sábado, 4 de abril de 2009

AUGUSTO - SOBRE "AMORES E CLAMORES"



Júnior,

Aqui Augusto Figueiredo. Conhecemo-nos no final do ano passado, na casa do Manoel Veras, em Pacoti.

Na ocasião fui agraciado com um exemplar, autografado, de seu livro "Amores e Clamores", que terminei de ler há uns 10 dias e já repassei para minha filha Lorena, que há três ou quatro anos morou durante uns 18 meses em Crateús(Trabalhava na época no BB).

Pois bem, como não há entre nós uma relação que possa se chamar de amizade, nem de parentesco, nem de subordinação, o que vou dizer sobre seu livro vale mais, pela independência e desinteresse, do que o tenham dito seus amigos e parentes: Júnior, você é um mestre das letras. Sua prosa tem uma melodia espontânea que encanta o leitor.

Não é exagero, não há razão para eu "puxar seu saco", já mostrei isso antes, mas para mim, leitor apenas - não sou crítico literário - a graça, a suavidade, a poesia, a leveza, que há em seu texto não fica devendo nada aos renomados da prosa em nossa lingua.

Tenha certeza disso.

Meus parabéns e um grande abraço.

Augusto

RENATO TEIXEIRA EM FORTALEZA



O Projeto MPB Petrobras traz para os palcos do Nordeste o show do cantor e compositor Renato Teixeira.

Em Fortaleza os espetáculos acontecerão hoje e amanhã, 04 e 05 de abril, sábado às 21h e domingo às 20h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

Para abrir o espetáculo, a música do grupo Fulô de Araçá. Os preços são populares: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O Projeto MPB Petrobras é uma realização da Caderno 2 Produções Artísticas. Patrocínio exclusivo da Petrobras, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.

São 40 anos de estrada e canções que se consagraram na sua voz e nas vozes de importantes nomes da música popular brasileira. Representante de um estilo musical denominado folk, que se traduz em composições que contam histórias de determinados grupos, ou povo, e que mexem com os sentimentos mais profundos, Renato Teixeira lançou em 2007, pela Som Livre, CD e DVD onde faz uma retrospectiva da sua carreira, exercitando a sua vocação para contar histórias. No DVD, que conta com as participações especiais de Pena Branca, Joana, Chitãozinho e Xororó e Leon Gieco, o público confere os sucessos “Um Violeiro Toca” e “Tocando em Frente”, duas canções compostas em parceria com Almir Sater, além de “Amanheceu, Peguei a Viola” e “Recado”, dentre outros. A canção “Romaria”, eternizada na voz de Elis Regina, que a gravou na década de 70, também faz parte do repertório, e no registro em DVD conta com a participação de Chitãozinho e Xororó.

Para esta apresentação dentro da programação do Projeto MPB Petrobras, o músico relembra antigos sucessos, evocando lembranças da infância e da juventude, e trazendo à tona um pouco da história da música brasileira. No palco, Renato Teixeira tem a companhia dos seus filhos e músicos Chico Teixeira (violão de 12 cordas e voz) e João Lavraz (baixo e voz).

Renato Teixeira começou a compor ainda na adolescência, época em que morava no interior do estado de São Paulo. Mudou-se para a capital no final dos anos 60 e logo conseguiu estar no Festival de Música da Record, com uma canção que foi defendida pela cantora iniciante Gal Costa, e por Silvio César. No disco do festival onde a música foi registrada, é Teixeira quem canta com Gal, sendo esta a sua primeira gravação.


Na sua trajetória, o artista compôs jingles publicitários e alguns estão até hoje na memória do público, como o jingle dos calçados Ortopé e do Drops Kids Hortelã. Criou, em parceria com Sérgio Mineiro, o Grupo Água, onde conseguiu assimilar o espírito da música caipira, e apresentá-la revestida de contemporaneidade para todo o país. A convite de Elis Regina, Teixeira participou da gravação de “Romaria”, o que significou a conquista de um espaço no mercado para mostrar a sua música. Neste percurso, importantes parceiros marcaram a sua trajetória, como Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho. Com estes últimos, gravou o álbum “Ao Vivo em Tatuí”. Participou, ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Geraldo Azevedo, Sivuca e outros, do disco “Cantorias e Cantadores”, lançado em 1997. Renato Teixeira no MPB Petrobras: música de qualidade e preços populares. Imperdível!

(Fonte: SECULT)

O QUE COLOCAR NO TÚMULO... SUGESTÕES!



ESPÍRITA - Volto já.

INTERNAUTA - www.aquijaz.com.br

AGRÔNOMO - Favor regar o solo com Neguvon. Evita Vermes.

ALCOÓLATRA - Enfim, sóbrio.

ARQUEÓLOGO - Enfim, fóssil.

ASSISTENTE SOCIAL - Alguém aí, me ajude!

BROTHER - Fui.

CARTUNISTA - Partiu sem deixar traços.

DELEGADO - Tá olhando o quê? Circulando, circulando...

ECOLOGISTA - Entrei em extinção.

ENÓLOGO - Cadáver envelhecido em caixão de carvalho, aroma Formol e after tasting que denota presença de Microorganismos diversos.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO - É no túmulo ao lado.

GARANHÃO - Rígido, como sempre.

GAY - Virei purpurina.

HERÓI - Corri para o lado errado.

HIPOCONDRÍACO - Eu não disse que estava doente?!?!

HUMORISTA - Isto não tem a menor graça.

JANGADEIRO DIABÉTICO - Foi doce morrer no mar.

JUDEU - O que vocês estão fazendo aqui? Quem está tomando Conta da lojinha?

PESSIMISTA - Aposto que está fazendo o maior frio no inferno.

PSICANALISTA - A eternidade não passa de um complexo de superioridade mal resolvido.

SANITARISTA - Sujou!!!

SEX SYMBOL - Agora, só a terra vai comer.

VICIADO - Enfim, pó!

