sábado, 21 de março de 2009

AYRTON SENNA



Ele foi, indubitavelmente, o piloto que mais marcou as pistas dos corações brasileiros. Usando as cores do Brasil no capacete, Ayrton Senna da Silva - que nasceu no dia 21 de março de 1960, em São Paulo – cativou a todos. Era uma explosão de encanto, um champanhe de esperança que se abria aos domingos e fazia a nação rasgar o manto de desencanto que a cobria naquele momento histórico.

No ano de 1983, Senna correu uma prova inteira de Fórmula 3 na Inglaterra com o carro sem freios. Os mecânicos, a princípio, não acreditaram, mas ao verificar as pastilhas viram que elas estavam geladas.

O circuito inglês de Silverstone, onde ele venceu nove provas seguidas na Fórmula 3, foi apelidado de Silvastone, numa referência ao sobrenome Silva do piloto brasileiro.

Na primeira temporada de Fórmula 1, em 1984, pilotando uma irregular Toleman, Senna ficou em segundo lugar no GP de Mônaco, atrás de Alain Prost, da McLaren. Chegou a ultrapassar Prost, mas o diretor da prova - o ex-piloto belga Jacky Ickx - alegou que a havia interrompido antes por causa da chuva.

Ao vencer pela primeira vez no GP de Mônaco, em 1987, Ayrton Senna não conseguiu conter sua euforia. Acabou dando um banho de champanhe nos vestidos de milhares de dólares das princesas Stéphanie e Caroline, e no impecável terno cinza do príncipe Rainer.

No dia 19 de julho de 1995, a placa de bronze do túmulo de Ayrton Senna, no cemitério do Morumbi, em São Paulo, foi roubada. Ela trazia a inscrição: "Nada pode me separar do amor de Deus". Já no dia seguinte uma nova placa foi colocada em seu lugar.

Ayrton Senna estava na pole-position e precisava do primeiro lugar no GP do Japão para conquistar o título de 1988. Mas, logo na largada, ele confundiu as marchas e caiu para 16º lugar. Começou, então, a maior atuação do piloto na F1. Debaixo de chuva e num ritmo alucinante, Senna foi ultrapassando seus adversários. Até deixar o principal concorrente, Alain Prost, para trás. Era a vitória, o título e a consagração de um novo mito.

No dia 01 de maio de 1994, Senna liderava a prova no circuito de Ímola, na Itália, quando saiu da pista na curva Tamburello e bateu no muro de proteção a 300 km/h. Foi socorrido na pista. Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma.

No dia 4 de maio daquele ano, seu corpo chegou ao Brasil. Consternada, a população de São Paulo assistiu ao cortejo fúnebre que foi do aeroporto à Assembléia Legislativa. Coberto com uma bandeira do Brasil, o corpo do campeão foi velado por milhares de pessoas, recebendo honras de Chefe de Estado. Em dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 62 pole positions (primeira posição de largada). O impacto de sua morte ainda hoje entristece os brasileiros.

AYRTON SENNA - UM CONSELHO

MOMENTO NACIONAL

Dilma Rousseff

À guisa de introdução, dois versinhos de um canto poético sobre a ministra Dilma Rousseff, que a verve nordestina, com a gentileza de Suyane França, Assessora de Comunicação e Marketing da Prefeitura de São Miguel/RN, manda para esta Coluna :

"Eu também quero uma lasquinha
Uma filepa de poder
Quero olhar nos olhos dela
E, ternamente, dizer
Que mais bonita que ela
Mulher nenhuma há de ser.

Eu já vi um deputado
Dizendo no Cariri
Que Dilma é linda e charmosa,
Igual não existe aqui,
E é capaz de ser mais bela
Que Angelina Jolie."

Pois é, conduzida pelo balão de Lula, a ministra Dilma poderá chegar, logo, logo, aos 20% de intenção de voto na região. Ultrapassando este índice, a propulsão se tornará a jato. A conferir.

Amigo do Papa

Rui Carneiro, paraibano matreiro, era candidato a senador pelo PSD, em 1955. A UDN tinha apoio dos comunistas. Rui esteve na Europa, voltou, foi fazer o primeiro comício da campanha: - Paraibanos, estive em Roma com o Papa. Ele me cochichou: Rui, se destruírem meu trono aqui no Vaticano, sei que tenho um grande amigo lá na Paraíba. Vá, dê lembranças à comadre Alice e diga ao povo que estou com você. Ganhou a eleição. O velho amigo Sebastião Nery, com sua graça, nos brinda com essa matreirice.

Serra que se cuide

José Serra não é muito simpatizado no nordeste, desde os tempos da Constituinte de 88, quando tentou inviabilizar políticas de interesse regional. O nordeste tem 30% dos votos do país. "Vilma do Chefe", como Dilma começa a ser conhecida por lá, será transformada em "Dilma do Lula", nas margens eleitorais. A linguagem do povo vence qualquer obstáculo. Mas o governador paulista confia que tem cacife para chegar à alma do nordestino. A conferir.

"Um bom discurso deve esgotar o tema, e não os ouvintes." (Churchill)

Aécio que se viabilize

Aécio Neves, o governador de Minas Gerais, começa a puxar o trem de freio em matéria de prévias. Neves contaria com as prévias para fazer muito barulho. Tem mais prestígio que Serra nas bancadas parlamentares. Poderia arregimentar as bases. O governador paulista, por sua vez, é bem mais conhecido e com maior lastro eleitoral. A alternativa de Neves seria sair como candidato à presidência pelo PMDB. O partido, a cada dia, perde as esperanças. Até porque a porteira de entrada tem uma data para fechar: final de setembro deste ano. E as prévias do PSDB ocorreriam ao final do ano. Logo, ele terá de permanecer na floresta tucana.

"O que é um adulto? Uma criança recheada de idade." (Simone de Beauvoir)

Chapa pura?

Há quem pregue uma chapa pura entre os tucanos: Serra, presidente e Aécio, vice. Como vice é vice e Serra não cede poder nem ao papa, o governador mineiro estará melhor com o figurino de senador.

"O ser humano é a soma de suas fantasias." (Henry James)

Três modos de eleger

"Santo Agostinho distingue três modos de eleger: a primeira tem o nome de eleição e se faz entre bons e maus; a segunda é a subeleição, e se faz entre bons e melhores e a terceira é a pré-eleição, que escolhe dos melhores o ótimo". Padre Bernardes era um sábio.

O vice de Dilma

Pois bem, a equação das chapas passa pelos acordos interpartidários. O PT aposta na aliança com o PMDB e já sinaliza com dois nomes para a vice: Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, e Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional. A lógica: Dilma gostaria de equilibrar a chapa com um nome do maior colégio eleitoral do país, São Paulo, com 30 milhões de eleitores. E compensaria sua visão técnica com a visão política de Michel Temer. O nome de Geddel é lembrado por ser do nordeste, fato que poderia mobilizar o eleitorado regional. A cúpula do PT aposta mais em Temer, pois o nordeste, acredita, virá em direção a Dilma, puxado pela locomotiva Lula.

"Um homem de 60 anos já passou 20 anos na cama e mais de 3 anos comendo." (Enoch Arnold Bennett)

O vice de Serra

Pela lógica, o vice de José Serra - se for ele o candidato - deverá ser do nordeste. A aliança do sudeste com o nordeste é fundamental para a eficácia eleitoral. Nesse caso, os nomes poderiam vir do DEM - aliado preferencial - ou mesmo do PMDB, caso este se apresente rachado, como se imagina. O nome peemedebista mais badalado é o do senador Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, enquanto José Agripino, o senador potiguar do DEM, é um dos mais lembrados para compor a chapa do tucano.

"Eu prefiro a companhia dos animais, eles são muito mais simples". (Freud)

O PT paulista

Lula gostaria que o deputado Antonio Palocci fosse o candidato do PT ao governo de São Paulo. Palocci espera sair, ileso, do processo que tramita no STF. Se não conseguir, o PT pensa no nome do prefeito Emidio de Souza, de Osasco. Ora, o partido tem nomes mais fortes, entre eles, os senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante. Mas o receio de mais uma derrota petista os afasta do risco. Fernando Haddad, o ministro da Educação, poderia encarnar o perfil do novo. O PT paulista não tem boas opções. Está encalacrado.

