sábado, 31 de outubro de 2009

CASA NO CAMPO



CASA NO CAMPO

(Voz: Elis Regina)

Composição: Zé Rodrix e Tavito


Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais

Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
No meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
Meu filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
A pimenta e o sal

Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
E nada mais

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"FORÇA"

Temos que ter FORÇA:
do vento que carrega a pedra,
da água que move a terra,
da mulher que gera o filho,
do jovem que abraça os sonhos!

Temos que ter FORÇA:
da noite que segura as Estrelas,
da rosa que resiste aos espinhos,
do pão que alimenta a vida, da Fé que afasta o medo!

Temos que ter FORÇA:
do ombra que suporta a cruz,
da mão que levanta o enfermo,
do Sol que acorda o dia,
da PAZ que cala a guerra!

Temos que ter FORÇA:
do amor que une os namorados,
do sorriso que revela a alegria,
da fraternidade que iguala as pessoas,
da palavra que jorra dos lábios,
do coração que sabe amar!

Temos que ter FORÇA:
para nos tornar uma gota d'água e,
com as outras, fazer um rio,
que corra para CRISTO,
"O GRANDE MAR"!

(Aparecida Luzia Teixeira, cega, casada com um cego, mãe de três filhos, um dos quais doente mental)
=======================================================================

PARA REFLETIR

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.“ (Albert Einstein)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CONJUNTURA NACIONAL



"Seu" Lunga

A coluna de hoje está recheada com historinhas do "seu" Lunga, enviadas pelo primo Zéneumanne. Quem é a figura: foi ourives em Juazeiro do Norte, Ceará, vendedor de sucatas, pai de 13 filhos, quase analfabeto. Candidatou-se uma vez a vereador e perdeu. Ganhou fama pela língua solta e afiada. "Seu" Lunga descansava na rede. Manda o sobrinho trazer-lhe um pouco de leite. O garoto pergunta:

- No copo?

Ele responde:

- Não. Bota no chão vem empurrando com o rodo, fío de rapariga!!!

O funcionário do banco veio avisar:

- "Seu" Lunga, a promissória venceu.

- Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória.

Primeira leitura

Céu de Brigadeiro. Lula continua navegando em mares nunca d'antes navegados. Jamais um presidente, a um ano das eleições presidenciais, alcançou índices tão altos de aprovação popular. O ambiente social está calmo. O ambiente econômica respira confiança. Os níveis de otimismo dos setores produtivos voltam ao patamar de antes da crise. O situacionismo abarca largos territórios. A campanha eleitoral é antecipada com as idas e vindas de Lula e Dilma pelos espaços nacionais. As oposições se escondem. Ninguém sabe onde elas estão. Diante dessa moldura, a pergunta é: quais as chances de um lado e de outro?

Segunda leitura

Dilma Rousseff tem mais chances. Dilma Rousseff consolidando a posição de candidata do PT, com o apoio da aliança governista, ultrapassa a casa dos 20% de intenção de voto em janeiro, e se torna competitiva. Lula intensifica a peregrinação pelo país, Dilma transforma-se em candidata de Lula, é reconhecida nas ruas, ameniza o perfil, deixa a arrogância de lado e vai de encontro às massas. Atravessa, incólume, eventuais desafios e denúncias das oposições, e entra no trimestre eleitoral em franca posição de candidata competitiva. Acena com a vitória. Pano de fundo: programas do governo direcionados a todos os contingentes que povoam a pirâmide social.
__________________
"Seu Lunga", no elevador (no subsolo-garagem). Alguém pergunta:

- Sobe?

Ele:

- Não, esse elevador anda de lado.
__________________

Terceira leitura

José Serra tem mais chances. As oposições conseguem mostrar a maneira petista de governar. Inchamento do Estado. República Sindicalista. MST devastando propriedades. Desvios de dinheiro em obras públicas. O PAC é uma ficção. Corrupção generalizada. TCU descobre mais obras superfaturadas. Espraia-se, a partir do Sudeste, um sentimento de que é preciso mudar. E que o ciclo Lula se exauriu. Serra, o governador, emerge como pessoa séria, experimentada, com um perfil do ministro da Saúde que patrocinou os remédios genéricos. O clima social se esgarça. O ambiente econômico volta a enfrentar nuvens carregadas. Dilma comete gafes. Serra entra no trimestre eleitoral como franco favorito. Em condições de alçar a bandeira da vitória.

