sábado, 28 de março de 2009

EM TEMPOS DE "PROJETO AQUÁRIO", QUE TAL CANTAR 'BORBULHAS DE AMOR'?!

HORA DO PLANETA 2009 - 28 de Março



“Quantas horas por semana você pensa em seu planeta? Seria pedir demais uma hora por ano? Pode parecer estranho, mas apenas uma hora por ano faz uma diferença enorme quando o pensamento é coletivo.

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa.

Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.”

(Por Marcelo Cavalcante Rocha)

NO DIA DE HOJE, EM...

1910

O aviador francês Henri Fabre realizou o primeiro vôo a bordo de um hidroavião.

1930

A Turquia mudou o nome das cidades de Constantinopla, para Istambul, e Angora, para Ancara.

1939

Os republicanos de Madri se renderam e terminou a Guerra Civil Espanhola, com a vitória dos nacionalistas liderados por Francisco Franco.

1941

Faleceu aos 59 anos a escritora inglesa Virginia Woolf. Ela se jogou no Rio Ouse, na Inglaterra.

1964

Os Beatles conseguiram incluir 10 canções na lista das 100 mais tocadas da Billboard, quebrando o recorde de Elvis Presley, que durou 7 anos. No mês seguinte, a banda atingiria o máximo de 14 músicas na lista.

1968

O estudante Édson Luís de Lima Souto foi morto em conflito com a polícia militar no Restaurante Estudantil do Calabouço, no Rio de Janeiro. Uma multidão de pessoas acompanhou o enterro.

1979

Um vazamento de material radioativo da usina de Three Mile Island provocou o pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos.

1980

Foi anunciada a beatificação do padre José de Anchieta. Em 1554, ele fundou o colégio central do povoado que originou a cidade de São Paulo.

1994

O milionário italiano Sílvio Berlusconi foi eleito primeiro-ministro dois meses depois de entrar para a política. Sua proposta: lutar contra a esquerda.

1998

O diretor de novelas Paulo Ubiratan, de 51 anos, morreu no Rio de Janeiro em decorrência de um infarto.

sexta-feira, 27 de março de 2009

STF DEVOLVE PODER DE AGENDA AO CONGRESSO: MEDIDAS PROVISÓRIAS DEIXAM DE TRANCAR A PAUTA!



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello manteve no início da tarde desta sexta-feira (27) a decisão do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que permite a análise de matérias mesmo quando a pauta da Casa estiver trancada por Medidas Provisórias (MPs). O ministro indeferiu o pedido de liminar feito por líderes da oposição em um Mandado de Segurança (MS 27931) impetrado na Corte na semana passada.

Segundo Celso de Mello, a decisão de Temer “teria, aparentemente, a virtude de fazer instaurar, no âmbito da Câmara dos Deputados, verdadeira práxis libertadora do desempenho da função primária que, histórica e institucionalmente, sempre lhe pertenceu: a função de legislar”. Ele afirma ainda que solução encontrada por Temer está “apoiada em estrita construção de ordem jurídica, cujos fundamentos repousam no postulado da separação de poderes”.

O mandado de segurança foi apresentado pelos líderes do PPS, Fernando Coruja (SC), do DEM, Ronaldo Caiado (GO), e do PSDB, José Aníbal (SP). Para eles, o trancamento da pauta pelo excesso de medidas provisórias é um problema que precisa ser solucionado, mas a proposta apresentada por Temer não resolveria a questão.

Celso de Mello afirma que a solução encontra pelo presidente da Câmara “reflete, aparentemente, a justa preocupação com o processo de progressivo (e perigoso) esvaziamento das funções legislativas”. Ele classifica como “interpretações regalistas da Constituição” aquelas que “visem a produzir exegeses servilmente ajustadas à visão e à conveniência exclusiva dos governantes e de estamentos dominantes no aparelho social”.

Pelo entendimento de Temer, os deputados estariam livres para votar matérias como PECs (proposta de emenda constitucional), resoluções e leis complementares em sessões extraordinárias da Casa, uma vez que não são leis ordinárias, cuja matéria pode ser objeto das MPs. Estas seriam analisadas pelos deputados nas sessões ordinárias, que ocorrem de terça a quinta-feira no plenário. No modelo atual, as MPs passam a trancar a pauta de votações da Câmara e do Senado após 45 dias de tramitação, fato que impede a análise de outras matérias prioritárias para os parlamentares.

O ministro Celso de Mello lembra na decisão que em 1990 registrou sua preocupação com o excesso de medidas provisórias editadas pelos sucessivos presidentes da República, “transformando a prática extraordinária dessa competência normativa primária em exercício ordinário do poder de legislar, com grave comprometimento do postulado constitucional da separação dos poderes”.

