sábado, 15 de novembro de 2008

PARA REFLETIR!

A língua resiste porque é branda; os dentes cedem porque são duros.
(Provérbio chinês)

CURIOSIDADE DO DIA

Ao proclamar a República, em 1889, Deodoro da Fonseca estava com um ataque de dispnéia. Ele foi tirado da cama no meio da noite para comandar o cerco ao Ministério. Foi sem a espada porque seu ventre estava muito dolorido. O cavalo baio número seis que usou não foi mais montado até a sua morte, em 1906.

BIENAL DO LIVRO

Meu confrade na Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceara - AMLECE, Lucarocas, vai brindar os participantes da Bienal do Livro, no Centro de Convençoes, aqui em Fortaleza, com seu manancial poetico. Vale a pena conferir.

DIDEUS SALES


Quem também se apresenta hoje na Bienal do Livro é o nosso estimado amigo e poeta Dideus Sales. Certa vez, escrevi sobre ele o seguinte:

“No inicio da década de 1980, ao raiar do dia e ao cair da tarde, o jovem Dideus usava o microfone da Rádio Educadora de Crateús para recitar estrofes primorosas, rimas que sempre brotaram espontaneamente do canteiro de sua alma sertaneja.

Depois, ganhou o mundo. Já perambulou por este país inteiro desenvolvendo uma de suas mais destacadas habilidades, que é a de tecer amizades. O que mais admiro nesse Poeta Popular é a sua liberdade. Sim, é um homem livre. Não está preso aos grilhões da rotina, às algemas da disciplina. Por isso, aprecia uma qualidade essencial quase esquecida pelos humanos: a gratuidade!

Este é Dideus, o poeta do encontro! Promoter de almas, descobre e exalta as virtudes secretas de cada ser. Faz do magnetismo da sua lira um ímã de atração de pessoas aparentemente antagônicas.

Nascido e criado nos cafundós do sertão, Dideus Sales fixou morada definitiva no litoral, irmanado à grandeza do mar. A mística aspereza do sertão e a insondável ternura do oceano bailam, como ondas de luz, sobre a praia dos seus versos. Talentoso improvisador, une no mesmo altar solene majestades distintas e celebra a energia vital que emerge de todos os poros.

Rui Barbosa proclamou em certa ocasião que “o sertão não conhece o mar. O mar não conhece o sertão. Não se tocam. Não se vêem. Não se buscam” – embora ambos possuam a mesma imponência e superioridade.

Já fizeste muito, Dideus. Cumpriste tua missão, cantor dos sonhos de justiça e dos delírios da paixão. Com os fios rimados que saltam do teu coração, conseguiste o maior feito que alguém já concebeu em nosso chão: uniste o mar e o sertão!”

CEARENSE DOMINANDO O MUNDO!

Meu Douto e Culto Junior Bonfim, segundo Carlos Drumond: "A mentira iluminada pela inteligência tem um esplendor que a verdade não possui". "Quando os cearenses dominarem o mundo" Que belo texto! Aliás, partindo de Vossa Senhoria o conteúdo do mesmo desmistifica, melhor dizendo, "aclareia", vem à tona o seu lado humorístico! Eu acostumado ler suas crônicas sempre de um conteúdo erudito, formal, deparo-me, agora, com um verdadeiro texto digno dos melhores redatores de humor! Vou passá-lo a frente, obviamente, fazendo menção a autoria. Peço-lhe e rogo-lhe para colocar o Nosso Antonio Plácido Ximenes Veras, mais conhecido pela alcunha de "Pombinha" como adido cultural universal, desta potência mundial que será o Nosso Ceará!

Abraços

Francisco Antonio Sales Sabóia - Ticuá

_______________________________________________________________________________________



Meu caro
Francisco Antonio Sales Sabóia – Ticuá:

Agradeço, de coração, as palavras elogiosas, que nos deixam plenos de lisonja. Sei, por referência de outrem, que és um grande cidadão!

Por questão de justiça, esclareço: o texto "Quando os cearenses dominarem o mundo" infelizmente não é da minha lavra. De autoria não identificada, foi enviado pelo locutor crateuense Carlos Renê.

Quisera eu ter essa faculdade de laborar escritos humorísticos. Não o faço. Infelizmente, esse é mais um dos meus muitos defeitos que, como dizia Graciliano Ramos, “são todos da inteligência, que é fraca”.

Um grande abraço e obrigado pela audiência

Júnior Bonfim.

EM 15 DE NOVEMBRO DE....

1889

O marechal Deodoro da Fonseca depôs o imperador d. Pedro II e proclamou a República.

1895

Aniversário do Flamengo. Apesar de ter sido fundado em 17 de novembro, no Rio de Janeiro, os diretores decidiram comemorar a data no dia 15 por ser feriado nacional. O clube nasceu como Grupo de Regatas do Flamengo. O departamento de futebol só apareceu 16 anos depois e, com ele, veio a mudança do nome para Clube de Regatas do Flamengo.

1914

Venceslau Brás tornou-se presidente do Brasil. Foi ele quem determinou a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.

1926

Washington Luís assumiu a presidência do Brasil; ele foi o último presidente da República Velha.

1982

Foram realizadas eleições diretas para governador em todos os estados brasileiros, garantidas por uma emenda aprovada em 1979.

O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR

Poeta espanhol nos brindou com uma frase própria a este presente que você nos dar JB: "Caminhantes, não existem caminhos, o caminho se faz ao caminhar".

Resulta que, a admiração que provocas, vem tão somente dos pontos de luz que espalhas e cultivas na sua trajetória.

Tive o privilégio de durante alguns anos desfrutar quase diariamente da sua inteligência e agora, todos nós, enlaçados por esta ferramenta do gênio humano, podemos compartilhar do olhar atento e perspicaz, além do tempero poético, que o torna ainda mais saboroso.

Teu caminhar se prenuncia longo, para algumas pessoas não existem fronteiras, limites ou parâmetros. Na historia da "Inteligentzia" da nossa Crateús, você já é um capítulo à parte.

Paulo Nazareno


______________________________________________________________________________________

Caro Paulo:


Há algo que cultivo com intransigente paixão em minha vida: o reconhecimento do lado positivo que cada pessoa tem. Via de regra, a convivência diária e a aproximação muito estreita embaçam a visão do horizonte profundo que cada ser possui. Sabes que sei das tuas virtudes pouco reveladas.

Grato pela referência!

Um grande abraço,

Júnior Bonfim

AINDA SOBRE O LOURINHO!

Amigo Junior,

Conheço este querido Dom Juan "Lourinho" desde quando pisei em solo crateuense.

Ele é único, exclusivo e o defino da seguinte forma " Deus fez e jogou a receita fora ".

Ele só precisa nos ensinar a formula da juventude.

Helvecio Martins - Radio Imperial AM

RELEMBRANDO O "CASA BLANCA"

Aos sabados, eram famosas as serestas promovidas no Restaurante Casa Blanca. Essa musica era como uma marca registrada.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

EM 14 DE NOVEMBRO DE...

1889

A jornalista Nellie Bly começou, com carros e aviões, sua viagem ao redor do mundo que durou cerca de 80 dias.

1904

A Escola Militar do Rio de Janeiro aderiu à revolta popular contra a vacinação obrigatória para a prevenção da varíola.

1906

Franklin Roosevelt chegou ao Panamá e tornou-se o primeiro presidente americano a visitar um país estrangeiro.

