sábado, 19 de novembro de 2011

JOSÉ MARIA BONFIM DE MORAIS


Esta edição coincide com o acendimento da tocha centenária de Crateús. É óbvio que a coincidência suscitou a inquietude da interrogação: que conterrâneo homenagear nesta pequena cercadura literária? Como divisar, nessa imensa legião de compatriotas, um filho de homem que guarde alguma relação com a efeméride?

Fui procurando referências... Lembrei-me que o fato mais emblemático do período em que Crateús foi legalmente guindada à categoria de cidade foi, sem embargo algum, o advento da ferrovia, a chegada do trem – símbolo excelso de progresso, de quebra de barreiras, de encurtamento de distâncias, de surto desenvolvimentista.

De repente, miro as paralelas e ouço um verso de trem carregado de partitura litúrgica: “A estação de Crateús é o meu sacrário. Minha Igreja. Minha inesquecível Catedral. Tabernáculo das lembranças mais ditosas e mais queridas da minha infância”.

É a voz tonitruante de um poeta silencioso, profundo e poderoso: José Maria Bonfim de Morais. Seu pai, Felipe Ferreira de Morais, foi funcionário da antiga Rede de Viação Cearense (RVC) e um dos poucos crateuenses a passar na estação da vida terrena exatamente CEM ANOS. Viveu em estado permanente de serenidade interior, lastreado no cumprimento da legislação cósmica e sem nunca pronunciar qualquer lamúria. Ensinou aos sete filhos as lições do equilíbrio nos trilhos do bem, auscultando o apito da decência, sob a manivela de uma conduta modelar e brindando-os com os tesouros imateriais que a traça não destrói. Se vivo, Felipe Ferreira de Morais seria indubitavelmente a legenda humana pulsante do centenário. Porém, José Maria é sua extensão transfigurada em linguagem poética entre nós. Ouçamos a rememoração paterna e o convite que ele nos faz para um passeio nas tardes da nostalgia: “Nos refolhos da minha infância ainda ouço esta canção miúda de um trem dentro de mim. Como uma cantiga de ninar”. (...) “Sinto que eu menino por ali até hoje trafego. Vou correndo aos braços do meu saudoso pai. Ah como dói! Dói fundo deixar o meu abraço ao vento. Meu pai se foi. E os trens partiram como partem as saudades. Não ouvirei o sino mavioso a tanger as composições. Não verei jamais dando partida para me lançar adeus para eu partir para o mundo a procura de sonhos, ilusões e mesmo quimeras. Como os templos vazios e silenciosos, assim é a minha estação onde mora somente saudade. Nem o sino, o carrilhão imponente ali está para de novo ouvir seu canto de despedida. Tudo se foi. Lembranças somente de um passado que é vivo, e de um amanhã aninhado em minha alma”.

O marido da doutora Eliane Bonfim se especializou nas matérias que versam sobre o lado esquerdo do peito e fez fama em Fortaleza. Como médico cardiologista, granjeou também conceito internacional. Além da intensa atividade profissional, é militante filantrópico e integrante, dentre outras, da Associação Cearense de Escritores (ACE) e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES). É articulista festejado do Diário do Nordeste.

Pela coroa de louros e pela taça de virtudes que carrega, oriundo de uma estirpe centenária e produtor de uma fruta literária que germina do solo da alma, imaginei que poderia ser mais um varão a fortalecer as colunas da ALC – Academia de Letras de Crateús. Conhecedor da habilidade de José Maria na edificação das palavras e das suas incursões pelas mágicas grutas da poesia, lancei-lhe convite para tomar assento na nossa Arcádia. Imaginei que, mercê do destaque que conquistou e das inúmeras atribuições, declinaria habilidosamente da incitação. Sua resposta me surpreendeu: - Sentir-me-ia muito mais honrado em participar da Academia de Letras da minha terra do que da Academia Brasileira de Letras.

Não por acaso, na memorável noite da sua posse na ALC consignei: “A honra é recíproca, mestre José Maria. Sei que, no palco maior da vossa terra, tomas assento na Academia de Letras da tua tribo com um orgulho especial. Por isso assuma a regência da orquestra dos nossos corações”.


(Júnior Bonfim, na Revista Gente de Ação)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MARIA DELITE MENEZES TEIXEIRA MORREU

Com o coração dolorido recebi a notícia do falecimento da Dona Delite, representante de uma corrente excelsa da educação em Crateús.

