sábado, 6 de dezembro de 2008

JANGO

Há trinta e dois anos faleceu João Goulart, o Jango, único Presidente brasileiro que tombou fora do País. Após muitos anos, sua morte foi esclarecida: diferentemente da versão oficial (ataque cardíaco) soubemos que, em verdade, fora vítima de envenenamento.

O vídeo a seguir é uma homenagem a Jango.

A VIDA DE JANGO

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

GENTE QUE BRILHA - RODRIGUES VALE



Sem embargo, razão assiste àquele pensador que afirmou que o rádio jamais seria substituído pela televisão, porque os americanos teriam que parar diante do aparelho de TV.

Se o rádio é insubstituível e inolvidável, mais ainda o são aqueles que o edificam e o tornam vivo. Em Crateús, há uma legenda histórica, uma bandeira expressiva, um estandarte representativo da radiofonia local. É Antonio Rodrigues Vale, o popular “Goleiro”, apelido recebido nos campos da infância quando era escalado para essa posição.

Nascido na Fazenda Graça, cresceu sem a graça do afeto paterno, cujo olhar nunca teve a oportunidade de divisar. Talvez, por isso, seja tão dedicado ao maior patrimônio que erigiu ao lado da esposa Irismar Sabóia: os filhos Harley (engenheiro mecânico), Océlio (contabilista pertencente aos quadros do INSS), David (oficial da Aeronáutica) e Danielle (concursada do Município lotada no Juizado Especial da Comarca de Crateús). Mas, sobremaneira, aos tesoiros que mais cultua: os netos Letícia, Julio César, Giovana e Isabele – os grandes amores de sua vida.

Crescido entre as manjedouras da pobreza, teve a fome como companheira e a necessidade como parceira. Morando na rua D. Pedro II quando ali era “praticamente só mato”, aprendeu desde cedo a enfrentar a aspereza da vida. Ainda menino, era seletivo na escolha das amizades. Aos doze anos trabalhava na Alfaiataria do ‘Bobola’ e do ‘Caramba’ – onde usava a força do sopro para aquecer as brasas do ferro de engomar.

Depois, descobriu que com a pujança e o calor da própria voz poderia acender e animar uma fogueira: o espírito gregário da gente de sua terra e região. Desde a fundação da Rádio Educadora de Crateús em 1962 até os dias atuais, mantém-se na rotina nunca monótona de radialista. Mesmo sem ter diploma, aprendeu na escola da vida. Dedicou-se com tanto afinco à profissão da existência que muitos o julgam um homem de formação superior.

É uma estante memorial viva da radiodifusão. Relembra, com nostalgia no peito e vivacidade no olhar, os grandes momentos da primeira emissora da sua terra, que promovia eventos memoráveis, como a escolha da Rainha do Rádio, que teve como primeira vencedora a senhora Margarida Batista. Permanece resplandecendo, no farol biográfico pessoal, o dia em que o então governador Virgilio Távora realizou o lançamento da energia elétrica na cidade, fincando o primeiro poste no centro da urbe. Jamais esquecerá a emoção que arrebatou os fiéis do Senhor do Bonfim por ocasião da chegada do primeiro bispo de Crateús, o profético D. Antonio Batista Fragoso. Relembra, com musical alegria, o sucesso do Programa Discoteca do Fã, onde o ouvinte pagava para ouvir a canção preferencial. Marcado ficou para sempre, também, o travo que tomou conta da língua ao ler a mais dolorosa notícia da vida profissional: o falecimento do ex-prefeito Olavo Cardoso.

No inicio da década de 1970, embalado pela enorme popularidade da sua atuação, Rodrigues resolve incursionar pelas veredas imprevisíveis da política. Candidatou-se ao Parlamento Mirim de Crateús. Foi ovacionado por mais de 10% (dez por cento) dos eleitores: num universo de 14.037 votos válidos, obteve 1.440 sufrágios. Depois dele, ninguém mais conseguiu esse fenômeno no município. Mas o intrincado palco da política era diferente da libertária cabine de rádio. E ele preferiu ficar com esta última.

No microfone, nunca abriu mão da liberdade jornalística. Mesmo vinculado a um esquema político específico, nunca descurou de exercitar a fortuna crítica que caracteriza os grandes homens de imprensa. Como uma peixeira afiada, sua palavra cortante vai direto ao coração dos problemas e desconcerta a alma dos criticados.

