sábado, 24 de julho de 2010

SERRA ESTÁ LIGEIRAMENTE À FRENTE DE DILMA - DIZ DATAFOLHA


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado indica empate técnico na disputa presidencial, ao contrário do que mostrou levantamento do instituto Vox Populi, que registra vantagem de oito pontos percentuais da candidata Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB). Pelo Datafolha, o tucano está ligeiramente à fente, com 37%, contra 36% para Dlma Rousseff. Marina Silva tem 10%. Na pesquisa anterior, divulgada há um mês, Serra tinha 39% das intenções de voto, Dlma 29%. Em uma simulação de segundo turno, a situação se inverte, mas permanece rigoroso empate técnico: Dilma tem 46%, Serra 45%. O Datafolha também apurou o índice de rejeição dos candidatos: 26% afirmam que jamais votariam em Serra, contra 19% para Dilma e 13% para Marina. No total, o Datafolha entrevistou 10.905 em todo o País - foi a mais completa pesquisa para presidente até hoje realizada.

Alckmin arrasa Mercadante - O Datafolha também fez pesquisa de intenção de votos para governador em diversos estados. Em São Paulo, Josee Geraldo Alckmin (PSDB) arrasa os adversários, que somam 33%, enquanto ele tem 49%. O candidato do PT, Aloizio Mercadane, tem apenas 16%. No Rio de Janeiro, também é confortável a posição do governador Sergio Cabral (PMDB), que seria reeleito com 53% dos votos, caso a eleição fosse hoje, contra 18% para Fernando Gabeira (18%). O governador de Pernambuco aponta também ampla vantagem sobre o adversário: Eduardo Campos (PSB) tem 59%, contra 29% de Jarbas Vasconcelos (PMDB). Em Minas, Hélio Costa (PMDB) tem 44%, contra 18% de Antonio Anastasia (PSDB). No Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC) lidera com folga: ele tem 40% e Agnelo Queiroz (PT) 27%.

(Do site do Claudio Humberto)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CONJUNTURA NACIONAL

Você tá morto, cara

Desembarquemos em São Bento do Uma/PE, nos idos de 60. O caminhão, entupido de gente, voltava de um jogo de futebol, corria muito, virou na curva da estrada. Foram todos para o hospital. Uma dúzia de mortos. Lívio Valença, médico e deputado estadual do MDB, foi chamado às pressas. Pegou a carona de um cabo eleitoral, entrou na sala de emergência do hospital e foi examinando os corpos:
- Este está morto.
Examinava outro:
- Este também está morto.
O cabo eleitoral se empolgava:
- Já está até frio.
De um em um, passaram de 10. Lá para o fim, Dr. Lívio examinou, reexaminou, decretou:
- Mais um morto.
O morto gritou:
- Não estou morto não, doutor, estou só arrebentado.
O cabo eleitoral botou a mão na cabeça dele:
- Cala a boca, rapaz. Quer saber mais do que o dr. Lívio?
(Historinha do incomparável Sebastião Nery).

O apito do Índio

Não se pense que Índio tocou o apito para o Brasil sem orientação do cacique. Índio tem missão específica na campanha. Tocar apito, bater o bumbo, botar a boca no trombone. É claro que os tucanos lhe deram a tarefa como forma de atacar o PT, abrir flancos, ganhar ampla visibilidade e preservar as olheiras de José Serra. Só que Índio, por falta de experiência no trato com o apito, soprou muito forte. Dizer que PT faz narcotráfico é chutar o pau da barraca sem saber se era oco ou de aço. Tomou um susto quando percebeu o bumerangue.

Massas afastadas

Para que serve esse bombardeio? Para ativar os núcleos do meio, mais envolvidos pelo balão da opinião pública. A essa altura, os exércitos organizados abrigam grupos de participantes e simpatizantes, que carecem de vitamina eleitoral. O ataque funciona assim: a linha de frente do candidato fustigado reage com furor e a retaguarda do candidato defendido vai repondo os morteiros do arsenal. As massas não estão nem aí. Não são afetadas por este discurso de FARC, narcotráfico, guerrilha. As massas querem comer um feijão com arroz mais encorpado, com uma linguicinha a mais e uma caipirinha dupla. Claro, com muito futebol, enquanto a churrasqueira queima as carnes gordas.

