sábado, 29 de novembro de 2008

CASAMENTO

Sob a energia positiva de amigos e familiares, o casal crateuense Neide e Sérgio Torres levou ao altar na noite de ontem a filha Liliane, que se uniu em matrimonio ao limoeirense Hipólito. A cerimônia religiosa ocorreu na Igreja de Fátima, no bairro do mesmo nome, em Fortaleza. A recepção teve lugar no Bouganville Buffet, na Rua José Vilar.
O casal se conheceu em sala de aula, onde teve inicio o romance. Fazemos votos de duradoura e frutífera união.






BOM FIM DE SEMANA


by Nonato Albuquerque

NO DIA DE HOJE, EM...

1924

O italiano Giacomo Puccini, compositor de óperas, como La Bohème, morreu aos 65 anos de parada cardíaca.

1945

A Assembléia Constituinte da Iugoslávia proclamou a República Federal, abolindo a monarquia.

1947

A divisão da Palestina em terras judias e árabes foi votada pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

1963

O presidente americano, Lyndon Jonhson, criou a Comissão Warren, para investigar a morte de John Kennedy. Depois de 10 meses de investigação, a comissão concluiu que não houve conspiração e que Lee Oswald agiu sozinho.

1986

O ator Cary Grant morreu aos 82 anos, após sofrer um derrame.

2001

O ex-Beatle George Harrison morreu aos 58 anos de câncer no pulmão em Los Angeles, Estados Unidos.

E A VIDA, O QUE É, MEU IRMÃO?!

Gonzaguinha foi um dos grandes alfaiates da música nacional. Produziu peças extraordinárias, com leveza na tonalidade e profundidade no conteúdo. Cantemos uma delas:

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

TARDE URBANA


Tarde Urbana, extensão harmoniosa,
Quanta bondade eu queria possuir
Para estender-me sobre o pomar
De teu largo peito silencioso.

Deixa que venha e passe, Tarde Mansa,
Dentro da casa do meu sonho,
Toda clareza sem medida,
Toda a prática mal pensada,
Todos os passos feitos de infância,
Todos os vôos cheios de azul,
Todos os destinos que tiveram
Por pétala somente o Pão,
Por rumo apenas a Liberdade.

Traz a mim, Quadro Cristalino,
Terra Dura, Barro de Afeto,
Os castigos que mais te doeram,
as visitas que mais te alegraram,
tuas reconstruções mais felizes,
a brasa que mais te ardeu
durante o Fogo do Combate
e a música que aprendeste
da Bandeira Vitoriosa!

Dá-me, ó Pensativa Tarde Calma,
De água secreta e sino parado,
Que sentes o peso do Dia
E sabes a espera da Noite,
A borboleta de Luz sobre o leito,
O horizonte que ninguém imaginou,
A ponte invisível que liga
O morro dos lábios da União
Ao coração da estrada da Amizade.

Que na minha contemplação
Estejam presentes o estouro distante,
Os raios áureos do teu ocaso,
A flor germinal, a rosa organizada,
O sol que banha as palmeiras,
As folhas que conspiram escondidas,
As pedras que se plantam nos rios,
O dínamo que movimenta os seres,
O edifício construído na areia
Mas que eu possa sentir, sobretudo,
O humano sorriso ... sobre tudo.

Arvore Pura, Tarde Urbana,
Vivei em mim e sobreviverei
Á minha própria morte,
Cantai para mim e caminharei
Com a estrofe mais bela da Terra,
Subi comigo e voarei
Pelos espaços da alegria perene,
Oferece-me tua Paz nua e terei
Um amor mais amplo que o infinito!

(Júnior Bonfim, in Poesias Adolescentes e Maduras)

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE SÓ FOI DISCRIMINADO NO BRASIL


"A Justiça brasileira trata mal os pobres, especialmente os negros." A declaração é do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista concedida ao jornalista Frederico Vasconcelos, publicada no jornal Folha de S. Paulo deste domingo (23/11), Barbosa afirmou que, na Europa e nos Estados Unidos, as pessoas já estão acostumadas com negros bem posicionados. Assim, o fato de o ministro ser o "primeiro negro" na mais alta Corte do país não causa tanto estranhamento quanto no Brasil.


Aos 19 anos, Joaquim Barbosa já era servidor público e tinha carro, "numa época em que poucas famílias de classe média baixa possuíam veículo". O ministro gosta de autores franceses do século 19 e, entre os brasileiros, de Machado de Assis e de Lima Barreto, o seu escritor nacional predileto. "Identifico-me com sua história de vida, com a sua luta por reconhecimento numa sociedade extremamente conservadora e excludente", afirma.


Revista Consultor Jurídico

TSE DESMENTE TSE E MANTÉM CUNHA LIMA NO CARGO


Como os demais ramos do Judiciário, a Justiça Eleitoral não é cega.

Mas às vezes perde a lente de contato.

Veja-se, a propósito, o que se passa no TSE.

Há uma semana, o tribunal passara na lâmina o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba.

Decisão unânime. E definitiva, dissera o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto.

Uma vez publicado o acórdão, Cunha Lima teria de dar adeus ao cargo.

Até poderia recorrer ao STF. Mas, segundo explicara Ayres Britto, teria de fazê-lo longe da cadeira. No TSE, o jogo estava jogado.

Fiando-se nas palavras do ministro, o senador José Maranhão (PMDB-PB), segundo colocado na eleição de 2006, já falava como novo governador paraibano.

Pois bem. Nesta quinta (27), o TSE desdisse o TSE. Por cinco votos a dois, o tribunal concedeu uma liminar providencial ao governador cassado.

O definitivo tornou-se temporário. Deu-se a Cássio Cunha o direito de permanecer agarrado ao cargo até que o Supremo julgue recurso que ele nem sequer protocolou.

Deu-se há um ano e quatro meses o primeiro revés judicial de Cunha Lima. Em julho de 2007, o TRE da Paraíba o condenara à perda de mandato por crime eleitoral.

Na decisão da semana passada, o TSE apenas confirmara essa sentença. Agora, sabe Deus quando o Supremo irá se debruçar sobre o caso.

Tonifica-se a impressão de que, no Brasil, o crime é perto. Mas a Justiça mora longe, muito longe, longíssimo.

Escrito por Josias de Souza

PRESIDENTE DO STF CRITICA INQUÉRITOS SIGILOSOS Do MINSTÉRIO PÚBLICO



"O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, criticou, nesta quinta-feira, os inquéritos sigilosos conduzidos pelo Ministério Público. Durante seminário na Câmara que discutiu o tema "segurança pública nacional", Mendes disse que o sigilo das investigações do MP contribui para o "cenário de caos" encontrado hoje no país.

"Quando se diz que há uma investigação que corre no Ministério Público, quem sabe como se faz essa investigação? Quais são as medidas? Na verdade, parece uma investigação secreta. E a gente sabe que investigação secreta não dá certo nem é compatível com o Estado Democrático de Direito", afirmou.

O STF deve julgar ainda neste ano, segundo Mendes, habeas corpus que questiona a possibilidade do Ministério Público realizar investigações criminais. O habeas corpus foi apresentado pelo empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de ser o mandante do assassinato do então prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, em janeiro de 2002."

(Folha Online)

NO DIA DE HOJE, EM...

1520

Fernão de Magalhães chegou ao Oceano Pacífico depois de navegar pelo estreito que hoje leva seu nome.

1582

William Shakespeare, então com 18 anos, se casou com Anne Hathaway, de 26. Apesar do matrimônio, o escritor tinha um caso com William Hart, que trabalhava em sua companhia teatral como figurinista.

1989

O Partido Comunista da Tchecoslováquia anunciou que abandonaria o unipartidarismo e convocaria eleições para dezembro.

1994

Os noruegueses votaram contra a entrada de seu país na União Européia.

1996

A Justiça condenou os policiais que assassinaram 8 meninos na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. O chacina aconteceu em 23 de julho de 1993.

PARA REFLETIR!

Não repreendas quando sentes a indignação pela falta cometida. - Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. - E depois, tranqüilo e com a intenção purificada, não deixes de repreender.

- Conseguirás mais com uma palavra afetuosa, do que ralhando três horas.

- Modera o teu gênio.

