sexta-feira, 21 de maio de 2010

Expediente extra do Seu Lunga

Esta coluna deu férias ao Seu Lunga. Mas alguns leitores pedem um expediente extra. Justificam : José Serra foi esta semana à Juazeiro do Norte, terra do "padim Ciço" e também de Seu Lunga. Pois bem, atendendo aos leitores, trago de volta Joaquim dos Santos Rodrigues, 81 anos, que possui uma Sucata na Rua Santa Luzia, próxima a Rua São Paulo, em Juazeiro. Com vocês, mais uma vez, o folclórico cearense.

Ao dar uma surra em um dos seus filhos, ouvia o menino travesso gritar:

- Tá bom pai, tá bom pai, pelo amor de Deus, tá bom!

Seu Lunga responde:

- Tá bom? Que legal! Pois quando tiver ruim diga que eu paro.

A dança das pesquisas

Mais uma rodada de pesquisas. Vox Populi - patrocínio da rede Bandeirantes - e Sensus - patrocínio da CNT - mostraram crescimento de Dilma. Em ambas as pesquisas, a petista está na frente de Serra. Mas a margem de erro os iguala no empate técnico. A subida de Dilma se deve à intensa exposição na mídia nos últimos 20 dias. Nesse tempo, o PT exibiu seus anúncios publicitários, além de um programa de 10 minutos, com Dilma e Lula como personagens centrais. Era previsível esse crescimento.

Aliás


Aliás, a surpresa era exatamente essa: por que Dilma, que faz campanha há pelo menos seis meses, não teve tanto crescimento? Essa era a pergunta até então. Agora, ela começa a sair do índice histórico do PT, em torno de 30% de intenção de voto. Com 35% e 38% (Sensus e Vox), ela mostra força. Perde no sul e sudeste. Mas ganha com muita folga no nordeste. No norte e centro-oeste, Serra melhorou o desempenho e, hoje, é o favorito.

Então devolva

Numa madrugada dessas, a mulher de Seu Lunga teve um mal-estar. Gemendo, acordou o marido:

- Lunguinha, Lunguinha, tá me dando uma coisa aqui...

- Então receba.

- Mas Lunga, é uma coisa ruim...

- Então devolva!

Grandes interrogações


As pesquisas apontam para a hipótese já levantada por esta coluna. Até a campanha na mídia eleitoral – meados de agosto – a situação será assim: dois prá cá, dois prá lá. Mas algumas pistas podem ser apontadas: para Serra ganhar a campanha, precisa fazer uns 5 a 6 milhões de maioria só em SP. E continuar a liderar a situação no RS e em SC. Mas a região com a maior interrogação será o sudeste. Para onde pender, poderá definir a direção do jogo.

Paine

Thomas Paine, em Os Direitos do Homem, ensinava: "É errado dizer Deus criou o rico e o pobre. Ele apenas criou o homem e a mulher e deu a eles a terra por herança."

Aécio, vai ou não?

Nos últimos dias, ouvi relatos de gente muito ligada a Aécio. Em sua viagem pela Europa, ele pensou, pensou, pensou e tomou a decisão: não é tão mais inflexível quanto aos rumos que tomará. Já incluiu na sua pauta a questão de vice na chapa de seu companheiro de partido. Teria dito para amigos que poderá, sim, ser vice de Serra. Será? Vai mesmo topar? Outros amigos mineiros me dizem: é truco. Não aceitará. Quer ser senador. Ele tem um pássaro na mão. Não trocaria por dois pássaros voando. Mas, se Aécio aceitar, convenhamos, será a decisão mais cheia de sensação da temporada.

Dilma mais humana


De retoque em retoque, Dilma acha o toque. O último foi no cabelo, que ficou mais alto. Melhorou a cara de sol que exibia. Tornou-a mais agradável. E começa a expressão com um verbo menos arrogante e frases mais cheias de coisas simples. Dilma, repaginada, tenta preencher a fatia que falta para humanizar o perfil.

