sábado, 5 de janeiro de 2013

ALEGRIA: LAVOURA E FRUTO


É próprio do humano esperar a felicidade. Querer alegrar-se. A alegria é o destino mais buscado. Todos, na maior parte do tempo, desejam alcançá-la. Mas os trajetos ou veículos escolhidos nem sempre são eficazes. E, mais dramático, alguns a encontram, mas não conseguem reconhecê-la.

Não há existência imune ao sofrimento. Isto é certo, mas estar alegre é o estado de espírito que impulsiona o ânimo. Instaura a necessária capacidade realizadora, sem a qual nos sentimos desmobilizados. Inseguros quanto à própria potência para enfrentar desafios: dos mais básicos aos mais surpreendentes ou adversos.

Na história das religiões, é fácil perceber como a maioria das divindades são alegres ou suscitam sentimentos de regozijo. Talvez esse fenômeno possa ser creditado ao poder liberatório da alegria. A própria etimologia da palavra, significando ânimo e ritmo une esse sentimento ao poder criador.

Os grandes artistas ficam mais inspirados nas horas tristes? O senso comum diz que sim. Mas a Psicologia da Criatividade parece mostrar que o impulso ao exercício criativo, nessas horas, é uma resposta na busca de superação. Ou seja, não é a tristeza, mas a vontade de triunfar sobre obstáculos que ativa o impulso criador.

Há momentos de tristeza advindos das adversidades, das fatalidades. Neles, o desânimo é inapelável. Mas podemos vivenciar a tristeza como um espelho que ajude a enxergar a existência com lente mais aguda e a colocar sentimentos em nova perspectiva.

Alguns cultivam postura negativa, apesar de sermos seres ávidos por felicidade, alguns de nós estão sempre cabisbaixos, mesmo nos pequenos percalços.O filósofo Pompônio dizia: ‘existem pessoas tão habituadas ao desânimo e à tristeza que enxergam noite, mesmo no que se passa em plena luz do dia.’ Por isso há que se entrar em contato com o próprio jeito de surfar nas ondas da existência, para modificá-lo, se necessário. Isso geralmente é benéfico e transformador.

Não podemos negar o poder inibidor que a frustração tem sobre a disposição de ânimo, mas é possível cultivar hábitos mais construtivos, mudar o circúito energético para imprimir vigor às ações. Na teoria musical, o allegro é o andamento rápido, corresponde ao compasso vital da música. Pensando nisso, talvez a alegria seja o que mantém a imanência do ritmo da vida com o ardor da ação.

Há os que atribuem tudo o que lhes acontece à sorte ou à falta dela. Assim, permanecem passivos e quando sobrevém o resultado dessa postura, lamentam-se e reforçam a atitude vitimizada. Mas Sêneca,o filósofo que ensinava à alma, aconselhava: ‘ages, não segundo a tua sorte, mas segundo o teu desejo e a tua vontade e te alças aos maiores níveis’. Creditar tudo à sorte produz inércia e desilusão.

Perceber a felicidade. Muitos conquistam suas metas, mas não percebem e então, em vez de alegres, sentem-se insatisfeitos. Outros, ao conquistar o território que eles mesmos demarcaram, o consideram insuficiente e então, ficam descontentes e infelizes.

A felicidade exige satisfação e contentamento. Não podemos esquecer que a felicidade vem, também, da forma como a percebemos e dos sentimentos que nutrimos na sua busca. Alegria é lavoura e fruto. É essencial perceber que houve plantio e que é chegada a hora de saborear o fruto. Valorizar o que foi conseguido, sob pena de esvaziarmos novas vontades. Carlos Drummond alerta para esse risco quando diz: ‘pior que a falta de água é a falta de sede’.

Consistência e durabilidade. Não existe felicidade eterna, mas os momentos felizes são mais duradouros quando são consistentes. E isso só é possível sobre conquistas cujos pilares são os valores e a aderência aos nossos propósitos. Se escolhemos metas autênticas, imantadas à nossa identidade e coerentes com os próprios valores, o sentimento de satisfação tende a emergir.

É ainda o sábio Sêneca que ensina sobre a consistência necessária às ações de quem busca a felicidade, quando diz: ‘alegra-se com consistência quem tem caráter reto, alma sensata e despreza os caprichos da ambição tola”.

É preciso empunhar a lança do entusiasmo de forma realística. Sem descuidar que toda conquista é a projeção de um sonho no solo concreto da existência. Talvez Dom Quixote consiga traduzir, com exageros, mas traduz, os temperos da determinação que colhe frutos maduros: ousadia, disposição, rumo, coragem, sonhos.