Ao indeferir o pedido de liminar, o ministro solicitou informações sobre o caso ao presidente da Câmara e pediu que ele identifique todas as medidas provisórias que estão em tramitação na Casa e devem ser analisadas em regime de urgência.

Posteriormente, após a chegada de informações, o Mandado de Segurança será julgado no mérito (decisão final), pelo Plenário do STF, ainda sem data prevista.

(Fonte: STF)

quinta-feira, 26 de março de 2009

CONJUNTURA NACIONAL



QUE BARBEIRO DESALMADO...!

Djalma Marinho, deputado estadual de 47 a 50 e federal de 51 a 81, era compadre do barbeiro de Nova Cruz. Um dia, cortando o cabelo, ouviu o apelo :

- Compadre, vi nos jornais que você vai para Roma visitar o papa. Gosto tanto do papa. Olhe, aqui, a foto dele. Vou lhe fazer um pedido: que ele assine essa foto com dedicatória à minha família. Não esqueça. Você é meu maior amigo e não vai me decepcionar.

O deputado viajou e encaixou o pedido tresloucado na mala do esquecimento. O tempo passa. Dois meses depois, ao voltar a Nova Cruz e ao sentar na cadeira da barbearia, recebeu a cobrança :

- E aí, compadre, cadê minha foto com a assinatura do papa ? Falou de mim para ele ?

- Pois é, compadre. Assim que vi o papa, só me lembrei de você. Falei de sua família, de seu trabalho, da admiração que você tem por Sua Santidade. E ele me olhava com aquele olhar de santo. Ia pedir a assinatura dele para você, ele olhou para minha cabeça exatamente no momento em que me curvei para beijar o anel e me perguntou, assim meio contrariado:

- Senhor deputado, que barbeiro desalmado fez esse estrago em sua cabeça?

- Você há de compreender, compadre, não tive nenhuma condição de fazer o pedido.

PRIMEIRA FOTO

A pesquisa Datafolha estampa a primeira radiografia eleitoral nos Estados. José Serra sai bem na foto. Não há novidade. Trata-se do nome mais capilar das oposições. O que pode parecer novo é a frágil influência dos governos estaduais no processo eleitoral. Com exceção de um ou outro caso, os pré-candidatos aos governos estaduais não conseguem sair do lugar. Aloysio Nunes Ferreira, que contaria com o apoio de Serra, navega em maré muito baixa. O mesmo pode se dizer de Antonio Anastasia, vice-governador de Minas Gerais, candidato in pectore de Aécio Neves. Também está em desconforto o governador Sérgio Cabral, no Rio, onde os opositores, somados, chegam a ter o dobro de sua intenção de voto.

"O amor é uma semente
Que se planta sem chover
Dentro do peito da gente
Não dá trabalho a nascer." (Versos paraibanos)

PMDB NA FRENTE

O PMDB foi escolhido como o símbolo do fisiologismo. É acusado de ambicionar espaços cada vez mais largos na estrutura federal. A mídia não para de bater no partido. Pois bem, quem está na frente dessa pré-largada aos governos estaduais ? O PMDB. Como se explica essa preferência popular? Uma pista: o eleitor não faz distinção entre partidos. Vê semelhança em quase todos. A exceção fica por conta dos partidos nos extremos ideológicos, do tipo PSOL e PSTU, por exemplo. Mas esses são quase inexpressivos eleitoralmente.

E AS OPOSIÇÕES?

O resultado da primeira jornada de pesquisas mostra que Lula desceu alguns andares do patamar do prestígio, mas não o suficiente para deixá-lo em maus lençóis. Lula continua a ser o maior cabo eleitoral do país. Donde emerge a pergunta : conseguirá passar votos para Dilma Rousseff?

NO NORDESTE, SIM

Não há dúvida. Na região nordestina, Luiz Inácio, com Dilma a tiracolo, pode jogar uma baciada de votos na candidata. Ele usará o passaporte do Bolsa Família. Dirá que o opositor acabará com o programa. Usará terrorismo. Esse discurso do medo garante montanha de votos. O discurso sobre a privatização da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, usado contra Geraldo Alckmin, na campanha passada, colou. E muito. Campanha não é parque de diversões. É arena de guerra. E Lula quer sair como o marechal da vitória.

MEDALHA IPIRANGA

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), será condecorado com a mais alta comenda do Estado de São Paulo, a Medalha Ipiranga. O evento ocorrerá, sexta feira, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes.

AÉCIO NA BAIXA

Aécio Neves não saiu bem na foto. Começam a jogar no ar uma poeira sobre a vida privada de Neves: boêmio, vida largada, sem compromissos familiares. Gente do alto tucanato faz questão de ligar o ventilador nos caminhos de Aécio. É golpe baixo.