Lula arriscou e acertou


Lula continua a fazer os seus rompantes. Este consultor confessa que não acreditava em sua capacidade de liderar um acordo que envolvesse matéria tão explosiva, e mais, abrigando um país tão fechado quanto o Irã. Pois não é que o acordo saiu? Ora, se o Irã continuará a enriquecer urânio, é uma questão a ser debatida no foro da ONU. Mas o acordo alcançado, com pequenas variações, é o mesmo que havia sido apresentado anteriormente ao país pelo organismo de segurança das Nações Unidas, com o aval das potências. O fato é que a China já aceita o acordo liderado pelo Brasil. Será difícil EUA conseguirem os votos para fazer sanções ao Irã.

Tá cru

No seu comércio de sucata, Seu Lunga vende outros produtos dependendo da ocasião. Um dia, um romeiro perguntou diante de uma saca de arroz :

- Seu Lunga, como tá o arroz?

Ele respondeu:

- Tá cru!

Brasil avança

Lula é polêmico. Mesmo com o acordo despertando desconfiança e descrédito, o Brasil seguramente dá mais um passo em sua meta de conquistar posição mais avançada na ONU. Leia-se : assento permanente no Conselho de Segurança. Verdade seja dita: Lula, com suas tiradas polêmicas e sua política exterior – às vezes destrambelhada – conseguiu, desta feita, inserir o nome do país na agenda das temáticas mais transcendentais do planeta. E de maneira positiva.

Aliança PT/PMDB


Há problemas, alguns sérios, envolvendo acordos entre o PMDB e o PT nos Estados. Em MG, por exemplo, fatia ponderável do PT não quer ceder espaço a Hélio Costa. Os problemas serão equacionados, até porque no caminho de retas e curvas, de 100 km, o PMDB já andou 85 km. Faltam 15 km. Seria ruim, principalmente para o PT, desfazer uma aliança que vem sendo desenvolvida e consolidada com o esforço de ambas as partes. Lula é o maior endosso para essa aliança. E quem é o dono da flauta dá o tom. Pois será ele, ao fim e ao cabo, quem dará o tom geral da orquestra. Vai sair, sim, a aliança. E Michel Temer só não será o vice se não quiser.

E Paulo Skaf, hein?


Paulo Skaf vai se lançar pelo PSB. O sonho de governar São Paulo não passa de uma quimera de noite de verão. Sonhos intocáveis, impossíveis, abstratos demais e concretos de menos. Skaf é um cara inteligente, atento, ágil, sabe articular bem e é ouvido em muitas instâncias. Mas nesse projeto mirabolante, ou ouviu coisas que não deveria ouvir ou não ouviu coisas que deveria ouvir. E tomou a decisão errada. Mas, como diria minha sábia mãe, tudo pode acontecer. Mesmo a possibilidade de a formiga vencer o elefante? Sim, diz ela, nunca desconfie dos desígnios de Deus. Minha mãe, argumento, Deus não põe muito o dedo na arena política.

Perguntas centrais

Os candidatos podem começar a treinar a resposta para estas perguntas: "Qual é o Estado que o Brasil quer? Qual o Estado que a sociedade precisa? E que Estado você acha que pode ajudar a modelar?"

Prêmio Nobel?

Já tem gente sugerindo o Prêmio Nobel para Lula, o comandante do acordo com o Irã. A sugestão parece, à primeira vista, um exagero. Menos, menos.

Colírio

Seu Lunga estava cortando uns limões, quando passa sua mulher e pergunta :

- Esse limão é pra fazer suco?

- Não, é pra eu usar de colírio!

Retrocesso da banda larga


Essa banda larga está alargando a polêmica. O Plano Nacional de Banda Larga veio a público com a pretensão de fazer ressurgir a estatal Telebrás. Um equívoco evidente, levando em consideração que, depois dos investimentos da iniciativa privada no setor, o acesso aos serviços de telefonia só não é mais acessível devido ao percentual de impostos, responsáveis por mais de 40% do total da fatura paga pelo consumidor. Vejamos o que diz Vivien Suruagy, presidente do Sindicato Nacional de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações: "se este modelo deu certo, por que insistir no retrocesso ou impedir a livre concorrência? As respostas podem ser múltiplas. Mas a falta de transparência e a recusa de um debate mais amplo não são bom presságio", adverte a empresária.