"A pressa mais atrasa que adianta." (Quinto Curcio)

Cresso, Rei da Lídia

Cresso, Rei da Lídia, havendo-se vestido com todos os adornos e galas que lhe pedia a sua vaidade e lhe facilitava a sua opulência, subiu ao trono e disse para o sábio Sólon: Viste jamais espetáculo tão formoso? Respondeu o sábio: Vi, e muito maior: os galos, as araras e os pavões. Padre Manuel Bernardes.

Dr. Hélio

Já o PDT trabalha para dar impulso à candidatura do dr. Hélio, prefeito de Campinas, ao governo paulista.

E os tucanos?

O candidato in pectore de José Serra é o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira. Que articula bem nos bastidores, recebendo prefeitos, atendendo pleitos municipais. Mas Aloysio, convenhamos, é meio fechadão, cara de bravo. Não irradia simpatia. O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, tem um bom recall e uma bagagem eleitoral de peso. Pode ser o coringa de Serra. José Aníbal, o líder tucano na Câmara, também é um bom nome. Teve ótima votação para o Senado, tempos atrás, mostrando que conhece o caminho das urnas.

"Colha o dia, não confie no futuro." (Horacio)

E Skaf, hein?

E o candidato Paulo Skaf, hein? Qual será a última movimentação? Será que já fechou com o PSB e o PDT? Skaf tem até final de setembro para se filiar a um partido de esquerda.

"Todos os caminhos conduzem a mim mesmo." (Jacques Lanzmann)

Decalagem

A "decalagem" (lead) é a distância entre a posição corretamente prevista do alvo móvel e a posição real de onde os últimos sinais foram recebidos. Assim, para levar em conta a "decalagem", o caçador antecipa, dispara à frente da ave em um vôo ou do prato de barro; aponta, não ao próprio alvo, mas a um ponto previsto na sua trajetória. Em política, qual é aptidão de um candidato para prever e antecipar as dificuldades que terá de enfrentar? Qual é a eficácia de sua previsão? Qual a sua aptidão para antecipar situações futuras? Como tenta aumentar o seu "avanço" e melhorar a sua taxa de "decalagem"? Essa é uma questão que a Coluna apresenta aos leitores para análise de viabilidade dos pré-candidatos acima citados.

Ultraje

A ganância não tem limites. Pois não é que, em plena crise, a Seguradora AIG quer distribuir US$ 165 milhões aos seus principais executivos dos EUA? Lembrancinha: foi essa mesma Seguradora que recebeu US$ 180 bilhões do governo para não fechar as portas.

Franceses

Elias Canetti sobre esse povo: "O símbolo da massa dos franceses tem uma história jovem; é a sua revolução. A festa da liberdade é comemorada todos os anos. Ela se transformou na festa nacional da alegria propriamente dita. No dia 14 de julho cada qual pode dançar com quem quiser na rua".

Costa e anastasia, os candidatos

Hélio Costa firma-se como candidato do PMDB ao governo de Minas. O vice-governador Antonio Anastasia é o nome tucano mais forte para o governo. O DEM tende a apoiar o candidato de Aécio.

Genro no RS

No Rio Grande do Sul, Tarso Genro aparece como a melhor opção do PT. Olívio Dutra declina da candidatura.

Rosalba e Iberê no RN

No Rio Grande do Norte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) aparece, hoje, como a candidata mais forte. O vice-governador Iberê Ferreira articula para ser o candidato situacionista, apoiado pela governadora Vilma Faria.

Chávez fecha a oposição

A cada dia, Hugo Chávez vai fechando as portas da oposição. Portos e aeroportos situados em regiões administrativas que são governadas por opositores passam ao controle do governo federal. E ainda há democratas que celebram a grandeza da democracia venezuelana.

Suíços

Elias Canetti sobre esse povo: "Um estado cuja coesão nacional ninguém discute é a Suíça. O sentimento patriótico dos suíços é maior do que o de muitos povos que falam apenas um idioma".

Globalização nos trens

A Globalização chegou aos trens urbanos de São Paulo: uma das empresas do setor apresentou recentemente um atestado de serviços prestados em subcontratação no Marrocos. O documento está escrito em Francês, em papel timbrado do Rio de Janeiro e - pasmem - registrado pelo CREA do Rio Grande do Sul. Esta é a faceta brasileira da globalização galopante.

CONTAG fora da CUT

Por que a CONTAG, com 22,4 milhões de trabalhadores, rompeu com a CUT? Porque a CUT devora muita grana, dizem. Os sindicatos associados vão se repartir entre outras Centrais.

Pauta travada

A pauta da Câmara está travada por MPs. O trancamento irá até 15 de maio. O deputado Michel Temer encontrou a solução para descongestionar a pauta. O "Eureka" do Michel é uma interpretação jurídica sobre a esfera de abrangência das MPs. Só podem trancar as votações referentes a leis ordinárias. A interpretação sistêmica do presidente da Câmara, que recebe apoios de renomados juristas, deverá diminuir consideravelmente o peso das MPs nas votações. Esta semana, Michel Temer apresenta sua Proposta ao ministro Tarso Genro, ao advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, e ao presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

Espanhóis

Elias Canetti sobre esse povo: "Assim como o inglês se vê como capitão, o espanhol se vê como matador. Mas em vez do mar que obedece ao capitão, o toureiro é dono da multidão que o admira. O animal, que ele deve abater segundo as nobres regras de sua arte, é o velho monstro traiçoeiro das lendas".

Poupança

Lula quer mexer na velha Poupança. Que passou a ser o melhor dos investimentos, pelo menos, o mais seguro. Quem diria, hein?

E Sarney, hein?

O senador José Sarney é o mais litúrgico dos nossos políticos. Impregna-se do simbolismo do poder. Por isso, deve sofrer muito com a bateria de denúncias que atinge o Senado. Sarney esperava que o fardo de voltar a presidir a Câmara Alta não seria tão pesado.

Conselho aos membros do Ministério Público

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na edição passada, o espaço foi destinado aos membros da CPI dos Grampos. Hoje, volta sua atenção aos membros do Ministério Público:

1. Continuem a jornada para extirpar a criminalidade, limpar os entulhos e combater a corrupção.

2. Mas a caminhada cívica é incongruente com a espetacularização de alguns representantes do Ministério Público.

3. A limpeza institucional começa por uma boa lavada nas paredes de certos ambientes internos.

____________

* Por Gaudêncio Torquato

sexta-feira, 20 de março de 2009

A MILÉSIMA POSTAGEM DO BLOG DE LÚCIO ALCÂNTARA!


Ao deixar o governo do Ceará, eu era, literalmente, um analfabeto digital. Incapaz de realizar um procedimento por mais elementar que fosse.

Ao retornar de viagem que empreendi a Portugal, logo após transmitir o cargo, por insistência da minha mulher, comecei a lidar com o computador.

A seguir veio a criação do blog, contando com o apoio e o estímulo de familiares e amigos.

Os primeiros passos visaram a adaptação à linguagem da internet, síntese, clareza, marca pessoal, alguma irreverência e, às vezes, contundência.

A forma como se deu o processo eleitoral, de todos conhecida, e o desenrolar do governo, no qual pontificaram duas oposições, uma ostensiva e outra enrustida, um cavalo de tróia infiltrado na administração, ambas movidas pela ambição política que desconhecia limites éticos, explicam parte do êxito do meu adversário.

A vinculação partidária do candidato ao Presidente Lula, detentor de enorme popularidade, completa o cenário da vitória do meu oponente.

O adesismo desenfreado e a pusilanimidade de muitos, com honrosas exceções, obrigou-me a empenhar-me pessoalmente na defesa do meu governo. Manobras cavilosas e perseguições mesquinhas estiveram presentes desde os primeiros dias da nova administração.

A intenção era desconstituir um governo honrado e profícuo, reconhecido pela população, conforme pesquisas idôneas, à época divulgadas, num desejo manifesto de reescrever a história, como se isso fosse possível. Ilhado pelo mar governista, encontrei na internet um canal livre para me expressar.