"O ilegal é o que fazemos imediatamente. O inconstitucional é o que exige um pouco mais de tempo." (Henry Kissinger)

YEDA NO FUNDO

Yeda Crusius, mesmo com o esforço de recuperação das finanças do Estado, com a ajuda do grande e cívico empresário Jorge Gerdau, não consegue tirar as cruzes das costas. O calvário continua. Yeda está no fundo do poço. Tarso Genro, o ministro da Justiça, lubrifica o arsenal para lutar contra José Fogaça, do PMDB, prefeito de Porto Alegre.

"Pensar é o trabalho mais duro que há. O que é provavelmente o motivo por que tão pouca gente se dedica a fazê-lo." (Henry Ford)

JOSÉ REI NA BARRIGA MARANHÃO

O governador José Maranhão, da Paraíba, acaba de criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nos moldes do Conselhão do Lula. Até aí tudo bem. Agora, incluir nele os presidentes dos outros Poderes é uma coisa estapafúrdia. Como o presidente do Tribunal de Justiça poderá ser imparcial, se instado for a julgar atos do governador? Como participe de um órgão do Executivo estadual, perderá a independência e a imparcialidade, valores inerentes ao perfil dos magistrados? Menos, governador, menos.

"A integridade é a virtude que caracteriza os juízes", ensina Bacon.

PEDRO NICÁCIO

Mulato do Cariri/CE, Pedro Nicácio despachou-se para o norte, inebriado pela febre da borracha. Integrou-se às escaramuças patrióticas de Plácido de Castro, machadinha na mão, cortando seringueiras, usando a Winchester, quando necessário. Era um guerreiro na vanguarda dos caboclos cearenses. Um dia, mandou para a eternidade 14 bolivianos. A cada morte, fazia uma pequena cruz na coronha do rifle. Certo dia, por desavenças, assassinou um companheiro de jornada. Foi preso. Enfrentou o interrogatório. O delegado Montenegro perguntou-lhe quantas pessoas matara:

- Uma.

- Uma, não, confesse logo a verdade: você é criminoso de 15 mortes.

- De 15, não. É só uma. Mas, espere.... agora tô maginando...

Baixando a cabeça, envergonhado de lhe tirarem o patriotismo, tascou:

- Só se vosmicês querem botar na conta aqueles 14 desgraçados bolivianos.

O BRASIL NO G-8

Ricardo Amorim é um bom analista do cenário mundial. Apresentou uma completa radiografia da crise internacional e os efeitos sobre o Brasil, por ocasião da IV FESP (Fórum Empresarial de Segurança Privada do Estado de São Paulo), evento patrocinado pelo Sindicato de Segurança Privada, em Águas de Lindóia, no último fim de semana. Amorim imbricou quadros, gráficos, comparou índices, tudo para mostrar a péssima situação dos Estados Unidos. Cérebros estão saindo daquele país, inclusive norte-americanos. As feridas não vão curar tão cedo. A China liderará o ranking dos países mais poderosos. E o Brasil, dentro de alguns anos, fará parte do G-8. A leitura do economista é muito favorável ao Brasil.

"Deus me perdoe, se é pecado
Mas eu queria ser fita
Só para andar na cintura
Duma cabocla bonita." (Versos paraibanos)

LADRÕES

"Andava Dom João II, de Portugal, espairecendo pelas ribeiras do Tejo, e disse a alguns ministros de Justiça que o acompanhavam a cavalo que corressem. Respondeu um, em nome de todos: Nós não sabemos correr, senão atrás de ladrões. Tornou el-Rei, gracejando: pois correi uns atrás dos outros." (Padre Manuel Bernardes)

DESCONTO DOS APOSENTADOS

Mais de 50 entidades de aposentados da esfera pública apresentaram denúncia ao sistema de direitos humanos da OEA. A causa: evitar o desconto mensal de 11% em seus proventos. Mas a reivindicação poderá resultar em nada. A OEA só age quando os recursos são impetrados por pleiteantes individuais e não entidades. A causa tem voto favorável do professor Cançado Trindade, que presidiu a Corte Interamericana de Direitos Humanos e hoje é juiz da Corte Internacional de Haia.

"Os anos de um menino são um círculo pequeno; os de um velho outro círculo maior, mas uma vez postos no centro, que é a eternidade, já não há diferença de círculos: Semper aqualiter praesens est circuitus, et rota temporum." (Padre Bernardes)

TERRITÓRIOS DA CIDADANIA

O Executivo, capitaneado pela Casa Civil, está redimensionando o Territórios da Cidadania, mobilizando um grupo de 90 funcionários dos Ministérios (MAPA, MDA, MA, etc.) para acompanhar o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff em suas andanças pelo país. O objetivo, como se deduz, é aproximar a "Dilma de Lula", como começa a ser conhecida, da população de baixa renda. A "tropa" vai dar a largada nos próximos dez dias. Esse circo armado lembra a "Caravana da Cidadania" que Lula formou quando foi candidato em 2002. Este Programa foi lançado em 25 de fevereiro de 2008. E só agora desperta da letargia.