1918

Tomas Massarick foi eleito o primeiro presidente da Tchecoslováquia, país recém-formado que fora constituído por tchecos e eslovacos.

1930

Foi criado o Ministério da Educação no Brasil.

1949

A convenção estadual do PTB lançou a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.

1965

Aconteceu o primeiro grande confronto entre tropas americanas e norte-vietnamitas no vale de Ia Drang. Foram três dias de batalhas com fortes baixas dos dois lados.

1975

O Programa Nacional do Álcool foi lançado para estimular o consumo do produto no Brasil.

1979

Após 7 anos de proibição da censura, o filme O último tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, foi liberado sem cortes no Brasil.

1994

O palmeirense Robson Arten, de 26 anos, morreu atropelado durante um conflito entre torcedores palmeirenses e corintianos que saíam de um jogo no Morumbi, em São Paulo.

1996

O cantor Michael Jackson se casou com a enfermeira Debbie Rowe. Eles tiveram dois filhos e se divorciaram em 1999.

2002

Quatro ativistas do grupo Peta (Pessoas em Defesa de um Tratamento Ético para os Animais) invadiram o desfile da fabricante norte-americana de lingerie Victoria’s Secret com cartazes insultando a modelo brasileira Gisele Bündchen. Dias antes, a top model havia assinado um contrato publicitário com uma fabricante de casacos de pele.

2005

A RedeTV! teve seu sinal cortado por descumprir uma ordem judicial que havia determinado ao canal a suspensão do programa Tarde Quente, apresentado por João Kleber. O Ministério Público Federal indiciou a atração por considerar que o quadro Pegadinhas violava os direitos humanos. Também se exigiu que a emissora colocasse por 60 dias, no mesmo horário, programas educativos. A pena para o não-cumprimento da determinação deveria durar 48 horas, mas a RedeTV! conseguiu fazer um acordo com a Justiça e voltou a funcionar 1 dia depois.

2005

O prefeito de Foz de Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, vetou o projeto que pretendia mudar a grafia do nome da cidade. A idéia era retirar o "cedilha" e colocar no lugar dois "s".

2005

Um show do ex-Beatle Paul McCartney foi transmitido ao vivo para a Estação Espacial Internacional, onde estavam os astronautas Bill McArthur e Valery Tokarev. Pela primeira vez, a Nasa realizou uma conexão direta com a estação para oferecer um espetáculo aos seus tripulantes.

PARA REFLETIR!

"Não proceder nas consultas senão com imparcialidade real do juiz nas sentenças. Na fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura. Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade."
(Rui Barbosa, in Oração dos Moços)

CÂMARA APROVA EXAME DE PRODUTO POR CONSUMIDOR NO ATO DA COMPRA

A Comissão de CCJ aprovou no dia 11/11, em caráter conclusivo, o PL 6171/05, do deputado Celso Russomanno - PP/SP, que permite o exame, pelo consumidor, do produto no ato da compra, ainda na presença do fornecedor. A matéria será agora analisada pelo Senado.
O exame do produto no ato da compra não será aplicado aos produtos que devam ser vendidos em embalagem lacrada por determinação legal ou da autoridade competente; aos alimentos pré-embalados; e aos produtos entregues no domicílio indicado pelo consumidor.
O relator, deputado Geraldo Pudim - PMDB/RJ, recomendou a aprovação da matéria com emenda, que faz apenas ajustes no texto, sem alterar o conteúdo.
Direito preservado
De acordo com o projeto, o consumidor continua com o direito já previsto no CDC de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação em até 30 dias, quando se tratar de fornecimento de serviços e de produtos não duráveis; e em até 90 dias, quando se tratar de fornecimento de serviços e de produtos duráveis.
De acordo com o código, se o problema constatado no produto não for resolvido em 30 dias, o consumidor pode exigir, alternativamente e à sua escolha, a substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, com valores atualizados, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço.


PROJETO DE LEI N° , DE 2005

Dispõe sobre o exame do produto, pelo consumidor, no ato da compra.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º O artigo 31 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, passa a vigorar acrescido dos seguintes parágrafos:

“Art. 31...........................................................................

§ 1º O consumidor poderá examinar o produto no ato da compra, na presença do fornecedor, sem prejuízo dos prazos previstos no art. 26.

§ 2º Constatado vício do produto no exame disposto pelo § 1º, o consumidor poderá exercer imediatamente as prerrogativas previstas pelo § 1º do art. 18.

§ 3º O disposto nos §§ 1º e 2º não se aplica aos produtos que devam ser ofertados em embalagem lacrada, por força de lei ou por determinação da autoridade competente, aos alimentos pré-embalados e aos produtos entregues no domicílio indicado pelo consumidor.”

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

Entre as diversas práticas abusivas freqüentemente observadas, gostaríamos de destacar a falta de oportunidade de o consumidor testar o produto antes de levá-lo para casa. O fornecedor imediato alega que a embalagem fora lacrado pelo fabricante, sendo somente permitido o exame do produto disponível para demonstração. Em alguns casos, age de má-fé com o intuito de vender o produto viciado.

Para coibir esta prática, estamos propondo o exame do produto no ato da compra, medida que reduz o risco de o consumidor levar para casa uma mercadoria com vício. Ressalte-se que este exame não afasta o direito de o consumidor reclamar posteriormente pelos vícios aparentes, ou de fácil constatação, e pelos vícios ocultos, nos prazos dispostos pelo artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor.
Isto porque, em nosso entendimento, não faria sentido a alegação de que se houvera exame, o consumidor teria tomado ciência das condições da mercadoria e, ainda assim, teria optado por adquiri-la. Esta alegação iria contrariar o princípio básico do CDC, segundo o qual o consumidor apresenta-se vulnerável perante o fornecedor.

Sala das Sessões...

Deputado CELSO RUSSOMANNO

UM JUIZ NOTA DEZ!!!!!





Odilon de Oliveira, de 56 anos, estende o colchonete no piso frio da sala, puxa o edredom e prepara-se para dormir ali mesmo, no chão, sob a vigilância de sete agentes federais fortemente armados. Oliveira é juiz federal em Ponta Porã , cidade de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai e, jurado de morte pelo crime organizado, está morando no fórum da cidade.

Só sai quando extremamente necessário, sob forte escolta. Em um ano, o juiz condenou 114 traficantes a penas, somadas, de 919 anos e 6 meses de cadeia, e ainda confiscou seus bens. Como os que pôs atrás das grades, ele perdeu a liberdade. 'A única diferença é que tenho a chave da minha prisão.'