Quando critico o governo, diferentemente do que ocorreu comigo, faço-o de modo impessoal, com elegância e respeito, mesmo quando mais incisivo, a partir de fatos incontestáveis ou de promessas eleitorais desmentidas ou irrealizadas. Procuro ser sensato, no poder ou fora dele.

Na busca de uma unanimidade, que compromete a ética, as finanças e a democracia, não faltaram áulicos do governo, recentes e antigos, que se manifestaram para desqualificar minha postura oposicionista. No intuito de me diminuir debocharam dos blogueiros e internautas.


Como se estivesse impedido de reclamar, devido o insucesso eleitoral. Perdi as eleições, não a cidadania ou a liberdade de pensar. Tenho sentimentos, mas estou muito longe de ser um ressentido. A vida foi generosa comigo. Sou grato as oportunidades que tive. Julgo, ao contrario, que minha legitimidade para acompanhar e criticar o governo decorre do resultado do pleito.

Quando a oposição é um deserto, como aqui, há um deficit de participação. Sofrem com isto a democracia e o erário. Se falta quem grite que o rei está nu, ele parece vestido, apesar das evidências em contrário. Esse grito para desmentir aparências engendradas nunca vou deixar de dar.

Estou onde o resultado eleitoral me colocou: servindo ao povo, em outra trincheira, com a inegada vocação para a vida pública que minha trajetória confirma.

(Lúcio Alcântara)

CARTA ABERTA DE PROTÓGENES PARA OBAMA



Estimado Presidente Barack Obama –

Como é amplamente reconhecido, a sua eleição ao cargo supremo dos EUA reafirma e fortalece a luta pela democracia e pela justiça travada por cidadãos honrados em nações do mundo inteiro. Acreditamos que existe, de fato, "uma luta em andamento que vai além do oceano" dizendo respeito ao bem-estar de toda a coletividade humana. É nesse espírito que estamos enviando essa comunicação à sua atenção.

O Brasil vive momentos de fragilidade, pois evidências de esquemas de corrupção que ameaçam a soberania de nosso país estão presentemente sendo avaliadas nos EUA. Precisamos, portanto, do seu apoio. Sabemos, afinal, que o crime organizado internacional não tem qualquer comprometimento com o valor público das nações do planeta, mas apenas com a sua dizimação, fato que perpetua o flagelo e o sofrimento de centenas de milhões de seres humanos em todos os países.

A luta brasileira contra a corrupção tem se tornado mais intensificada nesses últimos meses conforme a operação Satiagraha da Polícia Federal tem evidenciado ao povo brasileiro o envolvimento dos três poderes da república em esquemas de corrupção. Isso se tornou público a partir da apreensão e condenação do banqueiro-bandido Daniel Dantas, o agente financeiro de inúmeras fraudes e atos criminosos realizados nos últimos 15 anos em conjunto com os mais altos representantes públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário do Brasil.

Como resultado desse quadro lamentável, os poderes da república brasileira têm agido de forma patentemente arbitrária e antidemocrática, visando obstruir os processos da lei e da ordem, dessa forma traindo os interesses 190 milhões de cidadãos brasileiros ao favorecer bandidos já condenados pelas leis do país.

O fato é que os 2 bilhões de dólares já bloqueados com a ajuda de governos estrangeiros – do total de U$ 16 bilhões desviados pelo banqueiro-bandido Daniel Dantas – mostram a veracidade dos crimes e provam que a luta vai, sim, além dos oceanos. Mesmo assim e apesar de ter sido condenado a dez anos de prisão bem como ao pagamento de multa de R$ 12 milhões por tentar subornar um delegado da Policia Federal, o banqueiro-bandido condenado responde a sentença em liberdade após receber dois Habeas Corpus sucessivos contrariando todo o histórico de julgamentos e súmulas da Suprema Corte brasileira.

Infelizmente, não é apenas o judiciário que está no payroll do banqueiro-bandido Daniel Dantas. O próprio presidente da república, o Lula, acaba de colocar os amigos para assumir controle do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) com um decreto no dia 19 de fevereiro de 2009, visando obstruir processos relativos à soberania da nação – aliás, uma jogada não muito distante do Patriot Act do presidente G.W. Bush que custou aos EUA um atraso que o senhor pode mensurar melhor do que ninguém. No caso em questão, 11 entidades autônomas, incluindo as forças armadas brasileiras, formavam um conselho consultivo que coordenava a Sisbin. Esse conselho foi agora substituído por um comitê de seis indivíduos amigos de Lula, todos com um passado ético extremamente questionável.

Como é de conhecimento público, as informações da investigação Satiagraha contendo provas irrefutáveis dos crimes mencionados acima se encontram em 12 discos rígidos, encontrados dentro de uma parede oca na residência do banqueiro-bandido Daniel Dantas, os quais estão presentemente nas mãos da CIA nos EUA para serem analisados e revelados os esquemas de corrupção no Brasil com reflexos no seu país. Não é difícil imaginar as razões que levaram essas evidências para longe do Brasil ao considerarmos a seriedade dos crimes cometidos e o poder dos criminosos envolvidos, cuja lista abrange expoentes do sistema financeiro internacional, alguns já bem conhecidos do público estadunidense.

Assim como o senhor, o senador Russ Feingold e milhões de homens e mulheres honrados em seu país, a grande maioria dos brasileiros acredita que a lei deve valer para todos equitativamente, caso contrário a democracia se torna uma mentira e colocamos em risco o futuro da liberdade e da cidadania no mundo. Temos que lutar juntos pela transparência e pela justiça dia e noite para que as forças corruptas não se imponham sobre as forças do bem e por isso acreditamos vigorosamente que não pode haver protelações quanto à justiça clamada pelo povo brasileiro em face da crise moral que assola o Brasil.

Finalmente, lutamos pela justiça HOJE. Como escreveu Martin Luther King Jr., "Justiça atrasada é justiça negada". Então, contamos com a sua vigilância e o seu apoio para que os processos de avaliação e divulgação dos dados contidos nos 12 discos rígidos em poder da CIA não sejam obstruídos. Queremos apenas a verdade, pois sabemos que basta a verdade para que a soberania do nosso povo seja garantida.

Deus abençoe o senhor, sua família, o povo americano e todas as suas iniciativas visando o aprimoramento social da humanidade.

Atenciosamente,

Protógenes Queiroz

MONTENEGRO, DO IBOPE, DIZ QUE SERRA GANHA EM 2010!

1. Bem, pelo menos é o que dizia o blog de Ricardo Kotscho, ex-assessor de imprensa de Lula, em 30 de setembro de 2008. Vejamos:

2. "Serra caminha para uma vitória contra Dilma em 2010, eleição em que, na sua opinião, só dois candidatos fortes deverão concorrer. As previsões acima são de Carlos Augusto Montenegro, 54 anos, que desde os 20 comanda o Ibope, maior instituto de pesquisas da América Latina. Na sucessão de Lula, Montenegro acredita que a ‘bola da vez’ é o governador paulista José Serra, assim como me dissera, no início da campanha de 2002, fez questão de lembrar, que a ‘bola da vez’ era Lula , e como sabemos, acertou."


3. "Por um motivo principal: desde o trauma Collor, o eleitorado brasileiro não elege mais candidatos fabricados, mas apenas aqueles que têm um currículo, uma história de vida política. Na opinião do presidente do Ibope, o PT ficou sem um candidato natural, com currículo e história, após a perda de suas principais lideranças na crise do mensalão. E agora restaria pouco tempo para construir um nome forte para concorrer com Serra."


4. "Na sua avaliação, as chances de Ciro Gomes são de 0% porque ele não será o candidato de Lula e há uma ‘fadiga de material’ sentida pelo eleitorado por sua participação em campanhas anteriores: ‘O maior adversário do Ciro é o Ciro’. ‘Não vai dar tempo de fabricar um outro candidato daqui até 2010’, afirma com convicção, sem pedir off na conversa. Montenegro baseia sua análise no favoritismo do tucano em dois fatores: o seu currículo político (secretário estadual, deputado federal, senador, prefeito, governador) e, principalmente, no seu trabalho no Ministério da Saúde durante o governo FHC.”