"O negócio e a traficância
Nasceram no mesmo dia:
Negócio inda não andava
Já traficância corria." (Versos paraibanos)

MUNHOZ, DISCURSO FORTE

O novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo é um parlamentar sem dobras na língua. Diz o que pensa. Como pensa forte, seu discurso é contundente. Este escriba ficou agradavelmente surpreso em ouvir Barros Munhoz desenhar uma moldura do país, valendo-se do escudo dos direitos e da força da lei. Fez candente defesa do setor de serviços. Combateu ferozmente os leilões eletrônicos. Puxou a orelha dos jovens que militam no Ministério Público mas com o olho plantado nas telinhas das TVs. Verberou contra a hipocrisia. Fez um discurso grande. Por ocasião da IV FESP, presidida por José Adir Loiola.

MICHEL NO LIDE

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, será homenageado, segunda-feira, dia 30, com um almoço oferecido pelo LIDE, movimento presidido por João Doria. Cerca de 300 empresários participarão do evento, a se realizar no hotel Renaissance.

ACSP, FÓRUM DE DEBATES

Alencar Burti pretende fazer que a Associação Comercial, que preside, seja um competente Fórum de Debates sobre a Realidade Brasileira. Deu início à jornada com a instalação de um Conselho Político e Social, presidido por Jorge Bornhausen, e com uma palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Que vê no horizonte um país "bambo".

"O homem é sempre mais macaco do que qualquer macaco." (Friedrich Nietzsche)

ALCKMIN NA FRENTE

Geraldo Alckmin é um sorriso só, depois da pesquisa Datafolha que o coloca quilômetros na frente de outros possíveis postulantes.

"Só o homem resiste à força da gravidade: ele está sempre querendo cair para cima." (Friedrich Nietzsche)

E O PT, HEIN?

Na esfera do PT, a indefinição reina. O melhor candidato ao governo de São Paulo, Antonio Palocci, espera o julgamento do STF. Emídio de Souza, prefeito de Osasco, não é palatável. Fernando Haddad poderia ser a cara nova. Marta tem razoável votação, mas não fôlego para chegar ao final. Será difícil romper a barreira da viabilidade. Mas há quem aposte em sucesso. José Dirceu, por exemplo, diz que o PT tem chances.

E SKAF, HEIN?

Paulo Skaf ainda não fechou posição com partidos para se viabilizar como candidato ao governo paulista. Sabemos que os partidos são pasteurizados e assemelhados. Tudo bem, mas seria muito engraçado, por exemplo, Skaf formar aliança com o PDT de Paulinho da Força. Nesta semana, os grevistas da Petrobras farão manifestação diante do prédio da FIESP. Comandados pela Central da Força Sindical. Imaginem, agora, como o presidente da FIESP, se aliado deste grupamento, se comportaria ante uma greve liderada pela Força? No mínimo, seria risível.

"Quem antes do tempo começa, cedo termina." (William Shakespeare)

CONSELHO AO SENADOR JOSÉ SARNEY

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado aos membros do Ministério Público. Hoje, volta sua atenção ao presidente do Senado Federal, José Sarney:

1. Ante a avalanche de críticas ao Senado, seria oportuno ir ao encontro da matriz dos problemas, encampar o projeto de reforma política e realizar ampla articulação por sua aprovação;

2. Reformas cosméticas – como mudanças no campo da gestão – serão sempre consideradas medidas paliativas.

3. Densa agenda no Senado, a partir de medidas efetivas para evitar o abuso de Medidas Provisórias, poderia ser outro caminho a ser seguido para livrar o Senado da artilharia da mídia.

_____________

* Por Gaudêncio Torquato

terça-feira, 24 de março de 2009

A CRISE SEGUNDO ALBERT EINSTEIN



“Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer as pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado.

Quem atribui a crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafíos, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia.

Sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma carícia. Falar da crise é promovê-la,e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."

OBSERVATORIO



Sem pão, sem lar, sem conforto,
O acadêmico, afinal,
Não tem onde cair morto...
Por isso é que é imortal... (Olavo Bilac)

Com o verso acima, Bilac ironizou a difícil situação dos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) no seu tempo. Ao lado de Machado de Assis, lutou com obsessão pela criação da ABL e, como membro fundador, ocupou a Cadeira nº15, cujo Patrono é o poeta Gonçalves Dias.