Traficantes brasileiros que agem no Paraguai se dispõem a pagar US$ 300 mil para vê-lo morto. Desde junho do ano passado, quando o juiz assumiu a vara de Ponta Porã, porta de entrada da cocaína e da maconha distribuídas em grande parte do País, as organizações criminosas tiveram muitas baixas.
Nos últimos 12 meses, sua vara foi a que mais condenou traficantes no País.
Oliveira confiscou ainda 12 fazendas, num total de 12.832 hectares , 3 mansões - uma, em Ponta Porã , avaliada em R$ 5,8 milhões - 3 apartamentos, 3 casas, dezenas de veículos e 3 aviões, tudo comprado com dinheiro das drogas. Por meio de telefonemas, cartas anônimas e avisos mandados por presos, Oliveira soube que estavam dispostos a comprar sua morte. 'Os agentes descobriram planos para me matar, inicialmente com oferta de US$100 mil.' No dia 26 de junho, o jornal paraguaio Lá Nación informou que a cotação do juiz no mercado do crime encomendado havia subido para US$ 300 mil. 'Estou valorizado', brincou. Ele recebeu um carro com blindagem para tiros de fuzil AR-15 e passou a andar escoltado. Para preservar a família, mudou-se para o quartel do Exército e em seguida para um hotel. Há duas semanas, decidiu transformar o prédio do Fórum Federal em casa. 'No hotel, a escolta chamava muito a atenção e dava despesa para a PF.' É o único caso de juiz que vive confinado no Brasil. A sala de despachos de Oliveira virou quarto de dormir. No armário de madeira, antes abarr otado de processos, estão colchonete, roupas de cama e objetos de uso pessoal. O banheiro privativo ganhou chuveiro. A família - mulher, filho e duas filhas, que ia mudar para Ponta Porã, teve de continuar em Campo Grande . O juiz só vai para casa a cada 15 dias, com seguranças. Oliveira teve de abrir mão dos restaurantes e almoça um marmitex, comprado em locais estratégicos, porque o juiz já foi ameaçado de envenenamento. O jantar é feito ali mesmo. Entre um processo e outro, toma um suco ou come uma fruta. 'Sozinho, não me arrisco a sair nem na calçada.'
Uma sala de audiências virou dormitório, com três beliches e televisão. Quando o juiz precisa cortar o cabelo, veste colete à prova de bala e sai com a escolta. 'Estou aqui há um ano e nem conheço a cidade. ' Na última ida a um shopping, foi abordado por um traficante. Os agentes tiveram de intervir. Hora extra. Azar do tráfico que o juiz tenha de ficar recluso. Acostumado a deitar cedo e levantar de madrugada, ele preenche o tempo com trabalho. De seu 'bunker', auxiliado por funcionários que trabalham até alta noite, vai disparando sentenças. Como a que condenou o mega traficante Erineu Domingos Soligo, o Pingo, a 26 anos e 4 meses de reclusão, mais multa de R$ 285 mil e o confisco de R$ 2,4 milhões resultantes de lavagem de dinheiro, além da perda de duas fazendas, dois terrenos e todo o gado. Carlos Pavão Espíndola foi condenado a 10 anos de prisão e multa de R$ 28,6 mil. Os irmãos , condenados respectivamente a 21 anos de reclusão e multa de R$78,5 mil e 16 anos de reclusão, mais multa de R$56 mil, perderam três fazendas. O mega traficante Carlos Alberto da Silva Duro pegou 11 anos, multa de R$82,3 mil e perdeu R$ 733 mil, três terrenos e uma caminhonete. Aldo José Marques Brandão pegou 27 anos, mais multa de R$ 272 mil, e teve confiscados R$ 875 mil e uma fazenda.
Doze réus foram extraditados do Paraguai a pedido do juiz, inclusive o 'rei da soja' no país vizinho, Odacir Antonio Dametto, e Sandro Mendonça do Nascimento, braço direito do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. 'As autoridades paraguaias passaram a colaborar porque estão vendo os criminosos serem condenados.' O juiz não se intimida com as ameaças e não se rende a apelos da família, que quer vê-lo longe desse barril de pólvora. Ele é titular de uma vara em Campo Grande e poderia ser transferido, mas acha 'dever de ofício' enfrentar o narcotráfico. 'Quem traz mais danos à sociedade é mega traficante. Não posso ignorar isso e prender só mulas (pequenos traficantes) em troca de dormir tranqüilo e andar sem segurança.'

ESTE MERECE NOSSOS APLAUSOS!
POR ACASO A MÍDIA NOTICIOU ESSA BRAVURA QUE O BRASIL PRECISA SABER?
POR FAVOR, FAÇA A SUA PARTE! DIVULGUE O MÁXIMO QUE PUDER!!!
(Enviado pelo colega causídico Robson Martins)

PERSERVERANÇA!

Parabens Dr.Junior.

Cultura e informação num só lugar, seu blog estar excelente.

Muita Perseverança.

CARLOS RENÊ

Mando um texto que recebi por email, nao sei quem é o autor, mas é bem bolado:


QUANDO OS CEARENSES DOMINAREM O MUNDO


Todo mundo sabe que os cearenses estão por toda parte. Em geral, o cearense é aquele sujeito baixinho, cabeça chata, brincalhão, falante, que é o guardador de carro em São Paulo, o chefe de um restaurante na Madison em Nova York, o designer que bolou o logo da Eurocopa em Portugal, ou mesmo um borracheiro no interior da China. O que pouca gente sabe é que, na verdade, isso é uma bem arquitetada jogada que visa plantar gente nossa em postos-chave da administração mundial.

Quando estivermos prontos, será deflagrada a grande tomada de poder e meu conselho é que você fique imediatamente amigo ou amante de um cearense, pois sabe como é: pros amigos tudo, pros inimigos, o rigor da lei!

Tomaremos o poder a partir de uma senha pré-estabelecida, que só um cearense saberá o significado oculto. Aos berros de "Queima Raparigal!" as hostes de cabeças-chatas invadirão os parlamentos e palácios, além de todos os jornais e redes de TV do mundo livre. Ninguém desconfiaria que Francisco das Chagas, humilde faxineiro da CNN (futura afiliada da TV Verdes Mares), na verdade, é um professor do ITA que rapidamente conectará a rede de Atlanta para nossos propósitos. Invadiremos e tomaremos o Estado de Pernambuco, vamos dinamitar a nossa refinaria que eles roubaram e vamos construir outra lá no Porto do Pecém; também vamos extinguir os times Náutico, Santa Cruze Sport Recife (eles nunca fizeram nada mesmo!).

Elegeremos um papa cearense, "Raimundim 1", que canonizará Padre Cícero e determinará que, daí por diante, em todas as igrejas católicas, a comunhão será ministrada com uma hóstia feita com macaxeira, farinha, rapadura, alternadamente, ou os três ingredientes juntos. O vinho será uma cachacinha de primeira, misturada com "Q-SUCO" de uva. Essa simples bula papal fará com que a economia do Ceará dê um salto enorme e sua balança comercial seja mais superavitária ainda. O único problema é achar uma mitra que caiba na cabeça chata do papa, mas nós cearenses sabemos improvisar: Raimundim I usará uma fronha de travesseiro, enquanto se encomenda outra.

A literatura de cordel ganhará status de arte maior e "Clodoaldo Mastrúcio" ganhará o Nobel de Literatura com seu livrinho "A onça que engravidou do cavalo e a besta da sua mãe". Nas artes plásticas, as garrafinhas com areia colorida de Canoa Quebrada, os quadros de Xico da Silva e as esculturas de zé Pinto irão ocupar alas e alas do Louvre. Para arranjar espaço, todas aquelas velharias do Turner vão para o museu do Aracati. A Monalisa fica, pois na avaliação de Serotônio Macêdo, novo curador do museu, ela é uma "cabôca danada de aprumada".

O novo Secretário Geral da ONU será "Seu Lunga", que resolverá o conflito Israel/Palestina doando vastas extensões do sertão cearense pros brigões. A ata de doação será concisa e formal. Nas suas palavras: "Magote de fio d'uma égua, bando de mulambeiros, a terra é seca do mesmo jeito que a d'ocês e o mar é da mesma cor. Deixem de botar boneco que "ocês" nem vão notar a diferença e o Ceará ainda é maior que aquela tripinha de Gaza".

