sábado, 19 de março de 2011

SOU CEARENSE. SOU JOSÉ. HOJE É O DIA DE SÃO JOSÉ - O PADROEIRO DO CEARÁ




MEU BOM JOSÉ


Composição: Padre Zezinho

Olha o que foi meu bom José
Se apaixonar pela donzela
Dentre todas a mais bela
De toda sua Galiléia

Casar com Deborah ou com Sarah
Meu bom José você podia
E nada disso acontecia
Mas você foi amar Maria

Você podia simplesmente
Ser carpinteiro e trabalhar
Sem nunca ter que se exilar
De se esconder com Maria

Meu bom José você podia
Ter muitos filhos com Maria
E teu ofício ensinar
Como teu pai sempre fazia

Porque será, meu bom José
Que esse teu pobre filho um dia
Andou com estranhas idéias
Que fizeram chorar Maria

Me lembro às vezes de você
meu bom José, meu pobre amigo
Que desta vida só queria
Ser feliz com sua Maria

sexta-feira, 18 de março de 2011

VAGA DE SUPLENTE É DA COLIGAÇÃO, NÃO DO PARTIDO - DIZ O MINSTRO RICARDO LEWANDOWSKI

As vagas de suplente na Câmara dos Deputados devem ser preenchidas respeitando a ordem estabelecida de acordo com a coligação, não com o partido dos eleitos. O entendimento é do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que negou liminar, nesta quinta-feira (17/3), pedida por Wagner da Silva Guimarães (PMDB-GO).

A decisão do ministro é diferente das outras cinco liminares já apreciadas pelo Supremo relativas à discussão. Até agora, todas as decisões foram no sentido de que o mandato pertence ao partido. Portanto, o preenchimento das vagas pelos suplentes deve respeitar a ordem de eleição das legendas, não da coligação.

Os fundamentos da decisão liminar de Lewandowski são outros. Para o ministro, "no sistema proporcional adotado pelo legislador brasileiro, a formação da lista de eleitos e suplentes é feita a partir dos candidatos mais votados e apresentados por determinada coligação, que possui direitos assegurados por lei".

Portanto, para Ricardo Lewandowski, o suplente mais votado de acordo com a coligação é quem deve assumir o posto na vacância do titular. O ministro ressaltou que na decisão tomada pelo plenário do STF, em sentido contrário ao seu entendimento, "concedeu-se uma liminar em juízo precário e efêmero, por maioria apertada de cinco votos a três, ausentes três ministros desta Suprema Corte que não se manifestaram sobre o tema".

Na liminar, Lewandowski registra que a lista dos eleitos da coligação de partidos é formada pelos candidatos mais votados, "sendo que a ordem de suplência segue, evidentemente, a mesma lógica, qual seja, do mais votado não eleito (1º suplente) até o menos votado não eleito (último suplente) da coligação".

O ministro ressalta que não desconhece que as coligações partidárias são criadas, especificamente, para atuar em determinado período, do registro de candidatura até a diplomação dos candidatos eleitos e respectivos suplentes: "Todavia, os seus efeitos projetam-se para o futuro, em decorrência lógica do ato de diplomação dos candidatos eleitos e seus respectivos suplentes".

Ainda de acordo com Lewandowski, a perda de mandato por infidelidade partidária é matéria totalmente diversa da convocação de suplentes no caso vacância regular do mandato eletivo. Por isso, não se deve fazer correlação entre as duas discussões. O ministro também registrou que "qualquer alteração no sistema proporcional eleitoral brasileiro, a meu ver, implica reforma política cuja competência estabelecida na Constituição e na legislação eleitoral é exclusiva do Congresso Nacional".

REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DE CRATEÚS

Caros colegas da ALC,

Amanha, às 16h, em nossa Sede, está marcada nossa proxima reunião de trabalho sobre o centenario de Crateús.

