sexta-feira, 6 de maio de 2011

POETA DIDEUS SALES LANÇA LIVRO HOJE EM CRATEÚS

Às 20 horas de hoje, no Restaurante O Wanderley, o poeta Dideus Sales lança seu "Jitiranas de Luz". É a sua 13ª obra literária, na linha poética. Lançado em abril, em Aracati, onde ele reside, a obra será lançada em vários outros locais do País, até julho. Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Mossoró já estão marcados para os próximos dois meses. Será apresentado pelo promotor de Justiça, José Arteiro Soares Goiano.

(Caderno REGIONAL do Diário do Nordeste)

JITIRANA DE LUZ

No pórtico de entrada, um pelotão de Carnaúbas - palmeiras do semi-árido - anuncia o ingresso no território mágico da latência imorredoura. Na vereda que percorro esparrama-se o perfume original do mufumbo. Chego à sertaneja casa que amo. Mesclada de alvenaria e pau-a-pique, cercada por aquele tradicional entrelaçamento de madeiras locais. Quando, mesmo distante, para ela volvo o pensamento, sinto-me transportado para um espaço de deleite e aconchegante convívio. Na entrada toco a sagrada romã, símbolo do amor e da fecundidade. Miro o ornamental flamboyant e sua magnética ressurreição. Colho uma polpuda siriguela e sorvo o seu doce mel. Em seguida corro a vista na vigorosa canafístula e sento à sombra do juazeiro, estandarte da caatinga.

Pronto! Agora posso prosear sobre o autor deste livro. Só aqui, em meio às oiticicas da infância, ao estrume azul do velho curral, às ribanceiras do rio em que nasci, recolho a espontânea força para falar de um ser tão efusivamente terrestre como Antonio Dideus Pereira Sales.

Este poeta é co-responsável pelo meu ingresso no reino da alegria. No ano 2000, quando restaurava um habitat no torrão em que nasci, ele me fez uma doação valiosa e vital: um carro cheio de mudas – mamão, pitanga, coco, acerola, limão, alfavaca, laranja etc. - a fim de que eu circundasse com plantas minha gleba predileta.

Nascido nos sertões de Crateús, Dideus Sales veio a este ambiente chamado terra para cumprir a sina invulgar de divulgar a boa nova da poesia e esbanjar generosidade.

Desde cedo virou apóstolo do sonho, missionário do verso, lavrador de amizades, cidadão do mundo. Nos anos 1980 destacou-se ao desenhar, na atmosfera do interland cearense, um arco-íris de estrofes formosas e delicadas. Usava as nuvens sonoras do rádio para derramar os fios celestes da genuína, silenciosa, cativante e muitas vezes anônima poesia popular.

Depois, ganhou asas e voou o Brasil inteiro. Conhece versejadores da foz do enigmático Amazonas ao Porto Alegre do Rio Grande do Sul. É, por natureza, andarilho. Caminha por sobre o trilho da rima com brilho.

Cantando, se encantou com as graças de Isabel, uma bela morena do litoral. A Bel e um sedutor vento arrastaram o trovador para as ondas do mar de Aracati, onde se instalou e procriou o Mateus e a Vitória. Daquela terra suntuosa e exuberante comanda a linotipia da Gente de Ação, uma revista que divulga quem faz alguma coisa pela arrumação do mundo e que exibe um balaio dos melhores fiadores de palavras do Ceará.

Eis, minha gente, um típico e robusto animal do sertão, com uma das mais altas taxas de colesterol telúrico que conheço. Um canário da terra, um autêntico “cabeça vermelha”.

Na vida, como na literatura, nos defrontamos com dois modos de ser: o da prosa e o da poesia. Ao gosto da flora que amamos, Dideus optou por viver em permanente estado de poesia. É ele a JITIRANA DE LUZ!

(Júnior Bonfim)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

STF - OAB PEDE QUE LEI DA FICHA LIMPA SEJA DECLARADA CONSTITUCIONAL


Em ação ajuizada no STF ontem, 3, a OAB pede que a lei da ficha limpa (LC 135/10) seja declarada constitucional. "A sociedade e a comunidade jurídica discutem a validade e sua constitucionalidade, criando-se, pois, justo receio de nova situação de insegurança jurídica a ser projetada nas eleições municipais de 2012", afirma o presidente da OAB na ação, Ophir Cavalcante.

O pedido da entidade é feito em uma ADC 30, distribuída para o ministro Luiz Fux. Ele é relator de outros dois processos sobre a matéria, a ADIn 4578 e a ADC 29.