Beto vai com quem?


Beto Albuquerque desistiu de se candidatar ao governo do RS pelo PSB. PT e PMDB o assediam. A disputa é grande. PSB, depois da desistência de Ciro, está rachado. Beto está sendo convidado para o Senado na chapa de José Fogaça, do PMDB. Mas o PT também faz um aceno na mesma direção.

PSB de Ciro com Serra?


No Ceará, uma batelada de prefeitos que apoiava Ciro Gomes tende a ficar com Serra. Cid, o irmão de Ciro, é do PSB, vai votar em Dilma (?), mas apoia Tasso, tucano, para o Senado. Sei não... Cid pode deixar as águas correrem para a lagoa tucana.

Michel escolhido

Michel Temer foi escolhido, por unanimidade, como o candidato a vice na chapa de Dilma. Deverá ser homologado na convenção do PMDB, dia 12/6. Michel está embarcando, hoje à noite, para Nova Iorque, onde prestigiará o correligionário presidente do BC, Henrique Meirelles. Este foi escolhido como Homem do Ano pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. Temer estará de volta no sábado.

E daí?


O funcionário do banco veio avisar:

- Seu Lunga, a promissória venceu.

- Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória.

Datafolha

Neste final de semana, teremos mais uma pesquisa. Desta feita, será o Datafolha. Esta pesquisa vai tirar a limpo as dúvidas sobre as rodadas das pesquisas Sensus e Vox Populi. Ante as interrogações e suspeitas, nada mais conveniente do que uma pesquisa patrocinada por um jornal.

Dado curioso

Entre os leitores da Folha de São Paulo, Serra aparece em primeiro lugar, com 54%. Marina está em segundo lugar, com 18% e Dilma em terceiro, com 15%.

Acordos ameaçados?

Mercadante quer Eduardo Suplicy como vice de sua chapa. Mas o PDT quer emplacar um de seus quadros. Por isso, pede urgente intervenção de Dilma para fazer o PT ceder espaço. Osmar Dias também encontra dificuldades, no Paraná, para fechar com o PT. Quer ser o candidato ao governo. Pode ficar na chapa de Beto Richa, tucano, como candidato ao Senado.

Palocci como suplente?


Marta Suplicy quer convencer o deputado Antônio Palocci a ser seu suplente na chapa ao Senado. É um dos quadros mais densos do PT. Palocci poderia aceitar, eis que se envolverá na campanha de Dilma como um dos comandantes.

Dizem de Dilma

Dizem que Dilma é prolixa, autoritária e centralizadora. Fala muito, explicam, porque entende dos temas; autoritária, argumentam, porque gosta de exigir e cobrar; e centralizadora, por excesso de autoconfiança.

Dizem de Serra

Dizem que Serra é centralizador, exigente, inflexível e muito racional. Centralizador, por excesso de autoconfiança; exigente pela mania de perfeição, que conserva desde a juventude; e inflexível, porque detesta ver ações e obras fora dos prazos.

Diziam de Ciro


Diziam que Ciro Gomes era um cara destemperado. A história mostrou ser verdadeira a versão. Cometeu erros por falar em excesso e dizer coisas inconvenientes.

Dizem de Marina

Dizem que Marina é uma doçura. Sensível, educada, sofrida, inteligente. Mas, ainda dizem, é um pouco ingênua. Nem sempre os valores positivos são suficientes para alavancar candidaturas.

Conselho aos marqueteiros


Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado aos jogadores convocados para a Copa do Mundo. Hoje, volta sua atenção aos marqueteiros de campanhas eleitorais:

1. Cuidado com o excesso de firulas e moldagens no campo estético dos candidatos. Mudanças constantes de visual podem contribuir para incrementar o efeito Frankstein.

