sexta-feira, 15 de abril de 2011

TOMBA UM GUERREIRO


No dia 30.10.2009, recebi de presente dos amigos Robério e Lúcia o livro Tudo ou Nada, de Roberto Shinyashiki, com a seguinte mensagem:



“Caro Arnaud,

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”




Hoje recebo a notícia que um amigo nos deixou de forma repentina. Ainda cheio de vida e de esperança. No curto espaço de tempo que o conheci, reconheci um guerreiro, um incansável batalhador pela causa da educação. Uma disposição intensa para colocar em prática tantos sonhos, tantas esperanças.



Meu caro amigo Augusto Júnior, Secretário de Educação de Camocim(CE), na última conversa que tivemos eu lhe disse, “cara dá um tempo, o teu problema de saúde é semelhante ao meu, porém, com um agravante, você teve uma pré-embolia”. Tenho consciência que talvez eu nem possa dar este conselho, pois estou descuidando das responsabilidades que uma doença adquirida pode nos trazer. E, em muitos casos, sabemos que os problemas de saúde são em decorrência da nossa atividade profissional e da responsabilidade que assumimos nos cargos que são passageiros. A intensidade do nosso trabalho como gestor de uma Secretaria de Educação é tão louco, que nos esquecemos de nós mesmos, da nossa família, dos nossos amigos....



Como acredito em Deus e no seu poder santificador e misericordioso. Acredito, também, que nosso amigo Augusto Júnior transmitiu sempre a sua energia vital, pelo desejo de construir a vida do jeito que sempre sonhou. Prematuramente, nos deixa, deixa também muitos projetos e sonhos que não pode realizar. No entanto, ficamos aqui com a esperança do cristão, de que esta vida é efêmera. A verdadeira vida eterna será no momento que nos encontraremos na casa Pai Celestial.



Para este guerreiro deixo a seguinte passagem bíblica:



2 Timóteo 4, 6-8 - Combati o bom combate – “Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.”



Coloquemos em nossas preces as lembranças do nosso amigo, esperando que Deus dê o devido amparo e conforto para sua família e amigos.



Do amigo.


José Cavalcante Arnaud

PROFESSOR ODALY

Olá Junior,

Sou Odaly, funcionário publico de Novo Oriente, prazer enorme em ter descoberto o seu blog, gosto muito de ler, encontrando coisas bacanas, dicas como a do alfabeto emocional.


Parabens pelo seu blog.

Serei leitor diariamente.

Grato.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ESTRADA DE CANINDÉ

Mirem na sensibilidade perceptiva dos autores desta música.

Percebem detalhes que só os olhos do coração são capazes de captar.

Veja:




Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira


Ai, ai, que bom
Que bom, que bom que é
Uma estrada e uma cabocla
Cum a gente andando a pé

Ai, ai, que bom
Que bom, que bom que é
Uma estrada e a lua branca
No sertão de Canindé

Artomove lá nem sabe
se é home ou se é muié
Quem é rico anda em burrico
Quem é pobre anda a pé

Mas o pobre vê nas estrada
O orvaio beijando as flô
Vê de perto o galo campina
Que quando canta muda de cor

Vai moiando os pés no riacho
Que água fresca, nosso Senhor
Vai oiando coisa a grané
Coisas qui, pra mode vê
O cristão tem que andá a pé


**********************************************

Olá Júnior,

É difícil elaborar um poema como este, sem ter vivido o que retrata os versos.

A música é linda a letra encanta e nos transporta ao nosso velho e querido sertão.
*

Nos caminhos do Sertão,
Mirando a luz do luar
Meus pés percorreram estradas.
Difícil é não lembrar...
Da lua me acompanhando,
De uma mão me guiando,
Do jeito singelo de amar.
*

Parabéns pela postagem, Júnior.

Um abraço,

Dalinha

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CONJUNTURA NACIONAL

Morra tranquila, mamãe


Fernando Leite, filho do senador Júlio Leite, era presidente da Assembleia de Sergipe quando Seixas Dória era governador. Conta Sebastião Nery que Seixas teve de ir ao Rio, o vice-governador Celso Carvalho estava no Rio Grande do Norte assistindo ao enterro da sogra, assumiu o governo o presidente da Assembleia. Por dois dias. Fernando Leite mandou telegramas a todas as embaixadas comunicando ao mundo sua governança. E, orgulhoso, como bom filho, telegrafou à mãe, internada e gravemente enferma em hospital do Rio:

- Mamãe, pode morrer tranquila. Seu filho é governador. Beijos, Fernando.