Na ação, a OAB afirma que a lei da ficha limpa, quando estabelece novas hipóteses de inelegibilidade, não fere os princípios da razoabilidade ou da proporcionalidade. Alega ainda que a aplicação da norma a atos e fatos passados não ofende a coisa julgada, o direito adquirido e o ato jurídico perfeito. Ainda de acordo com a entidade, não é aplicável à norma o argumento de que ela estaria retroagindo para prejudicar políticos já condenados.

"Não haveria sentido a Lei Complementar estabelecer novas hipóteses de inelegibilidade e não transcender seus efeitos a atos/fatos passados à sua publicação (em junho de 2010), visto que é a própria Carta Federal que determina seja observada a vida pregressa do candidato", ressalta o presidente da OAB.

Ele também frisa que inelegibilidade não é pena e não impõe punição a quem quer que seja. Segundo o presidente da OAB, as regras e sanções previstas na lei da ficha limpa são de natureza eleitoral. "O regramento, neste caso, é obviamente diferente, pois visa a proteger um outro valor constitucional: a moralidade administrativa", diz.

Na ação, a OAB lembra que, em março, o Supremo decidiu que a lei da ficha limpa não poderia ser aplicada ao pleito do ano passado porque foi promulgada menos de um ano antes das eleições. A entidade afirma ainda que, no julgamento, foram apresentados questionamentos sobre a constitucionalidade de outros pontos da norma.

"Calha pontuar que durante o julgamento foram invocados diversos argumentos que abalam a confiança da sociedade brasileira acerca da aplicabilidade do regramento legal nas próximas eleições municipais [2012], o que justifica a utilização da presente (ação declaratória de constitucionalidade)." A OAB complementa que há, inclusive, divergência nos diversos TRE's sobre a norma.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CONJUNTURA NACIONAL

Zeca I

Abro a coluna com Zeca Boca de Bacia, que fazia a alegria do povo em Campina Grande/PB. Personagem folclórico, amigos de políticos. Dava assessoria informal a Ronaldo Cunha Lima e a seu filho Cássio, prestes a ganhar o mandato de senador. Quando Zeca abria a boca, a galera caia na risada. Certa vez, numa de suas internações na clínica Santa Clara, em Campina Grande, a enfermeira foi logo perguntando:

- Zeca, qual o seu plano (de saúde)?

E ele:

- Ficar bom!

Outra vez, Zeca pegou um táxi em Brasília para ir à casa de Ronaldo Cunha Lima. Em frente à casa do poeta, o taxista cobrou R$ 15. Zeca só tinha R$ 10. Sem acordo, disparou:

- Então, amigo, dê cinco reais de ré!

DEM no ralo

O DEM está escorrendo pelo ralo. A última defecção do partido é a do governador Raimundo Colombo, de Santa Catarina. Sai do DEM e carrega bancada de deputados Federais, estaduais e prefeitos. Ali, o comandante da operação migração é Jorge Bornhausen, que tem no filho Paulinho Bornhausen uma semente de renovação.

Bancada cresce

A cada semana, expande-se a bancada do PSD. O partido previa contar, inicialmente, com uns 20 parlamentares. Hoje, a estimativa é de que chegue aos 50. Possui, já, dois governadores, cinco vice-governadores, 40 deputados Federais e uma batelada de deputados estaduais e prefeitos. Poderá, até, não ter tempo de TV e rádio para os embates eleitorais de 2012. Mas, com sua força, deverá atrair partidos menores e criar uma teia de parceiros e, assim, conseguir bons minutos na mídia eleitoral.

A crise tucana

Os tucanos não admitem que o partido esteja vivendo uma crise. Pois bem, este consultor garante: trata-se da maior crise já vivenciada pelo partido desde sua criação nos idos de 88. Sem comando. Sérgio Guerra pode ter sido importante na fase de transição. Hoje, não tem estofo para comandar a sigla. Sem discurso. Fernando Henrique deu ao partido um norte, quando sugeriu que buscasse a classe média emergente. Profundamente rachado em São Paulo. A ala Alckmin devora, a olhos vistos, a ala Serra. As duas bandas não se entendem. Fazem salamaleques em público e dão estocadas nas sombras. Serra, calado. Alckmin, sorridente. E portando a bandeira da vitória. Porque, claro, tem o poder da caneta. Que solta muita tinta.