Quem desfruta da sua intimidade, sabe que é, no mais recôndito de si mesmo, uma figura do bem, que se embevece com as coisas simples da vida porque estas são, de fato, as mais profundas: a ambiência do lar, o papo desinteressado, um brinde no bar do “beijú”, o convívio com os amigos, as especulações do trabalho e o amor da família.

Rodrigues Vale, melhor seria te chamarmos Rodrigues Rádio, pois tua vida e a da radiofonia da nossa terra se confundem, uma vez que ambas desfilam na luminosa passarela dos sonhos de um mundo livre e justo, razão de ser da comunicação de massa!

Júnior Bonfim

(Publicado na edição de hoje da Revista GENTE DE AÇÃO)

________________________________________________________________________________________


Meu Nobre Junior Bonfim



Você disse quase tudo a respeito do Rodrigues Vale. Porém, esqueceu Daquela que lhe trouxe ao mundo! Chamava-se Rosa, Dona Rosa, exímia Cozinheira! Por demais requisitada nos almoços festivos nas mais diversas residências.

Outra omissão meu Douto Doutor, esta gravíssima, sinceramente, merece por sua parte, pedido de desculpa à Nação Rubro Negra! Rodrigues Vale, Nosso Goleiro, é um fervoroso torcedor do Mais Querido do Brasil! Meu Nobre Junior, recuso-me a dizer o nome! Visto que, como Vocês Advogados falam "é fato público e notório"! ou seja, quem é o Mais Querido do Brasil! Portanto, Rodrigues Vale, como dezenas de milhões de brasileiros, nasceu sem desvio de conduta! É FLAMENGUISTA!

Abraços

FRANCISCO ANTONIO SALES SABÓIA - TICUÁ

PARA REFLETIR

Temos horror às situações cujo controle não está nas nossas mãos. A verdade, porém, é esta: as situações que realmente nos fazem crescer são precisamente aquelas que não comandamos. (Jacques Philippe)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

OBSERVATÓRIO

Júnior Bonfim

No final de 2002, o sistema de saúde de Tauá estava um caos. Ou melhor, praticamente não existia. Era a primeira gestão de Patrícia Aguiar. Angustiada, a Prefeita compartilhou a inquietação com o esposo e líder, Deputado Domingos Filho. Sem espaço no governo do estado, comandado por Lúcio Alcântara, e ainda sofrendo as estocadas de virulência verbal do desafeto e também Deputado Estadual Idemar Cito, Domingos laborou uma jogada de mestre. Procurou um amigo pessoal, o então Secretário de Estado da Saúde, Jurandir Frutuoso. Em audiência, narrou-lhe as dificuldades e jogou uma cartada decisiva: entregou a Jurandir a prerrogativa de indicar um nome competente e “in pectore” (do peito) para comandar a saúde da capital dos inhamuns. Foi assim que, em 05 de fevereiro de 2003 o crateuense Moacir Soares virou Secretário de Saúde de Tauá. E, em pouco tempo, fez um trabalho revolucionário. A transformação foi tão marcante que, de vilão, o setor de saúde passou a ser o grande filão eleitoral garantidor da reeleição de Patrícia.

A SAÚDE

Um dos maiores gargalos da futura gestão de Crateús é a área de Saúde. O prefeito eleito anunciou o nome da técnica Maria da Paz para o comando da pasta a partir de janeiro. Figura agradável, a futura Secretária de Saúde de Crateús já esteve à frente deste setor em algumas pequenas cidades do entorno da serra de Guaramiranga, pontificando por último em Baturité. Comenta-se a boca miúda que a indicação partiu do doutor João Ananias, Secretário de Saúde do Estado. Diferentemente do prefalado caso de Tauá, o Prefeito eleito de Crateús tem todo acesso ao Palácio Estadual. Aliás, o Secretário João Ananias é do mesmo partido de Carlos Felipe. Este não precisava ter recorrido a uma articulação dessa natureza, pois tem livre trânsito, porta aberta e todos os canais de acesso desobstruídos. Gastou um cartucho onde não devia.


O DESAFIO

A rigor, o maior desafio da saúde de Crateús não é exógeno (externo), mas endógeno (interno). Como fazer as alterações prometidas? Como unificar uma categoria historicamente separada pelas demandas individuais em torno de um projeto comum de renúncia e desprendimento? Apoiado pela quase totalidade dos profissionais de saúde de Crateús (dos médicos, apenas Paulo Nazareno e Zé Humberto não votaram no candidato vitorioso), Felipe poderia ter optado por um dos seus colegas crateuenses – onde existe gente no mesmo patamar técnico da respeitável indicada - até porque sua campanha foi muito enfática contra quem não era filho da terra. Também porque, mesmo não residindo no município, existem nomes do melhor quilate que poderiam ser acionados. Simbolicamente, numa das pastas principais esperava-se alguém com raízes locais. Além do mais, o Secretário, de fato, haverá de ser o próprio Felipe, pois esta é a área que mais domina em toda a Administração Pública.