(Enviado por Gabriel Vale)

O BRASIL DE LULA SAI BEM NA FOTO



Do blog de Ricardo Kotscho:

Na foto dos 31 líderes mundiais reunidos quarta-feira no encontro ampliado do G20 em Londres para decidir os novos rumos do planeta diante da crise, o presidente Lula aparece sentado, sorridente ao lado da rainha Elizabeth 2ª e do anfitrião, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

Atrás dele, em pé, com o mesmo sorriso franco, está o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, que deixou o Clóvis Rossi tão encantado durante uma entrevista que nem falou da foto em sua coluna.

Pode parecer um detalhe banal, tanto que a foto não está nem na primeira página da Folha, o jornal que assino e leio no café da manhã. Também não se faz, nos caudalosos textos das páginas internas, qualquer referência à posição privilegiada do nosso presidente na foto oficial.

Quais foram os critérios? Quem determinou onde ficaria cada um dos líderes? Gostaria de saber. Será que não havia nenhum repórter lá quando este time dos donos do poder mundial se ajeitou e posou para a fotografia?

Trata-se de uma imagem emblemática sobre a nova posição que o Brasil ocupa no mundo, pois até pouco tempo atrás não era tão comum o nosso país participar de reuniões deste porte, muito menos o presidente brasileiro sair tão bem na foto, cheio de graça e moral.

“Para um torneiro-mecânico até que está bom demais…”, eu costumava brincar com ele quando o acompanhava a estas reuniões nos dois primeiros anos de governo. Até para o próprio Lula, acho que tudo isso já virou rotina e nem lhe chama mais a atenção.

Mais importante do que a imagem, porém, é a nova atitude da delegação brasileira nestes encontros. Ao invés de ir lá mendigar ajuda ao FMI para não quebrar, agora o Brasil toma a iniciativa de propor uma reforma deste organismo multilateral _ e se propõe a ajudar os países mais pobres.

“Vamos falar de igual para igual. Se for necessário colocar dinheiro como empréstimo, desde que não diminua nossas reservas, não tem problema. O Brasil não vai agir como se fosse um paisinho pequeno sem importância”, avisou Lula na entrevista que concedeu na viagem de trem até Londres, depois de almoçar com o presidente francês Nicolas Sarkosy, em Paris.

Ele agora pode falar isso porque o Brasil durante seu governo não só zerou a famigerada dívida externa como tem hoje mais de 200 bilhões de dólares em reservas internacionais.

Em seis anos e três meses de governo, o antigo líder sindical mudou a cara do Brasil lá fora e é recebido e respeitado pelos principais líderes mundiais como um igual. Hoje à tarde, por exemplo, terá um encontro bilateral solicitado pelo presidente da China, Hu Jintao.

Lula, de fato, não precisa ler os jornais brasileiros para saber o que pensam os homens que decidem os destinos da economia mundial. Fala diretamente com eles e por eles é ouvido como jamais aconteceu antes com qualquer outro presidente brasileiro.

Sei que alguns leitores vão se sentir injuriados e pessoalmente ofendidos com o texto acima. Mas estes são os fatos, meus caros amigos, não há mais como negar. E me sinto muito feliz por poder relatá-los a vocês, ao contrário de alguns colegas que insistem em esconder a realidade.

(Enviado por Lauro Bonfim)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

OBAMA DOMESTICA LULA! OU O POODLE DO OBAMA!



Muita gente vibrou com a declaração de Obama creditando a Lula a maior popularidade planetária. Em verdade, esse confete tinha um objetivo implícito: fazer do Presidente Brasileiro o porta-voz dos interesses das nações mais poderosas do mundo. E ele, consciente ou inconscientemente, se rendeu à estratégia. É isso o que mostra César Maia em sua página:

-------------------------------------------------------------------------------------

1. A preocupação do G-8, na reunião do G-20 de ontem, era como se comportaria Lula depois das declarações que fez nos EUA, no encontro com Obama, e com Gordon Brown, no Brasil. Terminar a reunião com Lula fazendo um discurso terceiro-mundista e emplacando nos países desenvolvidos a marca da crise, produziria manchetes e nublaria o resultado da reunião, cujo objetivo principal era reverter expectativas.

2. Obama se encarregou da tarefa. Junto a outros chefes de governo apontou para Lula, olhou para os repórteres e disse: “Esse é o cara”! Em seguida arrematou: “Lula é o político mais popular do mundo”. Lula engoliu a corda, como dizem os mineiros, e entrou na reunião exultante com os elogios.

3. Seu comportamento foi o esperado: completamente domesticado pela vaidade. No final, Lula deu uma coletiva à imprensa e disse: “Serei o primeiro presidente do Brasil a emprestar para o FMI. Não é chique emprestar ao FMI”? Estava completamente domesticado. Do ponto de vista econômico, muito mais grave que dever ao FMI é dar dinheiro ao FMI. Um repórter comentou em voz baixa a outro: “É o poodle do Obama”.

COMO SE REERGUER!

Vez por outra, quando as intempéries da vida caem sobre nós, somos tentados a nos entregar, julgando intransponíveis obstáculos que geralmente não o são.

O filme abaixo é um desses magníficos exemplos de enfrentamento das adversidades, de verdadeira superação.

Assista-o e deixe a mensagem nele contida tomar conta de você!

Afinal, "a palavra convence; o exemplo, arrasta"!

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

quinta-feira, 2 de abril de 2009

LULA JÁ PROMETEU (E NÃO FEZ) 600 MIL CASAS




Se o programa de 1 milhão de casas der certo, será uma surpresa.

Mídia e políticos têm memória curta, mas em 7 de fevereiro de 2006 o presidente Lula anunciou um programa habitacional para beneficiar 600 mil famílias.

Anunciou até a liberação recorde de recursos (R$ 18,7 bilhões).

Três anos depois e nenhuma casa entregue, Lula anunciou há dias o novo “Minha Casa, Minha vida”, prometendo 1 milhão de casas.