Estratégias

Os candidatos se movem. Serra e Dilma vão às ruas, sem deixar de uma fustigação recíproca. Serra defendeu seu vice, confirmando a ligação do PT com as FARC, mas sabendo que Índio exagerou no apito. Teria confessado isso a Aécio Neves. Dilma retruca e diz que Serra rebaixa a linguagem. E bate na tecla dos genéricos. Não foi Serra o pai dos genéricos, que teria sido o ex-ministro da Saúde, Jamil Haddad.

PSB aumenta fervura

E quando se esperava do Partido Socialista de Paulo Skaf postura suave, eis que ele vem fervendo. Defende imposto extra sobre grandes fortunas (a do Skaf é grande?), reforma agrária radical, liberdade para o MST promover sua ação revolucionária e o controle dos meios de comunicação. O governador Eduardo Campos, que preside o partido, teria sido convencido a por mais lenha na fogueira, no instante em que o PT procura se mostrar mais suave e palatável aos olhos das forças produtivas. Ou falta senso ou sobra muito dissenso.

Com as pernas

O chato encontra Seu Lunga andando e saca a pergunta :
- E aí, Seu Lunga, como anda ?
O velho responde sem olhar para a pessoa :
- Com as pernas, ainda não aprendi a voar.

PSOL sob nuvens

Para sair de baixo das nuvens e se expor mais ao sol, o PSOL também abre tiroteio. Plínio Sampaio, que tirou o Arruda do nome - para evitar confusão com o Arruda implicado do Distrito Federal - ataca : PT perdeu o rumo. Meu Deus do Céu : em vez de mostrar o que defende o PSOL, postura ética, temáticas fundamentais, Plínio, o nosso decano da política, também pega na metralhadora. Plínio, Plínio, use a experiência para resgatar o bom senso. Fale do PSOL e não dos outros. Até Marina, do PV, fica falando dos outros. Volta e meia, ela lembra o mensalão.

Cadê o Ciro?

Onde está o Ciro Gomes? No Ceará, coordenando a campanha do irmão, Cid, que ganharia em primeiro turno, fosse hoje o pleito. Cid está com 47% de intenção de voto, segundo pesquisa do Datafolha. Daqui a pouco, Ciro vai pegar seu apito. Querem apostar?

A porca

Um sujeito vai até a loja do Seu Lunga e pede uma porca de determinado tamanho. O velho responde :
- Procure naquela caixa.
Sem jeito, o comprador tentou, tentou e não conseguiu achar o que queria. Desistiu.
- Seu Lunga, não consegui achar a porca...
Indignado o dono da oficina vai até a caixa de porcas, pregos e parafusos e encontra a peça. Vira-se para o rapaz e ataca :
- Eu não te disse que a porca tava aqui, fio duma égua!
Joga a porca novamente na caixa, mistura com as outras peças e manda:
- Agora tu procura de novo direito até achar.

E a Sandra, hein?

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, vive um impasse : se apertar o cerco a Lula e ao PT, poderá aparecer como parcial, após a iniciativa dos petistas de acusá-la de ter dois pesos e duas medidas. Mas a decisão do PT de entrar com representação contra a procuradora junto ao CNMP não é boa medida. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a defende. Para evitar posições que possam denotar parcialidade, são previsíveis medidas que atinjam tanto o situacionismo quanto as oposições. Lula e Dilma viram alvo e Serra, também. A conferir.