Dilma na China


A presidente Dilma começa a firmar a sua identidade. E já mostra que não veio para ser mera figurante do ciclo lulista. Não gosta de estardalhaço; é contida na expressão; não usa imagens popularescas; respeita Lula, mas sem bajulação; e já tomou distância em relação ao governo anterior em áreas como as relações exteriores. Este consultor fez análise para o site da revista Exame dos 100 dias do governo Dilma e pinça rápidas passagens (em destaque) entre as notas abaixo.


Tragédia na região serrana


Análise: "A presença de uma alta autoridade da República no cenário de um desastre sempre gera simpatia da população. A presidente Dilma conseguiu angariar popularidade e tirou lição do erro de Lula, que foi muito criticado quando houve uma tragédia semelhante em Santa Catarina. Dilma conseguiu estabelecer um diferencial nesse episódio."


Mais tragédia no Rio


A tragédia do Rio de Janeiro se apresenta como mais uma demonstração da visão defendida pelo prof. Samuel Huntington, celebrado autor de O Choque das Civilizações: "há muitos indícios do paradigma do caos - quebra no mundo inteiro da lei e da ordem; Estados fracassados e anarquia crescente em muitas partes; uma onda global de criminalidade; máfias transnacionais e cartéis de drogas; crescente número de viciados em muitas sociedades; um debilitamento geral da família, um declínio da confiança e na solidariedade social em muitos países; violência étnica, religiosa e civilizacional e a lei do revólver predominando em grande parte do mundo".


Oposições sem rumo


As oposições estão sem rumo. Isso é sabido. Mas as oposições dentro dos partidos de oposição também colaboram para a geleia geral. O DEM se estiola. O PSDB está rachado. Em São Paulo, o deputado Julio Semeghini conseguiu se eleger presidente do diretório municipal da capital, sem o apoio da bancada de vereadores. Alckmin ganhou a parada para o grupo de José Serra. E também deu um recado a Serra e Aécio: daqui por diante, no PSDB, as decisões devem sair de votações em primárias. Disse nas entrelinhas que ambos só pensam em 2014, sem medir as consequências de ambições fora de hora. Nessa imensa cratera, terá vez o partido de Kassab, o PSD.


1ª reunião ministerial


Análise: "A reunião foi importante para Dilma mostrar autoridade e cobrar resultados dos ministros. Ficou claro que o ponto forte dela é o gerenciamento das tarefas. Até hoje eu observo que os ministros têm feito poucos discursos, porque a presidente não aceita discursos sem resultados práticos. Os ministros têm receio de receber um puxão de orelha."


PSD conta com 40


O PSD deverá contar com cerca de 40 parlamentares, entre deputados e senadores. Não será tão pequeno como muitos apregoavam. As "placas tectônicas" que se mexeram após as eleições só se acomodarão quando a nova sigla surgir e abrigar as ondas provocadas pelo tsunami eleitoral.


Renascimento partidário


Os partidos brasileiros, todos sem exceção, carecem de intenso e amplo programa de reformulação. Precisam respirar o cheiro do tempo. Viver o momento presente. Sentir o pulso da sociedade. Em suma, carecem de uma ação revigorante, que pode se inspirar nos seguintes eixos: formulação de um novo ideário, condizente com as demandas do tempo; esforço para rearticulação com as entidades da sociedade organizada; mobilização das bases com vistas ao engajamento de forças e inserção de contingentes nas fileiras partidárias; organizada ação de comunicação com classes sociais, setores e movimentos que promovem a dinâmica social.


Mercadante e Haddad


Não há lugar fixo nas planilhas partidárias para candidatos a pleitos majoritários. Cada candidato pode subir ou descer porque a vida partidária se assemelha a uma gangorra. Hoje, o candidato do PT em alta para a prefeitura de São Paulo, em 2012, é o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante. Mas o candidato de Lula continua sendo o ministro da Educação, Fernando Haddad. Lula trabalha com a hipótese de que o eleitorado está se cansando dos velhos nomes. E exige novidade no caminho partidário.


Referendo contra armas


O presidente Sarney promete levar a plenário da Casa um projeto encaminhando nova consulta à população - referendo - sobre a proibição de venda de armas. Como se recorda, em 2005, mais de 64% da população disse "não" à proibição. Desta feita, imagina-se que o sentimento social, acirrado após a tragédia que vitimou 12 crianças no Rio de Janeiro, influencie a decisão da sociedade. Mas já há núcleos contrários a esse projeto.


DEM processa


O DEM quer processar o prefeito Gilberto Kassab por indisciplina partidária. Bobagem. Deveria, isso sim, fazer um arrastão nacional na direção de novos adeptos.


Governo corta R$ 50 bi


Análise: "A presidente está correta em dar uma cacetada logo no começo do mandato para sinalizar suas posições econômicas. O problema é que a pressão política dos parlamentares é muito forte e pode reverter alguns cortes. Uma tesourada de R$ 50 bilhões pareceu sério para a sociedade, embora muitos analistas questionem a efetividade desse ajuste fiscal."