(Josemaría Escrivá)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

LIVRO SOBRE OS 75 ANOS DE HISTÓRIA DA OAB-CE SERÁ LANÇADO HOJE



A OAB-CE vai lançar hoje, o livro “OAB-CE – 75 anos de história”. A solenidade de lançamento será no Ideal Clube, a partir das 19h30min. O livro rememora os principais acontecimentos que marcaram a trajetória da OAB-CE desde sua fundação oficial, em março de 1933.

Desde fatos históricos, como a construção da primeira sede e o enfrentamento ao período da ditadura militar até curiosidades, como a primeira mulher inscrita nos quadros da OAB-CE, a advogada Lucrécia Pinto, podem ser lidos nas quase 80 páginas, divididas entre 12 tópicos. Além disso, fotos de momentos históricos, galeria dos ex-presidentes e um relato dos prédios que deram lugar, nesses 75 anos, às sedes da OAB-CE.

A luta na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito também está presente de forma marcante na publicação, assim como o trabalho realizado pelas diversas comissões temáticas da OAB-CE em áreas como meio ambiente, cultura, direitos humanos, criança e adolescente, defesa do idoso e dos portadores de deficiência e defesa do consumidor.

O livro é prefaciado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, que ressalta a importância da obra e afirma: “Este livro cumpre o papel inestimável de contar uma saga de homens de bem. Saga que continua na luta sem trégua em busca de justiça”.

Na capa, uma bela pintura do advogado e artista Mário Carneiro Baratta Monteiro. Mário Barrata foi, ao lado de seus contemporâneos Aldemir Martins e Antônio Bandeira, um dos grandes representantes da pintura cearense. Baratta foi o fundador, em 1941, do Centro Cultural de Belas Artes (CCBA), primeira entidade representativa dos artistas do Estado e responsável pela realização dos primeiros salões de pintura de Fortaleza.

Afirmava que pintar “era transformar o quadro numa mensagem”. “Tornando-se mensagem, o quadro torna-se, imediatamente, uma arma possível de ser usada para defender esta ou aquela idéia”, completava. Além da pintura, arte que aprendeu sozinho, Baratta também se dedicou à advocacia e ao magistério, tendo sido professor da Faculdade de Direito da UFC.

EM MEIO À CRISE, PETROBRAS PEDIU EMPRÉSTIMO À CEF


A informação foi levada ao plenário do Senado com ares de denúncia pelo tucano Tasso Jereissati (CE).

No final de outubro, mês em que a crise global se agravou, a Petrobras viu-se compelida a pedir dinheiro emprestado à Caixa Econômica Federal.

Coisa de R$ 2,02 bilhões. Dinheiro para capital de giro, com prazo de pagamento de 180 dias.

Renato Casagrande (ES), líder do PSB, apressou-se em telefonar para José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras.

Alcançou-o pelo celular. Depois, informou aos colegas o que acabara de ouvir:

1. Gabrielli confirmou que a Petrobras tomara dinheiro emprestado à CEF;

2. Disse que a operação foi "normal";

3. Tomou-se o empréstimo no Brasil porque o crédito no exterior secou;

4. Além da CEF, a Petrobras contraiu empréstimos no Banco do Brasil e no BNDES. Não foram mencionados os valores.

O curioso é que, em setembro, ao expor os resultados do terceiro trimestre de 2008, a Petrobras anunciara ao mercado lucros vistosos:

R$ 10,8 bilhões para o trimestre e R$ 26,5 bilhões no acumulado do ano. Coisa que não se registrava havia 21 anos.

A despeito disso, sem muito alarde, o Conselho Monetário Nacional autorizou a estatal a contrair empréstimos na rede bancária nacional.

“Essa operação não é corriqueira, não é típica da Caixa, que tem de cuidar de saneamento e habitação”, insistiu Tasso Jereissati.

“Mostra que a Petrobras não está conseguindo se financiar no mercado bancário privado”, completou.

O senador obtivera a informação no início da tarde. Disse ter levado o tema ao plenário à noite para não causar sobressaltos no mercado e na Bolsa de Valores.

Depois do pronunciamento de Tasso, Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, protocolou um requerimento de convocação de Gabrielli.

Deseja que o presidente da Petrobras dê explicações à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

No mesmo requerimento, o tucanato pede o comparecimento de Maria Fernanda Coelho, presidente da Caixa. A convocação precisa ser votada na comissão.

Tasso exibiu aos colegas e aos repórteres um documento da CVM. Chama-se CCB (Cédula de Crédito Bancário - CCB para Capital de Giro).

Anota informações sobre o empréstimo, levadas pela Petrobras à CVM (Comisão de Valores Mobiliários) em 11 de novembro, às 19h15.

O PSDB divulgou a notícia também no portal que mantém na internet. Tratou-a como “denúncia”. O texto reproduz uma frase dita por Tasso no Senado:

"Nunca antes na história deste país a Petrobras precisou pedir um socorro desse tipo", dissera o senador, evocando o bordão de Lula.

Escrito por Josias de Souza

SEXO - BRASILEIRO É MUITO FALASTRÃO



"Aquela velha imagem do brasileiro viril, sempre disponível e pronto para o sexo, está caindo por terra junto com o desempenho deles na hora H. Segundo uma pesquisa nacional, metade dos homens no país tem ou teve dificuldade de ereção. As causas variam, mas são todas decorrentes de males modernos, como a má alimentação e o fumo. Entre as principais vilãs do romance estão colesterol alto, diabetes, hipertensão, males cardíacos e depressão.

– Quase 70% dos homens que participam da pesquisa têm até 40 anos, logo o problema está ficando cada vez mais precoce – comenta João Fittipaldi, diretor médico da Pfizer, que patrocinou o estudo. – É importante o homem investigar a disfunção porque ela sinaliza uma série de outras doenças.

O estudo Mosaico Brasil, coordenado pela professora Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP, envolveu 4.206 homens e 4.031 mulheres de 10 capitais brasileiras: Rio, BH, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Manaus, Salvador, Fortaleza e São Paulo. Cerca de 85% dos participantes estavam na faixa etária entre 18 e 50 anos. Entre eles, 10% se declararam homossexuais ou bissexuais."

Informação do JB

PATRÍCIA FAZ QUEIXAS DE PROJETO DO GOVERNO LULA NA ÁREA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

A senadora e o cineasta Joel Zito

“O programa Sentinela não previne a exploração e a violência sexual de nossas crianças e adolescentes, pois não há uma abordagem contra aqueles que cometem o crime”. A observação sobre a estratégia apoiada pelo governo federal foi feita pela senadora Patrícia Saboya (PDT), durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que prossegue até o fim da tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Para a senadora, que presidiu a CPMI da Exploração Sexual, entre os anos de 2003 e 2004, o verdadeiro explorador, que financia a violência contra crianças e adolescentes, acaba não sendo alcançado pela lei, pelo fato de não estar no local do crime. De acordo ainda com a parlamentar cearense, a pena de quatro a dez anos de detenção recai somente sobre a pessoa que é flagrada em ato do abuso. “O problema está na nossa frente, na nossa cara. A gente não quer ver ou não tem tempo para ver”, reclamou Patrícia Saboya, ao ressaltar que a impunidade impede os avanços contra a exploração sexual no Brasil.
Nesta quinta-feira, Patrícia vai falar sobre resultados e as frustrações da CPMI durante duas palestras no Rio. A primeira, às 9h30min (horário de Brasília), no Sesc-Senac, dentro do I Congresso Brasileiro de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes, evento paralelo ao Congresso Mundial. À tarde, a partir das 16h30min (horário de Brasília), no Riocentro, Patrícia Saboya falará para cerca de 300 adolescentes de diversas nacionalidades sobre as ações da CPMI por ela presidida, pelo evento internacional.

DETALHE - Na última segunda-feira, Patrícia foi homenageada no Cine Odeon, quando da exibição do documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” do cineasta e roteirista Joel Zito Araújo. O evento integra o programa do Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

(Repórter Eliomar de Lima)

DIA DO CÃNCER


(Michelle Stepney e suas filhas Alice e Harriet - Foto: Cancer Research UK/Divulgação - Britânica ficou curada de câncer depois que fetos deslocaram tumor com chutes!)

Hoje se comemora do Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa doença, na verdade, é um conjunto de doenças nas quais o crescimento das células se torna anormal e descontrolado, e pode ser fatal porque atinge as células de forma destrutiva. Essas células anormais formam outras células, espalham-se para os tecidos e órgãos e podem atingir outras partes do corpo. Quando o câncer deixa de atingir apenas uma parte do organismo e toma outros órgãos, formando um câncer secundário, recebe o nome de metástase.