Campanha improvisada

Uma leitura mais sistemática sobre as campanhas aponta para grande grau de improvisação. As agendas parecem ser feitas sob pressão e disposição dos candidatos. Serra, segundo se sabe, é centralizador e só entra na arena regional, quando se convence da necessidade. Dilma, pelo que se observa, corre de um lado para outro, atendendo aos apelos mais imediatos. Uma campanha bem armada se ampara em planejamento rígido e ancorado na lógica: 150 municípios do Brasil, com as maiores densidades eleitorais, são o ponto de partida para uma organização eficaz. Bastaria programar uma agenda contemplando esses municípios, eis que cada um funciona como formidável pólo difusor de informações.

Eixos temáticos

A essa altura, também não se distinguem os grandes eixos temáticos da campanha. Os candidatos falam de tudo e de todos, mas as ideias centrais parecem escamoteadas. Quais os cinco pontos principais defendidos, por exemplo, por Serra e por Dilma? Quais os aspectos semelhantes? Quais as ênfases na área econômica e na fronteira social? Estamos a contemplar uma parede de mosaicos, onde cada mosaico, ao lado do outro, tem uma cor diferente. Não sabemos qual a parte mais importante da parede, o lado que chama mais a atenção.

Lula e a Copa

Luiz Inácio respira política pelos poros. Recebe em Brasília o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a quem afirma de maneira peremptória : a Copa de 2014 tem que passar por São Paulo. Ora, São Paulo tem 40 milhões de habitantes. Continua a ser a locomotiva da nação. E Teixeira quer deixar o Estado em escanteio. Pacaembu ou Morumbi serão sempre melhores opções que gastar uma fábula na construção de um futuro elefante branco. Ricardo Teixeira levou um puxão de orelhas. Bem feito.

Buscando boas ideias

De férias na Europa, o prefeito Gilberto Kassab conheceu experiências que deram certo. Em Lisboa, na área portuária, foi ao Oceanário, museu de biologia marinha, e ao Parque das Nações, classificados como marco de recuperação e revitalização de espaços urbanos. O primeiro recebe 1 milhão de pessoas todos os anos e o segundo sediou a Expo 98. Kassab avalia a possibilidade de aplicar projeto parecido na reforma do Parque D. Pedro II, que prevê a integração do Mercado Municipal ao Museu Catavento e à Casa das Retortas.

Cidade Limpa

Além de ajudar na despoluição visual da metrópole, o Projeto Cidade Limpa deu a São Paulo o quarto lugar entre as 188 cidades que se candidataram para conseguir um espaço na Expo Xangai 2010, cujo tema é "Better City, Better Life". Até agora, quase 500 mil pessoas visitaram o estande paulistano e conheceram os projetos da cidade, cujo prefeito, Gilberto Kassab, sonha em fazer dela a sede da Expo 2020. Tanto que assinou um termo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústria de Base para a realização de estudos sobre a viabilidade da candidatura.

Traque

Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Um sujeito faz a óbvia constatação:
- Comprando ovos, hein seu Lunga?
Resposta sem direito à réplica:
- Não - jogando um a um no chão - É traque!

Analista de SP?

Um analista, possivelmente da superintendência do Fisco em SP, teria acessado os dados de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, dois anos atrás. Sem motivo nenhum. A se confirmar, será punido. Com a demissão.

3 bi de volta?

O delegado Ricardo Andrade Saadi, que assume a Direção-Geral do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, tenta trazer de volta ao Brasil US$ 3 bilhões. Retidos em bancos dos EUA, Suíça, Reino Unido, Ilhas Cayman, França, Luxemburgo, Uruguai, Bahamas, China e outros paraísos fiscais. Coisa sempre prometida. Discurso velho. Como São Tomé, só acredito vendo.

Chávez e o cardeal

Chávez, o histriônico, diz que o arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa Savino, quer derrubá-lo. Há dias, Chávez mandou exumar os restos de Simon Bolívar. E mostrou-os ao povo em sua TV. O cardeal contaria para derrubar Chávez com 500 missas, 1000 Padre-Nossos e 1 milhão de Ave-Marias.