Na ocasião, as comissões apresentarão os esboços e elaborações de propostas temáticas da publicação. outros assuntos tambem serao discutidos, como a reunião que a Administraçao convocou para tratar do Centenário.

A presença de todos é muito importante.

Encontraremo-nos la.

Saudações literárias

Elias de França
Presidente

COMENTÁRIO

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CONJUNTURA NACIONAL":

DR. JUNIOR BOMFIM gostaria que voce postasse essa matéria, até porque voce é um cara com muito senso democrático.

Pois bem, acho que a chapa para Crateus para o pleito de 2012 é essa e tambem acho que é imbatível, os nomes são:

- MOACIR SOARES para PREFEITO e tendo como VICE MARCELO CHAVES ou o valente MAÇAROCA.

Moacir Soares confidenciou pra mim que gostaria de compor com um desses dois nomes. MPACIR SOARES tem o maior apreço por ambos e disse que vai trabalhar para ter um desse dois como seu vice. Eu aposto como o FILIPE não tem coragem de enfrentar Moacir Soares, porque Moacir é 100 vezes mais preparado que ele e tendo o velho MAÇAROCA na Vice ou Macelo Chaves a chapa é imbativel.

Eu voto e torço, porque Crateus nao suporta mais tanto atraso e tanta imcompetencia.

Moacir Soares e Marcelo Chaves é o novo, são novas liderancas que despontam e jaja vai cair no agrado de nossa sociedade. MOACIR SOARES Conte comigo, estamos torcendo
Dr, JUNIOR EU TE CONFESO, NAO POR SER AMIGO DE MOACIR SOARES, MAIS, ELE É UM NOME QUE SEMPRE É LEMBRADO NAS RODAS POLITICAS DE CRATEUS. E COMO VOCE O CONHECE BEM, SABE QUE ELE HOJE É O MAIS PREPARADO PARA TIRAR NOSSA CIDADE DO BURACO, DIGO, DESSE FOSSO QUE ELA ESTA SUBMERSA. AH SEI TAMBEM QUE VOCE É MUITO AMIGO DELE, POR ACREDITO QUE VOCE TAMBEM O APOIARA ESSE PLEITO E QUEM SABE SEJA VOCE TAMBEM UM DOS NOMES A VOMPOR COM DELE. VAMOS DIVULGAR O NOME DE MOCAIR PARA PREFEITO, CRATEUS PRECISA E NOSSO POVO MERECE QUE NOSSA CIDADE VOLTE A SER UMA CIDADE DESENVOLVIDA.

OBRIGADO POR POSTAR MINHA MATERIA

quarta-feira, 16 de março de 2011

CONJUNTURA NACIONAL

D'água! D'água!


Historinha dos tempos de chumbo!

Newton Coumbre, pernambucano atrevido, passava em frente ao quartel de Obuzes de Olinda, logo depois do golpe de 64, levando uma bomba d'água enrolada em jornal. Dois sentinelas, fuzis em punho, avançaram sobre ele, aos tapas e pontapés:

- O que é isso?

- D'água! D'água!

Mandaram jogar o embrulho no chão e levaram-no até o coronel:

- O que é que tem no embrulho?

- Uma bomba d'água.

- Por que não disse logo e ficou dizendo "d'água"?

- Coronel, eu dizendo só "d'água" eles me bateram tanto, se dissesse "bomba" teriam me fuzilado.

Com a verve de Sebastião Nery.


Obama no Rio


Pois é, o presidente Barack Obama falará aos brasileiros na Cinelândia, no Rio, que já foi palco de grandes manifestações libertárias. O local foi escolhido pela segurança do mais poderoso governante do mundo. Mas só terão acesso à praça pessoas com documento e sem bolsa. Ou seja, sem nada que possa causar desconfiança. O discurso de Obama será traduzido. Portanto, haverá uma boa pausa entre as frases. O que dará chance para Obama pensar e exprimir com mais calma perorações de efeito. Se não abrigar novidade, o discurso valerá apenas pelo efeito visual, estético. A semântica será usada nos ambientes mais estreitos de Brasília.