(Por César Maia)

ANÁLISE DE REINALDO AZEVEDO SOBRE A PESQUISA DATAFOLHA

DATAFOLHA 1 - COMO ENTENDER A QUEDA NA POPULARIDADE DE LULA. E AS ELEIÇÕES

(Por Reinaldo Azevedo)

No post abaixo, estão os números do Datafolha sobre a popularidade de Lula. O mais importante: A taxa de aprovação caiu de 70%, em novembro do ano passado, para 65%.

Antes que continue numa análise que é política, cumpre observar que, com efeito, a dinâmica da economia brasileira faz com que o tombo do crescimento seja grande, mas, para as camadas mais pobres, o pouso tem sido e continuará lento. A crise faz cair a inflação, o que garante o poder de compra do salário mínimo, que voltou ao topo se medido em cesta básica. É evidente que isso tudo conta na avaliação positiva. E há, sabemos, o, chamemo-lo assim, talento de Lula para a política nas circunstâncias e condições em que ela é feita no Brasil (não esqueçam deste ponto porque vou retomá-lo adiante).

Tudo isso explica a pequena variação negativa no seu prestígio, elevadíssimo ainda assim. A questão nem tanto é saber por que caiu um pouco, mas por que continua tão alto. A resposta, nesse caso, é bem mais simples. Em primeiro lugar, a oposição não tem rosto, e os rostos personalizados da oposição, nas questões que contam, são quase todos variações em torno do mesmo Lula. Fica-se diante de um círculo que se vai auto-alimentando: ninguém bate em Lula porque ele é popular, e, em parte ao menos, ele é popular porque ninguém bate em nele. Jamais um presidente foi tão preservado de seus erros como o petista. O governo surge, inclusive em boa parte da imprensa, como aquele que só acerta.

Convenhamos: também esta não tem sido das mais críticas — parece haver um questionamento mais ou menos silencioso que poderia ser assim expresso: “Se a oposição não se opõe, por que a imprensa vai fazer esse trabalho?” Não é uma indagação infundada. Querem um exemplo? Há dois meses, Lula, Mantega e Dilma diziam que o país iria crescer 4%. Hoje, a expectativa oficial é de 2%, e poucos acreditam nela. Nem oposição nem imprensa cobram do governo o erro de análise. Unida, a nação se dá por satisfeita se não houver recessão. Essa passou a ser a nova medida do acerto. Numa variante do patriotismo, estamos todos contra a crise, é claro. E há um certo sentimento de que a convicção firme pode afastar o perigo. É mais fácil, em certos círculos, acreditar em pensamento positivo do que em Deus...

ISSO É RUIM?

Esse "patriotismo" nem é, em si, ruim. Mas convenham: é uma situação nova, não? Só Lula pôde experimentá-la. Como era com os outros presidentes — com FHC em particular? Quando foi que o PT, então na oposição, deixou de atribuir ao tucano a inteira responsabilidade pelas crises? Nunca! Elas estouravam lá fora, e logo se dizia que o Brasil padecia porque, por aqui, só havia ou incompetentes ou salafrários. Em cinco meses, vimos evaporar mais de 700 mil empregos. Mas não havia ninguém para encostar Lula na parede.

O PT CONSTRUIU UM LUGAR ÚNICO NA POLÍTICA BRASILEIRA, QUE LHE FOI FACULTADO PELAS LICENÇAS ESPECIAIS QUE LHE CONCEDEM OS ADVERSÁRIOS. Caso se eleja um tucano em 2010, e o país passe a enfrentar dificuldades vindas de fora, alguém aí dúvida de que os petistas botarão a boca no trombone, acusando o presidente de incompetência e/ou desvios éticos? Alguém aí duvida de que, fosse um tucano ou um democrata o presidente, as mais de 700 mil vagas fechadas teriam se transformado em passeatas da CUT, com acusações as mais severas ao mandatário?

Ninguém duvida. E não! Eu não acho esse um bom modo de fazer política. Essa é uma das minhas muitas contraposições ao partido — que, atenção!, nesse particular, continua rigorosamente o mesmo. “Sorte deles”, alguém diria. “Se são competentes no trato da coisa política, fazer o quê?” Não é bem assim. O uso, por exemplo, da máquina sindical para endossar governos aliados e atingir governos adversários é puro lixo ético.

SILÊNCIO E 2010

Volto ao ponto. Que, dado o contexto, Serra e Aécio evitem enfrentar o governo — ou enfrentar Lula —, compreende-se. Que os oposicionistas no Congresso, o PSDB em particular, façam o mesmo, aí já me parece um caso de inapetência. O governo é senhor absoluto da agenda — e a crise, no que respeita à política propriamente, tem sido até positiva para o Planalto: o clima é de “não podemos nos dividir”.

Então 2010 já está no papo, e Lula faz seu sucessor, já que nem a nova desordem mundial parece abalar o seu prestígio? Bem, aí a coisa já é um tanto diferente. O tal “talento” de Lula, de que falo no segundo parágrafo, é um ativo político gigantesco, mas também traz contratempos. Ele é um fenômeno irrepetível. Transferirá, sim, parte do seu prestígio para o candidato (ou candidata) do governo, mas não tem um sucessor político natural. E não há como construí-lo artificialmente. Os petistas gostariam que a luta de 2010 se desse entre “o (a) escolhido (a) por Lula” e o anti-Lula, mas não creio que seja possível consolidar esse confronto, especialmente se o candidato das oposições for José Serra. Sua biografia política, vejam só, está mais ajustada à metafísica do social, tornada tão influente, do que a da própria Dilma Rousseff.

Mas que se note: o fato de o prestígio de Lula não implicar eleição fácil da candidatura que ele ungir não dispensa a oposição de fazer oposição. Se continuar de bico calado, os eleitores ficam sem distinguir cítara de flauta, como diria o Apóstolo Paulo.

DATAFOLHA 2 - SERRA LIDERA COM FOLGA DISPUTA PRESIDENCIAL

Na Folha. Comento em seguida:

O governador paulista, José Serra (PSDB), mantém ampla liderança em todos os cenários em que aparece na mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial de 2010, com taxas que variam de 41% a 47%, conforme o questionário. Mas a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), voltou a crescer, de 3 a 4 pontos percentuais, dependendo da situação.
No primeiro cenário do Datafolha são apontados como candidatos, além de Serra (41% das intenções de voto) e Dilma (11%), o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou um ponto e teria hoje 16%, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que perdeu três pontos e aparece com 11%.
(...)
No cenário em que a campanha ficaria polarizada entre Serra e Dilma, com apenas Heloísa Helena como terceira candidata, o tucano permaneceu com 47%. Dilma subiu três pontos, chegando a 13%, enquanto Heloísa Helena oscilou de 17% para 15%. Elas estão empatadas tecnicamente.

Entre aqueles que podem concorrer em 2010, Serra é o mais lembrado de forma espontânea pelos eleitores, com 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado por 25%. Dilma e o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), são citados por 3%. Para 1% dos entrevistados, o voto irá "para quem o Lula apoiar/indicar".

AÉCIO EMPACADO

Em dois cenários, o candidato tucano é o governador Aécio Neves (MG). Ele defende prévias para a escolha do candidato do PSDB e sugeriu viagens pelo país para discutir o assunto. No primeiro cenário com Aécio quem lidera é Ciro Gomes, que manteve os 25% apurados no último levantamento.
Heloísa Helena oscilou de 19% para 17% agora, empatando com o governador mineiro, que já tinha atingido esse percentual em novembro. Dilma se aproximou dos dois e atingiu 12% _contra 9% em novembro e 4% em março de 2008.

TODOS JUNTOS

A última hipótese apresenta todos os candidatos, inclusive Serra e Aécio, o que não seria possível a menos que um deles mudasse de partido. O governador paulista lidera com 35%. Os outros estão tecnicamente empatados: Ciro (14%), Aécio e Heloísa (12%) e Dilma (11%).