Laranjada podre

Esta coluna abriu uma campanha contra a malandragem na área de serviços. No setor de segurança privada, por exemplo, além de empresas clandestinas - aquelas que não têm autorização para funcionar e trabalham com profissionais desqualificados -, outra modalidade de concorrência desleal ocorre : policiais, através de parentes ou laranjas, criam empresas e adicionam ao portfólio de serviços, modalidades exclusivas da própria polícia. Uma aberração. Nenhuma empresa de segurança privada pode prometer desencadear ações após sequestro de pessoas ou de outros atos delituosos. Estas atividades são exclusivas da polícia.

Folga policial


Nos últimos tempos, a mídia passou a registrar casos de "policiais de folga" em fila de supermercado ou de lotérica, que são feridos e mesmo mortos, ao reagirem a assaltos. É louvável a ação de um policial que, mesmo de folga, submete-se ao perigo para defender a sociedade. Um alerta, porém : alguns reagem porque são pagos para fazer isso. São policiais que usam o armamento que lhe é confiado pelo Estado. Fazem um bico, coisa repudiada pela própria Corporação. Policial pode isso desde que se submeta às regras legais, ou seja, na hora da folga e devidamente registrado em uma empresa de segurança privada.

A estrada

Certo dia, Seu Lunga estava em seu sítio quando por lá passou um viajante. Que para e pergunta:
- Seu Lunga, essa estrada vai para São Paulo?
Ele responde:
- Sei não, mas se ela for vai fazer uma falta da bexiga...

Conselho aos membros do Poder Judiciário


Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado aos políticos fichas-sujas. Hoje, volta sua atenção aos membros do Poder Judiciário:
1. Ministros do TSE, o projeto Ficha Limpa precisa urgentemente de um rumo. Afinal, vale ou não para este ano?
2. Os TREs deverão decidir sobre as impugnações até 5 de agosto e o TSE, até 17 de agosto. E se houver recurso de candidatos impugnados ao STF?
3. Ministros do STF, pronunciem-se também sobre o projeto Ficha Limpa, na medida em que muitos candidatos impugnados, ancorados em liminares, poderão entrar no pleito, ganhar as eleições e, posteriormente, ser cassados. Os resultados poderão ser reavaliados e alterados. E a bagunça se instalará.

(Por Gaudêncio Torquato)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PRECIPITAR-SE E CAIR


Não faz muito tempo liguei para um amigo. Amigo este que zela pelo bem falar e traz a elegância das palavras como regra em sua vida..

--- Olá Seu Gonçalo! Tudo Bem?

--- Ó nobre acadêmica que bons ventos lhe trazem?

---Liguei para saber do senhor e das novidades da Academia.

---Bom, tenho duas notícias, uma é que o projeto de termos um espaço na feira de São Cristovão saiu, já assinei até os papéis.

--- E a outra Seu Gonçalo?

---É que infelizmente precipitei-me ao solo!!!!!

---Precipitou-se ao solo?!...

---Exatamente!

---Mas como?

--- Sai da feira tão exultante que esqueci-me de minha deficiência visual, que não me permite uma ampla visão de espaço. Assim sendo, ao tropeçar inadvertidamente numa protuberância acabei por precipitar-me ao solo. Mas diante do acontecido pessoas solícitas socorreram-me. O que agastou-me foi que já erguido e refeito, vejo um ébrio ao lado perguntando-me:

--- O senhor não perdeu uma ferradura? Foi aí que me dei conta que em um de meus pés faltava o sapato.

---Que horror seu Gonçalo!...

---Agora eu vou dizer uma coisa para o senhor: - eu, quando levo uma queda, taco mesmo é o rabo no chão! Me lasco toda! E ainda por cima xingo o maior palavrão e dou o dedo para quem estiver rindo da minha cara, e o senhor me cai com essa elegância toda? Diabo é isso, Seu Gonçalo?