A famigerada música cearense tomará o mundo. Numa grande revanche histórica, as aberturas das novelas globais terão como trilha sonora os seguintes temas: novela das 06h - Belchior; das 07h Raimundo Fagner; das 08h - Aviões do Forró. Vamos aperfeiçoar o Oscar. Bolaremos uma categoria que premiará o melhor filme de cangaço, melhor cena de amor numa jangada (pode ser numa rede também), melhor mocotó e melhor buchada.

O cruzamento mais famoso do Brasil não mais será "Ipiranga com Av. São João" e sim "Barão do Rio Branco com Liberato Barroso" no centro de Fortaleza (com todas as "meninas" que ela possui). O ''jornal do 10" será transmitido para todo o mundo com a seguinte noticia: *0 rodeio será substituído pela vaquejada; Coca-cola pela água de côco; Garota de Ipanema por Garota da Barra do Ceará; Praia de Copacabana por Praia do Futuro; FIa x Flu por Ceará e Fortaleza, Real Madrid por Ferrim; Central Park por Parque do Cocó; As torres gêmeas, que já foram destruídas mesmo, por Palácio do Progresso; As melhores faculdades européias pelo Liceu do Ceará; Demitiremos Gugu Liberato e Faustão e colocaremos em seus lugares João Inácio Jr e Ênio Carlos; Roberto Carlos por Babau do Pandeiro; Funk por Xaxado; Disneylândia por Beach Park; Av. Paulista por Av. Bezerra de Menezes; Canecão por Siará Hall (na Washington Soares é show); Escolas de samba por quadrilhas juninas; Chiclete com banana por Mastruz com Leite.

Colocaremos alguns cearenses nas presidências dos principais países como: França - Cid Gomes; Cuba - Inácio Arruda; Argentina - Débora Soft (ela é burra mesmo e eu quero mais é que a Argentina se exploda). A primeira ministra da Inglaterra será Patrícia Gomes. A capital do Brasil será Jeri. A capital do mundo ainda será Nova York, mas a gente vai rebatizá-Ia de Nova Quixeramobim e vamos trocar aquela estátua cafona por uma enorme estátua da Índia de Iracema. Yeah! Não vejo como o plano possa falhar, pois cada vez mais nossos agentes se espalham pelo Brasil e pelo mundo todo. Só nos resta esperar, de preferência no fundo de uma rede, enquanto as engrenagens giram por si.

Adeus e até a vitória! Como sou modesto, quero para mim apenas um título de nobreza e urnas terras anexas, de preferência o município de Caucaia que é vizinho da capital e tem belas praias.

PALAVRA DE AMIGO!

Caro Júnior:

Quando me identifico com pessoas ou coisas, sempre me utilizo da expressão "uma banda da minha vida" que aprendi com um amigo.

Lourinho e eu fomos amigos de infância e sempre que conversamos sobre qualquer assunto o tema infância surge para ser recordado. Lourinho é realmente uma banda da minha vida, um pedaço dos maiores da minha infância, toda ela vivida aqui. Afora essa identificação, vem ainda a amizade familiar estendida a todos os seus irmãos e a destes com aos meus.

Lourinho é um lutador, amigo sincero e um componente indispensável na história e na vida da cidade de Crateús. 10 para você. 10 para o Lourinho, com um abraço do César Vale.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

EM CRATEÚS

Estou em Crateús. Aqui, encontro o Lourival Pessoa Marques, o Lourinho. Figura emblemática da cidade, Lourinho surpreende pela disposição e vivacidade. Como dizia Neruda, é um desses seres que andam em sentido contrário ao tempo. Enquanto este se agarra à nossa pele para nos desgastar, ele se aproxima para nos rejuvenescer. Certa feita, escrevi uma crônica prá ele. Eí-la:

O LOURINHO


Comenta-se que, nessa costela do centro-sul e centro-oeste do Ceará, viveram três destacadas e distintamente caracterizadas tribos indígenas: os Quixelôs, no entorno de Iguatú; os Inhamuns, nas imediações de Tauá; e os Karatiús, à beira do rio Poty, em Crateús. Os Quixelôs eram amantes do trabalho, os Inhamuns exercitavam a arte da guerra e os Karatiús adoravam festas (eram do tipo que viam do nascimento à morte motivo de comemoração). Talvez deite raízes aí o espírito festivo do crateuense. A cidade de Crateús já ostentou título de uma das urbes com vida noturna das mais agitadas do interland cearense.

Em verdade, uma cidade só é completa se exibir uma inclinação notívaga. Na noite se gesta um tipo especial de gente, uma confraria singular de pessoas, uma raça única de terrestres: os boêmios. Segundo Juarez Leitão, “a boemia é, antes de tudo, uma vocação. Não é qualquer um que pode exercê-la. Compreende certos requisitos, algumas posturas e meia dúzia de princípios que só os puros de coração podem praticar. Os moralistas confundem boêmia (ou boemia) com a vadiagem torpe, por absoluta desinformação. (...) O boêmio nunca será um calhorda, um mau caráter, um sujeito de alma suja. O verdadeiro boêmio é leve, boa praça. É solidário e sabe perdoar”.
Crateús também pariu seus boêmios. Alguns bateram em retirada, outros cumpriram a missão dos marinheiros – distribuir adeus e se lançar ao mar.

Há, no entanto, um guerreiro solitário que mantém em suas mãos o ramo de estrelas que ilumina as noites da urbe. É o Lourival Pessoa Marques, popularmente consagrado como Lourinho. Ícone da boemia na cidade, Lourinho, apesar de ter completado setenta anos, exala invejável jovialidade, pois descobriu que juventude e velhice são estados mentais.

Filho do casal José Pacheco e Maria Ondina - ele alfaiate, ela costureira – Lourival conheceu desde cedo a face rígida da vida. Aos doze anos de idade, ia comprar batata doce em Independência para vender em Crateús. Talvez esse movimento comercial tenha lhe ensinado a extrair, da aspereza daquele cotidiano, o lado doce da existência...
Mas foi no inicio da década de 60 que descobriu que sua missão era perscrutar os mistérios da noite. Defronte ao Clube Sargento, abriu o “Bar O Lourinho”. Àquela capela de encontro rumavam profissionais liberais, médicos, comerciantes, políticos, bancários – enfim, todos os que cultuavam o prazer de um bom papo em torno de uma mesa bebida. Tornou-se, ao lado dos bares do Rochinha, do Armando (também no centro da cidade) e do Manoel Barbosa (no bairro Ponte Preta), um dos points da cidade.
Em 1971, Lourinho dá mais um passo em sua escalada nos montes noturnos. Adquire, na Praça da Catedral, a Sorveteria Esplanada, que logo virou um espaço frenética e freqüentemente visitado. Ali era ponto obrigatório, por exemplo, do seu amigo particular Antonio Lins, que governou a cidade de janeiro de 1973 a dezembro de 1976.

Doze anos após ter adquirido a Sorveteria, Lourinho toma uma decisão ousada: sai da área central da cidade e abre, na saída para Novo Oriente, o restaurante “Casa Blanca”. Muitos julgaram uma loucura. Mas àquela altura Lourinho já havia se firmado como um mestre da noite e tinha, então, uma enorme legião de discípulos. A despeito dos prognósticos contrários, o Casa Blanca tornou-se, por duas décadas, a mais freqüentada casa de encontro da cidade. Suas serestas, às quarta-feiras e sábados, atraiam grande público e se tornaram espaço de revelação de artistas locais, jovens talentos que viviam sob o manto do anonimato. Não raro o próprio dono do restaurante lançava mão do microfone e brindava os presentes com músicas consagradas; também, como boêmio boa praça, fazia companhia aos fregueses solitários, sentando-se à mesa e compartilhando uma conversa sobre qualquer tema. Segundo o próprio Lourinho, no Casa Blanca afloraram muitos casamentos. E separações também...