A EDUCAÇÃO

Para outra megasecretaria, a de educação, foi noticiado o nome da professora Nair Soares, que goza de excelente reputação no seio dos artesãos do ensino. Se confirmada, a pedagoga irá enfrentar um desafio de grande monta – quiçá o maior de sua trajetória até aqui - posto que a Seduc Municipal exige de quem a comande muita versatilidade e, em especial, capacidade de interação com públicos de interesses antagônicos. Além de indispensável noção pedagógica, a gestão educacional de uma comuna como a crateuense reclama conhecimento técnico-gerencial, rudimentos de direito financeiro e bastante traquejo negocial, para conduzir a bom termo os constantes arrepios de uma categoria invariavelmente em luta.


SECRETÁRIO FORTE

Ao que tudo indica, Elder Leitão ganhou a queda de braço pela pole position do Secretariado. Aguarda liberação da Caixa Econômica Federal, onde tem vínculo empregatício, para autorizar a divulgação do seu nome como o homem forte da futura gestão. Almoçou com o prefeito eleito no último domingo, onde tratou de diversos assuntos. Ao que tudo indica, será o Prefeito de fato. Vai precisar azeitar muito os dotes de habilidade e contorcionismo que possui para atender os interesses conflitantes que começam a explodir dentro do grupo vencedor.

INSATISFAÇÕES

Em que pese a divulgada ausência de compromissos formais com quaisquer figuras individualmente, a confirmação de alguns nomes para a equipe governamental começa a gerar insatisfações no grupo que ascende ao poder. Comenta-se que o professor Agileu Nunes, sondado para a pasta de esportes, sentiu quando constatou a preterição do seu nome em favor do doutor Tarcísio Melo. Outro que tem externado inquietação é o jovem médico Nailton, que recebeu há algum tempo sinalização de que ocuparia a direção do Hospital e até agora nada se concretizou.


MÁRCIO

O Presidente da Câmara Municipal, Márcio Cavalcante, prepara-se para deixar de direito o PSDB. Na prática fora do ninho tucano há muito tempo, Cavalcante negocia uma saída “numa boa”, sem traumas, sem confusões. Arrancou do presidente do partido, Nenen Coelho, o compromisso de que não sofreria qualquer constrangimento por conta da decisão. Vinculado ao presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, por conta do apoio ao processo de emancipação do distrito de Ibiapaba, Márcio sonha ser Prefeito daquela terra. Enquanto isso, articula uma chapa para a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Mirim crateuense, que ocorrerá em primeiro de janeiro de 2009.

O PSDB

Não é só o único vereador eleito pelo PSDB que planeja deixar as hostes tucanas. Em crise desde 2004, quando deixou de eleger o sucessor de Paulo Nazareno, o PSDB de Crateús amarga sérios problemas internos. Há um grupo significativo que se movimenta na construção de uma alternativa. O vale oposicionista é um espaço natural para reciclagem e revisão partidária. Ou a agremiação avalia com espírito desarmado e invulgar humildade os equívocos cometidos nos últimos tempos ou dificilmente conterá a debandada de um segmento considerável de seus filiados.

PARA REFLETIR

“Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres”. (Voltaire)

(Publicado no Jornal Gazeta do Centro Oeste, de Crateús, Ceará)

CRÔNICA DA CIDADE

SOBRE NATAL E PODER...


Júnior Bonfim

Habemus dezembro, o mês da festa primordial, o mês cristão do Natal.

No agrupamento de dias seguinte à virada do ano, a nossa urbe, como as demais cidades brasileiras, terá novo comando. Outros dirigentes assumem o local poder.

(Digo “poder” porque, na dicção constitucional, “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”. O verdadeiro poder é, pois, aquele que brota da seiva popular, aquele que emerge das raízes cidadãs, aquele que se alimenta do fruto legítimo do sufrágio universal).

Mas, que relação guarda o natalino último mês do ano com o exercício do poder, esse arrebatador e quase inexplicável explosivo desejo que toma conta da grande maioria das pessoas? Que lição o jovem Galileu, nascido num dezembro da história, pode oferecer a quem recebe delegação de mando sobre outrem?