PT, o mais organizado

É visível o esforço do PT para pôr o bloco nas ruas visando o carnaval eleitoral de 2012. Fazem reuniões em sequência, escolhem áreas prioritárias e secundárias, nomeiam comandantes para as linhas de vanguarda e retaguarda, começam a definir roteiros de parcerias e formam estratégias. Lula será o comandante geral da campanha. Começará a correr o país nas próximas semanas. PT quer eleger cerca de 2 mil prefeitos. Projeto: esticar o mando até 2020.

Apareçam, machistas

Primeiras campanhas com a participação de mulheres. Pequeno município do interior de São Paulo. Conservador, machista. Os homens não admitiam que uma mulher fosse candidata á prefeita. Mas uma corajosa mulher decidiu enfrentar o machismo. Para evitar que ganhasse o pleito, os machões começaram a inventar fantasias sobre a candidata. Líder nas pesquisas, a mulher era um poço de silêncio. Mas a violência verbal era tanta que não aguentou. No comício de encerramento, mandou bala:

- Sei que tem um montão de machos por aí metendo o pau em mim por trás. Quero dizer para esses sacanas que se forem machos de verdade, que venham aqui meter o pau aqui na minha frente!

A multidão foi ao delírio. Foi eleita com grande votação.

Aécio tateia

Aécio Neves, depois do affaire bafômetro, diminuiu alguns centímetros de sua autoconfiança. Percebeu que deve, doravante, calçar as sandálias da humildade e começar a perambular pelo território. A começar por São Paulo. Esteve aqui no palanque de 1º de maio armado pela Força Sindical e mais quatro centrais. Circulou bem. Conversou com Alckmin. Defendeu Kassab e sua iniciativa de criar o PSD. Aécio quer ser o candidato tucano em 2014. Serra, porém, continua com a ideia fixa de pleitear a candidatura.

Centrais e o governo

Essa querela está longe de ser administrada. A CUT quer o fim do imposto sindical. As outras Centrais estão na frente oposta. A Central dos Trabalhadores confia em suas bases e em sua capacidade de sobreviver (e bem) com a contribuição voluntária que poderia ser criada na esfera do sindicalismo. Já as outras Centrais defendem a contribuição compulsória. Interessante é observar que as Centrais mantêm em relação ao governo postura ciclotímica : ora, frequentam a mesa de reuniões com Dilma ; ora, batem de frente no governo. Uma no cravo, outra na ferradura.

Obama, paciente e metódico

Osama Bin Laden estava com os dias contados. Obama, desde a campanha presidencial, prometera capturar o líder da Al-Qaeda vivo ou morto. Defendeu a saída gradativa do Iraque e do Afeganistão e a luta em outras frentes. Tinha razão. E, já no salão oval da Casa Branca, fazia constantes reuniões com a equipe de inteligência. Foi paciente. Monitorava tudo. No dia da decisão, reuniu-se com a cúpula do governo na Sala de Situações. Acompanhou passo a passo uma operação que se desenvolvia a 10 mil km de distância. No domingo, tranquilo, chegou a jogar golfe. Ordenou o ataque. Os militares não tinham tanta certeza de que Osama se encontrava naquela mansão. O risco era grande. O metódico Obama ganhou a batalha. E, seguramente, aplaina os caminhos da reeleição.

Elliot

T. S. Elliot, o poeta, ensinava: "somente aqueles que se arriscam a ir longe sabem até onde podem chegar".

Relato da Paraíba

A coluna pescou este relato de Astier Basílio, que chegou, ontem, à mesa de Zé Nêumanne:

"Cheguei cedo demais à redação do Correio da Paraíba. Resolvi ir ao mercado central, tomar café. Paro em uma barraquinha, a televisão está ligada no Bom Dia Brasil, momento em que Marcos Losekann fala sobre as minúcias da operação que matou Osama. Para o homem que me atende, certamente o dono do local, peço um café com leite - 'mais leite que café por favor' - e um queijo de coalho com pão francês, há um outro que, pela semelhança, julgo ser irmão do proprietário, e que não para de rebater os comentários - ao que à narração da Globo alude a uma ação cirúrgica, o moço arrebenta em comentários dizendo: 'cirúrgica o quê? Foi um assassinato! Ele era um terrorista? Era! Mas que foi um assassinato, isso foi". Agora vem a parte que lhe interessa. Enquanto tomo o café, o mesmo indignado homem me diz: "é como falou ontem no comentário José Nêumanne Pinto (falou teu nome todo, como se escandisse): os Estados Unidos não falam dos "milhares" (o número não foi lembrado por Astier) de civis mortos na Guerra do Afeganistão." O homem das ruas faz sua leitura dos acontecimentos. Ainda mais na Paraíba, onde Zé Nêumanne é motivo de orgulho dos paraibanos. E deste seu primo.