(Claudio Humberto)

TASSO PAGA AVIÃO FRETADO COM DINHEIRO DO SENADO


O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem o hábito de usar parte de sua verba oficial de passagens aéreas para fretar jatinhos que são pagos com recursos do Senado. O ato da direção da Casa que regula o benefício não permite esse tipo de procedimento, mas o tucano diz ter obtido autorização especial para fazer as suas viagens.

Entre 2005 e 2007, Tasso gastou R$ 335 mil. Depois, as despesas foram publicadas sem registro de seu nome. De lá para cá, foram mais R$ 134 mil, totalizando R$ 469 mil, segundo o Siafi (sistema de acompanhamento do Orçamento).

O senador confirmou à Folha que foi usuário de jatinhos fretados e bancados com o dinheiro do Senado nos últimos quatro anos, mas enviou documentos em que assume gastos menores: R$ 358 mil. Tasso tem o seu próprio avião, um jato Citation. Ele afirma que recorre a fretamentos quando o seu está indisponível.

Ele diz que a autorização foi obtida após o envio de ofícios para o então diretor-geral da Casa, Agaciel Maia. As brechas foram autorizadas pessoalmente pelo primeiro-secretário da Casa entre 2005 e 2008, Efraim Morais (DEM-PB), sem consulta à Mesa Diretora.

Há dois meses, o Senado enfrenta acusações em série contra congressistas e diretores. Agaciel foi o primeiro a cair, após a Folha revelar que ele mora numa casa de alto valor não declarada em Brasília. O jornal também mostrou que servidores receberam hora extra em janeiro, quando a Casa estava em recesso.

Tasso diz que aproveita o saldo de passagens não usadas para fretar jatos. Por mês, ele tem direito a R$ 21.230, o que daria para voar nove vezes entre Brasília e Fortaleza, pela tarifa mais cara da TAM (R$ 2.379).

O senador afirma que em 2005 e 2006 o uso de jatos fretados foi alto (há nove registros de pagamento) em parte porque na época ele presidia o PSDB. Admite, assim, ter usado a verba de passagens do Senado para viagens partidárias.

Foram pelo menos 16 pagamentos feitos pelo Senado desde 2005. A ONG Contas Abertas, especialista em analisar o Orçamento, fez pesquisa em todas essas despesas. Tasso só aluga jatinhos da empresa TAM. Nem sempre há a identificação dos trechos voados nem se os valores pagos se referem a uma ou a mais viagens.

Apesar de ele ser do Ceará, em três oportunidades os pagamentos do Senado foram para que o tucano viajasse no trecho "São Paulo-Rio-São Paulo".

Não há uma tabela de preços para os chamados voos executivos no mercado. As empresas costumam fazer preços especiais para viajantes frequentes. Também depende do número de assentos do aparelho escolhido. Em geral, um voo de ida e volta de São Paulo ao Rio varia de R$ 15 mil a R$ 25 mil.

Não é conhecido o uso que todos os 81 senadores fazem de suas cotas de passagens aéreas -cinco por mês. É expressamente proibido dar dinheiro para os senadores viajarem aos seus Estados. O ato que normatizou as passagens, de 1988, determina que fica "extinta a ajuda de custo paga aos senadores para transporte aéreo".

Há uma coincidência no caso de Tasso usar jatinhos pagos pelo Senado a partir de 2005. Foi nesse ano que o senador comprou seu jato, cuja cotação à época era de US$ 3 milhões.

Segundo Tasso, o aluguel de jatinhos fretados ocorre porque, às vezes, o seu está em revisão. O tucano nega que possa ter usado o dinheiro de sua verba de passagens para comprar combustível para seu avião. As notas fiscais que apresenta são sempre de fretamento de aeronaves da empresa TAM.

Outra coincidência é o fato de o nome de Tasso ter sumido dos controles do Siafi nas ordens de pagamento de jatinhos fretados no período em que começaram a surgir rumores de que ele comprava combustível de avião com as verbas de bilhetes aéreos do Senado. O tucano nega ter pedido que seu nome não aparecesse.

Em 2005, 2006 e em parte de 2007, o sistema orçamentário sempre menciona da seguinte forma os desembolsos a favor da TAM: "Pagamento da NF [nota fiscal] ref. ao fretamento de uma aeronave pelo senador Tasso Jereissati".

A partir de julho de 2007, a descrição muda: "Pagamento da NF ref. ao fretamento de aeronave pelo senador". Não aparece mais o nome do congressista -mas trata-se de Tasso, como o próprio tucano reconheceu ontem à Folha.

(Fonte: Folha de São Paulo)

A VERSÃO DO SENADOR

O senador Tasso Jereissati justificou o uso de parte de sua verba de passagens em 2005 e 2006 dizendo que fretou jatos para compromissos como presidente do PSDB, cargo que ocupava à época.

"Às vezes é difícil separar a agenda de compromissos partidários dos compromissos de senador. Ocorria de eu sair de Brasília, passar em São Paulo para um evento partidário e seguir depois para Fortaleza", afirma ele.
Tasso diz que sempre teve autorização da Casa para aproveitar o saldo das passagens não utilizadas. "Eu só sabia que era legal. Sabia que tinha um saldo e pedia o fretamento."

O tucano diz que raramente utiliza todo o crédito para passagens do Senado a que tem direito mensalmente (R$ 21.230). "Às vezes tenho uma emergência e meu avião, por algum motivo, está indisponível. Eu recorro a um fretamento", disse. "Moro longe, num Estado de fora do eixo Rio-São Paulo, com uma frequencia menor de vôos comerciais."

Tasso disse que mesmo assim usa eventualmente vôos de carreira. "Na semana passada usei um."

Segundo o diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, o ato da Mesa Diretora de 1988 que estabelece as cotas de passagens aéreas é "omisso" quanto à possibilidade de fretamento. Assim, poderia haver autorização ou não.

Segundo ele, a decisão de autorizar a conversão das passagens em crédito para fretamento é do primeiro-secretário da Mesa Diretora -Efraim Morais (DEM-PB), no período em que Tasso fez uso desse expediente. A cada pedido abre-se um processo, de acordo com ele.