2. No pleito deste ano, o discurso semântico terá importância central. O eleitor desejará saber mais sobre o pensamento dos candidatos.

3. Nem sempre slogans e comunicações simplificadas geram impacto. Muito cuidado com o conceito: bonitinho, mas ordinário.


(Por Gaudêncio Torquato)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

FELICITAÇÕES I

MEU PRESENTE


(Para o aniversariante Júnior Bonfim)


Deus te prenda em teia de esperança!

Alcatife de flores tua estrada,

Te inunde com chuva de bonança

E te aqueça em lençol de alvorada.

Que na tua existência alumiada

Siga os rumos da bem aventurança

E em tua alma alegre e estrelada

Resplandeça do amor toda a pujança.



Que os teus anos futuros sejam claros,

Os momentos de angústia, muito raros,

E florescentes as horas de alegria...

Para que com teu estro luzidio

Permaneça à mercê do desafio

De cantar este mundo em poesia.




Com meu abraço fraterno e minha amizade sincera,

Dideus Sales.

FELICITAÇÕES II

Amado Ir.’. Bonfim

Designaram-me para vir trazer ao amigo e irmão, que hoje comemora suas bodas, palavras da sua lira. Para tanto, melhor paradigma não há que o grande Rui Barbosa.

Assim como o velho Rui, você é Político, Advogado, Jornalista e Poeta, nascido no sertão do Crateús, no dia 20 de maio, há pouquíssimos anos, sorrindo pela vida, não demonstra o tamanho da estrada percorrida.

Sabemos que ainda não foi à Haia, apenas por falta de oportunidade, mas, também sabemos que com sabedoria, força e beleza prega a paz em nossas várias colunas, em todos os seus dias de existência.

Sabemos, que como ele, o velho Rui, lá pelos idos da redemocratização, você lutou pela volta das eleições diretas em nosso país e pela promulgação da Constituição. Hoje, luta com todas as suas letras, nas suas diversas trincheiras, pelo fim da escravidão humana, representada pela pouca luz, sombreada pela ignorância, algoz dos homens que ainda não são livres e de bons costumes.

Neste dia festivo, em sua homenagem, para aguçar seus dedos irrequietos, citamos algumas pérolas do velho Rui:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

“Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição ou a realidade pelo ídolo.”

“A esperança é o mais tenaz dos sentimentos humanos! Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado.”

“O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices.”

“Em cada processo, com o escritor, comparece a juízo a própria liberdade. Se os fracos não tem a força das armas, que se armem com a força do seu direito.”

“A existência do elemento servil é a maior das abominações. Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu. A soberania da força não pode ter limites senão na força.”

“Outrora se amilhavam asnos, porcos e galinhas. Hoje em dia há galinheiros, pocilgas e estrebarias oficiais, onde se amilham escritores.”

“Não há outro meio de atalhar o arbítrio, senão dar contornos definidos e inequívocos à condição que o limita.”

Finalizando Rui, disse ele certa vez; “No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação”.

Kant, se aqui estivesse meu caro Bonfim, lhe diria:

“As pessoas deveriam ser tratadas como um fim em si mesmas, e não como um meio. No reino dos fins, tudo tem ou um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem preço, pode ser substituída por algo equivalente; por outro lado, a coisa que se acha acima de todo preço, e por isso não admite qualquer equivalência, compreende uma dignidade.”

E, para finalizar, citamos Montesquieu, que certa vez escreveu:

“A injustiça feita a um só homem é uma ameaça feita a todos.”


Portanto, amigo Bonfim, nós aqui reunidos, em nome G.’. A.’. D.’. U.’., te desejamos muitas felicidades. Parabéns.

(Advogado Flávio Magalhães)

FELICITAÇÕES III

Um fio invisivel ligou as montanhas de Minas à caatinga do Nordeste; fez-se um choro de uma tenra criança que mais tarde, a provar tanto la quanto cá, que a poesia e o poeta independem do tempo e do espaço.