500 mil na informalidade


A presidente Dilma quer retirar 500 mil trabalhadores da informalidade. Via: redução de 11% para 5% da alíquota de contribuição para a Previdência. Mais certeira seria a decisão de regulamentar os serviços terceirizados. Essa área está solta. E carece de um marco para consolidar-se. Lembre-se que o programa Micro Empreendedor Individual gerou cerca de 1 milhão de trabalhadores com carteira assinada.


50% das cotas para as mulheres


Hoje, a cota para as mulheres nas listas de candidatos pelos partidos é de 30%. Mas a cota não é preenchida. Mesmo assim, o projeto de reforma política do Senado aumenta essa taxa para 50%. Ou seja, as listas partidárias serão compostas por metade de homens e metade de mulheres. É bem provável que a ideia não vingue.


Micro e pequena empresa


Nessa direção, o governo criou, em nível de Ministério, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Vamos ver se contribuirá para diminuir a burocracia.


PSD no RN


O deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN, garante que o PSD deverá ter a maior bancada na Casa, com uns 8 parlamentares. "Tenho a convicção de que o PSD surge, no Rio Grande do Norte, como um dos maiores partidos. A expectativa é de que possamos contar com 40 a 50 prefeitos e ex-prefeitos, inúmeros vereadores", afirma o presidente.


Robô do prefeito?


Na Câmara Municipal de Mimoso do Sul, Luiz Carlos da Silva, líder do PMDB, discutia com Jaime da Rocha Nogueira, líder do PDS, por causa do prefeito Pedro Costa, também do PDS. Luiz Carlos atacava o líder do prefeito:

- V.Exa. é um teleguiado, sem personalidade. Só cumpre ordens.

- Sou líder. E o líder tem de dizer o que o Executivo pensa.

- Critico o comportamento de V.Exa., por ser um homem de recados, o robô do prefeito.

- Senhor vereador, até agora discutia com V.Exa. porque não me sentia agredido. Agora, V.Exa. vai ter de provar a esta Casa quando é que eu roubei o prefeito.


A sessão acabou.


Mais uma vez, Nery e suas hilárias historinhas!


Salário mínimo de R$ 545


Análise: "Houve uma demonstração inequívoca do rolo compressor do governo. Mais forte e contundente que o rolo compressor organizado por Lula. O PMDB conseguiu 100% dos votos, que funcionariam como moeda de troca por cargos em seguida. O preço dessa fidelidade é a nomeação de indicados pelo partido para o segundo e o terceiro escalões, principalmente de políticos derrotados na última eleição."


De baixo para cima


Se quase ninguém acredita em reforma política com origem em projetos de senadores e deputados, muitos põem fé nos movimentos sociais e em sua capacidade de gerar pressão. Esta seria a alternativa para a viabilização da reforma política, desafio para o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), entidade que idealizou o projeto da lei da Ficha Limpa. Este movimento abriu um espaço na internet com a intenção de popularizar a discussão do tema e consolidar um projeto para tramitar no Congresso Nacional ainda este ano. Espera o apoio de 2 milhões de brasileiros.


Dilma no programa de Ana Maria Braga


Análise : "É o Estado espetáculo, em que o governante desce do altar para o mesmo patamar dos simples mortais. Ela fez isso de maneira competente, falando primeiro para dois programas femininos. Ela, ao lado de uma mulher, falando para mulheres. De mulher para mulher. E, com isso, ela ganha a simpatia das mulheres, e fez até um omelete - de maneira desengonçada, é verdade - mas fez. Em seguida, foi ao programa da Hebe, que assim como a Ana Maria Braga e a própria Dilma, teve câncer. Ela não é populista como o Lula, que sempre ia a palanques, mas não se negou a ir a programas de TV com grandes índices de audiência."


Marina e o PV


Marina tem a cara do PV. Mas está cada vez mais distante desse partido. Tudo por conta do estilo centralizador e absorvente do José Luiz Penna, atual presidente da sigla, que se elegeu deputado Federal. Marina encarna um projeto de sustentabilidade ambiental mais sólido e estruturante que a visão superficial do comando da sigla. Se sair do PV, o partido perde a maior referência.


Alta de 7,5% do PIB


Análise: "Esse é o gargalo do governo. Como administrar a meta de crescimento sem perder o controle da inflação. A situação real mostra que as metas não estão sendo cumpridas. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde, o governo vai ter que adotar medidas mais drásticas para conter o consumo."


Detector de metais


Será que adianta colocar detector de metais nas escolas para evitar a entrada de armas? É claro que essa medida, isolada, não resolverá a questão. Mas é uma ferramenta a mais na engrenagem para escudar as escolas. Outras medidas precisam ser encontradas, a partir de uma revisão dos métodos e práticas educacionais. Urge banir todas as manifestações que possam servir de fundamento para incremento da violência nos sagrados espaços da educação.