Morais confirmou à Folha que deu as autorizações. "É um procedimento legal. Se for para uso pessoal do senador, não vejo problema", afirma.

EU QUERO A MINHA DIRETORIA!



> I
> > Senadores da República,
> > Venho relatar meu tormento:
> > Trabalhei a vida inteira,
> > Tive um fusca e um jumento,
> > Mas não consigo juntar
> > Dinheiro para comprar
> > Uma casa ou apartamento.
>
> II
> > Depois de muito lutar,
> > Vim parar na capital,
> > Onde tudo é muito caro
> > Na especulação fatal.
> > Por mais que tenha apelado,
> > Difícil é ser contemplado
> > Com imóvel funcional.
>
> III
> > Trabalho até altas horas
> > Da vista se irritar,
> > Da perna ficar dormente,
> > Do cabelo arrepiar,
> > Da coisa mudar de tom,
> > Mas hora-extra que é bom
> > Ninguém vem pra me pagar.
>
> IV
> > Quando vou à Paraíba
> > Num baú a chacoalhar,
> > Não aparece um cristão
> > Disposto a me ajudar
> > Com uma passagem de avião
> > Pra melhorar meu padrão
> > E o cansaço aliviar.
>
> V
> > Princesa é como no México:
> > Esse celular normal,
> > Que a gente compra nas lojas,
> > Quando pega, pega mal.
> > Assim quando lá eu for,
> > Vou pedir ao senador
> > Um celular funcional.
>
> VI
> > Quero ingressar no Senado,
> > Ser funcionário exemplar,
> > Tomar conta de garagem,
> > Limpar o chão, capinar,
> > Dirigir escadaria,
> > Mas depois, no fim do dia,
> > Degustar um caviar.
>
> VII
> > Eu quero ser diretor
> > Para dar nó de gravata,
> > Ficar enrolando bufa
> > Ou filmando passeata,
> > Ganhar mais que senador,
> > Passear no corredor
> > Só espalhando bravata.
>
> VIII
> > Eu quero ser diretor
> > Montado na brilhantina,
> > Cheio de ajuda de custo
> > Para botar gasolina
> > No posto do meu irmão
> > Que fica na contramão
> > Da ética que me arruína.
>
> IX
> > Diretor eu quero ser
> > Para um assunto retado:
> > Passar o dia flanando
> > Atrás de rabo assanhado
> > De piriguetes sabidas
> > Que se fingem de perdidas
> > No corredor do Senado.
>
> X
> > Eu quero ser diretor,
> > Bem nos conformes da lei.
> > Só que existe um problema:
> > A lotação eu não sei.
> > Eu topo qualquer lugar,
> > Até mesmo pra escovar
> > O bigode do Sarney.

Miguezim de Princesa

CONJUNTURA NACIONAL



CORONELISMO

O coronel Lucas Pinto, que comandava a UDN no Vale do Apodi (RN), não dormia em serviço. Quando o Tribunal Eleitoral exigiu que os títulos eleitorais fossem documentados com a foto do eleitor, mandou um fotógrafo "tirar a chapa" do seu rebanho, aliás, do seu eleitorado. Numa fazenda, um eleitor tirava o leite da vaca quando foi orientado a posar para a foto. Não teve dúvida: escolheu a vaca como companheira do flagrante. Mas o fotógrafo, por descuido, deixou-o fora. O coronel Lucas Pinto não teve dúvida. Ao entregar as fotos aos eleitores, deparando-se com a vaca, não perdeu tempo e ordenou ao eleitor: "prega a foto aí, vote assim mesmo, na próxima eleição, nós arrumamos a situação".

...Noutra feita, o coronel levou as urnas de Apodi para o Juiz, em Mossoró, quase 15 dias após as eleições. Tomou uma bronca.

- Coronel, isso não se faz. As eleições ocorreram há 15 dias.

- Pode deixar, "seu" Juiz. Na próxima, vou trazer bem cedo.

Não deu outra. Na eleição seguinte, três dias antes do pleito, o velho Lucas Pinto chegava com um comboio de burros carregando as urnas. Chegando ao cartório, surpreendeu o juiz:

- Taqui, seu juiz, as urnas de Apodi.

- Mas coronel, as eleições serão daqui a três dias.

- Ah, seu juiz, não quero levar mais bronca. Tá tudo direitinho. Todos os eleitores votaram. Trouxe antes para não ter problema.

Idos das décadas de 50/60. Não havia grandes empreiteiras financiando campanhas. A empreitada ficava mesmo a cargo dos coronéis.

DESCONFIANÇA PERSISTE

As últimas operações da PF, envolvendo a Camargo Corrêa, foram menos espetacularizadas que as anteriores. Mesmo assim, a impressão que se tem é a de que alguma coisa continua fora dos eixos. Apesar da ênfase dada pelo juiz De Sanctis e pela própria PF de que esta última ação – Castelo de Areia – não se revestia de caráter político, o tom denunciatório que embalou partidos e parlamentares que receberam doações revela o interesse em corroer as oposições, principalmente PSDB e DEM. A informação de que o PT, o PTB e o PV também foram aquinhoados com recursos só apareceu, agora, dias após as revelações.

"Recolhi, no caminho, a palavra ‘super-homem’ e a convicção de que o homem é algo que deve ser superado. E que o homem é uma ponte e não um ponto de chegada e que lhe cabe dizer-se feliz do seu meio-dia e crepúsculo como caminho para novas auroras." (Assim falou Zaratustra – Friedrich W. Nietzsche)

ARROMBANDO ESCRITÓRIOS

O Juiz Fausto De Sanctis parece mesmo impregnado de uma ira sagrada. Simplesmente jogou na cesta do lixo o projeto do deputado Michel Temer, já aprovado e em vigor, que impede a invasão de escritórios de advocacia. A exceção ocorre quando o advogado também faz parte do processo acusatório. Não foi o caso da Camargo Corrêa. Policiais federais teriam sido advertidos sobre a proibição de invadir a área jurídica e solicitado ao juiz De Sanctis o modus operandi. A autoridade judicial, pelo que se sabe, passou por cima da lei.