O SUCESSO DOS TRATAMENTOS DO CÂNCER DEPENDE DA UNIÃO ENTRE A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO PRECOCE

Para os médicos, ela consiste em um desafio. Para os pacientes, uma provação. O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo e uma das doenças mais temidas pela sociedade. Durante anos, nem mesmo a pronúncia do nome “câncer” era ouvida, o tema era tabu. Hoje, mais do que desvendar os processos orgânicos que desencadeiam a doença, os médicos tentam romper as barreiras da desinformação e do medo, que impedem o diagnóstico precoce e a cura.

Para dissociar a idéia de sentença de morte à incidência do câncer, a diretora do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará, Tânia Veras, afirma que é preciso investir na prevenção. “O foco agora é a educação continuada, que começa nas escolas e com os profissionais de saúde que devem provocar os gestores a dar acesso aos aparelhos de saúde”, explica a médica. Apesar de já serem conhecidos mais de 100 tipos diferentes de câncer e de muitos estarem associados a fatores genéticos, ainda assim é possível dificultar o aparecimento da doença com os cuidados voltados para fatores externos.

A orientação é simples. Sol em demasia causa o câncer de pele; cigarro, de pulmão; ingerir bebida alcoólica em excesso, câncer de esôfago ou faringe, por exemplo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão encabeça a lista dos que mais levam a óbito homens e mulheres e, justamente ele, é provocado por fatores previsíveis, como o tabagismo. Essa realidade mostra como o investimento em prevenção pode diminuir não só a incidência da doença, mas principalmente a mortalidade.

Vida longa

Promover uma maior sobrevida para os pacientes é a grande missão da oncologia na atualidade. Mas, para que eles possam deixar as enfermarias hospitalares saudáveis, sem data de retorno, é necessário que o prontuário tenha sido aberto cedo, antes de se descobrir um tumor em estado avançado. A estudante Luana da Cruz Batista, de 14 anos, não esperou o caroço que surgiu na sua perna aumentar para ir ao médico.

Com muitas dores e um tumor com o diâmetro de uma laranja, a adolescente veio de Martinópolis para Fortaleza em busca de uma biópsia no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). “Ela fez sete sessões de quimioterapia e no dia cinco de dezembro fez uma cirurgia e mais três sessões de quimioterapia”, conta a mãe Neuza Alves da Cruz Gomes. Luana está em tratamento há um ano e no início da semana passada foi submetida a um novo procedimento cirúrgico para a retirada de nódulos no tórax.

A vida tranqüila de cidade interiorana que a adolescente levava foi, de repente, trocada por idas e vindas a hospitais, exames clínicos e uma enxurrada de nomes e informações complicadas. “Eu não sabia nem o que era câncer, quando o médico me disse eu perguntei se era aquela doença feia”, lembra Neuza Gomes. Como a mãe de Luana são a maioria dos pacientes que chegam ao Hospital do Câncer/ Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

A médica oncologista Rosane Santana observa que o descaso com a própria saúde é o que faz com que vários pacientes procurem a unidade com tumores em estágio avançado. “Com um diagnóstico precoce, o paciente consegue maior índice de cura, evita mutilações e não precisa se submeter a tratamento sistêmico (quimioterapia/radioterapia)”, afirma a médica. O medo de descobrir a doença acaba afastando os pacientes dos consultórios e só procuram o médico quando as dores são insuportáveis.
Perfil do câncer
• É uma doença em que há o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo
• É a segunda maior causa de morte no mundo
• Há mais de 100 tipos diferentes de câncer catalogados
• Os tipos de câncer que mais provocam o óbito em homens são: pulmão, próstata e estômago
• Nas mulheres, o de mama, pulmão e intestino são as principais razões de óbitos
• 80% dos casos de câncer estão relacionados a fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, hábitos alimentares, remédios etc.
• 70% dos diagnósticos de câncer são feitos por médicos não-cancerologistas
• Fonte: Inca - Instituto Nacional de Câncer
HÁ VIDA APÓS A DOENÇA - Telmo venceu o linfoma de Hodgkin

O câncer é uma doença que pode parecer impiedosa, mas para os que têm fé, seja em Deus ou na Medicina, é apenas mais uma barreira a superar. Aos 21 anos de idade, Telmo de Lima Nunes se considera um vencedor por ter superado o seu desafio: um linfoma de Hodgkin. Aos oito anos de idade ele deu entrada no Hospital Infantil Albert Sabin.

A doença se tornou um fardo pesado demais para a sua mãe, que não o acompanhou durante o período de internação. Telmo ficou sob a responsabilidade das enfermeiras, que ele hoje considera suas “mães de coração”. Aos 15 anos de idade teve alta definitiva e pôde iniciar um novo modo de viver.

Seis anos depois, ele estuda, trabalha e tem uma rotina moderada, mas não muito diferente da de qualquer outra pessoa da sua idade. “Eu sou um vencedor, sou um sortudo mesmo”, conta Telmo. O rapaz foi um dos primeiros pacientes a participar dos projetos da Associação Peter Pan, na qual ele hoje trabalha. Ao lado de outros funcionários e voluntários, Telmo leva às crianças em tratamento um exemplo de que é possível superar a doença e levar uma vida normal.

Essa visão esperançosa e não apocalíptica do câncer é difundida pela Associação Peter Pan, mas como ressalta a diretora da instituição Olga Maia, para que as crianças e os familiares tenham a certeza de que podem superar as internações, sessões de quimioterapia, recaídas e cirurgias, é preciso estimular a realização do diagnóstico precoce da doença. “Sendo descoberta com antecedência, a probabilidade de cura da doença é ainda maior”, afirma a diretora da Peter Pan.

Mesmo atuando no apoio ao tratamento dos pacientes e no suporte para os familiares, a instituição está agora empenhada em incentivar o diagnóstico precoce.

As vantagens de se descobrir o câncer com antecedência vão desde à eficácia no tratamento à diminuição do tempo de hospitalização. “Hoje as crianças sofrem menos”, avalia Telmo de Lima.

REDE PRIMÁRIA - Eficácia depende do trabalho em redes

Da unidade básica de saúde ao hospital especializado, o caminho dos pacientes é muito longo. A incapacidade de muitos profissionais em fazer o diagnóstico e a falta de centros para a realização dos exames são os principais entraves para a identificação precoce do câncer.

Os pacientes vindos do Interior realizam uma verdadeira peregrinação para ter acesso a consultas e exames. A dona-de-casa Mônica Nascimento vem do município de Russas em busca de tratamento na Capital. Somente neste mês de junho, ela teve que fazer o percurso duas vezes para as consultas de rotina. Mônica se recupera de uma histerectomia (retirada do útero) realizada em dezembro do ano passado.

Seu estado de saúde é bom, mas, como ela mesma frisa, poderia ser melhor se o acompanhamento pudesse ser feito na cidade onde mora ou em outra vizinha. O acesso a uma rede de saúde capacitada é primordial para a realização do diagnóstico precoce. “Só um hospital de câncer não é suficiente para interferir nessa área, é preciso que eles tenham acesso a um sistema de saúde”, frisa a oncologista Rosane Santana.

Compartilha com essa idéia a diretora do Instituto de Prevenção do Câncer, Tânia Veras. Ela avalia que a incidência, no Ceará, do câncer de cólo de útero, que pode ser evitado com a realização do exame “papanicolau”, só não diminuiu mais porque muitas mulheres não têm acesso aos serviços preventivos. Segundo Tânia Veras, equipar a rede secundária é importante, mas é preciso também intensificar ações na rede primária, com o apoio do Programa de Saúde da Família.

“Nós podemos diminuir a incidência do câncer de cólo de útero a níveis irrisórios, enquanto no de mama pode ser reduzida a mortalidade”, afirma a médica. Em se tratando da prevenção do câncer de mama, a visita regular ao especialista é essencial, principalmente em se tratando de pacientes com casos na família e de mulheres que apresentem um histórico de puberdade precoce; menor pausa tardia ou primeira gravidez tardia.

Além do auto-exame que a mulher pode realizar, é preciso a contrapartida do sistema de saúde, com a disponibilidade de mamógrafos para a realização de exames. O número reduzido de aparelhos nas regiões do Interior é o que motiva muitos pacientes a procurarem o IPCC na Capital.