A ACADEMIA CRATEUENSE

No próximo final de semana, alguns crateuenses estarão reunidos para discutir a formação de uma Academia Municipal de Letras. Visando congregar os amantes das letras que nasceram ou habitam a terra do Senhor do Bonfim, a Academia se constituirá em importante lócus de estímulo ao fortalecimento cultural do município. Províncias de igual ou menor densidade geopolítica e demográfica que a nossa, já têm sua Academia Municipal de Letras. Está na hora da nossa. Desde o ano passado, quando ocorreu uma reunião preliminar na Casa de Cultura João Batista, que um grupo se sensibilizou para levar adiante a formatação dessa Arcádia.


PORQUE UMA ACADEMIA

Sei que muita gente pode se interrogar a respeito da viabilidade de um empreendimento dessa índole num município gravado com marcantes dificuldades, em especial pela aridez física, social e, sobretudo, econômica. É comum ao vulgo o entendimento que desenvolvimento cultural está visceralmente ligado ao desenvolvimento econômico. Gerardo Mello Mourão respondeu a isso quando sustentou a tese de que “o capital, aliado da tecnologia, sabe como produzir um bom médico, um bom engenheiro, um bom automóvel. Mas não sabe produzir um poeta, um músico, um pintor. Se fosse assim, as escolas de Tóquio, dos Estados Unidos, da Alemanha e até de São Paulo e da Coréia estariam produzindo Homeros, Shakespeares, Dantes, Rembrandts, Bachs e Picassos. E não estão, não é? Os sociólogos, como ensina meu mestre Unamuno, são os sujeitos que não sabem nada, e quando sabem, sabem a posteriori. Os filósofos, os poetas, os artistas, como a própria arte, não são fruto da civilização industrial. São mesmo, de um modo geral, os marginais dessa civilização e desse tipo de progresso, desse poder de produção de riqueza. Honro-me de ser um marginal desse processo, como o foram Homero e Dante, Holderlin e Van Gogh, Rimbaud e Baudelaire, os grandes filósofos e os grandes reitores do saber e do espírito”.

ODAR

A inesperada partida, dois dias depois do Feriado de São José, do comerciante Odar comoveu a cidade. Como o esposo de Maria, Odar era um homem de bem, amante do trabalho, cultor da discrição, alfaiate da concórdia. Integrou as fileiras do Exército, trabalhou como taxista e, desde algum tempo, firmou-se como comerciante. Figura confiável e respeitada, deixou um bom exemplo de vida. Nossas condolências à família.

MAÇONARIA

Nos próximos dias 28 e 29 de março, os maçons crateuenses ligados ao Grande Oriente do Brasil receberão a visita do Grão Mestre Estadual, Valdir Chagas. Este, juntamente com uma comitiva da direção cearense da Ordem, estará em Crateús para coordenar um Curso sobre Administração de Loja Maçônica. O evento ocorrerá nas dependências da Loja Liberdade e Justiça 1712, que está localizada na Rua Clóvis Beviláqua.


PARA REFLETIR

Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE - O GRANDE:

1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

2 - Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados, como prata, ouro e pedras preciosas;

3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:

1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos. A vida é muito sábia, dela só levamos nosso conhecimento e prazeres.

(Publicado na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste)

PLANETA ÁGUA


“Água que nasce na fonte/
Serena do mundo/
E que abre um/
Profundo grotão/
Água que faz inocente/
Riacho e deságua/
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios/
Que levam/
A fertilidade ao sertão/
Águas que banham aldeias/
E matam a sede da população...

Terra! Planeta Água/
Terra! Planeta Água/
Terra! Planeta Água...”
(Guilherme Arantes)


Celebramos, no último dia 22 de março, o Dia Mundial da Água! O objetivo da ONU (Organização das Nações Unidas), ao instituir a data, foi despertar a humanidade para a premência de uma meditação mais acurada sobre o tema. Além de ser o principal constituinte do corpo humano, o “líquido incolor e inodoro, composto de hidrogênio e oxigênio” é responsável pela vida de quase todas as espécies da Terra, além de atuar na regulação da temperatura da mesma.

A água, por sua relevância e grandeza, nos induz aos mais diversos tipos de elucubrações.

A primeira é aquela que o cantor Guilherme Arantes levantou: o nosso planeta, ao invés de Terra, deveria se chamar Planeta Água. Em verdade, a água cobre cerca de 70% da superfície do planeta. Cerca de 97% da água do mundo está presente nos oceanos e mares, 2% está armazenada nas geleiras e apenas 1% está disponível para o uso, armazenada nos lençóis subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera.