Quarta leitura

Diante do crescimento de Dilma, José Serra teme enfrentar a candidata. Pressionado pelo DEM e por parte do tucanato, Serra proclama: "desisto. Não serei candidato". E chama Aécio Neves para ocupar seu lugar. Neves topa na hora. Veste-se de candidato, monta uma turnê pelo país. Sua candidatura gera abalos no situacionismo. Ciro Gomes desiste de ser candidato pelo PSB. Parcela densa do PMDB corre na direção de Aécio. Dilma Rousseff fica em transe. Não sabe para onde ir. Lula pede : calma, gente, calma. Mas não consegue mudar o rumo do vento. Aécio é o novo. Diferente. Sorriso aberto. Franco. Aparece em espaços mineiros sob o ar matreiro do avô Tancredo e o sorriso aberto de Juscelino. Empolga o país. E ganha a campanha.

Qual é a mais adequada?

Que leitura é a mais adequada? A leitura aos coríntios? Aos hebreus? Aos crentes de Serra e descrentes de Dilma ou vice-versa? Aos crentes no todo poderoso Luiz Inácio? Que cada um escolha a resposta que mais lhe convém.

O imponderável

Aqui, do meu lado, começarei a fazer as contas e avaliar todas as alternativas. Apenas uma está fora do meu controle: o imponderável.
__________________

"Seu" Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta:

- Tá doente?

- Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério, eu tava morto?
__________________

Ciro e Marina

Como é notório, desconsiderei as possibilidades de Ciro Gomes e Marina Silva. Poderão obter grande bacia de votos, mas não suficientes para levá-los ao pódio. Terão, no entanto, se forem candidatos confirmados, um bom papel como coadjuvantes.

PMDB e PT

A aliança entre PMDB e PT será efetivada. Hoje, o compromisso está selado. Mas há uma agenda a ser cumprida. Haverá um jantar com os governadores do partido com Lula, Dilma e a cúpula do PT. A seguir, outro encontro, desta feita, reunindo as duas bancadas – deputados e senadores. Em todos os encontros, a ideia é a de sentir o pulso do partido sobre questões programáticas. Michel Temer, que comanda o processo, não quer firmar aliança apenas sobre o fio da ocupação de espaço mas sobre um amplo escopo programático.
__________________

"Seu" Lunga dava uma tremenda surra no filho e o menino gritava:

- Tá bom, pai! Tá bom, pai! Tá bom, pai!

- Tá bom? Quando tiver ruim, você me avisa, que eu paro.
__________________

PT em São Paulo

Este consultor teve demorada conversa com o prefeito Emidio de Souza, de Osasco. Emidio é um dos melhores quadros do PT e faz um governo avançado. É muito bem avaliado. A impressão dessa conversa: o prefeito terá o apoio do partido para ser o candidato ao governo de São Paulo. É o mais palatável. Não apresenta fissuras na imagem. Não é polêmico como outros perfis do PT. Não é cercado por escândalos. Tem o apoio dos prefeitos. Só não será candidato se Ciro Gomes, instado por Lula, assumir a candidatura ao governo paulista. Nesse caso, o PT fecharia posição com Ciro. Sob as ordens de Lula.
__________________

O amigo de "seu" Lunga o cumprimenta:

- Olá, tá sumido ! Por onde tem andado?

- Pelo chão, não aprendi a voar ainda...
__________________

Efeitos deletérios

Este consultor acredita que a candidatura Ciro Gomes, em São Paulo, só seria bom negócio para o PSB. Que faria uma razoável bancada de deputados federais e estaduais. Mas não seria interessante para o PT, mesmo com a coligação. O candidato majoritário tende a puxar mais votos para a legenda que pertence. Ademais, deixar de ter um candidato próprio ao governo em seu Estado berço seria muito ruim para o PT.
A conferir.