Para nós, mortais, está posto o desafio da temperança. Miguel de Cervantes, o criador de Dom Quixote, herói ridículo e personagem perfeito, escreveu na folha de rosto de seu livro, a segunte frase: post tenebras, sepro lucem (depois das trevas, espero luz). Essa frase encerra uma visão otimista diante de grandes empreitadas. Funciona como perfeita exortação aos que costumam esgueirar-se pelas sombras da tristeza.

Dante Alighieri, na Divina Comédia, reafirma a necessidade da consistência e da autenticidade para uma existência coerente e alegre e é com esses versos inpiradores que essa reflexão termina:

Quem firmeza não tem nos pensamentos,
no fim, se aparta do que sua alma se destina e
assim,
malogra, instável,
seus instintos.


(Liduina Benigno)

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ADEUS ANO VELHO! FELIZ ANO NOVO!



"Adeus Ano Velho"
Diz a música e refrão
"Feliz Ano Novo"
Comemora a multidão

E assim lá se foi o tempo
Muitos planos a sonhar
Finda um ano e entra outro
Com desejos de mudar

Quem é pobre pensa logo
Vou lutar pra melhorar
Quem é rico se promete
Aos pobres vou ajudar

Quem está acima do peso
Vai se penitenciar
E mesmo que passe fome
Pra emagrecer vai lutar

Minha sogra todo ano
Se lembra de prometer
Coca cola em minha vida
Nunca mais eu vou beber

Seja lá qual for o vício
A tendência é mudar
Mas fica no pensamento
E outro ano vai chegar

Até me lembra a política
Em ano de eleição
Muitas promessas são feitas
Cumprir não é intenção

Mas é sempre esperança
É sonhar pra melhorar
Quem almejar as estrelas
Bem mais alto vai chegar

À meia noite tem ceia
Numa rica refeição
Vem peru e arroz branco
Bacalhau no pimentão

Muitas nozes pra enfeitar
A mesa da refeição
Até frango e pernil
Salada com agrião

Sobremesa é um pecado
Calorias pra valer
Tem doces de chocolate
Quanta coisa pra comer

A família muito alegre
E muita descontração
Champanhe é a bebida
Desta comemoração

Está quase na virada
É contagem regressiva
4, 3, 2, 1, 0 Uauuuuuu
Linda chuva explosiva

São festas por todo lado
Tudo é celebração
Os fogos de artifício
Numa linda explosão

Os fogos se abrem em leque
E formando coração
Lindas formas aparecem
Clareando a escuridão

Norte a sul se comemora
Do casebre à mansão
Do Brasil à Inglaterra
Passando pelo Japão

Dia seguinte é feriado
Todo mundo em ressaca
A festa foi muito boa
Dia de praia na barraca

Mas agora é outro ano
Hora de recomeçar
Pensamento positivo
E nada de fraquejar

Anote tudo na agenda
Precisa se organizar
Cada meta alcançada
É um passo que vai dar

E se nada acontecer
Nunca pense em depressão
Outro ano vai chegar
Chances de renovação

FELIZ ANO NOVO!

(Levi Madeira é médico oftalmologista e escritor de cordel)

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ANOS E LUAS



Mais um ano que se vai

Mas a vida continua,

Eu sigo meu caminho

Como segue o seu, a lua

Horas bem cheia de graça

Botando o bloco na praça

Como quem se insinua.

*

Carregada de otimismo

Acho a vida envolvente,

Nada ofusca meu caminho,

Sou tal qual lua crescente

Que a cada novo dia

Ganha mais luz e magia,

E risonha segue em frente.

*

Se às vezes a melancolia,

Vem nublar o meu semblante

Não fico desatinada,

Procuro seguir adiante

Pois me sinto iluminada

Feito lua minha estrada

Tem seus dias de minguante.

*

Eu já vivi muitas luas

Sei que a vida se renova,

No ano que entra e sai

Eu vou passando na prova

E que venha o Ano Novo

Pois com ele me comovo

E renasço lua nova!


--

Dalinha Catunda

domingo, 30 de dezembro de 2012

VAMOS CURAR O MUNDO EM 2013!

Imagine uma célula do corpo que pensa que é um ser separado, que não faz parte do grande organismo vivo. Essa célula olha para as doenças, toxinas e mazelas do corpo como uma criatura externa que julga tudo e não se sente como uma parte integrante daquele ser maior. Ela não entende que ela é também aquele ser maior. E ao não se enxergar como parte do todo, a célula critica, julga, joga a culpa das mazelas em outras células e órgãos, gerando desamor e rejeição a si mesma, o que acaba provocando mais desarmonia e doenças.