COMENTO

Dilma, em um ano, cresceu: de 3% para 11% no cenário em que Serra, Ciro Gomes e Heloísa Helena estão no páreo. Sem Ciro, chega a 13%. É um avanço. Mas que se note: ela está na televisão dia sim, dia também. E sempre ao lado de Lula. A retórica mais agressivamente eleitoral ainda não foi testada, é certo. Mas a exposição é máxima. Cresceu? Cresceu. Mas não é exatamente uma candidata fácil. Pode-se especular: e se Serra estivesse no vídeo todo dia, em rede nacional, sempre associado a fatos positivos?

No ninho tucano, Aécio empacou. Ele também não pode reclamar de falta de visibilidade — ou de mídia, como se diz por aí. Poucos têm a sua destreza para ganhar notícia. Começará, agora, as andanças em favor das prévias. Vamos ver os efeitos. Se os números insistirem nessa magreza, ficará difícil a sua exigência de prévias não se parecer com uma birra. Afinal, uma coisa é exigir prévia porque se tem voto; outra é exigir prévias para tentar conseguir votos.

DATAFOLHA 3 - APROVAÇÃO A LULA CAI PELA 1ª VEZ NO 2º MANDATO

Na Folha:

Com a crise econômica, a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu a primeira queda desde o início do segundo mandato. A taxa de aprovação caiu de 70%, em novembro do ano passado, para 65%, em pesquisa concluída ontem pelo Datafolha.
(...)
De 0 a 10, a nota média atribuída ao governo Lula também caiu de 7,6, em novembro, para 7,4, índice que ainda supera os 7,0 da pesquisa de setembro.
O presidente permanece com grande aprovação entre os eleitores que tem a escolaridade fundamental - 68% de ótimo/bom (quatro pontos a menos que na pesquisa anterior. No estrato com escolaridade superior, a taxa permaneceu rigorosamente estável em 64%.
Entre os brasileiros de menor renda, a avaliação positiva caiu de 71% para 66%. Também houve queda na faixa superior de renda _de 63% para 58%.
Em termos regionais, o Nordeste continua sendo a principal área de apoio a Lula, com 77% de aprovação _quatro pontos a menos que no levantamento anterior. A região concentra, como afirmou recentemente a ministra Dilma Rousseff, 52% dos beneficiários do Bolsa Família e 40% dos atendidos pelo Luz para Todos.
A seguir aparecem as regiões Norte/Centro-Oeste, com 64% de aprovação (nove pontos a menos); o Sudeste, com 60% (seis pontos a menos); e o Sul, com 57% (dois pontos a menos que na pesquisa de novembro).
(...)

CRISE

O Datafolha revela que, desde novembro, o percentual de brasileiros que tomaram conhecimento da crise aumentou de 72% para 81%. Destes últimos, porém, somente 19% dizem estar bem informados a respeito. A taxa dos que não tomaram conhecimento da crise recuou de 27% para 19%.

Também cresceu bastante a percepção de que o Brasil de um modo geral será muito prejudicado pela crise financeira mundial, que subiu de 20% para 31%. Ainda predomina, porém, a opinião de que o país será um pouco prejudicado pela crise, embora essa taxa tenha se reduzido de 58% para 55%.

Apesar disso, a queda na aprovação de Lula não é proporcional à gravidade da crise. Esse descolamento parcial entre a piora no cenário econômica e a avaliação do governo federal já tinha ficado evidente na pesquisa de novembro _quando a redução da atividade econômica já provocava um recuo de 7,2% na produção industrial somente naquele mês.

Isso acontece porque a avaliação do desempenho do presidente Lula diante da crise continua positiva, ainda que em um grau menor que antes. Em novembro, 49% aprovavam a atuação de Lula no combate aos efeitos da crise. Agora, essa taxa diminuiu para 43%. Já a taxa de reprovação ao seu desempenho subiu de 9% para 13%, assim como a avaliação regular, que passou de 30% para 36%.

DATAFOLHA 4 - MAROLINHA:METADE DO PAÍS AGORA DISCORDA DA FRASE DE LULA

Na Folha:

Diminuiu sensivelmente desde novembro a concordância com a frase do presidente de que a crise, se chegasse aqui, seria apenas "uma marolinha". A porcentagem dos que concordam caiu de 42% para 35%, enquanto os que discordam aumentaram de 39% para 50%. Mas segue alto o grau de concordância com outra frase _a de que "o Brasil, se tiver que passar por um aperto, será muito pequeno": ele caiu de 53% para 50%.

quinta-feira, 19 de março de 2009

HOJE É O DIA DE SÃO JOSÉ – MODELO DE HOMEM DO BEM, CARPINTEIRO DO ANONIMATO, ARTESÃO DO SILÊNCIO!



Por razões óbvias, uma das palavras cuja musical sonoridade mais sensibiliza as cordas da minha alma é, indubitavelmente, JOSÉ – em hebraico “Yoseph”, aquele que acrescenta - significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações.

O culto a São José, aniversariante de hoje, começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.

Em 1955 o Papa Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".

José, o pai de Jesus na Terra, tinha como profissão a carpintaria. Em seu livro "São José, a personificação do Pai", Leonardo Boff conta que o artesão, descendente de David, tinha a oficina no pátio da casa. E que ali, entre pregos, martelos, rolos de barbante e cunha, Jesus teria iniciado na vida profissional. “É dentro desse universo de trabalho, de mãos calosas, do suor no rosto, das canseiras cotidianas e do silêncio, que se desenrolou a vida anônima de José. Ele era um homem justo, como disse minha mãe”, diz o teólogo. E silencioso. São José não deixou uma palavra. “O silêncio é a essência de José e a de quem ele personifica: o Pai celeste”, diz Boff.

Na festa de hoje, celebremos São José meditando sobre as duas principais facetas da sua rica personalidade: o amor ao trabalho e o culto ao silêncio!

A LIÇÃO DA CARPINTARIA



Acho essa fábula simplesmente fantástica. No dia do carpinteiro José, é um bálsamo estimulante à reflexão. Eí-la:

“CONTA-SE QUE CERTA VEZ UMA ESTRANHA ASSEMBLÉIA TEVE LUGAR EM UMA CARPINTARIA.

FOI UMA REUNIÃO DAS FERRAMENTAS PARA TIRAR AS SUAS DIFERENÇAS. O MARTELO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA REUNIÃO, COM ARROGÂNCIA. ENTRETANTO, LOGO FOI EXIGIDO QUE ELE RENUNCIASSE. O MOTIVO? É QUE ELE FAZIA RUÍDO DEMAIS. PASSAVA O TEMPO TODO GOLPEANDO, BATENDO. NÃO HAVIA QUEM AGÜENTASSE.

O MARTELO ACEITOU A SUA CULPA, MAS EXIGIU QUE TAMBÉM FOSSE RETIRADO DA ASSEMBLÉIA O PARAFUSO. É QUE ELE PRECISAVA DAR MUITAS VOLTAS PARA SERVIR PARA ALGUMA COISA. COM ISSO, SE PERDIA TEMPO PRECIOSO. O PARAFUSO ACEITOU SE RETIRAR, DESDE QUE A LIXA IGUALMENTE FOSSE EXPULSA. ERA MUITO ÁSPERA EM SEU TRATAMENTO. E, ALÉM DO MAIS, VIVIA TENDO ATRITOS COM OS DEMAIS. A LIXA SE LEVANTOU E APONTOU OS DEFEITOS DO METRO. ELE IGUALMENTE DEVERIA SAIR DO LOCAL, PORQUE SEMPRE FICAVA MEDINDO OS DEMAIS CONFORME A SUA MEDIDA. POR ACASO, ELE ESTAVA ACHANDO QUE ERA O ÚNICO PERFEITO?

ENQUANTO ASSIM DISCUTIAM, ENTROU O CARPINTEIRO. COLOCOU O AVENTAL E INICIOU, FELIZ, O SEU TRABALHO. TOMOU A MADEIRA E USOU O MARTELO, O PARAFUSO, A LIXA E O METRO.

DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, A MADEIRA GROSSA E RUDE DO INÍCIO TINHA SE TRANSFORMADO EM UM LINDO MÓVEL.