Senadores paulistas

Briga boa ocorrerá na área das candidaturas ao Senado. Em São Paulo, Marta Suplicy até que deseja ser candidata ao Senado. Teria chances. Ocorre que Aloizio Mercadante é o candidato natural – seu mandato se encerra e ele teria o direito de reivindicar a volta ao posto – e queima qualquer outro nome do PT com alguma chance. Do outro lado, o candidato mais visível é Orestes Quércia. Que, da mesma forma, queima a possibilidade de Guilherme Afif ser o outro nome da chapa governista. Afif teria melhores condições do que ele, haja vista o último pleito, quando quase ganhou de Eduardo Suplicy.
__________________

Na década de 70, "seu" Lunga chega num bar e fala pro atendente:

- Traz uma cerveja e bota o disco de Luiz Gonzaga pra eu ouvir!

- Desculpe, "seu" Lunga, não posso botar música hoje...

- Mas por que?

- Meu avô morreu!

- E ele levou os discos, foi?
__________________

Imbróglio

O quadro está ainda muito nebuloso. Geraldo Alckmin, apesar do alto índice que mantém nas pesquisas de intenção de voto para o governo, encontrará muitas resistências para ser o candidato. Não conta com a simpatia de José Serra e do prefeito Kassab. Que ainda pensam em pinçar o nome de Aloysio Nunes Ferreira, que chefia a Casa Civil do Governo do Estado. Aloysio exibe modestos 4% de intenção de voto. E os aloyisistas argumentam: Alckmin tem recall. Esse índice que ele hoje alcança não se sustenta numa campanha acirrada. Além disso, ele não é de briga. Vai ser torpedeado. E se ele foi indicado para a chapa do Senado? Neste caso, é o Quércia que rejeita. Com medo de Geraldo tomar o lugar dele.

Luiz Inácio a favor de Luiz Inácio

Pois é, o novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, diz que seu xará Luiz Inácio (o Lula da Silva), não faz campanha eleitoral quando viaja pelo país fiscalizando obras do PAC. Se o novo advogado-geral da União não vê conteúdo eleitoral nas viagens, precisa abrir os olhos. Vamos ao ponto: percorrer o país, senhor Adams, para verificar o andamento das obras, é dever do governante. Mas subir em palanque para fustigar as massas, isso é comício, sim. Portanto, uma coisa é ver obra, outra coisa é fazer da obra instrumento eleitoreiro. Para que palanque? Para que a discurseira? Por que não fazer uma visita técnica?
__________________

Durante a madrugada, a mulher do "seu" Lunga passa mal:

- Lunga! Ta me dando uma coisa...

- Receba!

- Mas é uma coisa ruim!

- Então devolva!
__________________

O S de Skaf

Paulo Skaf, presidente da FIESP, cometeu a maior deselegância dos últimos tempos para com pares políticos. Disse, com todas as letras, em entrevista a O Globo, de domingo último, que o S do PSB, é apenas uma letrinha. Não tem nada com socialismo. O Partido Socialista Brasileiro ficou com a brocha na mão. O que diz minha amiga Luiza Erundina (PSB/SP) sobre o fato? Vou procurar saber.

Prefeito é um crack

Que coisa mais esquisita, hein? O prefeito de Raposos/MG, João Carlos da Aparecida (PT), foi flagrado duas vezes em boca de fumo. O cara aprecia o crack. Tirou licença da Prefeitura. Basta? Que exemplo de civismo esse crack dá aos seus munícipes, hein? Vaias para ele.

Fundação afundada

A Fundação José Sarney foi fechada por ordem de seu patrocinador, ele mesmo, o senador José Sarney. Deve ter sido um golpe e tanto no coração do ex-presidente da República. Sarney, como se sabe, preza a liturgia do poder. Preza a história da política. E, claro, preza a própria história. O fechamento da Fundação nos leva a aduzir que os mais sagrados patrimônios pessoais não estão isentos dos ventos contrários e soprados pela opinião pública.
__________________

"Seu" Lunga entrando em uma agropecuária.

-Tem veneno pra rato?

-Tem! Vai levar? - pergunta o balconista.