Diz a sabedoria popular que, se quiser alguém conhecer, se lhe dê dinheiro ou poder. Abraham Lincoln, o mais estimado estadista americano, dizia que “quase todos os homens conseguem enfrentar a adversidade; mas se quiserdes testar a capacidade de alguém, dê-lhe o poder”. Na Prússia, o bigodudo filósofo Friedrich Nietzsche concluiu: “Onde quer que encontrei vida, lá encontrei vontade de ter poder”.

Pois bem. A grande interrogação que se nos retorna é sempre a mesma: o que é e para que serve o poder?

A nosso juízo, no universo da política, o poder é essa delegação emanada da coletividade a fim de que alguém gerencie o que é comum em sintonia com a aspiração de todos. Nessa esteira lógica, se aproxima daquilo que proclamou Jesus: “Maior é o que serve!” Eis o sentido e a razão de ser do poder: servir aos outros. Tradução daquilo que, em profundo sentido, vem a ser o amor: doar-se pelos outros.

O problema é que, uma vez com os instrumentos simbólicos de poder à disposição, os homens se transformam. R. Kurz afirmou: “O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas”. É como se inebriassem com um hipotético elixir de vida eterna. É como se uma indecifrável cegueira tomasse conta das pessoas e as fizessem esquecer-se da transitoriedade da vida.

Dois grandes vultos históricos personificaram essa paradoxal e binária distinção nas últimas décadas: o cubano Fidel Castro e o sul africano Nelson Mandela. O primeiro, malgrado ter liderado um movimento emancipatório popular da sua pátria, quis se eternizar no comando do país. O segundo, sob os auspícios da sabedoria, tinha consciência de quão efêmero e transitório é o poder, deixou seu recado à história e abriu caminho para outras figuras.

Maior é o que serve. Ah! Se todos entendessem o alcance e a profunda dimensão dessa expressão. Ah! Se as pessoas se apaixonassem pela causar do servir e não pelo ímpeto de se sentir servidas.

É hora de recordar o famoso líder norte-americano, pavimentador do terreno para que o mulato Obama entrasse pela porta principal da Casa Branca, Martin Luther King, que resumiu o sentido transcendental do poder: “Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor”.

Que neste mês que antecede ao ingresso de novos gestores torçamos para que aquele que arquitetou o universo desperte em nós o real sentido do poder, expressão de despojamento, reverência ao amor, doação ao outro, cultivo permanente do serviço.

(Publicado no Jornal Gazeta do Centro Oeste, de Crateús, Ceará)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

MARCELO DO TITÃS

Marcelo Fromer, guitarrista da banda Titãs, faria aniversário hoje. No dia 11 de junho de 2001, ele foi atropelado por uma moto enquanto fazia cooper numa movimentada rua de São Paulo. O motociclista fugiu sem prestar socorro. Como Marcelo estava sem documentos, foi levado ao hospital e só foi identificado horas depois, pela namorada Karen Kupfer. Morreu dois dias depois. Sua família decidiu doar seus órgãos: coração, fígado, rins e pâncreas.

Uma das mais belas mensagens do Titãs, sob a moldura de uma música, é EPITÁFIO.

AMANHÃ SAI MAIS UMA EDIÇÃO DO JORNAL GAZETA DO CENTRO-OESTE

E, DEPOIS DE AMANHÃ, A REVISTA GENTE DE AÇÃO DESTE MÊS COMEÇA A CIRCULAR

UM DIA DE "DOMINGÃO" NA ASSEMBLÉIA



Uma terça-feira de casa cheia na Assembléia Legislativa. No plenário da Casa, todos os 46 parlamentares compareceram à sessão que reelegeu os atuais membros da mesa diretora do legislativo estadual. Tendo à frente Domingos Filho, o grupo continuará comandando a Casa no biênio 2009-2010. O clima foi de muita descontração e, vez em quando, lembrava festa de confraternização.

Mesa reconduzida é formada pelo deputado Domingos Filho (PMDB), presidente; Gony Arruda (PSDB), 1º vice-presidente; Francisco Caminha (PHS), 2º vice-presidente; José Albuquerque (PSB), 1º secretário; Fernando Hugo (PSDB), 2º secretário; Hermínio Resende (PSL), 3º secretário; Osmar Baquit (PSDB), 4º secretário; Sineval Roque (PSB), 1º suplente; Ely Aguiar (PSDC), 2º suplente; e Ferreira Aragão (PDT), 3º suplente.