ELE CONTEMPLOU A SUA OBRA, ELOGIOU E SAIU DA CARPINTARIA.

BASTOU FECHAR A PORTA, PARA AS FERRAMENTAS RETOMAREM A DISCUSSÃO. CONTUDO, O SERROTE COM CALMA FALOU:

SENHORES, FOI DEMONSTRADO QUE TODOS TEMOS DEFEITOS. MAS TAMBÉM PUDEMOS OBSERVAR, NAS ÚLTIMAS HORAS, QUE TODOS TEMOS QUALIDADES. FOI EXATAMENTE COM AS NOSSAS QUALIDADES QUE O CARPINTEIRO TRABALHOU E CONSEGUIU CRIAR UMA OBRA DE ARTE, UM MÓVEL MUITO BEM ACABADO.

ENTÃO, TODOS CONCORDARAM QUE O MARTELO ERA FORTE, O PARAFUSO UNIA E DAVA FORÇA, A LIXA ERA ESPECIAL PARA AFINAR E LIMAR A ASPEREZA. O METRO ERA PRECISO, EXATO EM SUAS MEDIDAS. SENTIRAM-SE COMO UMA EQUIPE CAPAZ DE PRODUZIR MÓVEIS DE QUALIDADE. SENTIRAM-SE FELIZES COM SEUS PONTOS FORTES E POR TRABALHAREM JUNTOS.

-------------------------------------------------------------------------------------

Encontrar qualidades, perscrutar valores, exaltar virtudes, ressaltar os talentos das pessoas com as quais convivemos é tarefa prazerosa, cujo retorno é incalculável.

Sigamos essa trilha!

CÚMPLICES COMPULSÓRIOS?



Prezado Dr. Júnior Bonfim,

Agora, transformei-me em leitora do seu blog! E hoje, verifiquei que o senhor publicou uma visão crítica sobre a construção do aquário proposto pelo Governo do Estado. O fato me leva a colocar-lhe em consideração a divulgação da situação que relato abaixo, associada ao movimento ecológico e à preservação ambiental em Fortaleza. Estamos procurando dar publicidade à questão de forma ampla, enviando a mensagem para diversos blogs e listas específicas, bem como para a imprensa. Gostaria de colocar que entenderei perfeitamente a eventualidade de o senhor avaliar que o assunto tratado foge ao temário do seu blog. Se o contrário ocorrer, desde já agradeceria a sua atenção e apoio, em nome do movimento ecológico!

A situação é a seguinte:

A legislação ambiental brasileira, através da Portaria 303/2002 do CONAMA, protege dunas fixas, que as define como áreas de preservação permanente, nas quais são proibidas atividades que comprometam a integridade do meio natural. Em Fortaleza, como o prezado colega bem o sabe, existem ainda alguns vestígios de dunas fixas, como no entorno do Rio Cocó.

Em 20 de dezembro passado, uma construtora (por indicação de advogados, omito no momento o nome da construtora; mas pode-se obter essa e outras informações sobre a situação em uma simples e rápida consulta google sob o tema "dunas do Cocó") iniciou aplainamento das dunas do Cocó, com uso de tratores e escavadeiras. Moradores do entorno acionaram a Polícia Ambiental, que atendeu ao chamado, ali constatando ausência de permissão legal para o loteamento que a construtora pretendia iniciar. Na sequência, moradores e entidades ambientalistas formalizaram a denúncia do crime
ambiental no Ministério Público Federal, do que resultou a suspensão dos trabalhos por parte do IBAMA e parecer contrário ao loteamento por parte da SEMAM. Vejam que dessa vez, e provavelmente em função da obviedade do crime, os órgãos ambientais foram céleres e corretos. A construtora, no entanto, não parece pretender desistir do
loteamento ilegal, pois posteriormente, solicitou à justiça o direito de continuar com o empreendimento. Desde então, diversas atividades (manifestações públicas, organização de abaixo-assinados, visitas às comissões de meio ambiente da Câmara dos Vereadores e dos Deputados) vêm sendo realizadas pelo movimento ecológico, em prol da preservação dessas dunas.

A busca de apoio judicial para desobeder a legislação ambiental reafirma a disposição da construtora, de continuar a atividade à revelia da legislação ambiental. Mas não pára aí: a empresa, em conjunto com outras construtoras, resolveu interpelar judicialmente os moradores, através da citação judicial dos condomínios residenciais que exibiram faixas de protesto contra a destruição, e também o movimento ecológico, através de seis entidades e uma citação pessoal. A citação nominal atinge a advogada e ambientalista Nayana Freitas. As entidades citadas são o "S.O.S. Cocó", a "Frente Popular Ecológica de Fortaleza", o 'Salvem as Dunas do Cocó", o "Movimento dos Conselhos Populares", o Instituto Brasil Verde e a Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB. Cabe aqui ressaltar que nem todas as entidades participaram da mobilização! É o caso do Instituto Brasil Verde e da AGB.

A ação judicial, de Interdito probitório, reclama indenização por supostos prejuízos materiais (mas quem paga pela destruição da natureza, sobretudo quando legalmente protegida??). Em adição, há demanda de ação preventiva, no sentido de a justiça proibir o movimento ecológico de doravante expressar quaisquer opiniões públicas
acerca do empreendimento.

Trata-se de uma completa inversão de valores! A Constituição Federal preceitua: é dever da sociedade defender e preservar o meio ambiente. As grandes construtoras pretendem fazer crer - e fazer temer - que o exercício dessa obrigação e desse direito, ao qual se associa outro, fundamental, de liberdade de expressão, é prática ilícita ou criminosa!

Crime é, na verdade, desobedecer a lei e destruir a natureza, e não a ambas zelar e defender! Não parece admissível que aqueles que destróem a cidade e seu patrimônio possam pretender liberdades e direitos, enquanto quem legitimamente a defende, de forma pacífica, de forma civilizada e nos limites da lei, possa ser criminalizado e perseguido! Pois há perseguição inclusive corporal: colegas ambientalistas estão sendo ascultados em suas comunicações e cerceados em seus passos.

No Brasil, é comum que os que denunciam violência e tráfico de drogas tornem-se vítimas dos denunciados. Ficamos na expectativa de que a justiça aja no sentido de impedir que os ambientalistas sejam novos sujeitos dessa lógica de barbárie. A ação judicial, pelo absurdo e fragilidade, avaliam nossos advogados, não deve proposperar. No entanto, a história denuncia, os caminhos que a justiça brasileira percorre são com frequência inesperados!

Finalizando, há que se considerar que no Brasil, via de regra, é considerado cúmplice aquele que não denuncia crimes, tornando-se assim, por não fazê-lo, igualmente criminoso. A presente situação demonstra que, se não houver reação por parte da sociedade, a tendência é que parcelas cada vez maiores dessa sociedade, diante das ameaças, simplesmente silenciem. Estamos pois sob o risco de nos tornarmos cúmplices compulsórios e, a partir de então, realmente criminosos...

Obrigada pela atenção e um abraço cordial,

Vanda Claudino Sales
Ambientalista

quarta-feira, 18 de março de 2009

AQUÁRIO CEARÁ VAI CUSTAR R$ 250 MILHÕES E SERÁ O MAIOR DA AMÉRICA LATINA





O maior aquário da América Latina e do Hemisfério Sul, a ser construído na Praia de Iracema, custará aos cofres estaduais a soma de R$ 250 milhões e deverá ter a ordem de serviço para a sua construção dada já em agosto deste ano. Isso é o que espera o secretário Bismarck Maia.

No dia 1 º de abril será lançado o edital e, em 5 de maio, haverá a abertura das propostas técnicas das empresas e consórcios para a habilitação no processo licitatório.

A construção da obra estará completamente por conta do Estado, mas o secretário afirma que serão buscadas parcerias com a iniciativa privada para a administração do equipamento.

O novo equipamento turístico do Ceará ocupará 297 metros e terá quatro andares, nos quais estará um tanque de 18 milhões de litros, onde estarão os animais marinhos. Além disso, terão dois cinemas em terceira dimensão, com movimentação de poltronas; um ponto de navio naufragado, onde será possível realizar mergulho; três simuladores de submarino e um túnel por dentro do aquário.