Kassab e o PDB


O prefeito Gilberto Kassab vai criar o Partido da Democracia Brasileira e dar a ele uma vida útil. A fusão com o PSB ou com o PMDB ficará para mais tarde. E, se o partido colher uma boa safra no pleito de 2012, terá condições de abrir horizontes e iniciar uma trajetória político/eleitoral. Tudo vai depender dos resultados da safra eleitoral. O PSB foi bastante questionado por membros importantes do partido, que discordaram da estratégia de fusão, defendida pelo presidente Eduardo Campos. E Kassab, por sua vez, tem dito a este consultor que quer experimentar vida nova em nova sigla. O PMDB continua a nutrir esperanças de ter o prefeito em sua casa, mas está pisando na realidade. Sabe que a migração é coisa cada vez mais difícil.


Axioma positivo I


"Ajuste seu fim aos seus meios. Uma visão clara e um raciocínio frio devem prevalecer por ocasião da escolha do objetivo da guerra. É loucura querer "abocanhar mais do que se pode mastigar" e é uma prova de sabedoria analisar os fatos friamente, embora sem perder o otimismo: a fé pode realizar o aparentemente impossível quando a ação for iniciada".


PMDB paciente


O PMDB começa a jogar no tabuleiro com as pedras que o governo Dilma lhe joga. Administra a pressão de suas bases por cargos e espaços com paciência. Já não se angustia. Demonstra jogo de cintura. Se o governo não aceita, por exemplo, nomear alguns políticos do partido para cargos técnicos, o que fazer? O PMDB não imporá. Estão à espera de perfis como o de Geddel Vieira Lima e José Maranhão. Geddel tem mais chances que Maranhão de figurar na Diretoria da Caixa Econômica, apesar da pressão contrária do governador Jaques Wagner. O partido decidiu aguentar o fogo brando que a presidente passou para a alçada do ministro Palocci.


DEM procura rumos


O DEM arruma a casa, agora sob o comando do senador José Agripino Maia. Conseguiu sustar a intenção de quadros que já começavam a arrumar as malas, como Marco Maciel, Raimundo Colombo, Kátia Abreu, etc. Mas o partido, convenhamos, está debilitado. Sem força para fazer oposição. Bancada enxuta, discurso frouxo, desmotivação das bases, estiolado, fragmentado. Zé Agripino tem fala franca, densa e direta. Mas falta-lhe a base para os avanços do partido. Deverá fazer campanha de mobilização pelo país e atrair novos quadros. Tarefa complexa, eis que o DEM vive processo de descrédito. Exauriu-se no tempo.


Arrumando as bases


Cândido Vaccarezza, líder do Governo na Câmara, encontrou as bases governistas muito angustiadas. Com bons modos, fala mansa e ouvidos atentos, está acalmando os ânimos e conseguindo expressivas vitórias para o governo Dilma.


Conselhão


O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social tem por missão debater políticas públicas e oferecer rotas e caminhos para o país. Nesse sentido, é uma ferramenta de produção de políticas e estratégias. O Ministério de Assuntos Estratégicos é um ente que trabalha na mesma direção. Sua missão é a de pensar o Brasil. Definir rumos. Escolher alternativas. Pela lógica, as redundâncias acabam contribuindo para expansão do Custo Brasil. Por que não deixar esse Conselhão sob a égide do Ministério? Por que duas estruturas assemelhadas? O PT, pelo visto, não quer essa fusão porque implicaria mais força ao PMDB. Que bobagem. A César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Se a formulação de políticas está na alçada do Ministério, nada mais lógico que reúna os sistemas com a mesma identidade.


Bomba contra a Fiat!