Mais Zeca de Campina

Em João Pessoa, num restaurante chique, Zeca pediu um bode assado. O garçom retrucou:

- Desculpe-me, senhor, aqui só servimos frutos do mar.

Zeca emendou sem dar tempo:

- Então me traz uma água de coco.

_________

Um dia, outro taxista cobrou R$ 20. Zeca, liso, só tinha R$ 10. E pagou.

- Cadê o resto? - pergunta o taxista.

Zeca não hesita:

- E eu vim sozinho? Vamos rachar!

_________

Essa é infame. Quem quiser, pode pular. Já em São Paulo, chamou um táxi. Queria ir à Central da Globo, na avenida Chucri Zaidan. Quando o carro chegou, ele se espantou: uma mulher no volante. Gentilmente, ela perguntou:

- O senhor quer que eu pegue o minhocão? (Elevado Costa e Silva, construído na época do prefeito Maluf, que atravessa o centro da cidade).

Zeca disparou:

- Só se a senhora souber dirigir com uma mão... e for baixando as calças...!

E o compromisso em cartório?

Serra nem pensa em se recandidatar a prefeito de São Paulo. Afinal, na campanha que ganhou para prefeito, fez um compromisso e registrou em cartório, negando-se a deixar a prefeitura no meio do mandato. Saiu no meio do mandato e se candidatou ao governo do Estado. Ganhou o pleito. Hoje, me perguntam: e se ele fizer a mesma coisa ? Respondo: política e políticos estão tão desmoralizados que promessas não valem nada. Ademais, em São Paulo, há um componente que precisa ser devidamente avaliado: a rixa histórica entre PSDB e PT é tão contundente que deixa outras questões no plano do detalhe. Os eleitores tendem a esquecer promessas e compromissos e olham para as circunstâncias do momento.

Skaf e Chalita no PMDB

Paulo Skaf sairá do PSB e migrará para o PMDB. Já acertou a entrada com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves. Entrará de maneira discreta. Já o deputado Gabriel Chalita (PSB) será recebido em festa programada para dia 28 de maio. Ambos gostariam de ser candidatos à prefeito de São Paulo pela legenda.

Moldura paulistana

A eleição para prefeito de São Paulo será emblemática. Porque São Paulo é um laboratório avançado do Brasil. Reúne as maiores classes médias, o maior contingente laboral, a maior força do PIB, as maiores pressões sociais, etc. São Paulo é a cara do país. Tem todo tipo de eleitor. E gostos variados. Minha leitura:

- Há uma rixa histórica entre PSDB e PT.

- O PT agrega tradicionalmente 30% dos votos da metrópole.

- Mas as classes médias, sob a tuba da mídia, conservam certo gelo/ojeriza em relação ao petismo. E acabam dando o tom.

- Lula nunca tentou andar pelo meio. Sempre quis a sopa pelas bordas.

- Dilma se diferencia e cria polos de simpatia no meio.

- FHC, Serra e Alckmin são as referências contra o PT.

- Mas o prestígio tucano está em descenso.

- PT poderá, sim, vir a crescer.

- Um novo nome do PT pode criar impacto.

- Um novo nome do PMDB, idem.

- Kassab será eleitor importante no processo.

- Serra, se não for candidato, também será eleitor central.

- Definição: Produto Nacional Bruto da Felicidade (em alta, média ou baixa).

- PNBF alto: ganha candidatura do PT.

- PNBF baixo: candidato do sistema tucano.

CLT, 68 anos

A Consolidação das Leis do Trabalho completou, dia 1º de maio, 68 anos de idade. Filha da Carta de 1937, passou incólume pelas Constituições de 1946, 1967 e 1988. São 922 artigos que regulam praticamente todas as relações individuais e coletivas de trabalho. Careceria uma revisão.

7 em 10

Sete em dez empresários sofrem com a falta de qualificação profissional. Para cada R$ 100 gastos com seguro-desemprego, o governo Federal despende só R$ 1 em programas de qualificação de mão de obra.

Perguntinhas básicas

1. Aécio - Aécio teria no futuro um bafômetro contra ele? Resposta: sim. Vão utilizar o bafômetro como instrumento para desmontar a vida pessoal de Aécio. Mas ele poderá dar a volta pelos lados.