Eis uma crônica que a ela dediquei no meu livro Amores e Clamores da Cidade:

****************************************************************************

Roberto Campos foi um dos maiores intelectuais que o Brasil conheceu. Originário de barrancos humildes, com registro de nascimento numa pequena cidade dos cafundós do Mato Grosso, foi guindado aos mais destacados e cobiçados cargos na diplomacia e na vida pública brasileira. Com a fulgurância de sua inteligência, extraordinário senso de humor e abundância criativa, tornou-se figura de destaque em todas as rodas de grandes debates nacionais da segunda metade do século passado. Liberal apaixonado, conservador convicto, era vituperado pela esquerda radical. Ideólogos de diferentes matizes, no entanto, admiravam o seu brilhantismo.

O mesmo ocorreu com Gerardo Melo Mourão, o Poeta do Século XX, um deus grego da literatura nascido no pé da serra das Ipueiras. No jardim da infância, deixou a terra natal e foi conquistar o globo. Após uma temporada de estudos nas montanhas mineiras, sob a reverência aos Profetas do Aleijadinho, Melo Mourão partiu para a Cidade Maravilhosa e, dali, com ferro, madeira e ternura, entalhou uma das mais auspiciosas esculturas biográficas contemporâneas. Polemista incorrigível, foi perseguido durante a Ditadura do Estado Novo como “integralista”. Na Ditadura Militar, sofreu igual persecutório por ser considerado “comunista”. Em verdade, era um caboclo nordestino profundamente livre.

Ambos, Roberto e Gerardo, foram seres dotados daquele magnetismo de sedução que nos arrasta para o auditório do aplauso, para a arquibancada da admiração. Independente de concordância ou discordância, habitam um lugar especial no coração de sangue e de luz das idéias flamejantes, que jamais se deixam acorrentar pela algemas ideológicas.

Este é o caso da Dona Delite. A Dona da Elite. Ou Dona D’Elite. Nascida na fazenda Gameleira, no Piauí, desde os primeiros dias de vida Maria Delite Menezes Teixeira se fixou nas margens do Rio Poty, na terra do Senhor do Bonfim. Se Crateús foi dado ao Ceará em troca do acesso piauiense ao mar, Delite foi um presente especial para que os crateuenses conhecessem o oceânico horizonte de possibilidades que o ensino nos proporciona.

Primogênita do casal Júlio Facundo de Menezes e Maria de Matos Melo Menezes, Delite nasceu com a aura paradoxal de Rui Barbosa: por trás da aparentemente frágil compleição física esconde uma estatura espiritual extraordinariamente colossal. Aos 15 anos, com incrível pioneirismo, deixa Crateús e vai estudar em Fortaleza. Depois de colar grau como professora normalista, retorna ao torrão que adotou por registro e coração a fim de iniciar o empreendimento de sua vida, o Externato Nossa Senhora de Fátima, ribalta de sua existência.

Mãe, no seu maiúsculo juízo, além dos onze filhos que gerou (Júlio de Maria, Luzineide, Antonieta, José, Vera Lúcia, Haydée, Edmilson, Gláucia, João Clayton, Raimundinho e Mirian), frutos do enlace com Raimundo Cândido Teixeira, Dona Delite foi a primeira e segunda mãe de várias gerações de crateuenses.

Tive o gáudio de conhecer sua singular concepção pedagógica. Em 1970, quando pisei pela vez primeira no Externato – ou Escola da Dona Delite – presenciei a alameda de severidade que cultivava na condução daquele educandário, a construção sintética de amor e rigor que impingia sobre aquele espaço e que resplandecia por toda a comuna. Sob o pesadelo de uma palmatória que sempre causava estupor, inúmeras eram as vezes em que nós, meninos amantes do bom sono, abríamos os olhos no início da madrugada para decorar os textos das argüições (“pontos”) orais. Nunca esqueci a alegria que me consumiu por ter decorado, em tempo recorde, os nomes de todos os que ocuparam a Presidência da República na História Brasileira.

É óbvio que estamos falando de um outro tempo. Tempo em que só freqüentava a escola quem queria e/ou podia. Mas, quem ia, realmente se dedicava. Estudava. Apreendia e aprendia.

Maria Delite Menezes Teixeira, tua vida é um candeeiro que ilumina toda uma urbe. Tua luz atravessa todas as sombras. Sobre todos os preconceitos pedagógicos, brilhas!

(Júnior Bonfim)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DALINHA E BENTO

Já conheço Bento Raymundo e suas qualidades, gostei da música e da letra que diz tanto sobre esta cidade centenária.

Parabéns Bento Raimundo, parabéns Zacarias Filho.