Casado com dona Meire Macedo Marques, é pai de Paula Francinete, Claudia Virginia, Lourival Filho (Afiro), Dorotéia Maria e José Pachêco.

Aos filhos, deu o anzol, ensinou a pescar e hoje todos estão encaminhados na vida. E ele, com vigor juvenil, continua trabalhando. Durante o dia, administra o Spázio Hotel. No inicio da noite, realiza religiosamente o mesmo périplo boêmio: visita bares e restaurantes de amigos, como Vanderlei e Nilo, senta com colegas, relembra o passado, analisa o presente e tem sempre uma opinião sobre o futuro.

Lourinho, que continues por muitos anos a salpicar de estrelas o nosso chão, cultivando novas amizades e erguendo brindes à vida! Parabéns!

EM 13 DE NOVEMBRO DE...

1789

Em uma carta, Benjamin Franklin afirmou que "nada neste mundo pode ser dado como certo, exceto a morte e os impostos".

1907

O construtor de bicicletas francês Paul Cornu se tornou o primeiro homem a voar verticalmente com um equipamento mais pesado que o ar. Ele ficou a 30 centímetros do chão durante vinte segundos ao testar uma espécie de helicóptero de duas hélices na região da Normandia, França.

1940

A Disney lançou Fantasia, um desenho que pretendia unir a animação à música erudita. Seu segmento mais famoso é O Aprendiz de Feiticeiro, com Mickey Mouse.

1943

Foi criada a FEB, Força Expedicionária Brasileira, contingente militar que participou da Segunda Guerra Mundial.

1945

O general Charles De Gaulle foi eleito presidente do governo provisório francês, com a aprovação de todos os 555 delegados.

1965

Foi instituído o cruzeiro novo, que passou a valer mil dos antigos cruzeiros.

1970

As obras de terraplanagem foram iniciadas para a construção do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

1985

Na Colômbia, o vulcão Nevado Del Ruiz entrou em erupção e matou 25 mil pessoas.

1992

Oficiais militares aposentados do Peru tentaram assassinar o presidente Alberto Fujimori.

1994

Onze alpinistas morreram ao cair de um encosta do Himalaia, no Nepal. A queda pode ter sido provocada por uma avalanche.

1997

Um crise nas bolsas de valores dos países asiáticos atingiu todo o mundo financeiro, incluindo Estados Unidos e América Latina.

1997

Cientistas divulgaram a possibilidade de existir água em Marte.

PARA REFLETIR!

O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.

(Alfred Montapert)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SENADO APROVA INTERROGATÓRIO POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA



"Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, em decisão terminativa, a proposta que permite o interrogatório de presos por meio de videoconferência. O texto aprovado, em turno suplementar, foi o substitutivo que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou ao PLS 679/07, projeto de lei do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Tasso ressalta que o interrogatório por videoconferência não deve ser encarado como uma regra, mas uma opção à disposição do juiz. Entre os motivos que levariam ao uso da videoconferência estão os relacionados à segurança pública e à eventual dificuldade do réu para comparecer ao interrogatório. O senador pelo Ceará argumenta ainda que a iniciativa é necessária para suprir lacunas na legislação brasileira."


(Agência Senado)

EM DEFESA DA CORPORAÇÃO, ARTUR BRUNO VIRA FOGO AMIGO CONTRA GOVERNADOR



Eliomar de Lima
Do O POVO

O deputado estadual Artur Bruno (PT) propôs, nesta quarta-feira, durante sessão da Assembléia Legislativa, a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Professores. Quer esse organismo “não apenas lutando pela implantação da lei do piso na rede estadual de ensino, mas, sobretudo, pela implantação da lei do piso nos municípios cearenses”. Bruno fez um relato de reunião que manteve com a prefeita Luizianne Lins (PT) nessa terça-feira, na qual participaram também representantes de sindicatos e outros parlamentares estaduais e se disse feliz porque a prefeita “garantiu que irá efetivar a lei do piso salarial em todos os seus aspectos”. Ele informou também que houve reunião com governador Cid Gomes que, na ocasião, questionou a carga horária dos professores já que, para isso, haveria necessidade de se contratar pelo menos sete mil professores.
Bruno, no entanto, dissse que essa preocupação de Cid Gomes não faz sentido já que o Governo Federal garantiu que vai complementar os recursos nos estados e municípios que não tiverem condições de pagar aos professores. Sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que cinco governadores, incluindo Cid Gomes, movem contra a implantação do piso, Bruno afirmou que a “Advocacia Geral da União desmancha o argumento dos governadores, e não acredito que o Supremo Tribunal Federal (STF) dará guarida ao pedido”.

DETALHE - Bruno, além de professor, tem nessa categoria o seu principal peso eleitoral.

COMBATE À CORRUPÇÃO!



Um eleitor do prefeito eleito de Crateús, com indisfarçável entusiasmo, me externou ontem que Carlos Felipe será intransigente com a corrupção.

É óbvio que todos nós sabemos que a corrupção é um vírus incrustado no corpo da coisa pública. Muito, mas muito dinheiro mesmo é desperdiçado na seara da administração pública. Porém, o ralo por onde escoa o maior volume de recursos do erário é indubitavelmente o da corrupção. Combatê-la é um imperativo e uma necessidade.

Se conseguir vencer este desafio, Carlos Felipe já marcará um tento importante em sua gestão.

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA

*A ausência do Deputado Federal Ciro Gomes na festa de casamento da filha do senador Tasso Jereissati, foi motivada pelo fato dele ter sido acometido por uma trombose facial de nível leve. Ciro, que passou alguns dias afastado da Câmara dos Deputados, deve agora oficializar um pedido de licença médica.
Há quem diga que o não comparecimento do Governador Cid Gomes na cerimônia foi em solidariedade ao seu irmão.

**No próximo dia 18, estarão se reunindo prefeitos, vice-prefeitos, deputados e vereadores do PSDB. O encontro contará com a presença do Líder maior da sigla, o Senador Tasso Jereissati, onde na ocasião ele deverá anunciar os próximos passos do partido, com vista às eleições de 2010. Tasso poderá se candidatar a reeleição ao senado, ou então, dependendo do que poderá acontecer futuramente, disputar o executivo estadual, contra o seu afilhado político.

***O ex-deputado federal José Dirceu recentemente escreveu um artigo exigindo uma definição rápida sobre o candidato do PT para 2010. Segundo suas ponderações, a oposição está armada até os dentes para uma possível disputa contra o candidato do Planalto.

PARA REFLETIR!

Não queiras ser como aquele catavento dourado do grande edificio; por muito que brilhe e por mais alto que esteja, não conta para a solidez da obra. - Oxalá sejas sempre como um velho silhar oculto nos alicerces, debaixo da terra, onde ninguém te veja; por ti não desabará a casa.

(Josemaría Escrivá)

DA FILHA PARA O PAI

Pai, parabéns!

O seu blog é muito lindo, porque tem páginas interessantes e está sempre renovando.

"Para Refletir" é uma parte boa, pois ajuda a refletir durante o dia. Achei muito bonito.