A capacidade de visitação ainda está sendo estudada.


HEITOR FÉRRER DIZ QUE CONSTRUÇÃO DO AQUÁRIO NÃO É PRIORIDADE


Em pronunciamento feito durante sessão plenária da Assembléia, o deputado Heitor Férrer (PDT) voltou a criticar a construção do Acquario Ceará, projeto do Governo do Estado orçado em R$ 250 milhões. Segundo o parlamentar, existem outras prioridades para serem atendidas no Estado. "Por isso, quero falar hoje para aquelas pessoas que procuram atendimento nos hospitais ou que estão sem moradia e sem terra", comentou.


Para o deputado, "o Governo do Estado não tem elegido prioridades para diminuir o sofrimento do povo pobre e um exemplo disso é a construção dessa enorme casa de peixe". Ele criticou a construção da obra, dizendo que o aquário "é uma obra de Ramsés II, faraó do Egito que fez sua sepultura virada para o Nilo e que se ostentou até na morte".

O deputado pedetista disse que, como em outros casos, "os deputados da base governista vão defender o projeto com unhas e garras". Ele lembrou que parlamentares defenderam a reforma do Palácio da Abolição, que estava orçada em R$ 37 milhões. "Mas o próprio governador desistiu da reforma. O governador também veio a público se desculpar de uma viagem feita para a Europa com pessoas estranhas na sua comitiva, com gastos de R$ 400 mil. Mas, até isso os deputados haviam defendido veementemente", comentou.

Heitor ressaltou que, em 2008, o Executivo destinou R$ 27 milhões para a construção de casas populares, "o que representa pouco mais de dez por cento do que será gasto nessa obra". Ele disse que, com o déficit habitacional que existe num estado pobre como o Ceará, "isso é inadmissível".

Ainda conforme o parlamentar, o local onde será construído o aquário, que é a Praia de Iracema, está totalmente descaracterizado. "E foi uma obra feita na administração de Juraci e Cambraia. Mas a sociedade, que tem os mesmos direitos de nós todos, que somos elite, também passou a freqüentar a Praia de Iracema. Muitas vezes excluídas, essas pessoas usam drogas e se prostituem. E, em função disso, a Praia de Iracema se acabou", comentou.

Heitor ressaltou, ainda, que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura também perdeu seus princípios de apologia à cultura devido à pobreza no seu entorno. "Quem se arrisca a ir ao Dragão do Mar pode ser apanhado e agredido porque o Centro Dragão do Mar também está sendo invadido pela droga e pela prostituição", disse.

MORREU CLODOVIL HERNANDES



O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) teve uma parada cardíaca e morreu às 18h50 desta terça-feira (17). Clodovil teve morte cerebral detectada à tarde e estava sendo mantido vivo por equipamentos e medicamento para os procedimentos de doação de órgãos.

Mesmo assim, segundo o coordenador de transplantes do Distrito Federal, Lúcio Lucas, nenhum órgão poderá ser doado. As córneas têm edemas que impedem a retirada.

A autorização para a retirada dos órgãos havia sido dada por assessores do deputado e pelo Ministério Público, uma vez que ele não tem parentes próximos com os quais mantinha contato. A assessora de imprensa do deputado, Berta Pellegrino, disse que Clodovil havia manifestado várias vezes a intenção de doar seus órgãos quando morresse.


Velório

O líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO), disse nesta terça que o velório de Clodovil será realizado apenas em São Paulo. A ideia inicial da assessoria do deputado era que o corpo fosse velado também em Brasília, no Salão Negro do Congresso.



Mabel se reuniu com assessores de Clodovil no começo desta noite. Segundo ele, o corpo segue para São Paulo às 8h da manhã da quarta (18) em um avião da Aeronáutica solicitado pela Câmara. O velório está programado para começar às 10h30 na Assembléia Legislativa e o enterro será às 17h, no cemitério do Morumbi (Zona Sul).

Morte cerebral

A morte cerebral foi constatada pelos médicos às 15h45. O boletim médico divulgado logo cedo já dizia que o quadro clínico do deputado permanecia de "extrema gravidade". O parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encontrado caído ao lado da cama na segunda-feira (16).


Durante a manhã desta terça-feira, Clodovil passou por exames que ajudaram a detectar a morte cerebral. O primeiro exame feito deu resultado “inconclusivo”, segundo assessores do deputado. A assessoria do deputado informou então que novos médicos iriam avaliar o estado clínico do parlamentar e um novo boletim seria divulgado às 16h pelo hospital.

(Fonte G1)


* O estilista Clodovil Hernandez era filho adotivo de Isabel e Domingos Hernandes, ambos imigrantes espanhóis. Por isso, ele não tinha certeza sobre suas origens. Segundo sua certidão, nasceu em Elisiário, cidade próxima a Catanduva, interior de São Paulo, em 17 de junho de 1937.


* O costureiro descobriu que era adotado aos 11 anos, mas nunca contou nada aos pais.


* Era formado par o exercício do magistério e chegou a dar aulas para crianças.


* Começou a costurar quando era jovem, fazendo roupas com retalhos para as bonecas das irmãs e primas.


* Estudou o primário em um colégio interno dirigido por padres em Monte Aprazível (SP). Nessa época, um dos professores o apelidou de "Jacques Fath", nome de um famoso costureiro francês, por causa de sua mania de desenhar vestidos. O codinome não pegou porque os outros garotos não conseguiam pronunciá-lo.


* Quando decidiu tentar a sorte em São Paulo (SP), foi bancado por Hélio Duarte Dias, prefeito de Mandaguari (PR), cidade onde morava. O político comprou sua passagem de avião e lhe deu dinheiro para as depesas iniciais.


* Estreou como apresentador de televisão em 8 ou 800, programa exibido pela rede Globo na década de 1970. Esteve ainda a frente dos programas TV Mulher (Rede Globo), Clô para os Íntimos (TV Bandeirantes), Clodovil Soft (TV Bandeirantes), Manchete Shopping Show (TV Manchete), Clodovil Abre o Jogo (TV Manchete), Noite de Gala (CNT), Retratos (CNT), Clodovil Frente & Verso (CNT), Mulheres (TV Gazeta), Clodovil (TV Gazeta) e A Casa É Sua! (RedeTV!).


* Na década de 1970, um funcionário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se recusou a renovar o título de eleitor do costureiro porque na foto do documento antigo ele aparecia com os cabelos compridos. O homem alegou que aquela era uma "foto de mulher". Clodovil precisava do título para fazer seu passaporte.


* Em 1980, escreveu com Leilah Assumpção o espetáculo "Seda Pura e Alfinetadas". Também fez parte do elenco, interpretando um costureiro.


* Só tinha 40% da visão do olho esquerdo.



* Fez cirurgia plástica no rosto e nas orelhas.


* Em 4 de julho de 2005, a coluna Zapping, do jornal Agora, divulgou que o apresentador havia colocado silicone no bumbum.


* A Polícia Civil de São Paulo desarmou em 20 de julho de 2005 um esquema para seqüestrar o apresentador. Eles prenderam um bandido que tinha entre seus objetos pessoais o telefone e o endereço de Clô em Ubatuba (SP). A "quase" vítima afirmou não temer ser vítima de seqüestro e que bandidos são a "contramão da sociedade".


* Em 14 de setembro de 2005, a imprensa divulgou que o apresentador estava com câncer de próstata.

* Nas eleições de 2006, Clodovil se candidatou a deputado federal e conseguiu se eleger com 493.951. Foi o terceiro candidato mais votado do Estado de São Paulo.


* Em 2007, Clodovil sofreu um AVC - acidente vascular cerebral - que ocasionou leve paralisia no braço direito. O AVC foi causado por hipertensão arterial e o deputado passou um tempo internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

NO DIA DE HOJE, EM...

1940

O ditador da Alemanha Adolf Hitler acertou com o italiano Benito Mussolini a participação da Itália na II Guerra Mundial

1962

Um acordo assinado com a França tornou a Argélia independente e acabou com a guerra civil provocada por fundamentalistas islâmicos.