Visita de Obama


Análise: "A vinda de Obama foi um gol magnífico logo no começo do mandato. Foi um sinal de prestígio que o Lula não conseguiu ter. Dilma fez um discurso muito mais concreto do que o de Obama, que decepcionou na questão do assento na ONU, frustrando a diplomacia brasileira. De qualquer forma, houve avanços nas relações entre os dois países. O episódio da revista dos ministros foi constrangedor e o discurso ao ar livre foi cancelado para evitar algum incidente mais sério. Imagine se algum manifestante atirasse um ovo no Obama. Daria repercussão mundial."


Novo modelo de gestão?


Geraldo Alckmin promete implantar um novo modelo de gestão em São Paulo, citando especificamente as parcerias que construiu com as Centrais Sindicais e Patronais. Devemos entender a preocupação de Alckmin no sentido da intenção de buscar maior participação da sociedade organizada no processo de gestão governamental. Até ai tudo bem. A dificuldade está na escolha dos parceiros. Falar em Centrais Sindicais, por exemplo, é fazer referência ao novo peleguismo que se espraia no país ao som da alta grana que aquelas entidades recebem do governo.


Brasil vota contra o Irã


Análise: "Foi um gesto de coragem do Brasil de mudar a sua política externa, se pautando pela linha do respeito aos direitos humanos. Foi um voto avançando e condizente com os parâmetros que são esperados de nações democráticas. Foi uma grande mudança em relação ao governo Lula."


Não mudou nada


Miguel Rodrigues, velho e sábio político de Goiás, foi visitar uma escola primária. Ali, a professora ensinava os primeiros dias de Brasil:

- No começo do Brasil colônia, como a América e o Brasil ficavam muito longe, para cá vieram, primeiro, muitos ladrões, degredados, condenados.

O coronel Miguel suspirou:

- Então não mudou nada.


Saída de Agnelli


Análise: "O Roger Agnelli vinha sendo jogado para escanteio pelo governo desde o mandato de Lula por dois motivos: não queria entrar no mercado de siderurgia e ainda fez inúmeras demissões no auge da crise. Aproveitando essa situação, Mantega fez um pacto com o Bradesco e trocou o presidente da empresa. É uma perda irreparável de alguém com o perfil do Agnelli, mas o fato mais importante nessa história é a constatação de que uma empresa privada que depende de fundos de pensão de estatais não é imune às pressões do Estado."


Conselho aos educadores


Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado às autoridades da esfera energética. Hoje, sua atenção se volta aos educadores de todo o país:

1. A tragédia do Realengo, no Rio, sugere ampla reflexão e debates a respeito dos processos educacionais. Todos os esforços devem ser empreendidos para que o ambiente escolar respire paz, harmonia, integração de espíritos e atitudes.

2. Nos últimos tempos, tem se multiplicado os casos de violência nas escolas, mascarados em forma de brincadeira (o chamado bullying). Esse fenômeno tem provocado distúrbios e consequencias nefastas para o desenvolvimento psíquico dos alunos.

3. O alunato é envolvido por uma gigantesca estrutura tecnológica, a partir da internet, cujo potencial nem sempre é usado em benefício do desenvolvimento educativo, criativo e moral. Esse é mais um foco a receber atenção prioritária dos corpos docentes.



(Gaudêncio Torquato)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ALFABETO EMOCIONAL

O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo – explica -.

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, …enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.

As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.

O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”

Tenha uma excelente vida!

Plena de Serotonina!!!

*****

RECEITA DE QUALIDADE DE VIDA

Exercícios simples que evitam problemas cardíacos:


1º) Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturrilhas e, depois, uma sequência de 10 movimentos lentos.

Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias.

Nos primeiros 6 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima;

Depois de 2 anos, não engorda mais e, além de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca que custa em média, hoje em dia, R$ 38.000,00 e, de um modo geral, os planos de saúde nem sempre pagam.

Melhora o problema de micro varizes.

2º) Ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o famoso escalda pés) - além de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e melhora, inclusive, a visão.

Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena, o quadro geral de saúde dos pesquisados melhorou e, como um fato relevante, a melhora da visão. Evita o encurvamento da coluna.

3º) Ao acordar, deitado de barriga para cima, pedalar 120 vezes no ar.


Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costas e aliviando as dores nas costas.

4º) Baixando a pressão

Ao perceber que a pressão subiu, coloque as pernas dentro de um balde com água muito gelada até os joelhos.

Permaneça nesta imersão por 20 min.

Este processo fará com que o organismo, na busca de aquecer os membros inferiores, faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a pressão.

Repassem aos seus contatos...


(Enviado por Arnaud Cavalcante)