E AGORA?

A OAB/SP entrou com recurso para barrar as investigações na esfera dos documentos do departamento jurídico. Recorre contra a decisão do juiz. Vamos acompanhar o processo.

"Aqueles que amam ser temidos temem ser amados, e eles próprios são mais medrosos de que todos, porque enquanto os outros homens temem apenas a eles, eles temem a tudo." (São Francisco de Assis)

ENQUADRADA

A desembargadora Cecília Mello, do TRF da 3ª Região, enquadrou o juiz De Sanctis, que, segundo ela, agiu com base em "meras conjecturas" para mandar prender diretores e funcionários da Camargo Corrêa. E aponta os termos usados pelo juiz : "teriam sido, supostas, poderia estar havendo, revelaria em tese, eventual". Trata-se de uma enquadrada e tanto.

O CRACÃO LULA

Um milhão de casas populares. É a promessa de Lula-Rousseff. Mas ninguém está autorizado a cobrar do governo prazo para a entrega das obras. O próprio presidente avisou de pronto. Com esse golpe psíquico, Lula segura as margens sociais, evitando seu deslocamento para outros espaços. A seguir, prorroga o IPI de caminhões e carros, reduz COFINS dos fabricantes de motocicletas, reduz o IPI de 30 itens de material de construção e aumenta PIS, COFINS e IPI dos cigarros. A tinta da caneta lulista conseguirá sustar a queda de imagem no meio da crise ?

"O que existe de mais graça
Nesta caçada do amor
É que, não raro, anda a caça
Perseguindo o caçador" (Cancioneiro nordestino)

INÍCIO OU MEIO?

Afinal de contas, estamos no meio da crise ou ainda no início? Alguns acham que o peso da crise sobre a vida real ainda não bateu com força. A conferir.

INVERSÃO DAS COISAS

O direito de espernear faz parte da dança democrática. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, faz alertas sobre a ilegalidade das invasões do MST, movimento que recebe verbas de outras entidades, por não possuir CNPJ. Ou seja, esse Movimento é ilegal. O que não lhe impede de fazer manifestação nas portas do Supremo sob o alarido: "fora, Gilmar". Insanidade? Não. É o Brasil. A maior autoridade do Judiciário brasileiro ganha apupos e vaias de uma entidade ilegal, que pede sua saída da Corte.

"O ciúme com a pimenta
Pode bem se comparar:
Pouquinho, o sabor aumenta;
Muito, queima e faz chorar" (Cancioneiro nordestino)

CARVALHO NO PT

Gilberto Carvalho, secretário particular de Lula, pode vir a ser o novo presidente do PT. Tem apoios gerais. Precisa, apenas, que o chefe o libere. Lula acha que Gilbertinho, como é chamado, precisa ter mais visibilidade pública para fazer articulações em torno da candidata Dilma Rousseff. Ora, visibilidade ele conseguirá. Terá a vantagem de calibrar a caminhada do PT com os passos de Lula.

"És tão linda e feiticeira
Que sendo o céu teu lugar
Deus talvez lá não te queira
Para lá não se pecar" (Cancioneiro nordestino)

A FORTALEZA DIRCEU

José Dirceu continua todo poderoso. Dizem que Lula lhe pediu para costurar e consolidar apoios no entorno da hoje pré-candidata Dilma. Dirceu conhece o caminho das pedrinhas. Sabe onde e como chegar. Seu maior desafio será o de desobstruir as vias do PMDB. Mas qualquer acerto de hoje poderá ser desfeito amanhã. Costura em tecido político-eleitoral só funciona com a agulha mais próxima das eleições.

"Se emiti, durante os 15 anos do meu Governo, cerca de 14 bilhões de cruzeiros, a administração atual, apregoando oficial e oficiosamente a deflação, em apenas 4 anos é responsável por emissões superiores a 13 bilhões de cruzeiros, até dezembro de 1949. Isto quer dizer que a média das emissões feitas durante a minha gestão foi superada de 3 vezes pela atual, sem levarmos em conta as programadas e em andamento no corrente exercício." (Getulio Vargas, em crítica ao antecessor, marechal Eurico Gaspar Dutra)

LULA EM QUEDA

Avaliação do governo sofreu queda de dez pontos na pesquisa Sensus. Previsível. Mas a queda é insuficiente para abalar o edifício da imagem presidencial. Luiz Inácio sabe colocar cimento e cal nos buracos imagéticos. Só passará por sufoco se o rombo do desemprego for mais profundo.

"Maria da Soledade
Tenha juízo, me deixe!
Se aparecer novidade
Você de mim não se queixe" (Soares Bulcão)

SERRA À ESPREITA

José Serra está muito atento às pesquisas. Não fica dando pulos de alegria ao se deparar com a ótima performance nas pesquisas. Sabe que seu índice médio – 45% – de intenção de votos, em todas as pesquisas, poderá baixar nas margens eleitorais. É muito difícil, para quem está na frente, segurar altos índices. Dilma Rousseff, em alguns cenários, rompe a barreira dos 15%. Ela espera que Lula a carregue no Nordeste, onde, hoje, tem uma margem de 26,5%. Poderá alcançar, na região, uma margem superior aos 40% para compensar a vantagem de Serra no Sudeste e no Sul. Há muita água a rolar por baixo da ponte.

"Há três dias para quatro
O meu coração fechou
Quem morava dentro dele
Tirou a chave e levou" (Americano do Brasil)

E AÉCIO, HEIN?

Aécio Neves tem sido a surpresa da moldura pré-eleitoral. Patina no mesmo lugar. Minas nem anda para a frente – em direção ao Nordeste – nem corre para o Sudeste/Sul. A alavanca aeciana está emperrada. E olhem que o governador é jeitoso.