Em várias partes do mundo, as pessoas estão sem acesso adequado à água. E o quadro só tem piorado com o passar dos anos. Segundo dados da Unesco, a África é o continente onde o problema é maior. São 340 milhões de pessoas sem acesso a água potável e 500 milhões sem saneamento básico adequado. Isto sem contar que essa situação pode se agravar ainda mais com os problemas ambientais enfrentados pelo planeta, como a poluição e o aquecimento global.

Segundo o Greenpeace e as Nações Unidas, existe uma necessidade iminente de se proteger os oceanos. Atualmente, apenas 1% das áreas oceânicas do planeta está protegido nas chamadas AMPs (Áreas Marinhas Protegidas). A ONU defende que este número tem de subir para 30% a longo prazo. O Greenpeace vai mais longe, declarando a necessidade de se proteger 40% das áreas marinhas do planeta. Dados bem altos para uma humanidade que parece não ter noção da dimensão do problema.

– Posso dizer que a situação da água no mundo é extremamente preocupante. Já há várias áreas do planeta onde a água está escassa, devido à poluição e ao esgotamento das fontes naturais – alerta o diretor/presidente do Instituto Brasil PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Haroldo Lemos. – Segundo dados da ONU, em 2023 já teremos cerca de 23 países sem água.

Tão importante quanto à necessidade de se debater essa questão técnica da vinculação da sobrevivência do planeta à preservação desse insubstituível bem, é a reflexão de natureza humanística: Por que o homem atual é tão agressivo e predatório, a ponto de olvidar que, ao destruir inconseqüentemente o meio ambiente, destrói a si próprio?!

Talvez a resposta esteja na própria água, ou na mais potente e imponente figura que ela desenha: o mar!

Você sabe por que o mar é tão grande, tão expressivo e poderoso?

É porque ele, em vez de assumir uma posição arrogante de superioridade, teve a humildade de se colocar alguns centímetros abaixo de todos os rios do mundo.

Em sabendo receber todos os rios do mundo, tornou-se grande e poderoso.


“Gotas de água da chuva/
Alegre arco-íris/
Sobre a plantação/
Gotas de água da chuva/
Tão tristes, são lágrimas/
Na inundação...

Águas que movem moinhos/
São as mesmas águas/
Que encharcam o chão/
E sempre voltam humildes/
Pro fundo da terra/
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água/
Terra! Planeta Água/
Terra! Planeta Água...”



(Publicado na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste)

segunda-feira, 23 de março de 2009

PRAZERES MINÚSCULOS

Na ideologia dominante, todo mundo quer viver melhor e desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Comumente associa esta qualidade de vida ao Produto Interno Bruto de cada pais. O PIB representa todas as riquezas materiais que um pais produz. Se este é o critério, então o países melhor colocados são os Estados Unidos, seguidos do Japão, Alemanha, Suecia e outros. Este PIB é uma medida inventada pelo capitalismo para estimular a produção crescente de bens materiais a serem consumidos.

Nos últimos anos, dado o crescimento da pobreza e da urbanização favelizada do mundo e até por um senso de decência, a ONU introduziu a categoria IDH, o “Índice de Desenvolvimento Humano”. Nele se elencam valores intangíveis como saúde, educação, igualdade social, cuidado para com a natureza, equidade de gênero e outros. Enriqueceu o sentido de “qualidade de vida” que era entendido de forma muito materialista: goza de boa qualidade de vida quem mais e melhor consome.

Consoante o IDH a pequena Cuba apresenta-se melhor situada que os EUA, embora com um PIB comparativamente ínfimo.

Acima de todos os paises está o Butão, esprimido entre a China e Índia aos pés do Himalaia, muito pobre materialmente mas que estatuiu oficialmente o “Indice de Felicidade Interna Bruta”. Este não é medido por critérios quantitativos mas qualitativos, como boa governança das autoridades, eqüitativa distribuição dos excedentes da agricultura de subsistência, da extração vegetal e da venda de energia para a Índia, boa saúde e educação e especialmente bom nível de cooperação de todos para garantir a paz social.

Nas tradições indígenas de Abya Yala, nome para o nosso Continente indioamericano ao invés de “viver melhor” se fala em “bem viver”. Esta categoria entrou nas constituições da Bolívia e do Equador como o objetivo social a ser perseguido pelo Estado e por toda a sociedade.

O “viver melhor” supõe uma ética do progresso ilimitado e nos incita a uma competição com os outros para criar mais e mais condições para “viver melhor”. Entretanto para que alguns pudessem “viver melhor” milhões e milhões têm e tiveram que “viver mal”. É a contradição capitalista.

