famoso dos automóveis foi criado pelo governo alemão para o povo: o Volkswagen. Volk, em alemão, quer dizer “povo“...” (...) De vez em quando, raramente, o povo fica bonito. Mas, para que esse acontecimento raro aconteça é preciso que um poeta entoe uma canção e o povo escute: ‘Caminhando e cantando e seguindo a canção...’ Isso é tarefa para os artistas e educadores: O povo que amo não é uma realidade. É uma esperança.”

É óbvio que, quando rompe a cercadura da manipulação, o povo tende a seguir a trilha da retidão. Nos dias atuais um fenômeno tem ajudado muito na disponibilização de dados para que a massa popular possa usar o prumo do discernimento: a internet. O acesso às informações, o avanço das redes sociais, o crescente robustecimento de sítios livres no território inesgotável da web – se constitui na mais auspiciosa oportunidade de ascensão à luz da razão e de fortalecimento à inteligência popular.

Os munícipes de Crateús, nos próximos dias, serão convidados a elaborar uma nova Carta de Princípios da Municipalidade. A Lei Fundamental do Município, a que organiza o conjunto das relações locais, a Lei Orgânica Municipal será revista, rediscutida, reformulada, atualizada. Qual a garantia que podemos ter de que essa Lei será melhor que a atual? A participação popular.
Participar é o verbo da vez. José Saramago dizia que a única alternativa a tudo aquilo que tem a ver com a vida social é a participação. E mais: ‘A sentença mortal das democracias é a renúncia dos cidadãos à participação. Os principais responsáveis somos nós mesmos, quando delegamos o poder a outra pessoa, que, a partir desse momento, passa a usá-lo e controlá-lo’.

Em dia de eleição é comum ouvirmos a seguinte expressão: - Já votei, perdi meu valor. Ainda é muito forte no nosso imaginário a idéia de que só temos valor antes de depositar o voto na urna. Ora, aí é que começamos a nossa caminhada valorativa. Porque atuamos, votamos, elegemos, exercitamos a cidadania.

Por isso, impõe-se que a sociedade, através dos seus segmentos organizados, assuma papel de protagonista nesse processo revisional da Lei Maior do Município. A inserção de normas que assegurem a democratização dos poderes municipais, tanto Legislativo quanto Executivo, é essencial para o progresso local.

Confeccionar um arcabouço normativo, desenhar normas que regulem as relações sociais, pode ser uma atividade lúdica, instante de arrebatamento coletivo, momento de revigoramento das asas dos sonhos e de fazer voar a imaginação. Imagine-se, por exemplo, que além de assegurar a manutenção da iniciativa popular de leis, o povo possa também fazer uso do poder de vetar leis e ações que julgue nocivas ao interesse coletivo? Imagine-se, também, a criação de mecanismos de censura a candidatos que, no palanque, exibem uma carta de compromissos e, no poder, fazem uso de outra?

Tudo isso pode se concretizar, se soubermos o verbo correto utilizar. O verbo é participar!


(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

segunda-feira, 28 de março de 2011

A LIBERDADE



A liberdade é o fenômeno mais divino; por isso, nunca sacrifique sua liberdade por coisa alguma, nem mesmo pelo amor, porque nada supera a liberdade.

Tudo pode ser sacrificado pela liberdade, até a vida, mas a liberdade não pode ser sacrificada por coisa alguma. Até Deus pode ser sacrificado pela liberdade, mas ela não pode ser sacrificada por Deus.

Buda não acredita em Deus, mas acredita na liberdade. Mahavira nunca acreditou em Deus, mas acreditava na liberdade. Eles podiam descartar a hipótese de Deus, mas não a hipótese da liberdade — na verdade, a liberdade é o verdadeiro Deus.

Viver em liberdade é viver a vida espiritual. Mas os supostos santos vivem em escravidão. Não são pessoas livres, são os maiores escravos da terra, escravos de velhas ideias e ideologias.

Quando sua consciência está completamente livre, ela não se deixa mais aprisionar. O esplendor até então aprisionado é liberto. Pela primeira vez você sabe quem é, conhece sua glória, sua beleza.

E essa é a experiência pela qual Jesus viveu e morreu, a experiência que Buda ensinou a vida toda, e pela qual Sócrates se sacrificou.


Osho, em "Meditações Para o Dia"

SOBRE MARIAS

Olá Júnior,

Sua postagem é mais uma prova que a mulher desde sempre vem sendo assassinada vergonhosamente.


MORTE MULHER

*

Quantas Marias se foram
Quantas Marias se vão
Levadas pela violência
Desde os tempos de então.
O crime contra mulheres
Infestam essa nação.

*

É preciso ficar atenta,
A cada situação.
Tomar com toda certeza,
A devida precaução.
Pra não acabar inerte
No fundo de um caixão.

*

Um abraço,

Dalinha