INSIGNIFICÂNCIA

Vejam a manchete de alguns jornais: "Dilma ultrapassa Aécio em pesquisa". A leitura do texto mostra : Dilma, 3,6%; Aécio, 2,9%. É o que se chama de "forçar a barra".

"Dizia a fome ao imposto:
- colega, vamos andar
Vamos ver o pobre gemer
E o rico se lastimar...
A vida está suculenta:
0 governo nos sustenta
Nós podemos passear" (Discussão nordestina entre a Fome e o Imposto)

CIRO RAIVOSO GOMES

Ciro Gomes acena com a ideia de se candidatar. Trata-se apenas de bravata. Ele quer mais espaço na condução das articulações em torno de Dilma. Sente-se alijado. Passará um mês estudando nos EUA. Para lubrificar a artilharia. Há quem defenda sua candidatura como forma de levar o pleito presidencial de 2010 para o segundo turno. Ciro conserva entre 10 a 12 pontos nas pesquisas. Atira, até, em Dilma, que, segundo ele, não tem uma proposta para o país.

"A política parece um pouco com lavar janelas. Seja qual for o seu lado, a sujeira está sempre do outro lado." (Aldo Cammarota)

A FIESP E OS PARTIDOS

Nos recentes episódios envolvendo a Camargo Corrêa, Paulo Skaf aparece como patrocinador de parlamentares e partidos. Esta Coluna, que tem feito comentários mordazes sobre uma eventual candidatura do presidente da FIESP ao governo de São Paulo, cumpre seu dever de dizer que não vê nenhum ilícito no ato de intermediação de entidades para ajudar candidatos com recursos. Na sociedade democrática, setores organizados fazem pressão para formar sua base de representação. Federações, sindicatos, associações, grupamentos de todos os tipos e portes exercem o direito de lutar para eleger seus representantes. Nesse caso, Skaf e a FIESP podem, sim, intermediar a favor de quem quer que seja. Claro, sob a régua da transparência e da doação legal de recursos.

O CALVÁRIO DOS GOVERNADORES

Alguns governadores esperam ansiosos pelo desfecho de seus casos no TSE. O próximo da lista é o governador Marcelo Déda (PT-SE). Depois, virão Luiz Henrique (PMDB-SC), Marcelo Miranda (PMDB-TO), José de Anchieta Júnior (PSDB-RR), Waldez Góes (PDT-AP) e Ivo Cassol (sem partido/RO). Serão todos julgados até o fim do ano. A não ser que pedras caiam da montanha e atrapalhem o percurso. Ou seja, a não ser que a famigerada lerdeza do Judiciário faça praça na Corte.

QUE MUNDO DOIDO...

É o diabo, o mundo endoidou ! Exclamava Maneco Faustino nas ruas de Limoeiro (Ceará). E completava :

- veja vosmicê : ta se vendo estrela a mei dia; já hai galinha com chifre; cangaceiro dá esmola pra fazer igreja; já apareceu bode que dá leite; chove no Ceará em agosto. Muié já se senta em cadeira de barbeiro.

Pedro Malagueta confirmava :

- tá mesmo, cumpade, o mundo endoidou. Tenho três filha, duas casada e uma solteira : as duas casada nunca tiveram menino; agora a solteira todos os ano me dá um neto...

VISÃO DE CELSO

Celso de Mello é um dos mais preparados ministros do STF. Seu despacho indeferindo liminar feito por líderes da oposição contra o entendimento de Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, sobre MPs, é uma aula de interpretação constitucional. Endossa a visão de Michel sobre a esfera de atuação das MPs – legislação ordinária – deixando de fora propostas de emenda à Constituição, projetos de resolução e leis complementares. E realça a função legislativa do Parlamento, torpedeada pelo Executivo. O plenário do Supremo tende a amparar a decisão de Mello.

DELÚBIO DE VOLTA

Racha no PT : um grupo quer a volta de Delúbio Soares aos quadros do PT; uma ala rejeita seu reingresso. O faro de Lula é sensível: se ele voltar, o PT dá um tiro no pé. É claro que a "onda dilubiana" poderá contribuir para o escoamento da fatia ético-moral no PT nas proximidades eleitorais de 2010.

CONSELHO AOS MINISTROS DO TSE

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado ao presidente do Senado Federal, José Sarney. Hoje, volta sua atenção aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral :

1. Após o julgamento de dois governadores, a sociedade espera que os casos envolvendo mais cinco chefes de Poder Executivo sejam logo decididos.

2. As decisões anteriores criaram a impressão de que o TSE está na vanguarda do Poder Judiciário, agindo com isenção e independência.

3. Sob essa crença, os próximos julgamentos são aguardados com bastante expectativa, devendo ser feito esforço extraordinário para evitar protelação das decisões.

____________

* Por Gaudêncio Torquato

quarta-feira, 1 de abril de 2009

MATHEUS, PRIMEIRO OS TEUS!!!


Este aí é Matheus. Estudante perspicaz, é um jovem obstinado em vencer todos os obstáculos epistemológicos que se lhe apresentam. Tem dotes de um bom ator, mas prefere incursionar pelo mundo do sucesso empresarial. É vivo, intuitivo, ativo e criativo! Galante, adora ser chamado diamante! Um dia, quem sabe!, poderemos vê-lo reluzindo em hollywood (americana) ou bolywood (indiana). Afinal, sabe o "Caminho das Índias!"

COLUNA PAINEL - DA FOLHA DE SÃO PAULO

"Quero saber quem mudou"

As escutas da Operação Castelo de Areia deixam claro que o foco inicial da PF era evasão e lavagem de dinheiro. O financiamento de políticos entrou na roda quando os grampos captaram desentendimento das cúpulas da Camargo Corrêa e da Fiesp com seus operadores em Brasília a propósito da partilha do bolo.