TECNOLOGIA - Novos tratamentos fortalecem esperanças

A luta contra o câncer vem se fortalecendo graças aos avanços da tecnologia médica. Há 20 anos, os tratamento eram mais agressivos e a sobrevida dos pacientes menor. Hoje, com novas descobertas e o desenvolvimento de pesquisas cada vez mais completas, o quadro de morte anunciada está dando lugar ao de convivência com a doença. Mais tempo de vida e menos efeitos colaterais compõem os benefícios dos métodos terapêuticos disponíveis, como observa o oncologista Duílio Rocha Filho.

A quimioterapia adjuvante e as terapias-alvo são a grande aposta dos profissionais na busca de respostas mais rápidas ao tratamento e da extinção das células cancerosas. Duílio Rocha explica que a quimioterapia adjuvante, por exemplo, foi um método que começou a ser utilizado a partir dos anos 90. Consiste em aplicações de quimioterapia após a realização da cirurgia para evitar as metástase, ou seja, a ramificação do câncer para outras áreas. Segundo Duílio Rocha Filho, a administração da quimioterapia adjuvante aliada ao tratamento com medicamentos reduz em até 50% as chances do câncer se manifestar novamente.

Os resultados dessas novas formas de tratamento apontam para um aumento da sobrevida seis vezes maior que os obtidos há 30 anos atrás. Mas a grande expectativa da oncologia moderna, como aponta o médico, são as terapias-alvo. Esse tratamento é realizado com medicamentos que atingem apenas as células cancerosas, poupando as células saudáveis de agressões químicas. Elas são aplicadas simultaneamente ao tratamento quimioterápico e especialistas acreditam que, em breve, as terapias-alvo substituirão a quimioterapia.

Fonte: Diário do Nordeste

PARA REFLETIR!

Ninguém pode livrar os homens da dor, mas será bendito aquele que fizer renascer neles a coragem para a suportar.

(Selma Lagerlof)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CONSELHO DE ÉTICA VOTA CASSAÇÃO DE PAULINHO HOJE


Está pronto o relatório do Conselho de Ética que analisa o envolvimento de Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) com malfeitorias no BNDES.

Foi redigido pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), relator do processo. Começou a ser distribuído aos membros do conselho nesta segunda (24).

O relatório limita-se a esquadrinhar os fatos. Não contém o voto do deputado Piau, que só virá à luz em sessão marcada para esta quarta (26).

Feita a leitura do voto, Paulinho da Força Sindical, como é conhecido o acusado, terá a oportunidade de fazer uma autodefesa oral.

Na seqüência, os membros do Conselho de Ética dirão se o caso é de cassação de mandato ou se o colega deve ser absolvido.

Quem leu o relatório de Paulo Piau aposta que o relator vai recomendar que o mandato de Paulinho seja passado na lâmina.

O texto baseou-se no processo que corre contra Paulinho no STF. O tribunal enviou à Câmara a íntegra dos autos.

Contém o resultado da Operação Santa Tereza, que detectou a malversação de verbas que o BNDES repassara a ONGs ligadas a Paulinho e à Força Sindical.

Há na papelada transcrições de escutas telefônicas, depoimentos que corroboram as acusações e cifras obtidas por meio da quebra do sigilo bancário das ONGs.

Ouvido pelo blog, o relator Paulo Piau não quis adiantar o teor do seu voto. Disse apenas que se guiou pelo material que lhe chegou do Supremo.

Informou que, no relatório que antecede o voto, fez constar dados extraídos do processo judicial. O repórter perguntou:

“Se o relatório contém a essência do que foi apurado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, seria estranho que o voto recomendasse a absolvição, não acha?”

E o deputado: “O relatório, de fato, traz essas informações. Não tenho o direito de subtrair nada. O texto do relatório virá a público. E o meu voto, evidentemente, tem de ser condizente com esse relatório. Do contrário, ficaria descompensado”.

Seja qual for o teor do voto do relator, o texto terá de ser votado pelo Conselho de Ética.

Se da votação resultar um pedido de cassação do mandato de Paulinho, o processo segue para o plenário da Câmara.

Se o conselho optar pelo arquivamento, o assunto morre ali. Até bem pouco, mesmo as recomendações de absolvição tinham de ser referendadas pelo plenário da Câmara.

Foi assim, por exemplo, no julgamento dos deputados mensaleiros. Porém, a Comissão de Justiça da Câmara aprovou, sem alarde, um parecer que modifica o rito dos processos.

Agora, só sobem para a deliberação do plenário os processos em que o Conselho de Ética julga haver elementos para a cassação.

(Escrito por Josias de Souza)

DIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO


A segunda metade do século XX trouxe novas atribuições para o Ministério Público, tais como as múltiplas intervenções em demandas civis e, mais recentemente, a proteção dos interesses difusos. No nosso país, a figura do Promotor de Justiça só surge em 1609, quando é regulamentado o Tribunal de Relação da Bahia. No Império, a Instituição era tratada no Código de Processo Criminal, sem nenhuma referência constitucional.

Somente na Constituição de 1824, era criado o Supremo Tribunal de Justiça e os Tribunais de Relação, nomeando-se Desembargadores, Procuradores da Coroa, conhecidos como Chefe do Parquet. No entanto, a expressão Ministério Público só é utilizada pela primeira vez no Decreto 5.618, de 2 de Maio de 1874. Foi na Constituição de 1891 que, pela primeira vez, o Ministério Público mereceu uma referência no Texto Fundamental. Ressalve-se, entretanto, que, nos termos da Carta de 91, o Ministério Público não era um órgão autônomo e a sua referência constitucional era lacônica.

Assim é que o artigo 58, § 2º, determinava: O Presidente da República designará, dentre os membros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador Geral da República, cujas atribuições se definirão em lei. Já a Constituição Federal de 16 de julho de 1934, em seus artigos 95/98, dispensou um tratamento mais alentado ao Ministério Público, definindo-lhe algumas atribuições básicas. O Procurador Geral da República, nos termos do artigo 95, § 1º, tinha as seguintes atribuições e prerrogativas O Chefe do Ministério Público Federal nos juízos comuns é o Procurador Geral da República, de nomeação do Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, dentre cidadãos com os requisitos estabelecidos para os Ministros da Corte Suprema. Terá os mesmos vencimentos desses Ministros, sendo, porém, demissível ad nutum.

As Constituições de 1946, 1967 e a de 1969 pouco disseram acerca do Ministério Público. A grande fase do Ministério Público foi inaugurada com a Constituição Federal de 1988, cujos termos são absolutamente inovadores, mesmo em nível internacional. A Constituição de 1988 é dotada de um capítulo próprio sobre o Ministério Público. Atendendo às características federais do Estado Brasileiro, a Lei Fundamental da República trata do Ministério Público da União e daquele dos diversos Estados Membros da Federação.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 declara o Ministério Público como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Suas atribuições são de natureza executiva, sendo, portanto, uma instituição vinculada ao Poder Executivo, funcionalmente independente, cujo chefe, o Procurador-Geral da República, somente pode ser afastado de seu cargo por decisão do Senado Federal, mediante votação para a qual é exigida maioria qualificada.

Os membros do Ministério Público integram a categoria de agente político, e, como tal, devem atuar com ampla liberdade funcional, nos limites da lei. Desempenham suas atribuições com prerrogativas e responsabilidades próprias, estabelecidas na Constituição e em leis especiais. As normas constitucionais elaboradas para o Ministério Público o distinguem de qualquer outra instituição brasileira. A principal característica específica do Ministério Público é o seu conjunto de princípios institucionais que são os seguintes: unidade, indivisibilidade e independência funcional. O Ministério Público abrange: o Ministério Público da União, que compreende: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Milita,r Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios os Ministérios Públicos dos Estados.

As funções institucionais do Ministério Público estão relacionadas no art. 129 da Constituição Federal, em que ele aparece como: titular da ação penal, da ação civil pública para a tutela dos interesses públicos, coletivos, sociais e difusos, e da ação direta da inconstitucionalidade genérica e interventiva, nos termos da Constituição; garantidor do respeito aos Poderes Públicos e aos serviços de relevância pública; defensor dos direitos e interesses das populações indígenas; intervenção em procedimentos administrativos; controlador externo da atividade policial, na forma da lei complementar; órgão requisitante de diligências investigatórias; órgão requisitante de inquérito policial.