Marília

EM 12 DE NOVEMBRO DE...

1930

As assembléias estaduais e as câmaras municipais do Brasil foram dissolvidas. O Governo Provisório foi instituído com a promulgação de decretos.

1971

Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Ruy Guerra e outros foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional por terem tirado suas músicas do Festival Internacional da Canção em protesto contra a censura.

1974

A África do Sul é suspensa da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas por praticar a política de segregação racial.

1979

O presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos, suspendeu a importação de petróleo do Irã depois que estudantes islâmicos invadiram a embaixada americana no país.

1982

Depois de passar 11 meses preso, o líder sindicalista polonês Lech Walesa foi libertado.

1990

O imperador Akihito foi coroado oficialmente, apesar de já estar no trono do Japão desde janeiro de 1989.

1990

Tim Berners-Lee propôs um sistema de hipertexto que ele chamou de World Wide Web.

2001

Um airbus A-300 da American Airlines caiu no bairro do Queens, em Nova York, pouco depois de decolar do aeroporto John F. Kennedy com 246 passageiros e 9 tripulantes a bordo. O Departamento de Aviação Civil (FAA) admitiu que haveria possibilidade de se tratar de um atentado terrorista.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

PARA REFLETIR



“Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
Daria a capacidade de escolher novos rumos, novos caminhos.
Deixaria, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável.
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
Além da ação o cultivo à amizade.
E, quando tudo mais faltasse, deixaria um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída”.
Gandhi

OBRIGADO!

Desejo expressar ao estimado amigo, irmão e acadêmico a nossa gratidão por divulgar em seu blog O CAMINHO DA POESIA Estruturas e Formas, bem como participar conosco na festa de lançamento.

Aproveito para parabenizá-lo pela criação do BLOG DO JUNIOR BONFIM e que ele cresça na medida justa de seu coração. Muito obrigado.

Anízio Araújo

A MÚSICA DO DIA

PROCESSO NO TSE PEDE CASSAÇÃO DE KASSAB

São Paulo - A candidata derrotada à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy (PT), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação da candidatura de Gilberto Kassab, prefeito reeleito pelo DEM para governar a capital paulita.

Segundo a nota divulgada pelo TSE, a ação foi proposta pela petista no dia 28 de agosto, alegando que Kassab veiculou propaganda eleitoral antecipada em uma revista financiada com recursos públicos da Secretaria de Planejamento, configurando prática de propaganda antecipada e conduta vedada a agente público.

Na ação, Marta pede que seja revista a decisão dada pelo Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), que indeferiu o pedido.

O TSE informou ainda que, devido ao volume de processos que o órgão recebeu, a ação contra Kassab só foi distribuída recentemente e está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa.

Além da cassação da candidatura do então candidato à prefeitura de São Paulo, os advogados de Marta pedem ainda que a coligação de Kassab (DEM-PMDB-PR-PV-PSC e PRP) pague uma multa entre R$ 53,2 mil a R$106,4 mil conforme dispositivo da lei 9.504/97.

Procurado, o TSE não informou que tipo de consequências pode ter o pedido de cassação da candidatura, depois do candidato já ter sido eleito, como é o caso de Kassab.

Fonte: Agência Brasil »

DIVULGAÇÃO DE AMIGO

Amigo Junior, com sua permissao e sem nenhum ônus passo a colocar diariamente nos programas: ALERTA TOTAL E ESPAÇO DO POVO - RADIO PRINCIPE IMPERIAL, este belíssimo CALDO DE CULTURA, que você acaba de colocar a disposição do povo de Crateus, da regiao, do Ceara e com certeza do Brasil. PARABÉNS...

HELVECIO MARTINS - RADIO PRINCIPE IMPERIAL DE CRATEUS AM

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

QUEM TIVER MELHOR DESEMPENHO LEVA MAIS DINHEIRO



Fábio Campos
do O POVO

Há um fato extremamente importante que passou em branco durante a última campanha para prefeito. Em janeiro, entra em vigor uma lei que muda de forma radical e inteligente os critérios de repasse da cota do ICMS que cabe aos municípios do Ceará. Hoje é assim: uma parte do bolo a ser distribuído leva em conta a população e a outra parte é distribuída de forma igualitária. Pela nova regra estabelecida, os critérios serão baseados no desempenho na área de educação, saúde e meio-ambiente. Perceberam? O município que alcançar os melhores resultados nessas três áreas vitais vai levar uma fatia maior do bolo. Quanto melhor o desempenho social, mais dinheiro. É como uma lei de responsabilidade social, moderna e eficiente. Do total arrecadado de ICMS, 25% cabem aos municípios. 75% desse bolo municipal serão distribuídos de acordo com o Valor Adicionado Fiscal.

Ou seja, quanto mais o município gerar do imposto em seu território, mais receita receberá. Os outros 25% serão distribuídos pelos novos critérios.

AS CIDADES ESTÃO PREPARADAS?

O governador Cid Gomes (PSB) baixou um decreto regulamentando a Lei e definindo como será feito o cálculo dos índices de desempenho em educação, saúde e meio ambiente. É a cesta social que servirá de base na hora de calcular quanto cabe a cada município. No que diz respeito aos 25% que serão distribuídos de acordo com o desempenho social, o peso de cada área é o seguinte: 18% em função do Índice Municipal de Qualidade Educacional, formado pela taxa de aprovação dos alunos da rede municipal; 5% em função do Índice Municipal de Qualidade de Saúde, formado pelos indicadores de mortalidade infantil; e 2% em função do Índice Municipal de Qualidade do Meio ambiente, o que (boa notícia) obrigará os municípios a terem aterro sanitário. Mas, os municípios estão preparados para isso? É muito provável que não.

NOVA LEI VAI INCENTIVAR EFICIÊNCIA

E como o Governo vai medir o desempenho social das cidades? O Índice Municipal de Qualidade da Educação será medido com base no ano anterior pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O governo aplicará uma prova de português e matemática aos alunos do 2º e 5º anos do ensino fundamental. Para medir o índice de qualidade da saúde, será utilizada a taxa de mortalidade infantil. Quanto menor, maior será o repasse. Já a qualidade do meio ambiente será avaliada verificando-se se o município conta com sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos (aterros sanitários) reconhecido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e pelo Conselho Estadual de Políticas de Meio Ambiente. O bolo a ser dividido com as cidades está perto de alcançar R$ 1 bilhão. No fim das contas, a nova e bem vinda lei impõe que os municípios se organizem e melhorem suas gestões

GESTÃO – EIS A QUESTÃO!

O colunista Fábio Campos, do Jornal O POVO, levanta uma questão que há muito inquieta os estudiosos da matéria.

Na opinião de Michal Gartenkraut, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o que pode realmente tornar o Brasil mais competitivo não é nem educação, nem infra-estrutura e nem reforma tributária, mas o investimento em gestão governamental.

Gartenkraut obviamente reconhece que melhorar a qualidade do ensino, eliminar os gargalos produtivos e diminuir a carga tributária são ações fundamentais. "Mas nesses campos o governo não estará fazendo nada além de compensar uma defasagem histórica", avalia. "Agora se de fato quisermos sair na frente da concorrência, a máquina pública tem de ser mais eficiente." Essa seria a forma mais barata e rápida de tornar o país capaz de gerar inovação. "O Brasil não é mais uma nação pobre", declara. "Desde que bem geridos, os recursos que nós temos hoje são suficientes para acelerar o desenvolvimento socioeconômico."