Discussões telefônicas mostram que os lobistas Luiz Henrique Bezerra (Fiesp) e Guilherme Cunha Costa (Camargo) repartiram as doações em desacordo com as instruções da chefia. Pressionado pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, Fernando Botelho, vice-presidente da Camargo, desabafa: "Eu dei uma orientação. Mudaram. Ligue para o Luiz Henrique e para o Guilherme. Quero saber quem mudou".
________________________________________


Gradações. O inquérito completo também revela que os aspectos políticos do caso só ganham algum destaque nos últimos relatórios da PF. Ainda assim, com tintas mais diluídas do que as usadas pelo juiz Fausto De Sanctis.

Por dentro. O senador petista Flávio Arns, que no dia do estouro da Operação Castelo de Areia participou do desagravo ao colega José Agripino, citado nos grampos, reuniu-se em 10 de junho do ano passado com Luiz Henrique Bezerra, que aparece na investigação da PF tratando de doações da Camargo Corrêa justamente ao líder do DEM.

É a CPMF. A explicação do PT para a ausência de candidatos do partido na doações negociadas por Skaf é que o presidente da Fiesp só teria se mexido para ajudar congressistas que atuaram na derrubada do imposto do cheque.

Elos 1. A finada CPI dos Correios encontrou notas frias da DNA Propaganda, de Marcos Valério, relacionadas à usina de Tucuruí, obra da Camargo Corrêa agora na mira da PF. À época, o TCU concluiu que a Eletronorte pagara R$ 144 mil à agência por serviços jamais prestados.

Elos 2. A DNA foi contratada para "realizar reuniões, audiências e encontros públicos, tendo à frente diretores e técnicos" da Eletronorte. A estatal é da cota do PMDB, que, segundo a PF, recebeu R$ 300 mil da Camargo Corrêa no Pará nas eleições de 2008.

Integral. Pesquisa na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) mostra que Elga Mara Teixeira Lopes, diretora do Senado que atuou em campanhas do clã Sarney, nunca deixou de receber vencimentos da Casa, prova de que não se licenciou do cargo.

Ascendente. O governo recebeu dados preliminares que estimam a produção recorde de 250 mil veículos em março (em fevereiro, foram 198 mil).

Hospedagem. Lula não ficará nas embaixadas em Paris e Londres. Durante a reunião do G20, seu endereço será o Dorchester, sofisticado hotel da capital inglesa. Barack Obama se hospedará na casa do embaixador dos EUA.

Made in... Depois da "Foreign Affairs" e do "Wall Street Journal", é a vez da "Foreign Policy" receber informe publicitário exaltando o Brasil. Mais especificamente, São Paulo, em 16 das 102 páginas da mais recente edição da revista. Há anúncios do Grupo Orsa, UTC Engenharia, Banco do Brasil, Unicamp, EDP Energias e Sabesp.

...SP. Com o título "Doce cheiro do sucesso", o encarte enaltece a a cidade, que "rapidamente renasce como um importante centro financeiro e de serviços", e o Estado, destacando o etanol. Nos textos são citados, além de Lula, o prefeito Gilberto Kassab, o vice-governador, Alberto Goldman, e Henrique Meirelles (BC). José Serra não aparece nem em texto nem em foto.

Polaroid. A Presidência abriu concorrência para contratar uma empresa que revele 400 fotos instantâneas de Lula com suas visitas oficiais, ao custo de R$ 14 mil/ano.

Tiroteio

"Há tempos a Polícia Federal não escolhia um nome tão bom para uma operação: o castelo de areia agora vai cair no colo do governo petista."
________________________________________
Do senador SÉRGIO GUERRA (PE), presidente do PSDB, sobre o fato de a Polícia Federal ter retirado do relatório final da operação o registro de doações da Camargo Corrêa ao PT.

Contraponto

Tietagem explícita

Em seu recém-lançado livro de memórias, o ex-ministro da Justiça José Gregori conta que participava de conferência em Londres, simultânea à visita do então presidente FHC à cidade. Durante intervalo do evento, Gregori saiu à rua e viu uma carruagem que levava Ruth Cardoso e o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth.

-Ruth, Ruth!-, gritou, recebendo de volta um aceno.

Horas mais tarde, Gregori avistou um carro aberto com FHC, Ruth e os anfitriões e repetiu a dose:

-Fernando! Ruth!

Naquela noite, em jantar com toda a comitiva brasileira, o príncipe Philip abordou Gregori com bom humor:

-O senhor está muito atarefado na conferência, não?

EM EVENTO COM DILMA, PREFEITOS PROTESTAM CONTRA QUEDA NA ARRECADAÇÃO

Convidada para abrir encontro estadual de municípios paulistas, que aconteceu ontem em Santos, no litoral de São Paulo, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) enfrentou protestos de prefeitos. O motivo foi a queda na arrecadação das prefeituras causados pelos cortes no FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Ela, que em sua chegada avisou que não estava ali para fazer campanha, viu a recepção calorosa ser logo substituída por críticas ao governo federal. "Eu não vim aqui fazer campanha, eu sou ministra da Casa Civil e vim aqui como tal", disse Dilma, que tem seu nome cotado para disputar a Presidência da República pelo PT em 2010.

O primeiro a protestar em nome dos prefeitos foi o deputado estadual Celso Giglio (PSDB-SP), ex-presidente da APM (Associação Paulista dos Municípios), para quem a "solidariedade do presidente Lula não basta" para ajudar os municípios. O tucano sugeriu que o governo use o recém-criado Fundo Soberano para amenizar o corte de repasses do FPM.

De acordo com dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis e a correção da tabela de Imposto de Renda, o governo vai deixar de arrecadar R$ 8,9 bilhões das receitas dos dois impostos que formam a base de cálculo do FPM.

Consciente

Em seu discurso, Dilma afirmou que o governo está consciente do prejuízo causado aos municípios por conta da queda nos repasses. Segundo ela, antes de viajar à Inglaterra, onde participará de reunião do G20, Lula determinou que o Ministério da Fazenda fizesse um levantamento para identificar quais municípios foram mais atingidos pelos cortes. Para isso, deve levar em conta o número de habitantes e o quanto o repasse federal representa na arrecadação do município.

