sábado, 22 de setembro de 2012

AMANHÃ ( Guilherme Arantes ).wmv

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O CANTO NO CAJUEIRO


Na cancela do meu sítio

Tem um lindo cajueiro

Está sempre esverdeado

Fica perto do terreiro,

É ali que inebriada

Eu vejo a passarada

Cantando o dia inteiro.

*

Quando floresce o caju

Passarinhos fazem festa

Eu sinto o cheiro da flor

É cheiro que o ar infesta

O passaredo aumenta

Da fruta se alimenta

E em canto se manifesta.

*

Deito no meu alpendre,

Somente para escutar

O canto dos passarinhos

No cajueiro a cantar

Acomodada na rede

Taco o pé na parede

Sigo o canto a me embalar.

*

Versos e foto de Dalinha Catunda

(21 de setembro dia da árvore)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PARABÉNS, MANOEL VERAS!

Passando para deixar os meus Parabéns, para o nosso ilustríssimo conterrâneo, o presidente do Tribunal de contas do município, que aniversaria hoje.
tem sido Brilhante seu desempenho na presidência daquela corte de contas.
mais uma vez: Parabéns Presidente.

de: José de Melo Neto(Zéneto)

CONJUNTURA NACIONAL

O sentimento do medo

Abro a coluna com o sorridente Juscelino, ícone de simpatia.

Candidato a presidente, saiu pelo Brasil visitando o PSD. Desceu na Bahia. Antônio Balbino, governador do PSD, ainda estava em cima do muro:

- Qual é a verdadeira posição do café?

- Qual deles, Balbino? O vegetal ou o animal?

Foi para Pernambuco. Etelvino insistia:

- Juscelino, vamos rever o assunto e fazer a união nacional.

- Etelvino, já sei que você está contra mim. Quando você fala em união nacional, na verdade está pensando em União Democrática Nacional.

- Então você não quer a união?

- Ora, Etelvino, candidato não faz união, candidato disputa. Quem faz união é governo, depois de empossado.

E voltou para Minas. Em 31 de dezembro, o chefe da Casa Militar da presidência da República, Juarez Távora (depois candidato da UDN, derrotado por Juscelino), entregou a Café Filho um documento em que "as altas autoridades militares apelavam para uma colaboração interpartidária, um candidato único e civil".O documento só foi divulgado no dia 27 de janeiro, em "A Voz do Brasil". Juscelino respondeu com um discurso duro, escrito por Augusto Frederico Schmidt, que terminava com a frase magistral:

- Deus me poupou o sentimento do medo.

O núcleo político

O mensalão chega ao núcleo político. Como era previsível, o ministro Joaquim Barbosa dá as primeiras indicações que houve compra de voto. O PP foi abrigado no seio do governo. Houve corrupção passiva e ativa. O chefe do núcleo, segundo Barbosa, era o ex-ministro José Dirceu. Tudo dentro do previsível. O roteiro deverá prosseguir com as condenações. A curiosidade estará voltada, mais uma vez, para o parecer do ministro Ricardo Lewandowski e para o voto do ministro Toffoli. Ou seja, o clima nas margens do mensalão esquentará nos próximos dias. A conferir.

O ONF de Veja

O OFF, na esfera jornalística, é uma entrevista dada a um repórter sob o compromisso de não ser publicada. O jornalista aproveita a conversa com a fonte para tecer panos de fundo, desenhar cenários que lhe possibilitem, mais cedo ou mais tarde, calibrar seus textos. O OFF é uma ferramenta muito usada na área política. Os representantes procuram falar em OFF para fazer críticas, dar informações retumbantes, expor jogos de poder, mostrar o que efetivamente se passa nos intestinos da administração pública. Já o ON é a ferramenta que abre as portas da expressão. Nesse caso, o jornalista tem liberdade para captar e divulgar o que viu, ouviu e sentiu pela expressão dos entrevistados. A Revista Veja produziu, na semana passada, um ONF, mescla de ON e OFF. Expliquemos.

Despiste: curvas nas retas

A matéria de capa com Marcos Valério expõe uma moldura de despiste. Ou seja, dá a informação sem comprometer a fonte. Imaginemos que a entrevista tenha obedecido ao seguinte roteiro. A revista Veja recebeu um telefonema de pessoa ligada a Marcos Valério. Que sugeriu uma entrevista com ele sob o compromisso de não ser caracterizada como entrevista em ON. O empresário deveria ser preservado. Claro, a revista topou. Marcaram um encontro. Presenças: ele ou alguém para servir de fonte e o repórter. Que fez anotações. Não gravou por não ter recebido autorização. Que forma poderia ser encontrada para apresentar a bomba sem dizer que Valério ou seu representante foi o autor da peripécia? A linguagem do despiste.