O ingresso na carreira se dá através de concurso público, de provas e títulos. No Ministério Público Federal, a carreira é constituída pelos cargos de Subprocurador-Geral da República, Procurador Regional da República e Procurador da República, sendo este último o inicial. O Ministério Público da União, do qual faz parte o Ministério Público Federal, se rege pela Lei Complementar nº 75, de 1993 - Lei Orgânica do Ministério Público. O Procurador-Geral, Chefe do Ministério Público da União, é nomeado pelo Presidente da República, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal. Seu mandato é de dois anos, permitida a recondução. Os Chefes das Procuradorias Regionais da República, em número de cinco, e das Procuradorias da República nos Estados e no Distrito Federal são designados pelo Procurador-Geral da República, dentre os Procuradores lotados nas respectivas unidades.


(Fonte: MPF)

NO DIA DE HOJE, EM...

1950

A China entrou na Guerra da Coréia ao lado da Coréia do Norte. A Coréia do Sul tinha como aliados os Estados Unidos e as forças das Nações Unidas.

1979

O Comitê Olímpico Internacional readmitiu a China na entidade, depois de 21 anos de ausência.

1993

O ator Grande Otelo, um dos maiores talentos artísticos do Brasil, morreu aos 78 anos de parada cardíaca.

1997

Na votação da reforma administrativa, o governo brasileiro conseguiu que fosse aprovada a demissão de servidores públicos estáveis quando constatado excesso de gastos com pessoal.

2005

O ginasta Diego Hypólito conquistou o primeiro ouro masculino no Mundial de Ginástica Olímpica ao vencer a prova do solo em Melbourne (Austrália). Seis meses antes, ele havia quebrado o tornozelo direito em uma etapa do torneio.

PARA REFLETIR!

É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.
(Sócrates)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

VICE-GOVERNADOR DA PARAÍBA TENTA SUSPENDER CASSAÇÃO DE SEU MANDATO E DE CÁSSIO CUNHA LIMA


O vice-governador da Paraíba José Lacerda Neto ajuizou Ação Cautelar (AC) 2214 no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (24), pedindo a suspensão da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, na última quinta-feira (20) cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do próprio Lacerda.

Para Lacerda, ao cassar o mandato de Cunha Lima e determinar a posse da “chapa derrotada nas eleições de 2006”, encabeçada pelo atual senador José Maranhão (PMDB), o TSE violou o disposto no artigo 77, parágrafo 2º e 3º da Constituição Federal. Isso porque Maranhão pode vir a se tornar governador sem ter obtido a maioria dos votos válidos no pleito de 2006.

O TSE determinou que não vai aguardar a interposição de recursos. Assim que for publicado o acórdão da decisão da ultima quinta-feira, o senador Maranhão deve ser empossado governador da Paraíba, lembra Lacerda.

Eleitos com mais de um milhão de votos, Cássio Cunha Lima e o próprio Lacerda podem ser afastados dos cargos “em razão de uma decisão que, no exame das questões preliminares e de mérito, consumiu menos de 50 minutos, isto em um processo que contém 360 volumes”, sustenta o advogado do vice-governador.

Além disso, mesmo correndo o risco de ter seu mandato cassado juntamente com o do governador, Lacerda não foi chamado a ingressar no processo – o chamado litisconsorte passivo. No caso houve evidente cerceamento de defesa, alega o advogado.

E é exatamente em respeito ao direito à ampla defesa que o vice-governador pede a suspensão da decisão do TSE, até que aquela corte analise eventuais embargos interpostos, e o STF analise um Recurso Extraordinário (RE) que a defesa dos cassados deve ajuizar na Corte Suprema.

O caso está sendo analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.


Fonte: Supremo Tribunal Federal »

A CRISE


Texto do Neto, diretor de criação e sócio da Bullet, sobre a crise mundial.

"Vou fazer um slideshow para você. Está preparado? É comum, você já viu essas imagens antes. Quem sabe até já se acostumou com elas.

Começa com aquelas crianças famintas da África. Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele. Aquelas com moscas nos olhos.

Os slides se sucedem.

Êxodos de populações inteiras. Gente faminta. Gente pobre. Gente sem futuro.

Durante décadas, vimos essas imagens. No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto. Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados. São imagens de miséria que comovem. São imagens que criam plataformas de governo. Criam ONGs. Criam entidades. Criam movimentos sociais.

A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá sensibiliza. Ano após ano, discutiu-se o que fazer. Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta.

Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo. Resolver, capicce? Extinguir. Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta.

Não sei como calcularam este número. Mas digamos que esteja subestimado. Digamos que seja o dobro. Ou o triplo. Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.

Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse. Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse.

Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia."

CODINOMES PRESIDENCIAIS


* Nos EUA, o Serviço Secreto tradicionalmente usa codinomes para designar presidentes e outras figuras importantes da política de Washington.
* A lista de codinomes é elaborada pelo Serviço de Comunicações da Casa Branca, uma divisão do Exército dos EUA. De acordo com o protocolo, os codinomes dos membros da família protegida precisam começar todos com a mesma letra. Os nomes escolhidos também devem ser facilmente pronunciáveis e compreensíveis em transmissões de rádio.


Eleições 2008

Candidatos Republicanos

* Senador e candidato republicano à presidência em 2008, John McCain recebeu o codinome "Phoenix" (Fênix). McCain é senador pelo estado do Arizona, cuja capital é Phoenix. Além disso, a fênix é uma ave mitológica conhecida por "renascer das cinzas", o que combina com a trajetória pessoal e política do candidato. A esposa de McCain é herdeira de uma das maiores empresas de cerveja dos EUA e tem uma fortuna calculada em US$ 100 milhões (R$ 163 milhões). Além disso, ganhou diversos concursos de beleza na juventude. Elegante e empertigada, a loira recebeu o codinome "Parasol" (Guarda-Sol). O condinome "Denali" foi escolhido para Sarah Palin por ser o nome de um parque estadual do Alasca estado-natal da candidata republicana à vice-presidencia. Seu marido, Todd Palin, trabalha com petróleo no Alasca, o que rendeu o codinome "Driller" (Perfurador).


Candidatos Democratas

* Barack Obama escolheu seu próprio codinome a partir de uma lista pré-estabelecida com vários nomes iniciados com "R". A escolha de "Renegade" (Renegado) pode ter ligações com a sua plataforma política de ir contra o tradicional. Originalmente, a expressão espanhola "renegado" era usada para pessoas recém convertidas, que haviam "renegado" suas antigas tradições. A primeira-dama Michelle Obama tornou-se "Renaissence" (Renascença) e as duas filhas do casal, Sasha e Malia, receberam, respectivamente, os codinomes "Rosebud" (Botão de Rosa) e Radiance (Esplendor). O vice-presidente Joe Biden possui ascendência irlandesa, o que justifica a escolha do codinome "Celtic" (Celta) pelo Serviço Secreto. Já a esposa Jill Biden, cuja família é italiana, recebeu o codinome "Capri". Um dos pré-candidatos democratas às eleições em 2008, John Kerry recebeu o codinome "Minuteman" (Homem-Minuto).

Codinomes Presidenciais


George W. Bush (2000-2004 / 2004-2008)

* Durante os dois mandatos presidenciais, o texano George W. Bush foi chamado de "Trailblazer" (Pioneiro) pelos membros do Serviço Secreto. Sua mulher, a primeira-dama Laura Bush, recebeu o codinome "Tempo" (Ritmo). Já o vice-presidente Dick Cheney recebeu o codinome "Angler" (Pescador), devido ao seu passatempo favorito.

Bill Clinton - (1993-1997/ 1997-2001)

* O democrata Bill Clinton tinha como codinome "Eagle" (Águia), a ave-símbolo dos EUA. Sua mulher, a senadora Hillary Clinton, era chamada de "Evergreen" (Sempre-Viva) e sua filha, Chelsea Clinton, de "Energy" (Energia). O codinome do vice-presidente Al Gore foi motivo de piada durante o mandato: dizia-se que a figura de Al Gore era tão entediante que seu condinome era "Al Gore". Na verdade, o vice-presidente e ativista era chamado de "Sawhorse", que é aquele cavalete de apoio para serrar madeira. Sua filha Karenna escolheu o apelido "Smurfette".