"Ele [Lula] determinou, inclusive, a mim, junto do vice-presidente José Alencar, um conjunto de avaliação sobre o tema para ver o que podemos fazer", afirmou a ministra.

As promessas de Dilma não foram suficientes para acalmar os prefeitos da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), entidade que reúne 120 prefeituras do Estado. Ao final do discurso da ministra, membros da associação levantaram uma faixa em que reclamavam do comprometimento da folha de pagamento de servidores por causa da queda dos repasses federais.

"Não podemos esperar mais, tem que ser para ontem, a contribuição do FPM compromete a folha de pagamento dos servidores. Se isso não acontecer em abril nós vamos ficar comprometidos e vamos ter que fechar as portas", disse a prefeita de Guapiaçu e presidente da AMA, Maria Ivanete Hernandes Vetorasso (PSDB).

Segundo ela, a verba federal representa aproximadamente 40% da arrecadação total do seu município e sofre cortes desde fevereiro. "Em algumas cidades, o repasse foi zerado", disse a prefeita.

Ao lado de municípios de outras regiões do Estado, a entidade pretende aproveitar o encontro estadual de prefeitos --que vai até sábado (4)-- para encaminhar um manifesto contra o excesso de encargos e a queda na arrecadação do FPM ao governo federal.

(Thiago Faria - colaboração para a Folha Online)

terça-feira, 31 de março de 2009

31 DE MARÇO DE 1964 - NA VISÃO DE UM DOS SEUS ATORES



Roberto Campos, repetindo Barbara Tuchman, citou do poeta Coleridge: 'A paixão cega nossos olhos, e a luz que a experiência nos dá é a de uma lanterna na popa, que ilumina, apenas, as ondas que deixamos para trás.' Auto-indulgente (e inconvincente), lastimou 'não ter inteligência e profundidade para erguer um farol que lançasse um facho de luz para as futuras gerações'. Para os marinheiros, todavia, 'a lanterna na popa não ilumina só as águas à popa; orienta os barcos que a seguem'. Assim, considero março de 1964 um facho de luz que ilumina o passado para evitar repetir os erros cometidos. Integristas, numa visão facciosa, uns nele tudo só vêem de mau; os outros, tudo só de bom. Não terá sido revolução, para os leninistas, que apenas a admitem para 'a gloriosa Revolução de Outubro de 1917'. Também não terá sido a 'Revolução redentora' denominada por não poucos que a ela aderiram depois de 1º de abril. Foi - questões de lana-caprina à parte - um golpe de Estado que preveniu um autogolpe em marcha acelerada.

Simone de Beauvoir escreveu que a ideologia da direita é o medo - 31 de Março de 1964 também foi produto do medo. O comunismo, que expandira seus domínios da Europa Oriental à Ásia e à África e patrocinava guerrilhas na América do Sul, no auge da Guerra Fria, receou-o a Igreja. Quase, aliás, unânime, à exceção de poucos padres e raros bispos ainda não cooptados pela Teologia da Libertação. Diferentes não foram os jornais da grande imprensa nacional, exigindo a deposição de João Goulart. Decisivas foram as Forças Armadas, a hierarquia e a disciplina rompidas nos motins dos sargentos em Brasília, em setembro de 1963, e marinheiros, no Rio, em março de 1964. Ainda que um divisor da sociedade, o contragolpe é um fato histórico a ser examinado à luz do facho da história, sem o fel da paixão, meditando erros e acertos, à busca da reconciliação da sociedade, ainda em ser, passados 40 anos.

O saldo me parece indesmentivelmente favorável no que tange ao desempenho da economia no período autoritário e irrecusavelmente deficiente no alto preço das mutilações das liberdades fundamentais, um imperativo no início e, posteriormente, um estimulador da insensatez, pelo excesso do poder e pelo longo tempo consumido até a anistia. Lição da maior significação está em outra insensatez: a da luta armada da esquerda, numa correlação de forças enormemente desfavorável, da qual Prestes disse acertadamente só ter tido um efeito: o de prolongar no tempo o regime autoritário. E embora não se possa dizer que hoje temos um governo socialista, foi possível desmentir um tabu dos revolucionários leninistas: a esquerda chegou ao poder por via pacífica, com farta presença, no governo, de guerrilheiros do passado, que se espera definitivamente convertidos ao equilíbrio dos contrários, o fascinante ofício das democracias, agora que a Guerra Fria é uma triste lembrança do passado.


* Jarbas Passarinho, 83 anos, é coronel reformado do Exército e foi governador do Pará, senador por três mandatos, ministro dos governos dos presidentes Arthur da Costa e Silva (Trabalho), Emílio Médici (Educação), João Figueiredo (Previdência) e Fernando Collor de Mello (Justiça)


** Texto originalmente publicado no Jornal do Brasil em 15 de fevereiro de 2004

segunda-feira, 30 de março de 2009

CONVITE!

MUTANTES




Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!

Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles.

Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.

A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida.
A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição.

Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.

A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.

O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."

Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem

Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!

Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!

(Por DEEPAK CHOPRA)

domingo, 29 de março de 2009

PALESTRA DE BRIAN DYSON (ex-presidente da Coca-Cola Co.)



"Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar...

Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.

O trabalho é a única bola de borracha.
Se cair, bate no chão e pula para cima.
Mas as quatro outras são de vidro.
Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.
Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida".

Como?

Não diminua seu próprio valor comparando-se com outras pessoas.
Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.

Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante.
Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio.

Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração.
Apegue-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.

Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro.
Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de suas vidas.

Não desista enquanto ainda é capaz de um esforço a mais, mesmo que alguém tente te convencer que já passou da idade... não existe tempo para ser feliz... não existe tempo para criar possibilidades.... não existe tempo para sermos bons naquilo que fazemos com o coração (a verdadeira beleza está na disposição e amor que enfrentamos nossos desafios).

Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.

Não tema admitir que não é perfeito.

Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!

Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.
Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.

Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita.

A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Lembre-se: Ontem é história.

Amanhã é mistério e

HOJE é uma dádiva.

Por isso se chama "presente".