O despiste

O que é e como se faz o despiste? Intercalando linguagem de verbos narrativos, de forma direta e indireta. Lembro que os verbos narrativos incluem, entre outros : falar, dizer, narrar, contar, expressar, descrever, aduzir, mostrar, lembrar, citar, anuir, descrever, acrescentar, etc. Na entrevista, a fonte aparece abrindo períodos e parágrafos, dessa forma: "Valério guarda segredos... diz que pelas arcas do esquema passaram pelo menos 350 milhões de reais... ele fala em valores... afirma o empresário", etc. etc. Esta modelagem atende ao princípio do respeito à fonte. E garante a credibilidade da informação.

Fontes indiretas

Veja, a maior revista brasileira de informação, quis, assim, mostrar que tem compromisso com a verdade. Noutra parte, usou o método indireto. Fontes secundárias e não a fonte primária. Assim: "nos últimos dias, ele confidenciou a amigos".; "Valério teme e fala a pessoas próximas que....". Tais referências indiretas constituem um recurso da Revista para evitar comprometer as fontes primárias. Portanto, não se trata de invencionice. A reportagem tem alicerce. Esta análise, claro, está sujeita a contrapontos de leitores com vieses partidários.

O autor do ONF

Um exímio ex-repórter de uma grande revista (que continua sendo um mestre na arte de interpretar o universo jornalístico), definiu, com propriedade e humor, a modelagem que abrigou a matéria de capa da Veja: ONF, uma parte em ON e uma parte em OFF. Prometi registrar essa nova modalidade. O que faço com muita alegria. Em tempo: o repórter em questão conhece bem a revista Veja e o perfil da capa, Marcos Valério, que já passou por sua lupa jornalística.

Lula e Dilma, cabos eleitorais

Lula e Dilma são cabos eleitorais mais eficazes do que FHC e Alckmin? Essa é a pergunta recorrente que tento responder, seja em perguntas feitas no twitter (@gaudtorquato), seja no facebook ou em outros espaços. Respondo sempre lembrando que os eleitores são gratos a quem os patrocina. E lembro a geografia da gratificação: BOLSO (grana suficiente) para suprir o ESTÔMAGO (geladeira cheia, estômago saciado), CORAÇÃO (agradecido, comovido, emoção, catarse), CABEÇA (decidindo votar nos patrocinadores). Ou seja, o eleitor tende a votar em candidatos indicados por ícones partidários. Principalmente os que encarnam a equação exposta. Lula, ontem, e Dilma, hoje, sob esse parâmetro, exercem mais influência que FHC e Alckmin.

O recado do vídeo

Ricardo Noblat, segunda-feira, mostra que há mais bombas no arsenal de Marcos Valério. Um vídeo que teria sido encomendado pelo publicitário a profissionais do ramo. Uma cópia teria sido encaminhada a uma das estrelas do esquema do mensalão, réu do processo no STF. Outras três estão guardadas em banco. Se ocorrer algum desastre em seu caminho - diz a matéria - os vídeos serão encaminhados aos jornais O Estado de S.Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo. O vídeo seria uma bomba de alta potência. Mais um recado de Valério aos ex-protagonistas dos tempos do mensalão.

Efeitos

Eis a narração de Noblat: "Renilda, a mulher dele, sabe o que fazer com as três cópias... O que Valério conta no vídeo seria capaz de derrubar o governo Lula se ele ainda existisse, atesta um amigo íntimo do dono da quarta cópia. Na ausência de governo a ser deposto, o vídeo destruiria reputações aclamadas e jogaria uma tonelada de lama na imagem da Era Lula. Lama que petrifica rapidinho. A fina astúcia de Valério está no fato de ele ter encaminhado uma cópia do vídeo para quem mais se interessaria por seu conteúdo. Assim ficou provado que não blefava".

Mensalão e eleição em SP

O mensalão suja a imagem do PT junto aos setores que habitam o meio da pirâmide, mas não chega a afastar os eleitores das margens. Recorrente questão: a imagem de Haddad não será engolfada pelo mensalão? Tenho respondido: não. Mas consolida impressões negativas que impregnam determinados núcleos eleitorais. Aqueles que já tomaram a decisão de votar contra o candidato petista.

Enquete Jovem Pan

A Rádio Jovem Pan conserva a tradição de fazer enquetes eleitorais nas últimas semanas que precedem os pleitos. Como se sabe, enquete não se guia por metodologia científica, servindo apenas de lume jornalístico, um apanhado nas ruas sobre intenções de votos nos candidatos. Na verdade, a enquete flagra apenas a opinião do ouvinte da emissora. Nesse sentido, é muito limitada. Pois bem, José Serra obteve cerca de 70% na primeira enquete. E cerca de 40% na segunda. Haddad, Chalita e Russomano aparecem empatados.