Texto: Dalinha Catunda

MORREU "DONA TOINHA DO LEANDRO"

Júnior,

através de seu prestigiado Blog, me associo à dor da família pelo falecimento de D. Toinha, viúva do meu inesquecível amigo Prefeito Leandro Martins.

Att.

Sergio Moraes



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O Sérgio - que enviou a postagem acima - era o vice-prefeito e foi o sucessor de Leandro Martins na Prefeitura de Crateús quando este faleceu, em 1987. Além de parceiros políticos, eram amigos.

Antonia Torres Martins, a D. Toinha, esposa de Leandro, era uma mulher discreta que vivenciou a desafiante experiência de deslizar na montanha-russa da política. Acompanhou, com igual serenidade, a rajada dos holofotes e a escuridão do anonimato.

Foi enterrada ontem.

Que Deus lhe disponibilize a merecida cadeira do repouso eterno.

Júnior Bonfim

OPINIÃO

Júnior,

corretíssima a sua avaliação a respeito da notável Profa. Machadinha.

Exercer cargo político quase sempre é um ônus, para àqueles que fizeram no serviço público uma carreira de doação e competência, caso da Profa. Machadinha.

Anônimo

terça-feira, 20 de julho de 2010

OBSERVATÓRIO


Esmerino Arruda, ex- deputado, ex-suplente de senador, atual Prefeito de Granja, é o mais longevo político cearense. Do alto dos seus quase noventa anos – e ainda em intensa atividade política – é testemunha de momentos significativos da vida política brasileira. Semana passada me contou que, em um dia de 1958, ele e Álvaro Lins, então Deputados Federais pelo Ceará, encontravam-se em um restaurante do Rio de Janeiro e compartilhavam uma mesa com os líderes Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. Era uma prosa política. Falavam sobre eleição, favores, nomeações de correligionários. A certa altura, Ulysses proferiu a seguinte frase: “O dia do benefício é a véspera da traição”.

A ELEIÇÃO I


Sempre às vésperas de uma eleição, os candidatos veteranos, que pleiteiam reeleição, refletem sobre essa máxima de Ulysses. Em relação a Crateús, esse é o sentimento do Governador Cid Gomes. Outro dia o Jornal O POVO divulgou o nome dos quatro municípios que mais receberam recursos do Governo Estadual: Fortaleza, Sobral, Crateús e Tauá. É. Pasmem: Crateús figura no topo dos mais bem aquinhoados pela liberação de verbas do tesouro estadual. A cidade está um canteiro de obras: restauração das estradas para Novo Oriente e Tamboril, uma vultosa intervenção de saneamento básico, diversas ruas pavimentadas, CEO, Policlínica, Pista de Skate, nova Praça no entorno da estação, reasfaltamento das principais artérias urbanas dentre tantas outras. Quase ninguém, no entanto, associa esse conjunto de realizações ao Executivo Estadual. Crateús é um dos colégios eleitorais onde o candidato Cid mais sofre rejeição. Por quê?

A ELEIÇÃO II

A indagação: - quais os motivos dessa rejeição? Em primeiro lugar, houve alguns episódios emblemáticos onde o Governador, competente no uso do skate articulativo, escorregou na pista da inabilidade. Primeiro, foi descortês em pronunciamentos públicos logo no início do mandato (sobretudo, com ex-prefeito Zé Almir, seu aliado de primeira hora). Segundo, o desgaste provocado pela maneira autoritária como a CPRV atuou na região foi debitado na conta do governador. Terceiro, o Prefeito, contumaz na prática do ensimesmamento e na política megalomaníaca do ‘eu sozinho’, sempre massificou a idéia de que essas obras eram da Prefeitura e não do Governo do Estado. Por último, a injusta e virulenta campanha que setores da Prefeitura encetaram contra o Presidente Domingos Filho, divulgando a idéia que este só pensava em Tauá e era inimigo de Crateús. Embora encerre uma tremenda injustiça, essa contra propaganda surtiu maléficos efeitos. Agora, há que ser desenvolvido um gigantesco esforço para reverter esse quadro adverso.