JB, repositário daquele tipo de inteligência ilimitada, faz-se sertão e veredas por esta vida e nós, simples mortais, sorvemos, aqui e acolá, sua convivência.

Meus sinceros parabéns!


Paulo Nazareno


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Irmão Júnior!

Usufruir da amizade desse Irmão já me coloca entre os seres privilegiados.

Parabéns e toda sorte na sua trajetória.

São os modestos porém fraternos votos deste seu Irmão.


Moacir Moreira

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os anos que se instalam em nossa face não contam quando a gente não só consome o tempo que nos foi dado, mas vivemos cada segundo saboreando os aspectos possíveis de cada passo que damos nesta longa caminhada ... “ porque o grande mundo é uma quimera, quando o sol esta sombrio e as coisas são vãs ... “ ( KARATis) ‘


Raimundo Cândido Filho

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Amigo,

Parabéns por hoje.

Sábado, a gente toma umas cervejas.


Abraços

_______________________________
Lourival Mourão Veras
SABi - PC Cultura é para todos
C+C Cine Poty
Crateús, Ceará
88-9201.5010

VIVA A VIDA!

Hoje é meu dia de agradecer, com toda a energia da alma, a graça de viver!

Segundo estudiosos, o dia 20 é o dia da sensibilidade.

Por isso, a poesia - uma das maiores expressões da sensibilidade humana - me fascina tanto.

Posto, hoje, dois poemas: um pedaço de um poema autobiográfico recente e um dos primeiros versos livres que escrevi, aos dezesseis anos.

RISCOS REFERENCIAIS

Volto aos barrancos de minha infância,
Às gitiranas doiradas que me abençoaram,
Às veredas escuras que me deram a luz,
Aos frondosos mufumbos que me perfumaram,
Ao estrume azul do velho Curral,
Ao piso vermelho do amendoim original
E retomo as essenciais interrogações
Que só a mim me interessam:

- De que argila fui moldado?

- Qual o húmus que sustenta minha canafistula pessoal?

- Onde aportarei em minha errante caminhada?

Se ainda estou sem resposta,
Pelo menos um alento de carnaúba carrego,
Do drama que minha tia Dalva nunca escreveu
Do alforje curado no couro dos Vieiras
Do som do pífano do compadre Pedro Cabloco:

Dos três que passaram e do derradeiro que ficou
Uma lição recolhi, uma tocha se acendeu,
Uma lamparina permanece me alumiando a alma:

Hoje sou outro!


(...)

Daquele Mondubim branco, minifúndio da alma,

Onde abri os olhos para os espasmos da vida

Recordo ainda o corpo imponente do vovô Tetero,

O benjamim eternamente verde e meditativo,

O olor do gado insubmisso, a risada dos tios,

A meiguice da vovó com o cuscuz de cada dia,

Os jovens destemidos montando os alazões elegantes,

A freqüência desprendida dos visitantes,

As barras de doce consumidas às escondidas,

O esparramado sol matinal de domingo,

As poucas flores que nunca beijei,

Os festivais de teimosia dos familiares,

A lesma reacionária grudada no pulso de alguns,

O racismo estúpido se enredando nas veias,

A alegria que bailava no olhar das donzelas,

O ritmo contagiante do fogo crepitando,

A carne conservada na gordurosa lata

E as tardes embriagadas de sorriso e paciência.


(Júnior Bonfim)

DEZESSEIS ANOS

Dezesseis anos... instante solene
É este em que inauguramos
Na agitada bandeira adolescente
Os nossos anos dezesseis...

Que poderia eu dizer-te
Pelo teu aniversário, pela minha vida?

Só posso te dizer o que é possível
Dizer uma pessoa que ama
Com amor
O que não é amável!

Tenho apenas aquilo que é tudo:
O sorriso de infância, a alegria permanente!
E a alegria te envio
Como uma carta transparente.