George Bush (1989-1993)

* O primeiro Bush a ocupar a Casa Branca teve dois codinomes. O primeiro era "Sheepskin", que significa literalmente "Pele de cordeiro". O outro foi Timberwolf. A primeira-dama, Barbara Bush, foi chamada de "Snowbank" (Banco de Neve) e "Tranquility" (Tranquilidade).

Ronald Reagan (1981-1985/ 1985-1989)

* Ronald Reagan gostava de cultivar a imagem de caubói: seu codinome foi "Rawhide" (Couro Cru). Sua esposa, Nancy Reagan, recebeu o codinome "Rainbow" (Arco-Íris)

Jimmy Carter (1977-1981)

* Antes de se tornar presidente, Jimmy Carter foi diácono e professor dominical. Então, enquanto ocupou a Casa Branca, foi designado pelo codinome "Deacon" (Diácono). A primeira-dama Rosalynn Carter, muito ativa politicamente, recebeu o codinome "Dancer" Dançarina). Seus filhos, Amy, Chip, Jack e Jeff, eram chamados respectivamente de "Dynamo" (Dínamo), "Diamond" (Diamante), "Derby" (Chapéu-Coco) e "Deckhand" (Marujo).

Gerald Ford (1974-1977)

* Gerald Ford assumiu a presidência após a renúncia de Richard Nixon, cujo mandato foi abalado pelo escândalo de Watergate. O codinome de Ford era "Passkey" (Chave-Mestra).

Richard Nixon (1969 - 1974)

* O republicano Richard Nixon recebeu o codinome "Searchlight" (Holofote). Ameaçado de impeachment devido ao escândalo de Watergate, Richard Nixon renunciou em 9 de agosto de 1974. A primeira-dama, Pat Nixon, era chamada de "Starlight" (Luz Estelar) pelo Serviço Secreto.

John F. Kennedy (1961-1963)

* O Serviço Secreto deu ao jovem John Fitzgerald Kennedy o codinome "Lancer" (Lanceiro ou uma alusão ao personagem Lancelot, célebre e cavaleiro do Rei Arthur). Jacqueline Kennedy era conhecida como "Lace" (Laço) e a filha do casal, Caroline Kennedy, "Lyric" (Lírica).

Dwight Eisenhower (1953-1961)

* Dwight Eisenhower recebeu dois codinomes durante a sua presidência: "Scorecard" (expressão derivada do golfe, seu esporte favorito) e "Providence" (Providência). Já a primeira-dama Mamie Eisenhower era chamada de "Springtime" (Primavera) pelos agentes do Serviço Secreto.

Harry Truman (1945–1953)

* Presidente durante o final da Segunda Guerra Mundial, Harry Truman recebeu o codinome de "General".

NO DIA DE HOJE, EM...

1954

Depois da reunião do Diretório Nacional, o Partido Social-democrata lançou a candidatura de Juscelino Kubitschek para a Presidência da República.

1970

A Câmara dos Deputados autorizou a cremação dos cadáveres dos que manifestassem expressamente essa vontade.

1974

O Exército Republicano Irlandês, o IRA, foi considerado ilegal depois que um atentado à bomba matou 21 pessoas.

1975

A redação tornou-se obrigatória nas provas de vestibulares.

PARA REFLETIR!

Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

(Santo Agostinho)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LULA FAZ APOSTA DUPLA PARA 2010


Deus e o mundo estão carecas de saber que Lula escolheu sua candidata à presidência da República em 2010 – Dilma Rousseff, atual ministra da Casa Civil.

Pois da semana passada para cá, parte do PT passou a desconfiar que Lula também escolheu seu candidato – José Serra (PSDB), governador de São Paulo, líder das pesquisas de intenção de voto.

Por R$ 5,38 bilhões, o Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa ao governo de São Paulo e detonou uma chiadeira dentro do PT. “Serra vai fazer a festa com todo esse dinheiro e a menos de dois anos da eleição presidencial”, lamenta uma cabeça coroada do PT paulista.

A compra da Nossa Caixa foi um bom negócio para os dois governos. Foi bom para o paulista porque o natural, mais dia, menos dia, era que ele deixasse de ser dono de banco – como outros Estados deixaram.
O negócio foi bom para o governo federal porque deixou o Banco do Brasil mais próximo do topo no ranking dos bancos nacionais. Ele terá R$ 512,304 bilhões em ativos, ainda atrás do Itaú-Unibanco que vale R$ 575,119 bilhões, mas à frente do Bradesco (R$ 422,7 bilhões).

Nem por isso deixa de fazer sentido a desconfiança de parte do PT. São antigas e quase sempre foram boas as relações entre Lula e Serra. Elas sobreviveram ao teste da eleição de 2002 quando os dois disputaram a vaga de Fernando Henrique Cardoso.
Na época em que montava seu governo, Itamar Franco pediu a Fernando Henrique que procurasse Lula em seu nome. Itamar queria que o PT indicasse alguns ministros. Lula recusou a oferta, mas sugeriu o nome de Serra para ministro da Fazenda.
(Ricardo Noblat)

CRIMES AMBIENTAIS SÃO FREQUENTES EM CRATEÚS



A foto destas árvores feridas de morte foi tomada no dia 7 de novembro, defronte a elegante residência no Bairro São Vicente. Mostramos três árvores, mas, na realidade, foram quatro as vítimas da perversa e condenável atitude. As árvores feridas, cujos braços aflitos de dor e espera, clamam aos céus por justiça e salvação, produziam generosas sombras àquela residência. Porque lhes impuseram tamanho sofrimento neste bochorno de novembro, com temperatura de 40°, não o sabemos. Talvez, os donos da residência não apreciem dádivas da Mãe Natureza, a importância das árvores para amenizar o calor, produzindo sombra, protegendo pessoas, abrigando passarinhos, ou ainda, contribuindo para a paisagem verde da cidade. Ou seria a repetição de atitudes mesquinhas como a de não permitir que carros estacionem à sombra dessas árvores?

Certo é que um crime ambiental, passível de severa punição, foi cometido. Mais um crime que se soma a centenas de outros que ocorrem em Crateús, e que ficarão na impunidade. Os autores ou mandantes, com certeza, não receberão, sequer, advertência ou orientação da SECRETARIA DE NEGÓCIOS RURAIS E URBANOS E DO MEIO AMBIENTE, que agora leva o nome de Zacarias Rosa, em justa homenagem ao grande e saudoso agricultor. Não receberão, pois esta repartição existe apenas no letreiro.

Enquanto a Prefeitura de Fortaleza programa evento para o dia 7 dezembro, que vai possibilitar o plantio de 60 mil árvores em 60 minutos, a de Crateús comemora, todos os dias, o Dia de Finados da Natureza.

Que a nova administração que virá em janeiro, volte os olhos para as questões ambientais e à conscientização de nosso povo sobre como cuidar das árvores de sombreamento. O novo gestor há de entender que as árvores que dão sombra à cidade, florescem abaixo das calçadas e ocupam o leito das ruas. Portanto, elas se constituem parte do patrimônio público municipal. Somente à Prefeitura, pelo órgão competente, cabe erradicar ou autorizar a erradicação de árvores. E ainda, que o plantio de árvores seja estimulado e as pessoas adotem e cuidem bem das árvores, sem recorrerem ao crime de podá-las tão radicalmente.

Vamos fazer de Crateús uma cidade verde.

(Fonte: Gazeta do Centro Oeste)

Caro Júnior Bonfim:

Ao tempo em que a Gazeta ostenta de capa este crime ambiental, outros são cometidos todos os dias com o beneplácito da Prefeitura.

Aqui mesmo, na Rua Coronel Lúcio, 687, denunciamos a derrubada de uma portentosa algaroba, anosa de 40 anos pra lá, um crime autorizado por um engenheiro agrônomo lotado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apenas para satisfação pessoal do morador do imóvel que explora o jogo de sinuca e outra atividade. A árvore foi tombada sem que nenhum laudo tenha sido produzido, quando seriam necessários o do agrônomo e o do engenheiro civil para constatar o comprometimento da estrutura da constração como foi alegado. Ademais, a Secretaria de Agricultura está acéfala desde muito tempo e deverá continuar até que termine este malvadado governo.

Enquanto isso, o meio ambiente sofre com a poluição sonora e visual, com a sujeira das ruas, com as águas do açude municipal servindo para a lavagem de caminhões, etc. etc. Que estas questões ambientais sejam prioritárias para o futuro governo, é o que esperamos.