Contrariamente, o “bem viver” visa a uma ética da suficiência para toda a comunidade e não apenas para o indivíduo. O “bem viver” supõe uma visão holística e integradora do ser humano inserido na grande comunidade terrenal que inclui além do ser humano, o ar, a água, os solos, as montanhas, as árvores e os animais; é estar em profunda comunhão com a Pacha Mama (Terra), com as energias do universo e com Deus.

A preocupação central não é acumular. De mais a mais, a Mãe Terra nos fornece tudo que precisamos. Nosso trabalho supre o que ele não nos pode dar ou a ajudamos a produzir o suficiente e decente para todos, também para os animais e as plantas. “Bem viver” é estar em permanente harmonia com o todo, celebrando os ritos sagrados que continuiamente renovam a conexão cósmica e com Deus.

O “bem viver” nos convida a não consumir mais do que o ecossistema pode suportar, a evitar a produção de resíduos que não podemos absorver com segurança e nos incita a reutilizar e reciclar tudo o que tivermos usado. Será um consumo reciclável e frugal. Então não haverá escassez.

Nesta época de busca de novos caminhos para a humanidade a idéia do “bem viver” tem muito a nos ensinar.


(O trecho acima é do artigo semanal do novo colaborador do blog do Noblat - Leonardo Boff, teólogo e filósofo, escritor com mais de 80 livros publicados, membro da Iniciativa Carta da Terra sendo um de seus redatores).

domingo, 22 de março de 2009

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA!



Em 22 de março de 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) deliberou que no dia de hoje o planeta celebraria O Dia Mundial da Água.

Assim, o dia 22 de março de cada ano é destinado à reflexão, ao debate, à discussão e aprofundamento sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

PLANETA TERRA OU PLANETA ÁGUA?!

ÁGUA E O SOM!



Raramente percebemos, mas o SOM... Sensibiliza, Organiza e Movimenta todo o conjunto humano.

A contar dos primeiros estremecimentos da composição humana, as vibrações se associam à nossa estrutura e dela não se apartam. Desde o feto, somos sensíveis a sons agudos e vibrações intensas, mas também sofremos se a que nos gerou sentir qualquer outro tipo de propulsão. (Ainda gravitando no útero, como se um dos órgãos da mulher fosse, o embrião recepciona todas as sensações da mãe: da fina melancolia ao grave estresse, da tímida alegria ao efusivo prazer).

Toda a ambiência do feto é, pois, extremamente rica em estimulação acústica. Segundo os estudiosos, o som mais constante que o feto ouve é o da pulsação da principal artéria abdominal e o segundo mais freqüente é o da voz da mãe.

Hoje já está patente que os sons podem afetar e sensibilizar a criança desde a gestação. Se, no jardim da infância, já identificamos a presença das sementes sonoras, imaginemos essa influência no campo da juventude ou no vale da maturidade?

Outro dia tive acesso ao trabalho de um pesquisador japonês, Masaru Emoto, que revelou o efeito do som musical sobre os cristais de água. Quando a amostra de água usada na pesquisa ficou exposta a uma Sinfonia de Beethoven (ou As Quatro Estações, de Vivaldi, como na foto acima), os cristais resultantes ficaram belos, perfeitos e luminosos. Mas, quando as mesmas amostras de água ficaram expostas ao rock pesado ou ao heavy metal, apresentaram uma “desestruturação” de seus cristais, um “turbilhão confuso” – imagens de águas poluídas.

Setenta por cento da estrutura do corpo humano – pasmem! – é ÁGUA! Sensível, pois, à influência dos efeitos dos sons.

Faço estas divagações para chegar a uma modesta conclusão: o cuidado com o equilíbrio sonoro significa, em última escala, zelo com o ser humano.

O som funciona como elemento de poder simbólico: quem o utiliza de modo abusivo, desrespeita toda a comunidade a que pertence. Ao obrigar alguém a escutar a música que eu quero e no volume que estipulo, estou agindo de forma tirânica, arvorando-me de poder de juiz, atribuição de legislador, prerrogativa de autoridade. Estou ditando para os meus conterrâneos normas criadas única e exclusivamente por mim, sem a necessária anuência dos outros.

O que mais atrai uma pessoa a residir numa cidade interiorana é, precipuamente, a perspectiva da atmosfera pacífica, a convivência tranqüila, a ambiência calma que faz contraponto à rotina agressiva e aos furacões estressantes das grandes metrópoles.

Conservemos, na nossa urbe original, os salutares cristais da harmonia, os ares fraternais de província e, de modo especial na utilização do som, os evangélicos hábitos de respeito e amor ao próximo!