A Venice Veículos e Peças Ltda., concessionária Fiat mais antiga do Brasil, que teve seu contrato rompido, contratou o escritório do presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, para processar criminalmente o presidente da Fiat, sr. Cledorvino Belini, por crime contra a honra. O inquérito policial já instaurado pela Venice também investiga concorrência desleal e cartel.


Distritão e o voto em lista


Distritão ou voto em lista? Essas duas alternativas podem ser aproveitadas pela Comissão que estuda a Reforma Política. Hoje, há fortes defensores das duas alas. Na esteira do Distritão, serão eleitos os mais votados dentro das cotas que caberão aos partidos nos Estados. Na fila do voto em lista, serão eleitos os mais votados na lista (de cima para baixo) que o partido estabelecerá. O Distritão teria o apoio de forte corrente dentro do PMDB e o voto em lista contaria com a simpatia do PT.


Apanha-se por gosto


Uma professora do Pará requereu licença-gravidez para o parto do quinto filho. O governador Magalhães Barata mandou investigar, soube que ela tinha votado com a oposição. Pegou o processo, deu o despacho: "Indeferido. Nego a licença. Gravidez não é doença. Apanha-se por gosto."


Grana para as campanhas


Financiamento público de campanha, esse parece ser o consenso isolado dentro da Reforma Política.


Guerra na arena judiciária


Os nervos estão à flor da pele na esfera dos operadores do Direito. A OAB nacional faz mobilização, dia 21 de março, em defesa do CNJ, por entender que ele sofre esvaziamento por parte do STF. A campanha da OAB causa má impressão no Supremo. Alguns ministros manifestam intensa indignação contra a campanha. O presidente da Ordem, Ophir Cavalcanti, argumenta que o objetivo do movimento é o de contribuir com a transparência do Judiciário. O presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, contesta as críticas da OAB ao CNJ e recebe apoio de associações de magistrados dos Estados. Wadih Damous, presidente da OAB/RJ, defende a campanha da OAB, sob o argumento de que o país precisa ter um Judiciário mais próximo da sociedade. Os ânimos estão acirrados. Mas é preocupante ver operadores do Direito digladiando-se na arena.


Axioma positivo II


"Conserve seu objeto sempre em mente quando tiver que adaptar seu plano "à situação". Recorde que existe mais de um caminho para atingir seu objetivo, mas lembre-se de que qualquer objetivo a ser conquistado deve estar relacionado com seu objetivo".


Contaminação


Autoridade de Segurança Nuclear da França (ASN) informa que as explosões ocorridas na central japonesa de Fukushima Daiichi atingiram o nível seis de gravidade em uma escala internacional que vai até sete. O Japão, até o momento, classificou os acidentes em nível quatro. A tragédia japonesa, que poderá ainda mais se agravar com a contaminação nuclear, servirá de parâmetro para avaliação da energia nuclear. No Brasil, a meta é a de implantação da Usina Angra 3. Que deverá passar por nova lupa.


Crise mundial?


Há alguns formuladores que projetam a tragédia japonesa no cenário mundial, considerando que a máquina produtiva da terceira potência gerará impasses e dificuldades em cadeia, podendo chegar ao Brasil. A Sony já suspendeu a operação de 10 fábricas. A Toyota, maior montadora do mundo, também mandou parar atividades nas 12 unidades que tem no país. Como se sabe, autopeças, automóveis e material eletrônico predominam na pauta de vendas do Japão para o Brasil.


Axioma positivo III


Escolha a linha (ou curso de ação) de menor expectativa. Procure colocar-se no lugar do inimigo e verificar qual a linha de ação menos provável a ser prevista ou prevenida.


O futuro da previdência


O Ministério da Previdência faz seminário, hoje e amanhã, em Brasília para debater e avaliar o futuro da previdência. Conferencistas de calibres importantes serão convidados a discorrer sobre o tema. Este consultor coordenará o último painel, na quinta-feira, às 14h30, que será dedicado ao panorama da Previdência internacional.