-Não, vou trazer os ratos pra comer aqui! - responde seu Lunga.
__________________

Quanto mais se tira, maior fica

O ministro do Assistencialismo, aliás do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, diz que desde a criação do Bolsa Família, cerca de 3,5 milhões de pessoas dele já saíram. A conta até pode ser correta. Mas os dados mostram que o programa das Bolsas vem esticando de ano para ano. Deve, hoje, beirar os quase 13 milhões de assistidos. Começou com 8 milhões. É como buraco: quanto mais se tira, maior fica.
__________________

O telefone toca. "Seu" Lunga:

- Alô!

- Bom dia! Mas quem está falando?

- Você!
__________________

IPI esticado

Lulinha Paz e Amor sabe das coisas. O desconto do IPI atinge direto o bolso do consumidor. É isso. A política, para ser bem sucedida, tem de marcar presença na praça da economia. Milhões de brasileiros querem geladeiras, fogões e máquinas de lavar mais baratas. Por isso, é mais do que provável a prorrogação da redução do IPI para a linha branca. Até porque o ano eleitoral se aproxima.

Maluf declina

Paulo Maluf declina da candidatura ao governo de SP. E indica, com o apoio de todo o PP paulista, o nome de Celso Russomano, deputado federal. Maluf quer continuar como deputado. Russomano quer deixar de ser deputado. Sei não. Este consultor não entendeu a jogada por inteiro. Trocar o certo pelo duvidoso? A não ser que o Russomano não queira mais apostar em suas chances na campanha proporcional.

Vereadores paulistanos

Uma batelada de vereadores da capital paulista não passou no vestibular do MP. Recebeu cartão vermelho. E um juiz quis tirá-los de campo, aliás, do plenário. Os vereadores recorreram. Continuam exercendo suas funções. Mas por que apenas os vereadores foram punidos se outros políticos – deputados, por exemplo – receberam doações da mesma entidade que patrocinou os representantes na Câmara Municipal? O MP deveria se pronunciar a respeito.

Conselho aos ministros do TSE

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado ao Senador Eduardo Suplicy. Hoje, volta sua atenção aos senhores ministros do TSE:

1. Há casos de alguns governadores, cujos mandatos aguardam decisão da Corte ainda por conta de denúncias envolvendo abuso do poder econômico e outros ilícitos na campanha de 2006. Por que não apressar sua votação, antes de entrarmos no ano eleitoral de 2010?

2. O TSE, sob o competente comando do ministro Carlos Ayres Britto, precisa continuar a mostrar disposição de limpar a pauta contenciosa com que se defronta.

3. Por que os processos demoram tanto para ser julgados? Não correremos o risco de ver governadores sendo julgados após o término do mandato?
____________

(Por Gaudêncio Torquato)

SUGESTÃO

Ontem à noite, a convite do senhor Iran Parente, empresário que por muitos anos comandou a Crateús Algodoeira S/A, participei de uma solenidade do Lions Jangada Fortaleza, onde foram prestadas homenagens aos ex-integrantes daquele clube Arimateia Santos e Claudino Sales (este último, relembrado por uma crônica de nossa autoria).

Na ocasião, além de reencontrar vários crateuenses, tive a oportunidade de conversar longamente sobre Crateús com o doutor Iran Parente.

Como é de sabença pública, Iran Parente vendeu o complexo industrial da Crateús Algodoeira para a Brasil Ecodiesel, que anunciou o fechamento de suas operações à beira do Poty.

Discorrendo sobre sua ligação afetiva com a terra do Senhor do Bonfim, concluiu com uma sugestão: as autoridades municipais deveriam fazer gestões para a Petrobrás assumir aquela usina.

Fica a sugestão!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O HOMEM E A MULHER



"O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono;
Para a mulher um altar.

O trono exalta; o altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher o coração, o amor.
A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é o gênio; a mulher o anjo.

O gênio é imensurável; o anjo indefinível.
A aspiração do homem é a suprema glória;
A aspiração da mulher, a virtude extrema.
A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.

O homem tem a supremacia; a mulher a preferência.
A supremacia representa força.
A preferência representa o direito.
O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lágrimas.

A razão convence; a lágrima comove.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher de todos os martírios.
O heroísmo enobrece; os martírios sublima.