OAB

Depois que denúncias contra o procurador do município, doutor Odijas de Paula Frota, ganharam as páginas da internet, expressivos setores da subseção da OAB de Crateús começam a externar um descontentamento que corria à boca miúda desde o inicio da atual gestão. Por que o Prefeito trouxe uma equipe de advogados que nunca tinha pisado os pés na cidade para responder pela Procuradoria? Residem em Crateús hoje mais de 30 (trinta) advogados. Todos foram desprestigiados. Nenhum foi considerado apto para compor a equipe de Carlos Felipe. Nunca antes na história desse município ocorreu fato semelhante. Em que pese ter assentado sua campanha na valorização do potencial local, esse compromisso foi lamentavelmente lançado na vala do esquecimento.

LAUREADOS


A Academia de Letras de Crateús está em festa. Os acadêmicos Elias de França, Lourival Veras e Lucas Evangelista foram agraciados com o mais recente Prêmio Para Autores Cearenses instituído pela Secretaria de Cultura do Ceará. Além de terem suas obras publicadas com recursos oriundos da premiação, também serão agraciados com uma quantia em dinheiro. Parabéns aos confrades. Tento para o Sodalício de Letras Crateuense que escala com firmeza e tranqüilidade os degraus do progresso.

ENLACE

Sábado passado, dia 17, presenciamos o enlace matrimonial de Marília e Wagner, jovem casal que subiu ao altar da Catedral do Senhor do Bonfim em comovente cerimônia religiosa animada pelo Padre Davi Silva. Filhos de João de Deus Carvalho e Ângela Machado e Florentino Moreira César (in memoriam) e Maria de Fátima Cavalcante César, os casantes foram recepcionados no Buffet Ouro Verde. (O espaço, construído ao lado do Restaurante Ouro Verde, foi inaugurado na ocasião. Trata-se de um requintado ambiente, erigido em concepção moderna e digno de louvor). Paz, harmonia e prosperidade para Wagner e Marília, corações onde repousam as sementes do bem. Parabéns aos controladores do Ouro Verde pelo esmero do novo local que oferecem à cidade.

PARA REFLETIR


“Todas as criaturas a que Deus deu a sua imagem, têm dentro de si mesmas um templo, que Ele habita, e donde com elas se comunica: o templo da consciência, que é, no seio do homem, o sacrário divino”. (Ruy Barbosa)


(Por Júnior Bonfim – na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

FICHA LIMPA?!


Este ano o maior espetáculo futebolístico da terra, a Copa do Mundo, nos familiarizou com a África do Sul. Acendeu-nos a lamparina da emoção ver, em especial, o mais espiritualizado líder político do planeta, Nelson Mandela, saudar a sua gente no encerramento do evento.

Ao liderar um extraordinário movimento que libertou sua pátria dos grilhões do preconceito, Mandela inscreveu seu nome na lápide sagrada da história. Ricardo Stengel, repórter americano, conviveu durante anos com o líder sul-africano na consecução de um projeto biográfico. Escreveu “Os Caminhos de Mandela – lições de vida, amor e coragem”, um livro encantador que elenca as principais lições existenciais extraídas da trajetória heróica do homem que exterminou a apartação entre negros e branco sul-africanos.

Em determinado trecho livro, Stengel registra: “Alguns chamam de cegueira, outros de ingenuidade, mas Mandela considera quase todo mundo virtuoso, até prova em contrário. Ele começa com a suposição de que você está lidando com ele de boa-fé. Acredita nisso – assim como fingir que ser corajoso pode levar a atos de coragem real – julgando que o que há de bom nas outras pessoas melhora as chances de que revelarão o melhor de si. É extraordinário que um homem que foi maltratado a maior parte da sua vida possa tanto ver o que há de bom nos outros”.

Veja o que há de bom nos outros. Esse é o título do capítulo onde se lê a reflexão acima.