Os amigos, os amigos


Antonio Balbino, governador da Bahia, ex-ministro, perguntou a Agamenon Magalhães, governador de Pernambuco na ditadura Vargas, que receita ele dava para uma boa administração. No começo do governo preocupe-se com você mesmo: com as características de seu programa e as possibilidades de executá-lo. No meio do governo, preocupe-se com os inimigos: com o que eles dizem, para corrigir os erros. No fim do governo, preocupe-se com seus amigos: com o que eles quiserem, para que não levem você a sair do governo deixando uma má impressão.


Rossano ou Falco?


Não é verdade que o governo deu espaço aberto para Rossano Maranhão decidir quando poderá assumir a Secretaria de Aviação Civil. Se ele demorar mais, o segundo nome é o de Luiz Eduardo Falco, que já foi da TAM e hoje preside a Oi. Marcio Fortes, ex-ministro das Cidades, poderá ir para o Eximbank, banco de apoio às exportações.


Sem falta de Lula


O governo Dilma vai completar 100 dias. Pois bem, até o momento a ausência de Dilma, se foi percebida, não é objeto de lamentações. Lula cumpre sua agenda de conferencista, embolsando um bom dinheiro, mais que Fernando Henrique cobra por palestra e, claro, bem menos que Bill Clinton. Lula aproveita bem o estoque de carisma.


Onde estão os quadros?


Este consultor tem conversado bastante com importantes figuras da República. Gente respeitada e respeitável. E tem ouvido deles queixas do tipo: há falta de bons quadros técnicos nos partidos. Há políticos que precisam de escada para voltar a subir. Desses, o país está locupletado. Mas os quadros técnicos são raros. Procuram-se com lupa apurada.


Partido novo? Essa é velha

Um grupo de 181 pessoas, muitos executivos de empresas do Rio de Janeiro, quer criar o Partido Novo, que reuniria empresários. Dizem que Eike Batista estaria por trás do empreendimento. Não é crível. Eike gosta de coisas mais palatáveis. Partido de empresários, no Brasil, é uma velha piada.


Os bois e o eixo da roda


Uns bois puxavam um carro. Como o eixo da roda rangia, eles, voltando-se, assim falaram para ele: "Ó meu camarada, nós é que carregamos toda a carga, e tu é que chias?". Assim também certos indivíduos: enquanto os outros trabalham, eles se fingem de fatigados. (Fábulas de Esopo).


Conselho ao novo comando do DEM


Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado aos organizadores da Copa. Hoje, volta sua atenção ao novo comando do DEM:

1. O DEM precisa renascer das cinzas. Para tanto, precisa voltar às ruas das pequenas e médias cidades do interiorzão do país e sair de lá para os grandes centros com uma baciada apreciável de votos.

2. Para ganhar a confiança do eleitorado das pequenas e médias cidades, o partido haverá de calçar as sandálias da humildade, arrumar um discurso crível e atrair novos grupamentos.

3. O DEM se diz fiel escudeiro do discurso liberal no país. Em que consiste esse discurso? Qual a proposta que tem para dimensionar o tamanho do Estado? O que deve ficar nas mãos do Estado e o que deve ser privatizado?



(Por Gaudêncio Torquato)

terça-feira, 15 de março de 2011

OBSERVATÓRIO

Em 1972, o próspero comerciante e agropecuarista Francisco Gomes de Freitas era candidato favorito a Prefeito de Crateús. Dois anos antes havia concorrido para o mesmo cargo com José de Oliveira Camerino, que se sagrara vencedor. Quando Chico Gomes imaginava que a vitória, finalmente, iria lhe sorrir, eis que surge uma surpresa: um candidato novo aparece poucos dias antes da eleição e obtém do povo a autorização para sentar na cadeira prefeitural. Os opositores de Chico Gomes foram buscar o seu rival no Maranhão, na cidade do Brejo. Embrejado de votos, com quase 15% de sufrágios de maioria, Antonio Soares Lins saltou de um birô de gerente do Banco do Brasil no território maranhense para assumir o birô dos negócios públicos de sua terra natal.