César Vale - Gazeta do Centro-Oeste

BRASIL TEM 455 CIDADES SEM MÉDICOS


Márcio Pinho
da Folha de S.Paulo

O Brasil tem 455 municípios sem médicos, de um total de mais de 5.560 cidades no país. O problema é mais acentuado em regiões distantes dos maiores centros urbanos, como no Nordeste, que lidera a lista de cidades sem médicos, com 117, 25,7% do total do país. No Sudeste são 111, a maioria cidades pequenas, como Suzanópolis e Sagres, em São Paulo.

Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Saúde em Ouro Preto (MG), durante um encontro da Global Health Workforce Alliance --órgão da OMS (Organização Mundial da Saúde) cuja bandeira é a maior presença de médicos onde há carência deles.

O levantamento foi feito com base em dados de outubro de entidades como o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e a Universidade Federal de Minas Gerais.

Eles revelam ainda que hospitais sofrem para contratar especialistas. No Nordeste, 42,3% dos hospitais consultados disseram ter muitas dificuldades para contratar pediatras. Foram consultados 420 hospitais.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o problema ocorre por motivos como a insegurança profissional. "Há uma tendência não só de que a tecnologia hospitalar mais complexa se concentre em determinadas regiões, mas que os médicos acompanhem essa concentração de riqueza."

Outra causa é o perfil do estudante de medicina, que geralmente vem de grandes centros e tem bom poder aquisitivo.

MÁ DISTRIBUIÇÃO

No relatório de 2006 da OMS, o Brasil aparece com taxa de 1,15 profissionais de saúde por mil habitantes --um pouco acima do mínimo preconizado pela entidade: 1. Alguns Estados ficaram abaixo desse mínimo, como o Acre, com 0,8.

O ministro aponta diversas ações feitas hoje para minimizar esse problema, como o PSF (Programa Saúde da Família), criado em 1993 e que hoje conta com mais de 28 mil equipes.

A inserção em locais de conflito, como favelas, e o isolamento a que o médico se submete em locais distantes também são apontados como desafios pelo ministério.

No Ceará, Varjota e Senador Sá aparecem como cidades sem médico.

NOVAS TECNOLOGIAS SÃO USADAS COMO PROVA NA JUSTIÇA


As novas tecnologias são as recentes armas de advogados em causas judiciais. E-mails, vídeos no YouTube, torpedos eletrônicos, depoimentos e imagens em sites de relacionamentos têm se transformado em provas para garantir ganho de causa na Justiça do Trabalho.

Um exemplo é do ex-auxiliar de expedição da Têxtil Tabacow (SP) demitido após a empresa saber através de um vídeo que o funcionário realizava manobras perigosas com uma empilhadeira.

Ao analisar as imagens, a juíza Elizabeth Priscila Satake Sato entendeu que o trabalhador utilizou a máquina de forma indevida, "brincando" durante o horário de expediente. A atitude foi classificada como "mau procedimento", previsto no Artigo 482 da CLT, legitimando a demissão por justa causa.

O advogado José Luiz Machado já ganhou ações em que e-mails e sites de relacionamento se transformaram em prova fundamental. Em um dos processos que defendeu, a Justiça deu parecer favorável a um empregado que queria comprovar relação trabalhista: "oitenta por cento das provas eram e-mails que, ligados a demais documentos, comprovaram o vínculo empregatício", disse.

Em outro processo, a partir de um recado deixado em um site de relacionamento, foi descoberta uma ligação entre o réu e a testemunha que havia prestado depoimento.

Para o advogado, a tendência é que a Justiça se abra cada vez mais para as novas tecnologias: "em virtude do mundo globalizado, o Judiciário não pode fechar os olhos para essas novas provas, sob pena de cair num vácuo", afirmou.

Ele ressalta que, caso haja desconfiança da idoneidade da prova, cabe aos magistrados pedirem perícia: "tudo vai depender do caso concreto e de como essa prova aparece. Se é verídica não há porque não aceitá-la", concluiu.

Fonte: Portal Terra

OBAMA ANUNCIA A EQUIPE ECONÔMICA HOJE


Faltam 57 dias para a posse de Barack Obama. A despeito disso, o presidente eleito dos EUA decidiu antecipar o anúncio de sua equipe econômica.

O novo secretário do Tesouro, cargo equivalente ao de ministro da Fazenda, deve ser Timothy Geithner, 47 anos.

Vem a ser o atual presidente do Federal Reserve (o BC americano) de Nova York. Ajudou a costurar o megapacote de US$ 700 bilhões, desembrulhado em outubro.

O diretor do Conselho Econômico Nacional, principal conselheiro econômico do presidente americano, deve ser Lawrence Summers, 53 anos.

Comandou a secretaria do Tesouro na gestão democrata de Bill Clinton. Hoje, é professor da Universidade Harvard.

Geithner e Summers trabalharam juntos no Tesouro americano, sob Clinton. Sentiram juntos os efeitos das crises econômicas da década de 90 (Ásia, Rússia, México e Brasil).

O mercado os vê como economistas experimentados na tecnocracia governamental. Por isso, a perspectava é de que o anúncio de Obama seja bem recebido.

Não há na antecipação dos nomes senão o intuito de injetar calma num mercado, submetido ao ritmo da incerteza, opera em tmosfera elétrica.

Espera-se que, uma vez confirmados, os operadores econômicos de Obama arregacem as mangas antes mesmo da posse do chefe, marcada para 20 de janeiro.

O próprio Obama tratou de antecipar, no sábado (22), uma das medidas de impacto que programa para os primeiros dias de gestão.

Informou que pretende pôr de pé um programa de investimentos para arrancar a economia americana do marasmo. Sua meta é gerar 2,5 milhões de empregos.

Imagina-se que, com um Congresso de maioria democrata, o presidente eleito possa costurar, desde logo, a aprovação de seu pacote.

Não há no ordenamento jurídico americano ferramenta semelhante às medidas provisórias do Brasil.

Nos EUA, pacotes e projetos, por mais emergenciais que sejam, só viram leis depois de referendados pelo Legislativo.

De resto, a antecipação do time econômico de Obama facilita a transição na área mais sensível da administração.

Henry Paulson, secretário do Tesouro do quase ex-presidente George ‘Pato Manco’ Bush, terá em Timothy Geithner, seu virtual substituto, um interlocutor credenciado.

Paulson Poderá definir com Geithber, por exemplo, o destino do pedaço do pacotaço de outubro que ainda não foi gasto. Coisa de US$ 410 bilhões.

Escrito por Josias de Souza

O QUÊ?! QUEM COMPROU O UNIBANCO FOI VOCÊ!


Leiam com atenção este e-mail:

"Cheguei há pouquinho do Rio, onde trabalhei muito, quase 'fundindo a cuca'; mas não poderia de deixar de responder esse seu mail agora, porque há +/- 2 meses o 'pessoal' da Ágora de São Paulo (você conhece?) me 'bateu a bola' e a passei a alguns amigos nos USA e não sei se também te copiei; de que o Henrique Meirelles tinha ido as pressas p/ Nova York, devido à falência da AIG, maior seguradora dos USA, e que o Governo Americano a tinha estatizado!

O Bush e seus asseclas, por pura pressa e INCOMPETÊNCIA, não tinham avaliado as muitas implicações internacionais dessa medida.

Dentre muitas, a AIG era controladora do UNIBANCO. Portanto o UNIBANCO PASSAVA A PERTENCER AO GOVERNO AMERICANO, e, salvo o compulsório, a AIG tinha esvaziado a caixa do UNIBANCO e a tinha 'enchido de "mortgages" (hipotecas) podres americanas'.

Resultado: O Banco Central emprestou a fundo perdido dinheiro ao ITAÚ, que não precisava e forçou ao BNDES a emprestar dinheiro à 'taxas simbólicas' ao ITAÚ, para o mesmo fim. Em realidade você e eu compramos o UNIBANCO!!! E os 'títulos podres' do AIG, ficaram pro Banco Central!

Um novo PROER igual ao Marka/Fonte/Cindam concedido ao nosso 'amigo' Salvatore Cacciolla!!!

Isto tudo, é pura verdade e pode passar adiante!!!