FHC e Alkmin, cabos eleitorais

Fernando Henrique entra de corpo e alma na campanha de Serra. Esta semana, divulga um documento assinado por intelectuais em apoio ao candidato tucano. Tenho dito e repetido: essas coisas não agregam votos. As assinaturas de celebridades têm o condão de conferir prestígio, mas não sensibilizam as massas. Que nem tomarão ciência do fato.

Haddad ou Serra?

Quem irá para o segundo turno ? A se confirmar a tendência de queda de Serra, Haddad seria o candidato a disputar o segundo turno com Russomanno. Mas as pesquisas cotidianas - trackkings - feitas pelos tucanos atestam que Serra ainda está na frente de Haddad. Daqui a 10 dias, a bola de cristal abrirá seus segredos. Por enquanto, o olho mecânico dá chance aos dois.

Pesquisa da semana

E a pesquisa Datafolha desta quarta-feira, hein ? A coluna foi escrita, ontem, terça. Hoje de manhã, os leitores podem conferir minha projeção : sem alterações de vulto. Primeiro, Russomanno; segundo, Serra; terceiro, Haddad; quarto, Chalita.

Fundões da zona leste

Domingo último, este analista foi ao encontro da multidão. Mais exatamente, na Zona Leste, no SESC Itaquera, fundões da capital. Ali está o maior contingente eleitoral de SP. Tem 300 mil eleitores a mais que a Zona Sul. Um show da Família Lima e da cantora Ana Carolina, em comemoração aos 20 anos do maior sindicato de trabalhadores terceirizados e de trabalho temporário de SP, o Sindeepres, comandado pelo intrépido Genival Beserra Leite. 12 mil pessoas afluíram ao local. Gente alegre. Cabos eleitorais esparsos. Massa em plena diversão. Sem dar bolas aos carros de som das campanhas, ali por perto.

PMDB redesenhado

O PMDB de SP abre caminhos de renovação. Novos quadros, amplas possibilidades. O partido espera eleger cerca de 100 prefeitos no Estado.

Brasil e a crise

Começam a pipocar declarações e análises sobre os efeitos de uma nova crise financeira internacional sobre o Brasil. A base macroeconômica, garante o governo, está azeitada para aguentar novos trancos. Os especialistas acham que, ante uma nova avalanche, o país tende a ficar à deriva. Deixo a questão para reflexão.

Panorama em João Pessoa

Vejam os resultados das duas últimas pesquisas eleitorais em João Pessoa. Esta primeira foi feita pela Consult, sob encomenda do Correio da Paraíba :

- Luciano Cartaxo (PT): 23,9%

- Cícero Lucena (PSDB): 22,9%

- Maranhão (PMDB): 17,8%

- Estelizabel (PSB): 14,4%

Esta segunda é do Portal WSCOM/Sigma:

- Luciano Cartaxo (PT): 21,9%

- Cícero Lucena (PSDB): 21,3%

- Maranhão (PMDB): 17,7%

- Estelizabel (PSB): 12,9%

E os queijos?

Ainda em sua peregrinação como candidato a presidente, Juscelino hospedou-se em Campina Grande, na casa do coronel Alvino Pimentel, industrial e homem refinado. Tratou JK como se tratam reis : queijos da França e caviar da Rússia. Cinco anos depois, fim de mandato, Juscelino voltou a Campina Grande para inaugurar o serviço de água, promessa da campanha. Quando a porta do avião abriu, a primeira pessoa que viu lá embaixo foi um velho de cabelos brancos. Chamou Abelardo Jurema:

- Quem é aquele de cabelos brancos ali no pé da escada?

- É o compadre Alvino, onde o senhor se hospedou.

Juscelino já desceu sorrindo, os braços abertos:

- Coronel Alvino, e os queijos?

Conselho aos assessores dos candidatos

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado à presidente Dilma Rousseff. Hoje, sua atenção se volta aos assessores dos candidatos:

Aproxima-se a reta final das campanhas. Esse é o momento que merece especial atenção.

1. Urge fazer um mapeamento geral da campanha, sob os prismas do discurso/propostas; altos e baixos da comunicação; carências detectadas na frente da articulação política e social; análise da mobilização - verificação das ações realizadas pelos cabos eleitorais.