Antes da votação, o deputado Roberto Cláudio (PHS) falou em nome dos 46 deputados e apresentou documento assinado por todos eles, apoiando a recondução da atual Mesa. “Esse apoio de todos é o reconhecimento pelo trabalho conduzido pela Mesa Diretora, que soube consolidar a expansão física da Casa, consolidar o parque de comunicação social da Assembléia e ainda implantou instrumentos como o Conselho de Altos Estudos e a Universidade do Parlamento”, afirmou Roberto.

Os líderes partidários Gomes Farias (PSDC), Lula Morais (PCdoB), Ferreira Aragão (PDT), João Jaime (PSDB), Perboyre Diógenes (PSL) e Edísio Pacheco, assim como o líder do bloco PT-PSB-PMDB, Welington Landim, e o líder do Governo, Nelson Martins (PT), reforçaram o apoio de seus partidos à reeleição da Mesa Diretora.

Em seu discurso, o atual presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, agradeceu a todos os parlamentares da Casa, por sua reeleição à presidência da Mesa Diretora, “É um momento muito incomum para mim e certamente para todos os companheiros de Mesa, num processo de reeleição, ser unanimemente reconduzido à presidência. O processo de reeleição é um processo de avaliação de desempenho”, complementou

CASO DANIEL DANTAS



Na Folha:

Criminalistas consideraram "exacerbada" a sentença do juiz Fausto Martin De Sanctis. O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira diz que "foi correta" a decisão de permitir que Daniel Dantas recorra em liberdade, mas considerou "elevada" a pena de dez anos de prisão, multa de R$ 1,425 milhão e reparação de R$ 12 milhões.

Na sua opinião, Daniel Dantas não criou nenhum embaraço para o processo: "Não é um crime confirmado, mas uma tentativa de corrupção", afirma Mariz de Oliveira.
Segundo o criminalista Tales Castelo Branco, a decisão foi "emocionalmente incendiária". "À primeira vista, é uma sentença para chamar a atenção", diz o advogado.

O advogado Adriano Salles Vanni afirma que "já esperava a pena tão exacerbada". "Acredito piamente que essa decisão será reformada." Ele diz que De Sanctis usou "agravantes genéricos". "O juiz deve ter feito uma ginástica muito grande para aplicar uma reparação de R$ 12 milhões", afirma Vanni.

O criminalista Romualdo Sanches Calvo Filho entende que a sentença "não surpreendeu". Para ele, é normal que Dantas responda em liberdade.

Já congressistas integrantes da CPI dos Grampos comemoraram a condenação. O deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) disse que a justiça "tarda, mas não falha", e ressaltou a importância da CPI que expôs as ações do banqueiro.

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) acredita que a condenação não será anulada, havendo uma diminuição da pena. "O juiz calibrou uma pena alta para que [Dantas] não seja absolvido, mas a condenação tem que entrar para a história para mostrar que não há uma blindagem contra ninguém.


ANÁLISE PSICOLÓGICA

O banqueiro Daniel Dantas tem uma personalidade desajustada. Cultiva uma individualidade ímpar e irracional. É egocêntrico. Despreza as instituições públicas e lança mão do terrorismo midiático para alcançar seus objetivos.

Em resumo, essa é a descrição feita pelo juiz federal Fausto Martin De Sanctis na sentença proferida ontem, em que condenou o banqueiro a dez anos de prisão e ao pagamento de multa (R$ 1,4 milhão) e de reparação por danos à sociedade (R$ 12 milhões) por ter tentado subornar um policial para ser excluído de um inquérito.
O magistrado traça o perfil do banqueiro para explicar que a personalidade do réu agravou a sentença dele.

"Existem outras circunstâncias judiciais que lhe são desfavoráveis, a saber: a culpabilidade, circunstâncias e conseqüências do crime, conduta social e personalidade."

Segundo De Sanctis, o banqueiro não pára: "Insiste, alardeia, ilude e intimida, e mais, desvia o foco -ações típicas de alguém que deseja a qualquer custo encerrar a presente ação policial com a destruição da Operação Satiagraha".

Para atingir seu objetivo, continua De Sanctis, o banqueiro segue a "cartilha do vale-tudo". "Usa de terrorismo midiático" para causar infundado pânico social.

Ao longo do processo, diz o magistrado, Dantas "mostrou-se de uma individualidade ímpar e irracional, egocêntrico, que se desvincula facilmente dos parâmetros sociais para satisfação de seu interesse em ver terminada uma determinada operação da Polícia Federal [Satiagraha], mediante oferecimento e pagamento de dinheiro a autoridades".