Passando pelo Ceará troquei versos com o nosso repentista Bento Raymundo:


BENTO RAIMUNDO E DALINHA CATUNDA

Mote do repentista Bento Raimundo

"Um amor de quando em vez
Um verso de vez em quando"

Bento Raimundo
Quando eu encontro Dalinha
Eu canto já me inspirando,
Na sanfona ou na viola
Sou bom poeta cantando,
Um amor de quando em vez
Um verso de vez em quando.
*
Dalinha Catunda
Ouvindo Bento Raimundo,
Ouço e vou me encantando
No repente e na viola
Vejo o poeta tramando,
Um amor de quando em vez
Um verso de vez em quando.
*

(Dalinha Catunda)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

BENTO RAYMUNDO - BAIÃO DO CENTENÁRIO DE CRATEÚS



MÚSICA DE BENTO RAYMUNDO E ZACARIAS FILHO EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE CRATEÚS

CRATEÚS COMEMORA CEM ANOS HOJE



Crateús.
Originária do antigo Município de Marvão, no Piauí e distante 350Km da Capital, esta cidade hoje torna-se centenária. Conhecida por seus referenciais históricos - passagem da Coluna Prestes em 1926, "prisão" da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em 1953 e pela forte influência da Teologia da Libertação com o seu primeiro bispo D. Antônio Batista Fragoso - chega aos 100 anos com muitos motivos para comemorar e muitas expectativas. É o Município polo da microrregião denominada Sertões de Crateús e da macrorregião Sertões dos Inhamuns, sendo o maior em população e desenvolvimento desta parte do Estado.

Com um aglomerado de 72.812 habitantes, converge para si uma população de aproximadamente 300 mil habitantes oriunda dos demais Municípios que compõem o território dos Inhamuns: Ararendá, Parambu, Tauá, Novo Oriente, Aiuaba, Arneiroz, Independência, Poranga, Ipaporanga, Nova Russas, Ipueiras, Tamboril, Monsenhor Tabosa, atraídos pelo seu próspero comércio, exercendo também influência em Municípios vizinhos do Estado do Piauí. A cidade é o centro de interesse dessa população sertaneja que, distante da Capital, busca apoio para a resolução de seus problemas nas mais diversas áreas.

As expectativas que giram em torno dessa nova e marcante idade, segundo o prefeito, Carlos Felipe Saraiva, revelam otimismo e prosperidade. Amargando por décadas a ausência de instituições de nível superior, fato que tornava obrigatória a migração de grande número de estudantes para grandes centros, como Sobral e Fortaleza, o Município hoje respira novos ares com a instalação do Campus do Instituto Federal de Educação (IFCE) e a vinda do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).

"Um auspicioso futuro nos espera e já faz parte do nosso presente, marcando o centenário, com a vinda do IFCE e do Campus da UFC. Crateús será um dos maiores centros de engenharia do Nordeste, com os cursos nessa área que serão ofertados pela UFC", destaca o gestor. Cerca de 300 estudantes do Município e região estão dando continuidade aos seus estudos na própria cidade.

A cidade hoje amanheceu em festa. Logo cedo a população foi acordada com uma alvorada festiva, queima de fogos e banda de música Expedito Paiva. Em seguida a missa solene na Catedral do Senhor do Bonfim. A programação da manhã se encerra com o desfile cívico-militar na Praça da Matriz, sendo retomada à noite com destaque para o último dia do I Sanfona, Música do Mundo - Encontro Nacional da Sanfona. Às 19h será entregue, no Teatro Rosa Moraes, o painel de xilogravura, uma criação de Francisco de Almeida. Às 20h, acontece a entrega de comendas oficiais a crateuenses ilustres. Às 21h, o forró de Ítalo e Renno e outros, se encerrando às 23h, com o grande show de Elba Ramalho, que traz seus eternos sucessos e sua vibrante interpretação.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura do Município de Crateús
Centro Administrativo
Telefone: (88) 3692.3315


Silvania Claudino
Repórter

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PAULA FERNANDES - SEIO DE MINAS - CRIAÇÃO ARNALDO REIS



Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo da serra
Onde impera o minério de ferro

Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro

Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais

Meu caminho primeiro
Vi brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado onde amamos...