É mais ou menos assim que nos sentimos. Somos parte de um grande organismo vivo, como se fôssemos células. Só que nós somos células que tem consciência de si mesmas. Entretanto, do nosso limitado ponto de vista, temos a impressão de que somos seres individuais com mentes individuais habitando um planeta cheio de problemas com pessoas cheias de defeitos. Na verdade, fazemos parte de um grande organismo vivo, que tem uma mente coletiva global, uma saúde global. Perdemos essa visão mais abrangente e começamos nos sentir separados do todo.

A partir dessa ilusão de separação, julgamos, criticamos e tendemos a ver a causa dos problemas da sociedade em outras pessoas, gerando ainda mais negatividade, falta de amor e desarmonia. Não percebemos que ao agirmos dessa forma estamos rejeitando a nós mesmos, pois somos uma parte indissociável do todo.

Um exemplo claro dessa ilusão de separação e julgamento, são os comentários que vemos de pessoas revoltadas com a política. São pessoas que pensam que a "culpa" de todos os problemas são desses poucos seres que estão aparentemente comandando tudo.

Quando enxergamos de uma forma mais global, sem perder de vista que somos parte de um grande todo, percebemos que toda a corrupção e desonestidade que vemos nos comportamentos dos políticos são apenas o reflexo da desonestidade e corrupção que existe em boa parte dos seres que fazem parte da sociedade.

Uma sociedade muito corrupta, produzirá políticos muito corruptos, assim como uma sociedade mais honesta produzirá governantes mais honestos. O grau de honestidade de quem comanda as instituições será um reflexo direto do grau de honestidade da população.

Muitos dos que criticam praticam a corrupção de diversas formas em suas vidas (sonegação de impostos, suborno do guarda, se aproveitam da influencia de alguém para obter vantagens e passar na frente de outros e etc...) e fariam o mesmo se estivessem no poder. É sempre um processo coletivo.

A poluição e toda a feiúra e miséria que existem no mundo são um reflexo direto da negatividade e do nível de consciência daquela população. E esse nível de consciência global, é reflexo do somatório da negatividade e das coisas boas que existem em cada um de nós. Por isso, a única forma que temos para ajudar o todo, é curando as nossa própria negatividade interior. Assim nos tornamos mais saudáveis emocional e fisicamente e passamos a somar de forma positiva na coletividade.

A nossa mente individual está cheia de áreas obscuras que contém todo o tipo de negatividade: pensamentos e sentimentos que nos causam sofrimento - mágoas, medos, culpas, tristeza, raiva e etc. Temos partes saudáveis também, caso contrário, estaríamos todos completamente loucos, infelizes e doentes. Quanto mais curamos essas partes negativas que guardamos, mas nos tornamos saudáveis, felizes e em paz.

De forma análoga, a grande mente global também está perturbada e cheia de pontos obscuros com negatividade. Essas partes obscuras são o somatório da negatividade contida na mente individual de cada um de nós.

Quando eu curo qualquer negatividade que eu guardo, além de ajudar a curar a minha mente individual, eu ajudo a curar a grande mente coletiva e torno o mundo um pouco melhor, pois eu faço parte do todo.

A negatividade que nós carregamos tem também o poder de influenciar outras mentes. É como um vírus que lançamos no ar e que leva doença para outras pessoas. Quando nos curamos e nos tornamos mais felizes, temos também o poder de influenciar de forma positiva todos que estão ao nosso redor. Deixamos de fazer parte do problema e passamos a fazer parte da solução.

A violência que vemos no mundo, é fruto da raiva e outros sentimentos negativos que cada um de nós guarda. Quanto mais energia de raiva individual, maior será a energia coletiva, e ficamos mais propensos a nos tornarmos agressivos com outras pessoas pois estamos imersos em um campo.

Quando essas tensões emocionais individuais se tornam muito altas em uma grande parte da população, veremos explodir a violência de várias formas: aumento dos índices de homicídio e violência física, aumento dos níveis de agressão psicológica, surgimento de revoltas coletivas, e, em um grau mais extremo, pode ocorrer uma guerra civil ou guerra entre países.

Pensamentos do tipo "a paz começa comigo" ou "seja mudança que você quer ver no mundo" podem parecer clichês ou bobagem, mas expressam uma grande verdade e estão baseados na visão holística que de cada um de nós faz parte de um todo.

Um mundo mais pacífico se faz com pessoas que se sentem em paz. Um mundo mais feliz se faz com pessoas que estão mais livres da negatividade consciente e inconsciente que o ser humano carrega.

(André Lima)