NOME

Quem acompanha as eleições municipais em Crateús sabe que não são raras as vezes em que brotam, na arena da disputa, nomes inesperados, que se tornam competitivos e invariavelmente caem nas graças populares. Em 1988, Nenzé Bezerra e Marcelo Machado eram os únicos nomes que disputavam a indicação pelo PMDB. Na ultima hora, foram buscar José Almir na arquibancada do estádio municipal Jumelão para o centro do campo eleitoral, onde se sagrou vitorioso. Na edição passada desta Coluna registrei: Um nome inesperado, nunca dantes colocado sob cogitação, começa a ser gestado para liderar a cabeça de chapa às eleições do ano que vem. Trata-se de uma figura moralmente inatacável, integrante de um arvoredo familiar cujas raízes são visceralmente impregnadas de seiva política, detentora de uma luminosa folha de serviços prestados à causa pública e que pode construir um arco de apoio jamais visto na história de Crateús.

NOME II

Imediatamente após a circulação do jornal começaram as especulações. Alguns imaginavam tratar-se de Manoel Veras, Presidente do TCM. Quando acentuei que era um nome inesperado, nunca dantes colocado sob cogitação – é claro que afastava Veras, pois este tanto é um nome esperado como sempre tem sido cogitado. Manoel Veras brilha como Presidente do TCM e quer concluir com êxito o mandato. O nome pode ser de uma mulher, pois as mulheres hoje vivem uma fase de notoriedade social e ascensão política. No entanto, o mais importante é saber que há uma articulação na oposição visando a constituição de um palanque só. Candidatos existem.

NOME III

Um nome sempre recorrente é o de Paulo Nazareno, que é conhecido pela impetuosidade e pelo estilo trator. Para inserir Carlos Felipe na política de Crateús em 2004, Paulo atropelou seus companheiros de partido e moveu céus e terra. Antes de encerrar a campanha, a criatura voltou-se contra o criador e os dois romperam muito antes das urnas se abrirem. Em 2008, com o apoio dos ex-adversários de 2004, Felipe chegou ao comando da municipalidade. No íntimo, parece que Nazareno sonha com a desforra. E, por óbvio, Felipe sonha não ter Paulo como concorrente. Nesses sonhos imagina o ex-prefeito alcançado pela Lei da Ficha Limpa, ou seja, inelegível. No entanto, apesar de responder vários processos, a maioria agitada por vendeta política, Paulo se mantém elegível.

LEI ORGÂNICA

A Lei Maior do Município de Crateús contêm vários artigos que estão obsoletos, desatualizados. Na qualidade de operador do direito, ofereci meus préstimos ao Presidente da Câmara, Conegundes Soares, para coordenar a deflagração de um processo de revisão da nossa Carta de Princípios. Este trabalho será realizado, da nossa parte, sem qualquer ônus para a edilidade. Trata-se de uma dívida sentimental: há 21 anos, ocupamos a relatoria da nossa Lei Orgânica. Apraz-nos participar da sua atualização, tornando-a moderna, fortalecedora da participação popular e antenada com os desejos atuais da nossa gente.

SÃO CAMILO

Foi anunciada com muito estardalhaço a entrega do Hospital São Lucas para a Rede São Camilo. Por onde atua, o grupo São Camilo é elogiado. Sucede que costuma ser extremamente exigente com os parceiros. Exalta a qualidade técnica, abomina a politicagem. Busca total distanciamento das querelas locais. Rejeita, por exemplo, a absorção de concursados, o que termina se transformando em abacaxi para os municípios. A Prefeitura de Crateús topará comprar essa briga?