E o banqueiro não hesita, prossegue o juiz.

"[Dantas] Acredita no dinheiro [...] como algo determinante de suas ações ou omissões, bem como de todas as pessoas que passam por seu caminho. [...] Parafraseando Friedrich Nietzsche [que disse: "Torna-te aquilo que és'], tornou-se aquilo que verdadeiramente é. Revela-se, pois, de personalidade desajustada."

A DEFESA

"A defesa de Daniel Valente Dantas afirma que o processo julgado pelo juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo é absolutamente nulo.

Não houve o crime atribuído ao meu constituinte; sua defesa foi cerceada, as provas são fraudadas e o magistrado impediu a perícia indispensável à demonstração da improcedência da acusação.

A sentença desconsiderou a defesa como também no correr da ação penal indeferiu todos os seus requerimentos, desprezando denúncias de práticas abusivas e ilegais evidenciadas também pela participação da Abin (Agência Brasileira de inteligência) que não tem nenhuma atribuição constitucional ou legal para atuar em investigação penal.

O magistrado -cuja suspeição foi apontada desde cedo pela defesa- acabou agindo exatamente como se esperava. Sua inclinação era pública e notória.

Não foi surpresa a condenação. Esse era o objetivo e não o julgamento e muito menos a Justiça.

O Estado democrático de Direito não se compatibiliza com julgamentos arbitrários e ilegais, pois todos já sabiam do inevitável desfecho diante de um juiz suspeito.

A defesa já recorreu pedindo a anulação do julgamento."

NO DIA DE HOJE, EM...

1879

Thomas Edison fez uma demonstração de sua lâmpada elétrica para os financiadores de suas pesquisas.

1912

Terminou a Primeira Guerra Balcânica, em que Bulgária, Sérvia, Grécia e Montenegro expulsaram a Turquia de todas as suas possessões na Europa, exceto Constantinopla (hoje Istambul).

1967

O primeiro transplante de coração humano aconteceu na cidade do Cabo, na África do Sul. Louis Washkansky viveu apenas 18 dias.

1971

A Índia decretou estado de emergência depois de sofrer um ataque aéreo do Paquistão.

1975

Após a instalação de um regime comunista, foi proclamada a República Democrática de Laos.

1994

Dayvison André da Silva, de 13 anos, conseguiu fugir do cativeiro em que foi mantido como refém durante dois anos e sete meses, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

PARA REFLETIR

O coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias.

(Provérbio hindu)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PELO TELEFONE - o samba mais antigo

DIA NACIONAL DO SAMBA



Sabe por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não é quando gravaram "Pelo Telefone". Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

Atualmente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba, Salvador e Rio de Janeiro. Sob a batuta do músico Edil Pacheco, Salvador sempre tem promovido grandes shows no Pelourinho com os ótimos e injustamente desconhecidos sambistas locais. Gente como Riachão, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Roque Ferreira, Walter Queiroz, o próprio Edil, e o falecido Batatinha, recebendo convidados mais famosos, como Paulinho da Viola, Elza Soares, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara.

No Rio a divertidíssima festa fica por conta do Pagode do Trem. A idéia do samba surgiu quando moradores de Oswaldo Cruz resolveram criar um movimento para revitalizar o bairro, era o "Acorda, Oswaldo Cruz". No Dia do Samba o pessoal se reúne na Central do Brasil, lota um trem e vai tocando e cantando até Oswaldo Cruz, lá formam-se trocentas rodas de samba. Depois que começou, descobriu-se que já havia sido criado décadas antes por uma das mais importantes figuras do bairro, Paulo da Portela. Naquela época o samba era perseguido pela polícia. Os sambistas faziam suas reuniões e promoviam animadas rodas dentro dos vagões do trem. Hoje o Pagode do Trem faz parte do calendário oficial da cidade e tem estado cada ano mais cheio.

DIA DO ADVOGADO CRIMINAL

Hoje é, também, o dia do advogado criminal. Dentre todos os operadores do direito, talvez sejam os advogados criminalistas os mais incompreendidos. Certa vez, escrevi uma crônica sobre a nossa profissão. Eí-la:

A ADVOCACIA É UMA ARTE!


Quando mais mergulho nas águas térmicas da militância jurídica, mais me apaixono por esse caloroso e fascinante múnus. A cada dia me convenço, com humildade e alegria, que é uma arte o exercício da advocacia.

