quarta-feira, 30 de abril de 2014

OBSERVATÓRIO

“Trate, pois, o príncipe de conservar o poder; os meios serão sempre julgados honrosos e louvados por todos, porque o vulgo sempre se deixa levar pela aparência e pelo resultado das coisas; e no mundo só existe o vulgo e a minoria não tem lugar quando a maioria tem onde se apoiar. Triunfai sempre, pouco importando como, e sempre terás razão”. A citação acima é da famosa obra de Nicolau Maquiavel, "O Príncipe". Esse livro levantou questões fundamentais, como a conquista do poder, a preservação do mandato e os cuidados para não perdê-lo, a obtenção de alianças, negociações e acordos políticos, relações entre Estado e povo, corrupção, nepotismo e favorecimento, bem como outros temas secundários não menos importantes. As ideias centrais de Maquiavel foram resumidas no eixo de que, para se manter no poder, "os fins justificam os meios".

A LUTA ATUAL
A humanidade – e cada um de nós em especial – se debate contra duas forças permanentemente antagônicas: o bem e o mal. Ora, se estão dentro de nós, essas forças também se manifestam em quaisquer instituições constituídas pelos coletivos humanos. Maquiavel expressou bem essa batalha no âmbito da coisa pública. No tempo atual há uma manifestação clara, um afloramento acentuado dessa contradição. A Igreja Católica, ao mesmo tempo em que enfrenta acusações de pedofilia, produz um líder da estatura moral e da força de humildade de Francisco, o atual Papa. O judiciário cearense, por exemplo, ganha as páginas da imprensa com a divulgação de esquemas de venda de liminares ao mesmo tempo em que o seu Presidente manda apurar irregularidades que envolvem advogados, membros do Ministério Público e desembargadores, que são juízes oficiantes no topo da magistratura estadual. São os sinais dos tempos. Aliás, dentre os desembargadores que lideram o movimento de higienização do Tribunal de Justiça do Ceará, há um que tem raízes em Crateús: Washington Luis Bezerra de Araújo. Embora nascido em Campo Maior, no Piauí, pertence à família Bezerra Bonfim dos Sertões de Crateús.

A LUTA ATUAL II
Na quinzena passada, uma equipe de juízes, escalada para cumprir uma meta de julgamento de ações que envolvem recursos públicos, publicou sentenças de vários processos que tramitavam em comarcas da nossa região. Alguns pares de gestores públicos sofreram condenações. Isso só reforça aquilo que já pontuamos nesta coluna: administrar a coisa pública, hoje, é um trabalho árduo. É uma missão delicada. Todo cuidado é pouco. O gestor tem que agir como se todas as suas ações estivessem sendo filmadas e transmitidas em tempo real.

ALERTA
Coisas simples, que antes passavam despercebidas, hoje podem se constituir em problema. Este Jornal, por exemplo, divulgou na edição passada a existência de um outdoor na praça da estação em que estão estampadas as fotos do ex-prefeito de Crateús e da Presidenta da República. No passado, isso era algo comum, corriqueiro até. Hoje é expressamente vedado, pois se trata de promoção pessoal de autoridade, conduta capitulada como improbidade a teor do que dispõe o artigo 37 da Constituição Federal e o artigo 11, I, da Lei n.° 8.429/92.

VALMIR CAMPELO
Valmir Campelo, um crateuense de escol, que por muitos anos brilhou no Tribunal de Contas da União – TCU – deixou a mais alta Corte de Contas do País para assumir a Vice-Presidência de Governo do Banco do Brasil. Ganha aquela Instituição Financeira um excelente quadro.

OAB
O Presidente da OAB de Crateús, doutor Ismael Pedrosa, acompanhado de um grupo de advogados e advogadas crateuenses, esteve reunido na sexta-feira passada com o Prefeito de Crateús, doutor Mauro Soares, apresentando propostas para a melhoria da prestação jurisdicional no município. Uma parceria incluindo cessão de mais servidores municipais ao Fórum, para garantir celeridade aos processos, constou da pauta.

LIVROS
Dois fatos auspiciosos deixaram o poeta Dideus Sales extremamente feliz no sábado passado. A Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – AMLEF – aprovou o seu nome como Acadêmico Correspondente. À noite, Dideus lançou em Crateús os livros “Luiz Gonzaga – muito além de um sanfoneiro” e “Poemas Telúricos”. Segundo o poeta Raimundo Cândido, Presidente da ALC, “amigos compareceram, mesmo o digníssimo São Pedro, nunca inoportuno, mandando chuvas. Então foi com poesias e água muita mesmo no coração da Academia de Letras de Crateús, um apertado coração de mãe!”

PARA REFLETIR
“Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente, com o amor”. (Marcus Tullius Cícero)

(Júnior Bonfim, na edição do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)