O homem é o código; a mulher o evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é o templo; a mulher, um sacrário.
Ante o templo, nos descobrimos;

Ante o sacrário ajoelhamo-nos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter cérebro;
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano; a mulher um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza;
O lago tem a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa; a mulher o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.
O homem tem um fanal; a consciência;
A mulher tem uma estrela: a esperança.
O fanal guia, a esperança salva.

Enfim...
O homem está colocado onde termina a terra;
A mulher onde começa o céu...



Vitor Hugo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VERA "CIRCULANDO LIVROS"

Saúdo a todos vocês que hoje fazem desta praça um celeiro de cultura.

É difícil alguém não se sentir feliz com um evento deste porte. E parabenizo a SABI, uma organização não governamental com atuação na área cultural atendendo prioritariamente a crianças e adolescentes deste Município. É ela a Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho que tem como integrantes pessoas das mais variadas camadas sociais, desde adolescentes, jovens e adultos dos bairros até funcionários do setor público e privado e ainda profissionais liberais. São pessoas conscientes de que a cultura não é privilégio de alguns.

Esta organização tem a preocupação de mostrar que Cultura é para todos e para isto desenvolve oficinas de arte dirigidas a crianças e adolescentes. Sempre está promovendo festivais, teatros infantis, exposições de artes plásticas e outras festas. Funciona na Casa de Arte e Cultura João Batista, situada à Rua Francisco Sá, 148 ao lado do Colégio Estadual Regina Pácis, oferecendo além dos muitos cursos, internet grátis para esta seleta população. Seu horário de funcionamento é de 8:00h ao meio dia e de 14:00h às 17:00h de segunda a sexta feira.

Não é fácil conduzir tal atividade, por isto toda parceria é bem vinda. Já conta com a ajuda de algumas pessoas e instituições, mas é preciso ser conhecida, amada e auxiliada por todas as pessoas que acreditam no potencial da infância e juventude desta cidade. Direta ou indiretamente podemos ajudar, basta fazermos uma visita e nos inteirarmos de como contribuir.

Neste Projeto: Circulando Livros, fazendo com que saia de nossas gavetas e prateleiras livros e revistas que ultimamente apenas recebiam poeira, está hoje alegrando crianças, jovens e adultos e favorecendo o hábito saudável da leitura, socializando idéias, experiências e conhecimentos. Com certeza esta atividade não seria possível sem a colaboração das muitas pessoas que aqui deixaram sua oferta.
Só lembrando... Há pouco tempo eram tantas as histórias feias e até tenebrosas de Crateús que nos sentíamos constrangidos em nos apresentarmos como crateuenses em outras terras. E isto era uma vergonha. Pudemos e devemos mudar a imagem de nossa cidade, a SABI está fazendo a sua parte, vamos fazer a nossa. As histórias se espalham rápido, vamos publicar que Crateús se preocupa com a cultura, está atenta as necessidades de nossas crianças, adolescentes e jovens e amanhã suas lembranças serão outras. Vamos contribuir para que a nossa Crateús seja lembrada pelas muitas histórias bonitas como esta. Criando o hábito da leitura, com certeza, teremos uma população mais preparada e consciente.

Estou aqui como integrante da ALC (Academia de Letras de Crateús) e amiga do SABI.


(Pronunciamento de Vera Lúcia Teixeira Fernandes, da Academia de Letras de Crateús - ALC, em 25 de outubro de 2009)

domingo, 25 de outubro de 2009

PICASSO


Nasceu em Málaga (Andaluzia) e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco.

Em torno do seu nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou a promover. Segundo uma delas, Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar. O seu nascimento no dia 25 de outubro de 1881, às onze e um quatro da noite, seria assim descrito por Picasso aos seus biógrafos, que a publicavam de boa vontade.

(fonte: wikipedia)

GUERNICA


Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

A pintura foi feita com uso de cores, em preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco da Silva.

Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.

Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

(fonte: wikipedia)

PARA REFLETIR

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol"

============================================================================

Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu numero é serem postas no seu justo lugar.

============================================================================

Em pintura pode-se experimentar tudo. Tem-se mesmo esse direito. Com a condição de nunca se recomeçar.

(Pablo Picasso)