Eu sou, camponesa, o errante menino
Que não se banha com lágrimas
Nem experimenta roupas de tristeza.

Ando somente com uma luz suave
E tudo aquilo que me toca
Sente o poder da amizade.

Agradam-me os violões
E as músicas que lhes saltam.

Admiro os pássaros... e quando saio voando
Tenho o coração mais vasto que o horizonte azul,
E o Sol luminoso a cada dia de Paz
Afasta de mim as dores e cicatrizes.

Para esta aventura te convoco, amiga,
Como uma abelha que convida outra abelha
Para conhecer a Árvore de Mel.

Quero que a partir de agora passes
A pertencer ao que é fecundo e germinal:
À vontade de nascer – das sementes
À teoria silenciosa – das noites
À fúria juvenil – dos ventos
À claridade derramada – das manhãs
À floração colorida – das primaveras!

Sou apenas aquilo que não sou
E por isso te desejo que sejas
Aquilo que hoje tu não és!


(Júnior Bonfim, em "Poesias Adolescentes e Maduras")

quarta-feira, 19 de maio de 2010

SANTO IVO - PADROEIRO DOS ADVOGADOS


Hoje, dia 19 de maio, comemoramos o Dia de Santo Ivo, o Padroeiro dos Advogados.

Graças a Deus temos um Santo a olhar por nós, temos um padroeiro. Realmente, precisamos que Santo Ivo olhe por nós!

Mas quem foi Santo Ivo? Em uma breve pesquisa pela internet, verifiquei que Santo Ivo era um Frade Franciscano, nascido em 17 de outubro de 1253 na Bretanha, França e falecido em 19 de maio de 1303, portanto, há 706 anos.

E o que fez o Santo Padroeiro dos advogados? Consta que Santo Ivo nasceu na Bretanha, França, e foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de “advogado dos pobres”, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote, e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.

Na verdade, Santo Ivo não é exclusivamente o Padroeiro dos advogados, mas também dos procuradores, juízes, juristas, notários, órfãos e abandonados.

(Fonte: advogado júnior)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ZONA AZUL - PODER PÚBLICO RESPONDE POR DANOS!


Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro.

"Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos". Assim, a empresa que administra a Zona Azul de São Carlos, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil ao motorista Irineu Camargo de Souza de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de São Carlos, serviço explorado pela empresa.
A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Agora já existe jurisprudência firmada!

Para se exercer a plena cidadania, é imprescindível a informação.

Fique ciente!!!!

INDEPENDENTEMENTE DO SEGURO PARTICULAR, AGORA PODEREMOS EXECUTAR AS PREFEITURAS QUE COBRAM POR "ZONA AZUL"!!!!

Esta vale a pena circular, mas tem gente que não tem interesse em tornar isso público. Esta informação é muito válida para nós, contribuintes.

domingo, 16 de maio de 2010

PROGRAMA "MINHA GARRAFA, MINHA CASA!"

Estamos precisando de projetos como esse: casas construídas com garrafas pet!

Criatividade, baixo custo, reaproveitamento saudável, respeito ao meio ambiente!

Parabéns para quem laborou essa idéia! Genial!


"Apesar de sua praticidade, as garrafas PET representam um grave problema ambiental, já que seu resíduo pode levar séculos para se decompor na natureza. Este efeito pode ser ainda potencializado se não é dada a destinação correta como a reciclagem e o reaproveitamento.

A criatividade é uma excelente saída para resolver impasses ambientais como os causados por produtos como este. O polietileno tereftalato -resina termoplástica que compõe o pet- pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras, tijolos, blocos, tapetes, linhas, cordas, vassouras, escovas de dente e até travesseiros.

Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece, afinal o mundo produz em torno de 7 milhões de toneladas ao ano desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários.

Muitas também são as tentativas de utilização do material na construção civil e até hoje não tinha visto uma aplicação tão bem sucedida com esta casa das fotos totalmente construída com garrafas Pet, terra, areia e um pouco de cimento".

(Colaboração: Thiago Pontes)