Este conceito se sedimenta em minha consciência a partir da internalização de palavras como as que foram pronunciadas pelo Presidente Nacional da OAB, Dr. Roberto Busato, quando esteve em Crateús na manhã do último dia 10 de março e pregou, na Cabana Mendes, para os advogados da região. O mais jovem Presidente da historia da Ordem – e o primeiro a realizar um périplo por todas as subseções interioranas da Instituição – deixou subjacente à sua fala duas das maiores companhias que um correto operador do direito carrega em seu alforje laboral: a incompreensão e a independência.

Ah! A incompreensão... Quantas vezes o advogado não se depara com ela. Outro dia, vi uma humilde senhora atrás dos módicos honorários que havia pago ao causídico porque a decisão do juiz não lhe tinha sido favorável. Ora, ao contratar um profissional, você o remunera pelos serviços prestados e não pela decisão emanada do juiz. O advogado não pode negociar a sentença – até porque a lavratura desta é tarefa do magistrado, e não dele. Tal qual o médico que ganha pela cirurgia que realiza, jamais pela garantia da cura, o advogado também há de ser recompensado pela força de trabalho despendida e não pelo resultado desta.

Ah! A incompreensão, velha e inseparável companheira do operário da Justiça... Quantas e quantas vezes, envolvido pela causa que patrocina, apaixonado pelas teses que há de esposar na cizânia, guerreando contra o calendário implacável dos prazos processuais, o advogado priva-se do repouso rejuvenescedor enquanto o cliente dorme tranqüilo sono. Quando reluzem os loiros da vitória, dificilmente se reconhece a devoção obstinada e a coroa de espinhos que o advogado carregou.

Demais disso, se há um adorno de qualidade que os discípulos da deusa Thêmis devem cuidar com zelo superior, este é o da independência. Diz o Estatuto da Advocacia: “O advogado, no exercício da profissão, deve manter independência em qualquer circunstância. Nenhum receio de desagradar o magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade, deve deter o advogado no exercício da profissão” (artigo 31 da Lei 8.906/94).

Rui Barbosa, após cinqüenta anos de serviços à causa da justiça, em sua famosa ‘Oração aos Moços’, como o bom vinho decantado pela maturidade, brindou-nos com o alicerce da altivez: “Não servir sem independência à justiça, nem quebrar da verdade ante o poder. Não colaborar em perseguições ou atentados, nem pleitear pela iniqüidade ou imoralidade. Não se subtrair à defesa de causas impopulares, nem às perigosas, quando justas. Onde for apurável um grão que seja, de verdadeiro direito, não regatear ao atribulado o consolo do amparo judicial. Não proceder, nas consultas, senão com a imparcialidade real do juiz nas sentenças. Não fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura. Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem”.

Foi embalado por esse pujante ímpeto de autonomia que o advogado Roberto Busato, em solenidade no Supremo Tribunal Federal, externou ao Presidente Lula, seu velho parceiro de muitas lutas, a decepção com os rumos incoerentes do Governo Federal.
Gestos ousados, atitudes corajosas. Mais do que nunca, os tempos atuais, em que os castelos de sonhos de velhas utopias ruíram, os advogados precisam praticar ações que enobreçam e dignifiquem a mais bela das profissões.

Sobremaneira, mantenhamos acesa a lição de Jean Giradoux: “Não há melhor maneira de exercitar a imaginação do que estudar direito. Nenhum poeta jamais interpretou a natureza com tanta liberdade quanto um jurista interpreta a verdade”.

(Júnior Bonfim, in AMORES E CLAMORES DA CIDADE)

PARA REFLETIR

"Teu dever é lutar pelo Direito. Mas, no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça." (E. Couture)

(Enviado pelo causídico Petrus Henrique, o M)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

RECOMENDADO PELO NOBLAT!!!



Ricardo Noblat, festejado jornalista da grande imprensa e que assina um dos mais visitados sítios da internet brasileira (http://oglobo.globo.com/pais/noblat), recomendou ontem a leitura do nosso blog, dizendo que valia a pena acessar. Além do gáudio, aumenta a responsabilidade. Grato!

SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO COMEÇA HOJE



A Semana Nacional de Conciliação começa nesta segunda-feira (1º/12) com objetivo de desafogar o Poder Judiciário das ações que podem ser resolvidas apenas com acordos formais entre as partes em litígio. Estarão envolvidos os tribunais federais, estaduais e da Justiça do Trabalho.