FERREIRINHA

O bloco Mandacaru homenageou o historiador Norberto Ferreira Filho, o Ferreirinha, ‘arquivo vivo da nossa história’. Ficamos felizes ao presenciar a realização de um merecido reconhecimento para alguém ainda presente entre nós. O desfile mobilizou pessoas que nunca tinham colocado os pés no corredor da folia momina. Inclusive este escriba fez parte da legião de neófitos que saudou o velho capitão. A trajetória de vida do Ferreirinha - as crônicas que escreveu, as histórias que registrou, as lutas que protagonizou – justifica todas as loas.

PARA REFLETIR

“Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala.” (José Saramago)


(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

OLHAI AS ÁRVORES DA CIDADE…


Existem notícias que nos deixam incomodados e às vezes penetram, como afiadas peixeiras, a melancia da nossa alma.

Há alguns dias a Professora Lindalva F. Carvalho e Machado lançou um libelo contra o assassinato de um majestoso flamboyant, com registro de 25 anos de idade, que enfeitava a Praça da Rodoviária de Crateús.

Ali está sendo construída uma pista de skate, esporte em ascensão no meio adolescente e juvenil. Sem objeções à realização da obra. Com todas as perorações a favor da preservação da árvore.

O brado da professora fez eco no mais recôndito de muita gente. Até porque essa prática ganha dínamos de reincidência freqüente e todos se quedam silentes. Há algum tempo golpearam árvore na Rua Frei Vidal, depois na Rua Firmino Rosa, em seguida na Rua Desembargador Olavo Frota, agora defronte à Rodoviária.

Essa escalada predatória precisa ser estancada. É óbvio que há um longo e paciente magistério de humanização, de combate ao embrutecimento, que necessita ser posto em prática. Sobremodo, é imperioso que o iniciemos.

Fomos orientados a olhar o mundo apenas como espaço onde homens e mulheres devem reinar. Crescemos rotulando de avançada a pessoa que cultua a democracia – o poder nas mãos do povo. Porém, há um estágio superior que precisa ser almejado: a biocracia – o poder nas mãos de todos os seres vivos. Ou seja, este planeta que habitamos não é propriedade exclusiva dos animais humanos, ditos racionais. É o lar sagrado de todos os outros seres vivos, da totalidade das espécies (inclusive animais ‘irracionais’, planetas e plantas). São Francisco, o mais ecológico dos homens canonizados, tinha essa compreensão de fraternidade cósmica muito clara. Poeta, glorificava o Deus da Natureza louvando “o irmão Sol, pela luz do dia; a irmã Lua e as irmãs Estrelas, claras irmãs silenciosas e luminosas, suspensas no ar; a irmã Nuvem, pela fina chuva que consola; o irmão Vento, que rebrama e rola; pela preciosa, bondosa água, irmã útil e bela, que brota humilde; pela maravilha que rebrilha no Lume, o irmão ardente, tão forte, que amanhece a noite escura, e tão amável, que alumia a gente (...)Louvado seja pelos seus amores, pela irmã madre Terra e seus primores, Árvores, frutos, ervas, pão e flores”.

Sei que são muitos os que consideram fora de propósito gastar tempo e tinta, papel e palavra com a defesa de um tema oriundo da e dessa Natureza. Entendo e respeito quem julga ser coisa sem importância cortar árvores. Eu também já pensei assim. Sucede que o mundo, assim como nós, evolui e deve evoluir.

As árvores, filhas primorosas da mãe Terra, exalam vida. Quem planta, cuida ou zela por uma árvore sabe que há um elo sentimental que une esses dois viventes seres. Pouca gente raciocinou que aquelas frondosas e centenárias árvores da Rua Desembargador Olavo Frota estavam umbilicalmente ligadas à história daquela via urbana e dos seus habitantes. Constituíam patrimônio público. Se fôssemos aspergidos com o óleo da sensibilidade e entendêssemos que as árvores, tal e qual cada um de nós, têm palpitação vital – certamente as olharíamos de outra maneira.