Há ainda o Banco Panamericano (Silvio Santos), que 'explodiu' e a Financeira Aymoré, que financiou, sem garantias, compra de milhares de carros 0Km, com entrada de R$1,00 e pagamentos das primeiras 72 prestações só em março de 2009!!!

Esta BOMBA e outras vão 'estourar no colo' do blindado Lula! Aí e depois com as outras CASAS BAHIA E INSINUANTE etc., vamos ver como ficam as coisas..."

Nestor Fernando Luz

posted by NONATO ALBUQUERQUE

COMO A EXPRESSÃO "TIO SAM" VIROU SINÔNIMO DOS ESTADOS UNIDOS?

A história mais famosa afirma que a expressão surgiu por volta de 1812, durante a guerra entre os americanos e a Inglaterra. Na cidade de Troy, em Nova York, havia um homem chamado Samuel Wilson que era fornecedor do governo dos Estados Unidos. Conhecido como Uncle Sam (Tio Sam), suas cargas eram marcadas com suas iniciais, US, as mesmas usadas para Estados Unidos (United States). Logo o nome Tio Sam virou apelido do governo americano e, mais tarde, passou a ser usado para designar também o povo do país.

PARA REFLETIR!

Não estimes o dinheiro nem em mais nem em menos do que aquilo que vale, porque ele é um bom servo e um mau amo.

(Alexandre Dumas)

domingo, 23 de novembro de 2008

HOMENAGEM A ADONIRAN BARBOSA

No dia 23 de novembro de 1982 o grande Adoniran Barbosa foi cantar no céu. Ele e Elis, juntos, estão animando outra mesa. Ouçamos Tiro ao Álvaro, na voz dos dois:

MINISTRO PREVÊ PIB DE 3,5%; LULA MANDA DIVULGAR 4%


Em reunião realizada no Planalto na última quarta (19), o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) expôs a Lula novas previsões para 2009.

Teriam de ser remetidas ao Congresso. Substituiriam dados que o governo anotara no Orçamento que elaborara em agosto, antes da supercrise global.

A certa altura, Bernardo levou à mesa uma estimativa de crescimento da economia para o próximo ano: 3,5%.

Antes, em público, o ministro falara em 3,8%. Em privado, técnicos do Planejamento haviam estimado o PIB de 2009 em algo entre 3% e 3,2%.

Lula espantou-se com o negativismo. Avaliou que, adotando os 3,5% de Bernardo, o governo injetaria pessimismo num mercado que já traz o pé no freio.

O presidente determinou a Paulo Bernardo que, em vez de 3,5%, anotasse na reprogramação orçamentária endereçada ao Congresso um PIB de 4%.

Lula não estava só. Presente à reunião, o ministro Guido Mantega (Fazenda) também torceu o nariz para os 3,5% de Bernardo. Agarrou-se aos 4%.

Fez lembrar o Mantega de novembro de 2003. Ocupava à época a pasta do Planejamento. Opunha-se a Antonio Palocci, então o titular da Fazenda.

O governo lidava na ocasião com números mais modestos. Palocci previra que o PIB de 2003 fecharia em 0,4%.

Mantega apostara em 0,8%. Numa entrevista, explicara as suas razões: "Eu não derrubo, só levanto o PIB".

Três meses depois, em fevereiro de 2004, o IBGE revelaria: nem Palocci nem Mantega. A economia brasileira anotara em 2003 uma retração de 0,2%.

A conjuntura atual parece conspirar, de novo, contra Bernardo e também contra a dupla Lula-Mantega, os levantadores de PIB. A retração mundial puxa o PIB do Brasil para baixo.

A Comissão de Orçamento do Congresso trabalhava com índices inferiores a 3%. O "PIB político" de Lula causou um misto de estranheza e espanto.

Os congressistas poderiam ajustar a taxa à realidade. Mas é improvável que o façam. Soariam mais realistas do que o rei.

Assim, o debate de Brasília serve apenas para expor, uma vez mais, os meandros da quiromancia econômica que guia as previsões dos governos. De todos os governos.

Em relação ao PIB, a coisa funciona assim: no final do ano, informa-se que a economia do ano seguinte crescerá 4%.

Ali pelo meio do ano, regateia-se o índice para 3,5%. Em dezembro, anuncia-se que a taxa não atingirá os 3%.

A essa altura, o Congresso já estará debruçado sobre o Orçamento do próximo ano. Que trará nova previsão otimista: 4%. Quiçá mais um pouco.

O vaivém parece irrelevante. Mas não é. Numa conta grosseira, cada décimo de ponto percentual de crescimento do PIB corresponde à criação de algo como 30 mil postos de trabalho. É disso que se trata.


Escrito por Josias de Souza

FHC DIZ QUE PSDB TERÁ NOME PARA 2010 ATÉ FIM DE 2009


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu neste sábado (22) a largada nos preparativos do PSDB para a eleição de 2010 e fixou um prazo de pouco mais de seis meses para que seja definido o nome da sigla que concorrerá à sucessão no Palácio do Planalto.
"Temos de ter no segundo semestre do ano que vem um candidato do PSDB à Presidência da República, unindo o partido", disse FHC, num discurso de mais de meia hora, durante um encontro organizado pelo PSDB paulista com prefeitos e vereadores eleitos no estado.

FHC empenhou-se para não lançar de imediato a candidatura do governador José Serra, ao contrário do que outros tucanos faziam pelos corredores do evento. Apesar de não economizar nos afagos ao governador paulista, o ex-presidente reservou espaço no discurso para elogios ao governador de Minas, Aécio Neves.

"Os dois são bons. Mas eu sou presidente de honra do partido. Não posso, antes da hora, antes de conversar com os dois, antecipar", afirmou em seguida, em entrevista.

Ainda no discurso, FHC não descartou a possibilidade de o nome ser definido em convenção. "Não temos medo. Se tiver divisão, faça convenção. Escolhe. Mas temos que ter o candidato. Senão, as forças da sociedade não têm por onde escoar, não têm como se exprimir. Vai ficar com o que está aí", emendou.

"Vamos conversar fraternamente, mas depois de seis meses de conversa vamos chegar à conclusão de quem é o candidato. E quando houver o candidato vamos gritar todos juntos numa voz só: Este é o homem que vai levar o Brasil a dias melhores."

Argumentando que o candidato será "a voz" do que o PSDB planeja para o futuro, o ex-presidente conclamou os tucanos a acirrarem o tom crítico em relação ao governo. Apesar de dizer que não há necessidade de exagerar na agressividade e que o eixo não deve ser a crítica pessoal ao presidente Lula, ele próprio não baixou o tom.

"Não precisamos ser agressivos pessoalmente com ninguém. Mas nem por isso vamos dizer tudo o que seu mestre fala está certo. Não está. Temos que dizer: o Rei está nu, aqui, ali, acolá. Põe a roupa presidente", afirmou. "Não diga bobagem, presidente. Seja mais coerente com sua história. Não seja tão rápido no julgamento do que os outros fizeram. Perceba que uma Nação se faz numa seqüência de gerações. Não seja tão pretensioso. Seja um pouquinho mais humilde."

Em seguida, na entrevista, FHC minimizou as críticas a Lula. Questionado se acha que falta humildade a Lula, ele devolveu: "Não disse isso. Disse que nós todos temos que ser humildes. Ele, como ser humano, é bom que seja".

Da Agência Estado

SONETO AO POVO


Quem do milho a cada manhã nos dá o pão desejado;
Faz as praças, os mercados florescerem de verdura;
Doma as árvores, e do barro nos oferece o telhado;
Encontra o outro, modela o ferro, traz a fartura? !!!

Quem é este que golpeia as trevas, constrói a beleza,
Sabe as vontades dos seres, os segredos do viver,
Conhece as aspirações da terra, as notas da pureza,
Os mistérios da noite, os hinos do amanhecer? !!!

Tu és, oh obscuro ser, o mais luminoso companheiro,
Tens o fogo da vida, o amplo sonho, o amor verdadeiro,
De tuas mãos mágicas e poderosas nasce o Novo.

Ó combativo operário, valente camponês, pai guerreiro,
Com as veias da aurora honradamente te louvo
E no peito azul da vida escrevo o teu nome: POVO!

(Junior Bonfim, in Poesias Adolescentes e Maduras)

PARA REFLETIR!

As grandes oportunidades de ajudar os outros raramente acontecem, mas as pequenas surgem todos os dias.

(Sally Koch)