"Concentrar esforços em uma mesma direção é uma forma clara de estabelecer prioridades e organizar o funcionamento do Estado."

Trabalhos em conjunto com empresas (Parcerias Público Privadas) e Organizações Não Governamentais também podem, na visão de Gartenkraut, trazer mais eficiência à máquina pública. "O pragmatismo das empresas e a inventividade do Terceiro Setor seriam incorporados ao funcionamento do Estado durante esses projetos", sugere. "É uma forma produtiva de aprender."

Outra proposta de Gartenkraut é criar no governo uma "cultura de avaliação". Implantar em suas diversas áreas uma metodologia de medição dos resultados. Mas não apenas para detectar problemas. "Quando, por exemplo, o Ministério da Educação avalia as instituições de ensino superior, o ideal seria não apenas apontar o que está dando errado, mas também descobrir os bons exemplos e copiá-los."

O presidente da FNQ vê ainda outra vantagem nessa prática. "As avaliações são uma maneira de combater o 'corpo mole' no funcionalismo público, pois as pessoas sabem que seu trabalho está sendo acompanhado." Nesse caso, segundo Gartenkraut, o governo também se municiaria de dados para punir a ineficiência, aplicando corretamente o recurso da demissão por justa causa.

Implantar essas medidas não é coisa simples. Exige vontade política, transparência e disposição para contrariar interesses - palavras raras no vocabulário dos governantes. Por isso, a demanda por mudanças deve surgir na sociedade. "Com uma democracia madura e uma imprensa livre, há condições para que a população e a mídia tornem impossível a vida de um governo descomprometido com a eficiência", afirma.

Basta, segundo o presidente da FNQ, que o cidadão tenha consciência dos seus direitos. "A pressão deve vir de fora, pois vai ser muito difícil surgir um governante que queira comprar essa briga por livre e espontânea vontade."

PARA REFLETIR!

Nos momentos de crise, só a inspiração é mais importante que o conhecimento.
(Albert Einstein)

CONVITE

Logo mais, à noite, no Centro Cultural Oboé ocorrerá mais um evento literário. Trata-se do Lançamento do livro O CAMINHO DA POESIA – Estrutura e Formas, de autoria de José Anísio Araújo, presidente da Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceará (AMLECE), da qual sou integrante. A obra, prefaciada pelo Ministro Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União (TCU), perscruta as veredas luminosas da poesia. A apresentação será feita pelo doutor Seridião Montenegro.

PROJETO DO NOVO CASTELÃO


"A Copa do Mundo é nossa, com Cearense não há quem possa..."

Vejam como vai ficar:



STF DEVE REAFIRMAR FIDELIDADE PARTIDÁRIA NA QUARTA

Da Folha de S. Paulo
Escrito por Josias de Souza

O Supremo vai julgar, na sessão plenária desta quarta-feira (12), duas ações contra a resolução do TSE que impôs aos políticos a fidelidade partidária.

Uma é subscrita pelo Partido Social Cristão. Outra, pelo Ministério Público. Ambas alegam que o texto da Justiça Eleitoral seria inconstitucional.

O principal argumento é o de que o Tribunal Superior Eleitoral teria exorbitado de suas funções, invadindo uma área de competência exclusiva do Congresso Nacional.
São grandes as chances de o STF reafirmar o princípio da fidelidade partidária. Será a quinta manifestação judicial sobre o tema. A quarta do Supremo.

A resolução contestada (número 22.610/07) foi editada pelo TSE nas pegadas de três julgamentos realizados no Supremo. Uma trinca de mandados de segurança (26602, 26603 e 26604) foram movidos por partidos que se sentiram prejudicados com puladas de cerca de seus filiados.

Alegaram que os mandatos eletivos pertencem às legendas, não aos eleitos. E pediram ao STF que lhes reconhecesse o direito de pleitear a cassação dos traidores e a posse dos suplentes.

O Supremo deu razão aos partidos. E o TSE viu-se compelido a baixar a resolução 22.610. Reza o seguinte:Vereadores e deputados federais e estaduais que mudaram de partido depois de 27 de março de 2007 ficam sujeitos à perda do mandato.

O mesmo se aplica aos senadores que viraram a casaca depois de 16 de outubro de 2007.

Não bastassem os pronunciamentos anteriores do STF, há no tribunal três ministros que integram também o plenário do TSE.

Um deles, Joaquim Barbosa, é o relator das ações que contestam a resolução do TSE.

Prevalecendo a lógica, deve levar à sessão de quarta um voto pró-fidelidade.

VEREANÇA: SERVIÇO À COMUNIDADE!


REMUNERAÇÃO DE VEREADORES

por João Baptista Herkenhoff

A Câmara Municipal deve ser a caixa de ressonância da cidadania. O Município é a célula fundamental da vida política.

Como conseqüência dessa primeira assertiva, cumpre reconhecer a relevância do trabalho do vereador.

É extremamente honroso ser eleito vereador. Os mandatos municipais – de Prefeito, Vice-Prefeito, Vereador – são os que devem ter mais significado moral para aqueles que por tais mandatos sejam consagrados. Não são apenas mandatos, são láureas: representam o reconhecimento do povo a cidadãos da cidade em que a pessoa vive.

Creio que seria muito digno que um político, depois de ser deputado estadual, deputado federal, Governador, Senador, encerrasse sua vida pública pleiteando uma cadeira de vereador no seu torrão.

De minha parte não sou político, nem pretendo me candidatar a cargo algum. Mas se pretendesse um mandato, ficaria sumamente envaidecido de ser eleito Vereador em Cachoeiro de Itapemirim.

Justamente porque a vereança é uma função altissimamente honrosa, é que não pode ser maculada pela ambição do dinheiro.

Nos pequenos municípios é possível que a Câmara de Vereadores cumpra suas funções constitucionais reunindo-se quinzenalmente ou mensalmente. Nos municípios médios, uma sessão a cada semana permite que o Legislativo Municipal dê conta de suas tarefas.

Somente nos municípios de grande porte será necessária a realização de sessões diárias.

Naqueles municípios em que a respectiva Câmara reúna-se uma vez por mês, por quinzena ou por semana, é perfeitamente possível que o mandato seja gratuito.

Naqueles outros municípios em que se façam necessárias reuniões diárias, é razoável que haja remuneração, desde que essa remuneração seja moderada.

A atual Constituição da República estabelece os subsídios máximos dos vereadores e estatui o limite de gasto que o Município pode ter com o provimento desses subsídios. Isto não quer dizer que essas cifras máximas devam ser alcançadas. É rigorosamente constitucional o mandato gratuito ou um subsídio simbólico, uma quase gratuidade.

Jamais o mandato de Vereador pode ser considerado um emprego. Não é um emprego, é um serviço à comunidade.

Durante muito tempo, no Brasil, o mandato de vereador foi gratuito. E nesse tempo de mandato gratuito tivemos, no país, o mais alto nível de competência, dedicação e civismo por parte dos legisladores municipais.

O trabalho gratuito, ou voluntário, tem elevado significado ético: participar de entidades de cunho social; integrar o sindicato da respectiva categoria profissional; atuar na associação de bairro; exercer diuturnamente a solidariedade, preferentemente juntando seu esforço ao esforço de outros.

Uma sociedade que cultua o isolamento e o egoísmo está destinada a deteriorar-se. Uma sociedade que estimula o espírito de serviço caminha para superar todas as dificuldades.