2. Serra - Serra vai mesmo se candidatar à prefeito de SP em 2012? Resposta: possivelmente. Político bom usa a régua para frente e para trás. Ele deve recomeçar. Do zero? Não. Do 50 na régua de 100 pontos. Pode se eleger novamente prefeito de SP. E recomeçar a trajetória. Esperar sem nada até 2014? Muito arriscado. Viraria vapor.

3. Lula/Dilma - Lula será candidato novamente nem 2014? Depende. Economia bombando, Produto Nacional Bruto da Felicidade em expansão: Dilma candidata à reeleição com alta chance de vitória. Contrário: Lula voltaria ao palanque. Usando o último estoque de carisma.

Calo apertado

Inflação é maior ameaça ao governo Dilma. Se cair na faixa dos 8% a 9% será um deus-nos-acuda. Mantega pegaria o chapéu, Palocci assumiria no lugar e o resto, SDS: Só Deus Sabe.

Conselho aos partidos

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado aos tucanos. Hoje, sua atenção se volta aos partidos:

1. Comecem a fazer imediatamente o Planejamento Estratégico da Campanha de 2012.

2. Tracem estratégias, táticas e ações visando trabalho em:

a. Municípios com população em torno de 300 mil habitantes;

b. Municípios com população de 200 mil habitantes;

c. Municípios com população de 100 mil habitantes;

d. Municípios com população de 50 mil habitantes.

3. Estabeleçam discursos adequados, reunindo temáticas gerais, regionais e locais.

4. Organizem/selecionem prioridades para parcerias entre partidos naqueles espaços.

5. Estabeleçam programa de ações táticas para os próximos meses.

6. Definam comandos/equipes/lideranças para coordenar programas, projetos e ações.

____________

(Gaudêncio Torquato)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Júnior,

Parabéns pelo bonito soneto e pelo sábio olhar do poeta sobre o trabalho.
Segue meu poema em relação ao mesmo tema.

Um abraço,

Dalinha Catunda
*

LABUTA INGLÓRIA
*
Mal o dia amanhece,
Ela já está de pé
Acorda vai pra cozinha,
Depressa faz o café.
Nunca sem antes rezar,
Alimentando sua fé.
*
Após servir o café,
Pra família reunida,
Filhos vão para escola
Marido segue pra lida,
Ela volta pra cozinha
Já pensando na comida.
*
Faz o café da manhã,
Faz almoço, faz jantar.
Lava louça, varre casa,
Sem pensar em descansar
Pega a roupa pra lavar,
Já pensando em passar.
*
Da dita dona de casa,
É assim o dia-a-dia.
Uma tarefa após outra
Sem aposentadoria.
E sem remuneração,
Só a fé lhe alivia.
*
Hoje, dia do trabalho,
Quero homenagear,
A nobre dona de casa,
Que só vive a labutar,
Sem ter reconhecimento
Sem ser rainha do lar.

REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DE CRATEÚS

Caros Colegas da ALC,

Lembramos todos da nossa reunião, na proxima quinta feira, dia 05 de maio, às 19:00, na nossa Sede.

Na ocasião serão discutidos os ultimos acertos do projeto de publicação da ALC, os preparativos para eleição da nova diretoria da ALC e para o ingresso de novo membro no sodalício, bem como a participação da ALC no lançamento do livro do Colega Dideus Sales.

Encontraremo-nos todos lá!

Saudações literárias

Elias de França
Presidente

domingo, 1 de maio de 2011

MAIO, O MÊS MAIS BELO, COMEÇA COM VIVAS AO TRABALHADOR!


O dia primeiro de maio, data em que se celebra a luta dos trabalhadores em prol do direito a uma vida mais saudavel e prazerosa, é um dia de todo o povo. Por isso posto este

SONETO AO POVO

Quem do milho a cada manhã nos dá o pão desejado;
Faz as praças, os mercados florescerem de verdura;
Doma as árvores, e do barro nos oferece o telhado;
Encontra o outro, modela o ferro, traz a fartura? !!!

Quem é este que golpeia as trevas, constrói a beleza,
Sabe as vontades dos seres, os segredos do viver,
Conhece as aspirações da terra, as notas da pureza,
Os mistérios da noite, os hinos do amanhecer? !!!

Tu és, oh obscuro ser, o mais luminoso companheiro,
Tens o fogo da vida, o amplo sonho, o amor verdadeiro,
De tuas mãos mágicas e poderosas nasce o Novo.

Ó combativo operário, valente camponês, pai guerreiro,
Com as veias da aurora honradamente te louvo
E no peito azul da vida escrevo o teu nome: POVO!

(Junior Bonfim, in Poesias Adolescentes e Maduras)