Vivemos uma quadra delicada da existência humana. Como um veio vulcânico latejando nos subterrâneos da alma, o ser humano se debate sobre os fundamentos da vida e a colaboração última do conhecimento. Não raro as massas populares, na imperiosa ânsia de corrigir distorções, se rendem a movimentos passionais e apelos ideológicos.

Um justo dínamo que alvoroçou setores conscientes da sociedade brasileira foi a luta pela ética na política, traduzido no tema “ficha limpa”. Em resumo, trata-se de uma batalha para extirpar da vida pública figuras que distorcem o verdadeiro sentido da atividade política, que é o serviço à comunidade, a partir da declaração de inelegibilidade.

O problema é que, na esteira dessa pugna saudável, nos deparamos com equívocos que, por razões de justiça, reclamam reparos. Um deles é o viés maniqueísta: a divisão grosseira e simplista que generaliza e empurra para o esgoto toda e qualquer pessoa que figure no enfrentamento de uma pendência administrativa (um julgamento por uma Corte de Contas) ou judicial (decisão de um colegiado de juízes). E, em conseqüência, essas pessoas sofrem verdadeiro processo inquisitivo, de linchamento moral, de justiçamento antecipado.

Conheço casos de pessoas que sofreram injustiças, que ainda estão lutando para provar a inocência, mas que, por figurarem em lista do TCM, amargam as auguras de uma culpa que não deram causa. Acompanhei, por exemplo, a luta da professora Maria da Conceição Machado Lima, a popular Machadinha. Ela estava na Secretaria de Educação de Crateús no período de implantação do Fundef. Criteriosa, sempre procurou laborar nos trilhos da legalidade. Agiu corretamente. Foi vítima de denúncias infundadas. Durante a tramitação do seu processo no TCM, submeteu-se a uma cirurgia oftalmológica. Enviou o atestado médico ao Conselheiro Relator do seu processo e solicitou prorrogação de prazo. Imaginando se tratar de manobra protelatória, o Relator indeferiu o pedido. Suas contas foram julgadas à revelia. Tenta, por todos os meios em direito admitidos, provar a inocência. Mas seu nome ainda está lá. Na lista. É justo rotulá-la de “ficha suja”? Penso que não.

Imagino que deveríamos ser mais comedidos na emissão de juízos de valor sobre esses casos. Nem todo mundo que está na lista é satanás; nem todo mundo que está fora é santo. Há pessoas virtuosas nesse meio. Que foram vítimas e não algozes. Talvez devêssemos evitar o dedo em riste, a opinião implacável, o julgamento impiedoso. Até porque o mundo não se divide entre bons e maus, limpos e sujos. Em cada um de nós há estilhaços defeituosos e substâncias de estrelas. Melhor é fazermos como Mandela: Ver o que há de bom nos outros.

(Por Júnior Bonfim – na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

AMANHÃ É DIA DE MAIS UMA EDIÇÃO DO JORNAL GAZETA DO CENTRO-OESTE!

ISTO É GLOBALIZAÇÃO!!!



- Qual é a mais correta definição de Globalização?

- A morte da Princesa Diana.

- Por quê?

- Uma princesa inglesa com um namorado egípcio sofre um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um motorista belga, bêbado de uísque escocês, que estava sendo seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos.


- E este texto foi enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates) e provavelmente, você está lendo em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan num monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia.

Isto é, GLOBALIZAÇÃO!!!

--------------------------------------------------------------------------------

QUEM SOU EU?

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou...

Vejam só que dilema!!! Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa, INQUILINO, na condução, PASSAGEIRO, nos correios, REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR. Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê está com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA, em viagens TURISTA, na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Como vascaíno, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. Se trabalhar na ANATEL, sou COLABORADOR e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros... DEFUNTO, para outros... EXTINTO, para o povão... PRESUNTO... Em certos círculos espiritualistas serei... DESENCARNADO, os evangélicos dirão que fui... ARREBATADO... E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL!!! E pensar que um dia já fui mais EU.

(Luiz Fernando Veríssimo)