Revista Jus Vigilantibus.

domingo, 9 de novembro de 2008

PALAVRA DE ESTÍMULO!

Meu caro Júnior Bonfim: folgo em encontrá-lo na "rede" lépido e fagueiro espalhando sua verve e inteligência para o resto do mundo que ainda não te conhece e que com este meio de comunicação terá um observador astuto de nossa realidade a espalhar sabedoria e conhecimento para além fronteiras de Crateús e fora dos limites de seu querido "curral velho" em um Português elogiável e com um tirocínio próprio dos que possuem o dom de serem colocados como inteligentes.

Aproveito a oportunidade para convidar-te para participar do evento Educador 2008 que promoveremos à partir de sexta no Oásis Atlântico cujas informações poderão ser acessadas no site www.ipdh.com.br, desejamos de coração que você use este veículo de comunicação de forma construtiva, visto que sabemos que fazes parte da turma do bem e alimentas em teu interior um elevado senso de justiça.

Com admiração e com afeto....

Leonardo de Castro Melo

CASAMENTO CONCORRIDO



Fortaleza recebeu, ontem, a nata financeira e política da nação.

O poder veio assistir à celebração do casamento de Carla Queiroz Jereissati e Benjamin Holanda de Oliveira (foto).

Ela, filha de Renata e Tasso Jereissati. Ele, filho de um casal de médicos: Tânia e César Oliveira. Convidaram cerca de 2.000 pessoas. A lista incluiu banqueiros, industriais, magistrados, políticos e outros detentores de cajados poderosos.

O PIB do Brasil desembarcou em peso para prestigiar a festa ocorrida na residência de Tasso e Renata Jereissati.

Os convidados não poderiam ser mais ecléticos: Os presidentes da Vale, Roger Agnelli e Roberto Setúbal do novo Itaú- Unibanco (a AmBev dos bancos) circulando bem à vontade ao lado de gente jovem do Ceará e Brasília, socialites paulistas e cariocas caindo no samba ao som do Monobloco.

Como sempre acontece quando se reunem, jornalistas, banqueiros, ministros, senadores e deputados aproveitaram a oportunidader para discutir os destinos da nação.

Quem mais baixou por lá? A lista é grande: Alexandre e Nora Grandene, Alessandra e Erivaldo Arraes, Patricia e Tom Cavalcante, Magda e Cesar Asfor Rocha, Carlos Jereissati, Yolanda Queiroz, Ellen Gracie,Iracema e Paulo Vale, Chiquinho e Waleska Feitosa,Napoleão Nunes Maia, entre muitos outros nomes.

A grande atração da noite foi José Serra, desenvolto na distribuição de elogios e simpatias.

Vieram desde governistas inveterados –Renato Casagrande (PSB) e Romero Jucá (PMDB)—a oposicionistas inflamados: José Agripino Maia (DEM) e Arthur Virgílio (PSDB).

A cúpula do Judiciário também acorreu a Fortaleza: os presidentes do STF, Gilmar Mendes; e do STJ, César Asfor Rocha. E Ellen Gracie, a ex-presidente do Supremo.

A igreja onde se realizou a cerimônia religiosa – paradoxalmente, Capela do Pequeno Grande - revelou-se pequena demais para a grande lista de convidados. Muitos, fugindo do relento, prefeririam dirigir-se direto para o espaço pagão do casamento.

O jantar, assinado pelo buffet La Maison, ocorreu num cenário de sonhos montado na mansão dos Jereissati, assentada no elegante bairro das Dunas.

LEMBRANDO CECÍLIA MEIRELES

CECÍLIA MEIRELES



HÁ 44 ANOS FIZESTE DO CÉU TUA ILHA, CECÍLIA!

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964), professora e jornalista, foi uma das mais estreladas poetisas brasileiras. Cecília Meireles teve três filhas com o pintor Fernando Correia Dias, entre elas a atriz Maria Fernanda Meireles.

"Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno.

(...) Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.

(...) Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pan”.

POEMAS DE CECÍLIA

A ARTE DE SER FELIZ


Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

MOTIVO

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou se desfaço,
- Não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

ABRA O CORAÇÃO!



DEEPAK CHOPRA é um indiano radicado nos EUA desde a década de 70, médico formado na Índia, com especialização em Endocrinologia nos Estados Unidos.

Filósofo de reputação internacional, já escreveu mais de 35 livros, um dos mais respeitados
pensadores da atualidade.

Diz ele:

"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles.

Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.

A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Suas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais.


Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.


Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo – a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.

A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.

O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: “ Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos.”

Você quer saber como esta seu corpo hoje?

Lembre-se do que pensou ontem.

Quer saber como estará seu corpo amanhã?

Olhe seus pensamentos hoje!


Ou você abre seu coração ou algum cardiologista o fará por você!

9 DE NOVEMBRO: UM DIA FATÍDICO PARA A ALEMANHA !



Não há outro dia que seja tão significativo para a história da Alemanha. De 1918 a 1989, o 9 de novembro foi a data de vários acontecimentos que marcaram a história do país.

Em 9 de novembro de 1989, caiu o Muro de Berlim, um acontecimento de amplas conseqüências não só para a Alemanha como também para todo o mundo. Menos de um ano depois, a 3 de outubro de 1990, concretizava-se a reunificação da Alemanha, que estivera dividida durante 41 anos em conseqüência da derrota do país na Segunda Guerra Mundial.

O fim da República Democrática Alemã, de regime comunista, deflagrou o desmoronamento de todos os regimes socialistas na Europa, colocando um ponto final no conflito leste-oeste e mudando completamente o mapa político do mundo.
O 9 de novembro de 1989 foi, portanto, um dia que mudou o destino da Alemanha e da Europa. Mas já desde os primórdios do século 20 a data foi marcada por acontecimentos importantes.

No dia 9 de novembro de 1918, o social-democrata Philipp Scheidemann proclamou a República na Alemanha, de uma sacada do Reichstag em Berlim. "A monarquia, essa coisa velha e podre, desmoronou-se. Viva o novo, viva a República alemã!", exclamou ele em discurso dirigido aos trabalhadores e soldados.

A jovem democracia enfrentou desde o princípio toda uma série de dificuldades, sendo atacada tanto pela esquerda como pela direita. A 9 de novembro de 1923, os nacional-socialistas de Munique realizaram uma passeata que entrou para a história, em direção ao pavilhão da Feldherrnhalle, no centro da capital bávara, numa tentativa frustrada de golpe contra o governo central. À frente do movimento, encontrava-se o então ainda desconhecido Adolf Hitler, que dez anos mais tarde assumiria o poder na Alemanha, dando início ao processo histórico que culminou na maior catástrofe que já abalou o mundo: a Segunda Guerra Mundial.

No caminho que conduziu a ela, os judeus na Alemanha foram sendo progressivamente privados de seus direitos, antes de ser sistematicamente aniquilados a partir de 1942. Em 9 de novembro de 1938, portanto antes ainda do início da guerra, sinagogas foram incendiadas, lojas de judeus, assaltadas e saqueadas em toda a Alemanha. Aproximadamente 100 judeus foram assassinados e 26 mil transportados para campos de concentração.

O episódio, que ficou conhecido como Noite dos Cristais, é o mais terrível entre os acontecimentos históricos ocorridos num 9 de novembro. Um contraste maior, em relação ao 9 de novembro de 1989, impossível.

PARA REFLETIR!

“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”. (Cecília Meireles)