(Júnior Bonfim, in “Amores e Clamores da Cidade”)

A ÁGUA

Quando, ao jeito de pomba, beijou o hidrogênio
Com tudo que tinha de duplo na sua estrutura
A fina flâmula perpétua do oxigênio
Uma paixão os dominou... e na candura

Transformaram-se no mais múltiplo dos elementos:
((Potável, um dia não estarás mais poluída!)
Pois tu és quem fabricas, ó amada pelos ventos,
Alimento, alto lirismo, remédio e bebida.

Energética, das incolores és a mais colorida
Mais cheirosa das inodoras e gostosa das insípidas.
Ah! Tu, livre e poderosa, és arquiteta de beleza,

Poetisa que mudas a alma da Natureza
Em ti se esvaece o meu minério de mágoas.
- Ei, Senhor, passa pra mim a índole das águas!

(Júnior Bonfim, in “Poesias Adolescentes e Maduras”)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!



ÁGUA

Mais de um sexto da população mundial — 18%, o que corresponde a 1,1 bilhão de pessoas — não têm acesso a fornecimento de água. A situação piora quando se fala em saneamento básico, que não faz parte da realidade de 39% da Humanidade, ou seja, 2,4 bilhões de pessoas.

Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas deverão habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de seres humanos não terão acesso à água de qualidade, isto é, potável — seja em casa, seja em comunidade. A diferença entre esses extremos depende das medidas adotadas pelos governos. Os dados fazem parte de Relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Órgão responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, como preparação para o 3º Forum Mundial da Água, que aconteceu em Kyoto, Japão, em Março de 2003.


Avaliação Hídrica


Os mananciais do Planeta estão secando rapidamente, o que vai se somar ao crescimento populacional, à poluição e ao aquecimento global para reduzir em um terço, nos próximos 20 anos, a quantidade de água disponível para cada pessoa no Mundo. A quantidade de água disponível per capita vem caindo desde 1970. As reservas de água estão diminuindo, enquanto a demanda cresce de forma dramática e em um ritmo insustentável, afirmou o Diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura.


SANEAMENTO


Doenças relacionadas à água estão entre as causas mais comuns de morte no Mundo e afetam especialmente países em desenvolvimento. Mais de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de água contaminada e à falta de saneamento. As crianças, com até cinco anos, são as mais afetadas.


RANKING


A Unesco montou um ranking de 122 países em relação à qualidade de seus mananciais. A Bélgica ficou em último, atrás de países pobres como a Índia e Ruanda. O ranking do Relatório destacou negativamente a Bélgica por causa da escassez de seus lençóis freáticos, da intensa poluição industrial e do precário sistema de tratamento de resíduos.

No topo da lista da qualidade da água estão Finlândia, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão.

A pesquisa também mostrou a disparidade relativa à água disponível nos diversos países. Cada kuaitiano, por exemplo, tem à disposição apenas 10 metros cúbicos anuais. Na Guiana Francesa, são 812.121 metros cúbicos per capita.

Ainda, de acordo com o Relatório, os rios asiáticos são os mais poluídos do Mundo, e metade da população nos países pobres está exposta a água contaminada por esgoto ou por resíduos industriais.


PREÇO DA ÁGUA


O preço médio da água encanada no Mundo é de US$ 1,80 por metro cúbico. A falta desse sistema encarece o abastecimento. Cidades como Bangladesh chegam a pagar 250 vezes mais pela água transportada em caminhões.

No México, o fornecimento é oficialmente gratuito, mas os motoristas só entregam a água mediante pagamentos informais. Ter um reservatório em casa indica desperdício. Quem tem um consome 250 litros diários — 20 vezes o consumo de quem recebe a água em vasilhas.


MORTES


A falta de água potável e de saneamento básico matam 6.000 crianças por dia em todo o Mundo. Segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,2 milhões de pessoas morrem todo ano e metade dos leitos hospitalares em todo o Mundo estão ocupados por pacientes com doenças causadas pela escassez desses recursos.


NÚMEROS CURIOSOS

97% da água existente no Planeta Terra é salgada e ocupa mares e oceanos; 2% formam geleiras inacessíveis; e apenas 1% é água doce oriunda de lençóis subterrâneos, rios e lagos. 90% da água potável disponível nos países subdesenvolvidos é usada na agricultura.

Cada pessoa precisa de 50 litros de água por dia para suas necessidades básicas.

Cultivar um quilo de arroz normalmente consome 3.000 litros de água.

Uma pessoa come, em média, 58 quilos de arroz por ano. [Logo, sem saber, 'gasta', inconscientemente, 58 x 3000 = 174000 litros de água potável por ano.].

Fabricar a farinha utilizada para assar um pão francês consome 70 litros de água. [Isto significa que a cada pãozinho que comemos, indiretamente, 'gastamos' 70 litros de H2O.].

A produção de um litro de cerveja consome 25 litros de água.

(Fonte: Folha On Line)

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA



1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.