Está é a terceira vez que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em parceria com os tribunais de Justiça Federal, dos estados e do trabalho, promove o mutirão de acordos. Em todos os Estados haverá postos de atendimento em horários diversos. Cada tribunal já determinou os casos que terão prioridade para a solução e intimou as partes envolvidas.

Em São Paulo, só participarão das audiências pessoas e empresas previamente escritas. As principais empresas de telefonia, instituições bancárias e financeiras, concessionárias de serviços públicos e instituições de ensino, devem negociar com seus clientes.

No Rio de Janeiro, as audiências que estavam marcadas para 2009 foram antecipadas. A novidade é o atendimento no ônibus da Justiça, uma espécie de vara de conciliação itinerante. Até sexta-feira (5/12), o ônibus deverá realizar 900 audiências de conciliação previamente agendadas.

Para auxiliar nas conciliações, a Justiça Trabalhista do Paraná fez parceria com faculdades de direito. E contará com 130 duplas de acadêmicos voluntários, de 15 faculdades de direito de Curitiba. Eles fizeram o curso de formação de mais de um mês para auxiliar durante a semana.

Para o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Márcio Dionísio Gapski, a ajuda dos voluntários é essencial, “sem a participação dos acadêmicos, esse sistema não funcionaria, nós não teríamos pessoal para suportar as 42 mesas extras que nós disponibilizamos”, disse.

Márcio Gapski avaliou que a semana de conciliação é uma tentativa de mudar a mentalidade dos brasileiros em relação a esse tipo de ação na justiça. “Vamos criar uma cultura de conciliação na coletividade”. A previsão do desembargador é que no Estado do Paraná o índice de ações resolvidas passe dos 40%.

Com a campanha, o CNJ pretende reduzir o número de processos em todo o país, superando os resultados obtidos em 2007. Em que 42% das 227.564 audiências realizadas chegaram a acordos pela conciliação.

Fonte: Última Instância

NOVAS REGRAS DE CALL CENTER ENTRAM EM VIGOR HOJE



A partir de segunda-feira (dia 1º), quem quiser falar com alguém na central de atendimento de empresas de telefonia ou planos de saúde, entre outras, terá de esperar, no máximo, 60 segundos. Essa é uma das novas regras para serviços de atendimento a clientes de companhias de setores regulados pelo governo que passam a valer de dezembro em diante.

Efeitos de um cancelamento pedido pelo consumidor terão de ser imediatos a partir do contato telefônico estão entre as principais novidades. Além disso, para serviços ininterruptos, como TV por assinatura e telefone, os call centers terão de ficar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Os atendimentos deverão ser gratuitos para receber pedidos de informação, reclamações ou de cancelamento. A ligação telefônica só poderá ser transferida uma vez para outro atendente e as primeiras opções do menu, ao telefone, deverão ser "falar com o atendente" ou "cancelamento de contrato".

As mudanças nos SACs das empresas serão acompanhadas de perto pelas entidades de defesa do consumidor - principalmente no período inicial de implantação. "Seremos rigorosos na fiscalização", afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer. Segundo ele, há preocupação com eventuais tropeços das companhias no cumprimento de algumas das novas regras.

O consumidor que detectar descumprimento nas regras de atendimento poderá denunciar as empresas. As reclamações podem ser feitas nas unidades do PROCON, Ministério Público e Defensorias Públicas. Confirmada a irregularidade, as companhias poderão sofrer multas de R$ 200 a R$ 3 milhões como forma de punição.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

20 CONSELHOS PARA VIVER BEM




As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates, pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo e doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%,segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela embaixo.

19- comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

-comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

(enviado por Vilemar F.Costa)

DIA DO IMIGRANTE

Hoje é Dia do Imigrante. Entre 1819 e 1947 quase 5 milhões de imigrantes brancos entraram no Brasil. Os estrangeiros começaram a chegar aqui antes da abolição da escravatura (1888). Mas foi só depois da promulgação da Lei Áurea que passaram a ser a empregados na lavoura, suprimindo a carência de mão-de-obra. Com passagens subsidiadas pelo governo brasileiro, vinham com a família para trabalhar nas fazendas dos barões do café.

PARA REFLETIR!

Amar significa amar o que é difícil de ser amado, de contrário não seria virtude alguma; perdoar significa perdoar o imperdoável, de contrário não seria virtude alguma; fé significa crer no inacreditável, de contrário não seria virtude alguma. E esperar significa esperar quando já não há esperança, de contrário não seria virtude alguma.

(Gilbert Keith Chesterton)