2. Reordenar focos e metas, reajustar trabalho de campo (nas regiões e bairros), organizar forte programa de comunicação; reordenar a agenda do candidato, contemplando as maiores densidades eleitorais.

3. Descentralizar ações de forma que a campanha se faça presente em todos os espaços municipais. A ideia é a de tornar o candidato onipresente, ou seja, com visibilidade em todas as regiões.

____________
(Gaudêncio Torquato)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

OBSERVATÓRIO

Passando o olhar pelo conjunto dos municípios da região de Crateús, há um fenômeno que permeia o presente prélio urnístico: um processo de acirramento das disputas, gerando um nítido cenário de que surpresas ocorrerão. A regra é o embaralhamento, o clima de empate técnico, a conclusão de que as largas margens de vantagem diminuem. O nervosismo toma conta de dirigentes. À exceção de alguns poucos municípios, como Tauá e Tamboril, há uma força que sacode as ruas: o redemoinho da mudança.

REGIÃO

Que ninguém seja tomado pelo espasmo da admiração se candidaturas oposicionistas, em grande número, obtiverem êxito nas próximas eleições. Domínios de várias décadas estão sob o signo da ameaça. Dia sete de outubro as urnas revelarão um novo cenário. Em Monsenhor Tabosa há três candidaturas com pesos semelhantes. Nova Russas, com a liberação pelo TRE das candidaturas de Marcos Alberto e da doutora Daniela, desborda para uma guerra eleitoral extremamente caliente. Em Ipaporanga se descortina uma briga histórica, protagonizada por dois aliados do passado. Em Independência o registro de uma pesquisa apontando a liderança do oposicionista Valterlin causou enorme repercussão.

CRATEÚS

Em Crateús é visível o crescimento do peemedebista Ivan, que avança com desenvoltura visando desbancar a liderança de Carlos Felipe. No início da campanha a luta de Ivan era tida como inviável. Depois, se tornou possível. Ganhou contornos de viabilidade. E hoje uma possível vitória não é mais tida como algo fora da realidade. Nos próximos dias serão divulgadas pesquisas – que sempre são fotografias de momento - devidamente registradas na Justiça Eleitoral aquilatando o atual estágio da disputa.

CRATEÚS II

Por falar em Justiça Eleitoral, começa a ganhar volume as denúncias de condutas ilícitas na presente campanha eleitoral. As mais recorrentes dão conta de uso da máquina prefeitural. Um assessor municipal foi flagrado com um teodolito na Ibiapaba. Ligações de água estão sendo permutadas por votos. Uma quadra de esportes está sendo feita na sede de determinado distrito. Prestadores de serviço estão sendo compelidos a trabalhar para as candidaturas oficiais. Há registro fotográficos, provas documentais e testemunhais de muita coisa.

CONDUTAS VEDADAS

É sempre bom reler o que preceitua o artigo 73 da Lei das Eleições. Ali estão elencadas as condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral. Ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração; usar materiais ou serviços, custeados pelos Governos, em favor de candidaturas; fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público; ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal... são algumas das condutas a serem evitadas em campanha por aqueles que estão no poder.

CURIOSIDADE

Crateús é o único município brasileiro que conta com um técnico da CGU (Controladoria Geral da União) disputando a Chefia do Executivo Municipal.

JOSÉ MARIA

O acadêmico, cardiologista e poeta José Maria Bonfim de Morais lançou dia 13 pretérito, no terraço literário do Ideal Clube, seu mais recente livro: “A Lírica dos Poemas Frágeis”. Um mundo de gente acorreu para prestigiar o evento. Tive a oportunidade de encontrar vários crateuenses da melhor cepa. A nonagenária Olívia, genitora do autor, lá estava com seu sorriso juvenil. As professoras Rosa Virginia e Meirinha, que animam a colônia crateuense na capital, também lá pontificaram. (Ao lado de Boaventura Bonfim realizaram um passeio mental pelo Barrocão de crônicas do saudoso professor Luiz Bezerra.) O editor de cultura do Diário do Nordeste, jornalista Carlos Augusto Viana, fez a apresentação da obra e do autor. Toda a renda foi revertida em prol das obras da Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés, projeto do saudoso Arimatéia Santos, e que tem José Maria como um dos principais apoiadores.

PARA REFLETIR

"Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes. Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo." (Luigi Pirandello)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

STRESS

Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

-"Qual é o peso deste copo d'água?"

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."

"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:

- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."

"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1 - Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 - Mantenha sempre suas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3 - Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4 - Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 - Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 - Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.

7 - Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 - Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 - Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 - Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 - Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 - Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 - Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 - Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 - Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive

16 - Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 - Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 - Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 - Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 - Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."


(Recebido de um colega de trabalho. Não tem o autor. Vale a pena ler.)