Felizmente, há registros de que é crescente o número de cidades que têm adotado métodos e medidas para preservação, manejo e expansão das árvores, de acordo com as demandas técnicas e as manifestações de interesse das comunidades locais, implementando o seu Plano Diretor de Arborização Urbana.

Eis uma ação digna de justo registro, destacada loa. Em Porto Alegre, por exemplo, foi feito um inventário das árvores da cidade. Lá existe mais de um milhão e trezentas mil árvores em vias públicas, cuja distribuição beneficia um número de pessoas ainda maior que o atingido pelos parques e praças.

Alguém já imaginou se soubéssemos quantos exemplares arbóreos habitam a nossa Urbe? Se existisse um inventário, uma ficha histórica de cada um, distinguindo as espécies nativas das exóticas, compondo um quadro real da diversidade desses organismos vivos?

A sabedoria dos nossos ancestrais, oralmente transmitida, reza que não há mal que não traga um bem. A maldade demolidora do formoso flamboyant que enfeitava a Praça da Rodoviária suscitou o correto clamor da Professora Lindalva. Que ele sacuda as estruturas da nossa insensibilidade. Que sirva de sirene nos ouvidos das autoridades. Que repique solene, como um permanente sino de catedral, na consciência de cada um: “Olhai as árvores da cidade...”


(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

segunda-feira, 14 de março de 2011

ESTROFES NO DIA DA POESIA

Olá Júnior,

Hoje dia da poesia parabéns aos que gostam de juntar palavras, construir orações, enfim de fazer poesia.

Parabéns a você, Júnior, que carrega a poesia na alma e de quando em quando nos presenteia com uma postagem poética de sua autoria.

Obrigada por abrigar em seu espaço os apologistas da poesia que sempre contam com você.

Uma estrofe:
*
Amante da poesia
Se tu és eu sou também.
Fazendo versos viajo,
E consigo ir bem além.
Minha maior alegria
É fazer a poesia
Do jeito que me convém.
*
Meu abraço para você e para os que habitam o reino da poesia.

Carinhosamente,

Dalinha

**********************************


VATE

Aos poetas da ALC


O poeta é um abismo insondável
num voo insano e estéril ao nada
e a tudo, condensando quimeras.

O amplo olhar de lince perscruta
um enigma disperso e improferível,
iludido por um fulgor inalcançável.

Emaranhando razão num ilógico
apetecer, que nem é mais seu, e sim
das coisas vãs que se humanizam.

Seu clamor é um pronunciar ambíguo
de louvor, entoando um cântico à vida
mas lambendo os frios pés da morte.

E quando geme num insolente gozo,
é pois a primorosa evidência do verso
que fervilha em sanguínea esperança.




--
Raimundo Candido T Filho
www.raimundinho.hpg.com.br

HOJE É O DIA NACIONAL DA POESIA!


A POESIA é

uma flor perfumada de amanhãs;

é vento que sabe ser brisa, ventania, furacão ou tempestade no momento adequado;

é pássaro que tem por missão cantar e por dever, a liberdade;

é o horizonte misterioso que o homem busca beber;

á raiz colossal da profundidade humana!


(Jùnior Bonfim)

AMANHÃ É DIA DE MAIS UMA EDIÇÃO DO JORNAL GAZETA DO CENTRO-OESTE!

FICHA LIMPA

Condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver R$ 12 mil recebidos do governo federal quando era secretário de Educação do município de Crateús, José Cavalcante Arnaud recorreu da decisão e provou que as acusações eram infundadas. Acaba de ser inocentado pela corte de contas, que comprovou a sua lisura no manuseio do dinheiro púbico. Um ficha limpa finalmente.

(Fonte: Coluna "DE BRASÍLIA" - Rangel Cavalcante - Diário do Nordeste 13.03.2011)

Tsunami no Japão 12/03/2011 - Tragédia já é considerada a maior da história