JERÔNIMO REIS É O NOVO PREFEITO DE ICAPUÍ




Icapuí se notabilizou como o braço vanguardista, a estrela de primeira grandeza, o farol referencial do PT no Ceará. Era uma espécie de Centro de Treinamento do modo petista de governar. Havia perdido essa condição com a ascensão ao poder municipal do ex-aliado Irmão Edilson, um pastor que é irmão biológico do Deputado Federal José Airton. (Edilson é um líder político mítico-religioso, que discursa freneticamente com a Bíblia na mão, invocando o nome de Deus e provocando reações pentecostais dos eleitores/fiéis). São coisas da política: em Icapuí, Zé Airton – aquele que quase chega ao Governo do Estado escorado no refrão “Lula lá, Zé Airton cá” - é anti-PT. Depois que rompeu com Dedé Teixeira, Zé Airton se respaldou nos adversários históricos do PT em Icapuí.

Ontem, o PT retomou a Prefeitura pelo voto popular.

Até chegar essa vitória, houve uma longa luta, cuja trajetória começou e desaguou na Câmara Municipal.

Ano passado, nosso escritório foi contratado para prestar assessoramento jurídico à Câmara Municipal de Icapuí na condução dos trabalhos de uma CPI que visava apurar desvios de recursos do INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ICAPUI – ICAPREV.

Nessa ocasião, conheci os edis que foram protagonistas das ações que culminaram com a cassação do então Prefeito Irmão Edilson: Vicente de Paula Braga, eleito vice-prefeito; Manoel Jeová da Silva (Cadá), que assumiu a Prefeitura com o afastamento de Irmão Edilson e Jerônimo Felipe Reis de Souza, eleito Prefeito ontem. (Jerônimo é um sujeito do bem, meticuloso, ponderado e justo). Conheci, também, Marcos José Ferreira Nunes e Felipe Maia de Oliveira Rebouças, atuantes edis.

Os trabalhos da CPI detectaram que, na véspera da eleição de 2008, o Prefeito e candidato a reeleição Irmão Edilson, havia contratado irregularmente (pois sem concurso público) centenas de servidores e usado recursos do INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ICAPUI – ICAPREV para pagar os contratados.

O resultado das investigações terminou por repercutir na ação que tramitava na Justiça Eleitoral e o Prefeito foi cassado. Assumiu a Prefeitura o Presidente da Câmara Manoel Jeová da Silva (Cadá). E, ontem, foram eleitos para o comando do município os vereadores Jerônimo Felipe Reis de Souza (Prefeito) e Vicente de Paula Braga (vice-prefeito). Uma vitória do Legislativo de Icapuí.

Sucesso a todos!


(Júnior Bonfim)


domingo, 13 de novembro de 2011

BENEFÍCIOS DO LIMÃO


O limão é uma fruta antiga. A maioria das frutas cítricas vem da Ásia e de regiões situadas entre a Índia e o Sudeste do Himalaia.

Os indianos e chineses cultivam o limão a milhares de anos. O povo árabe espalhou seu valor medicinal no Egito e na Palestina. O limão foi considerado como uma fruta milagrosa , utilizado por médicos gregos , latinos e árabes no mundo antigo.

O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos, é impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto , tendemos a repudiá-lo , quando pensamos no seu gosto amargo , minimizando as suas virtudes.

Esta atitude foi instalada pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, (Nada poderia ser mais falso e oposto à realidade.) No entanto, o limão , com sua alta concentração de ácido cítrico e citratos, uma vez ingeridas, eles perdem a sua acidez, estimulando a produção de citrato e outros sais orgânicos , álcalis, promovendo a neutralização rápida da acidez encontrada no sangue e outros fluidos corporais.

Com o alto valor nutricional, o limão é rico em vitaminas B e C, cálcio, fósforo, e tem muito poucas calorias.Graças a alta concentração de vitamina C que contém, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo, não importando em que lugar, órgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido.

O limão é um cicatrizante poderoso. São inúmeros os relatos de pessoas que se beneficiaram do suco de limão depois de sofrer de terríveis problemas digestivos.

Como remédio, o limão é empregado contra icterícia, diabete, hemorragia nasal, doenças da pele, infecções da garganta, gripe e dor de cabeça. Ele acaba ainda com a acidez sanguínea e dissolve o ácido úrico. Mas, no geral, é indicado para casos de acidez da boca e estômago, anemia, apendicite, arteriosclerose, artrite, asma, blenorragia, cálculos, caspa, diabetes, edemas, enxaquecas, congestões, conjuntivite, alergia, febres, esterilidade, mau hálito, obesidade e uma infinidade de doenças.

Depois de descobrir os inúmeros benefícios do limão a saúde, é impossivel deixa-lo de lado na busca por uma vida mais saudável.

(Fonte: blog do vida e saúde)