1965

O astronauta soviético Alexei Leonov tornou-se a primeira pessoa a andar no espaço.

1970

Mário Jorge Lobo Zagalo assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Futebol. O técnico João Saldanha e toda a equipe técnica haviam sido afastados no dia anterior.

1977

O piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace morreu aos 32 anos em um acidente aéreo.

1990

Morreu, aos 56 anos, o comediante Zacarias que fazia parte do grupo "Os Trapalhões".

1992

A Microsoft lançou o Windows 3.1, a versão mais popular do sistema operacional antes do surgimento do Windows 95.

terça-feira, 17 de março de 2009

CLAREZA NO ORÇAMENTO

Raquel Cavalcanti Ramos Machado*

Foi registrado novo recorde na carga tributária. Já a arrecadação, apesar do aumento em 2008, apresenta sinais de diminuição, o que se percebe diante do decréscimo no repasse de valores da União para Municípios, feito com base em percentual da arrecadação federal global.

Arrecadação e carga não se confundem. Carga é peso dos tributos na economia, considerando valores ganhos por particulares e percentuais de tributos previstos em lei. Para saber a carga de um país, considera-se o percentual de tributos exigíveis e seu impacto sobre o PIB. Já arrecadação tributária significa o quanto o Governo recolhe. Pode haver aumento da arrecadação, sem aumento da carga, caso, p. ex, a Administração Pública consiga melhorar as formas de fiscalização tornando mais efetivas as normas de tributação já existentes. Pode também haver acréscimo da carga, como ocorreu agora, sem acréscimo de arrecadação.

Aponta-se como motivo para esse decréscimo a crise econômica.

Nos EUA, Obama publicou seu orçamento que se destaca pela clareza, segundo economistas, como Paul Krugmam (Prêmio Nobel). Há previsão de aumentos com gastos na saúde, mas também de receita com venda de direito para emissão de gás carbônico. Dois pontos há no orçamento americano que podem ter relação com Brasil: o primeiro é que diante da crise são prováveis os aumentos da carga tributária, apesar do aumento de receita em outros setores; o segundo é a clareza no anúncio das despesas públicas.

Quanto ao aumento da carga, é preciso uma análise cuidadosa da situação brasileira. A crise não justifica aumento da carga em todos os países, ainda que se necessite de mais arrecadação. No Brasil, além da carga ser elevada, sobretudo considerando a qualidade dos serviços públicos, pobres e classe média são sobrecarregados, pois aqui tributos repassados ao consumidor, como o ICMS e o IPI, já têm alíquota bastante elevada. O que poderia ocorrer seria reorganização da carga ao longo das camadas sociais, de modo a onerar quem tem mais e desonerar pobres e classe média, mas não trazer oneração global maior. Ao contrário, nos EUA o aumento é esperado, pois durante o governo Bush ocorreu drástico corte de tributos em relação a ricos.

Já quanto à clareza nos gastos públicos, o Brasil tem sim o que copiar. Recentemente, p. ex., sabe-se que o Governo Federal promoveu evento para Municípios, cujos valores empregados são até o momento desconhecidos.

A crise faz com que o tema "arrecadação de tributos" se torne ainda mais relevante, não porque a tributação seja fim em si mesmo, mas porque o Governo tem papel importante a desempenhar, relacionado à redistribuição de riquezas e à garantia de que a economia se manterá estável, para o desenvolvimento das capacidades individuais. Sendo assim, o acréscimo na importância do dinheiro como um todo, aumenta também a necessidade de explicação com o que o dinheiro está sendo gasto, por parte de quem quer que seja. O desperdício de dinheiro é atualmente no todo reprovável. Tratando-se de dinheiro público, a reprovação aumenta. Esses são os termos do pacto social que justificam a cobrança de tributos no Estado Democrático, e que não se pode desprezar, sob pena de tornar ilegítima sua cobrança, e mais ainda qualquer majoração imaginada da carga.

*Advogada e membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários - ICET

POLÍTICA E ECONOMIA NA REAL

Contas, um desafio político para Lula

Até a próxima sexta-feira, 20, a equipe econômica de Lula terá de apresentar o novo Orçamento de 2009, revisto. Ele foi aprovado quando, apesar de todas as evidências, o governo e o Congresso ainda acreditavam na fantasia da "marolinha". Foi uma festa. Agora, entre R$ 45 bi e R$ 50 bi precisarão ser cortados. Isso na melhor das hipóteses, pois se economia continuar desaquecendo como está (ver nota abaixo) a perda de receita poderá chegar próxima dos R$ 64 bi. Além do mais, será preciso abrir espaço para os subsídios do pacote imobiliário. Uma das possibilidades para diminuir as despesas previstas, aventada no fim de semana pelo ministro do Planejamento, é a suspensão dos aumentos dos servidores públicos federais, concedidos por MPs aprovadas pelo Congresso e já sancionadas pelo presidente. Seriam suspensos também os concursos para contratação de novos funcionários. Daria uma economia de R$ 29 bilhões. É briga certa com um dos bons ativos eleitorais do presidente e do PT – o funcionalismo público. Outra medida é a suspensão das emendas do parlamentares, de R$ 19 bilhões. Também nesse caso é confusão da grossa. A base parlamentar aliada, que já não é das mais fiéis, vai estrilar. E todos sabem como ela se vinga : criando dificuldades. Com um olho na administração e o outro nas eleições e na candidatura da ministra Dilma Roussef, com qual deles Lula ficará nessa questão do Orçamento ?

Superávit menor

Mesmo que Lula decida-se por comprar a briga com o funcionalismo e com os deputados e senadores aliados, ainda assim a conta do Orçamento não fechará totalmente. O restante sairá da meta de superávit primário, reduzido em um ponto percentual – de 3,8% do PIB para 2,8%. Ajudarão nesse expediente o Projeto Piloto de Investimentos (PPI) e das reservas do Fundo Soberano do Brasil (FSB). O governo, porém, não deve anunciar estas mudanças agora, para não assustar o chamado mercado.

PIB : fraco desempenho e credibilidade

Tomado o devido rigor na análise da queda de 3,6% do PIB no último trimestre do ano passado, é preciso dizer que não há surpresas. Os números de atividade industrial, somados ao aumento vigoroso do desemprego e à queda no consumo, já davam sinais de que algo mais sério iria ocorrer (ou aparecer) na economia brasileira. Alguém poderia questionar então sobre a razão para que o governo e o BC tenham se surpreendido com tal desempenho. Afinal, ambos são agentes que tem informações privilegiadas e mais eficientes para fazer previsões e projeções. Bem, muito poderia ser especulado a respeito, mas a verdade dificilmente seria conhecida em toda a sua extensão. Contudo, podemos especular que a estratégia do governo de "administrar as expectativas", dando à realidade uma tonalidade mais suave que a verdadeira, é uma das facetas reveladas sobre este preocupante desempenho da economia brasileira. O discurso oficial foi e tem sido sofrível nestes tempos duros. É normal que os governos procurem enfatizar os aspectos positivos de sua gestão ou da conjuntura. Todavia, quando estamos diante de uma crise do tamanho da que vivemos, esta estratégia tende a retirar credibilidade do governo em maior proporção que os benefícios da (tentativa) "administração das expectativas". Melhor seria apontar a realidade da crise e dar evidências de que as ações do governo serão eficientes e cabíveis. A gestão da crise vai mal tanto quanto a própria crise. Falta um plano coordenado de todas as ações do governo. Algo no atacado e não no varejo.

Política monetária : erro grosseiro

Não é preciso ser parte da FIESP ou do sindicalismo para constatar que houve erro significativo da parte do BC no que se refere à taxa de juros básica. Esta poderia ter caído com mais rapidez e magnitude. Não há pressões inflacionárias significativas apontadas por nenhum segmento da economia, a taxa de câmbio está relativamente comportada e a política fiscal não é fator de pressão no momento, apesar das preocupações justificadas com o aumento das despesas públicas nos últimos anos. Foi neste contexto que o BC derrubou na semana passada a taxa de juros para 11,25% ao ano. Por unanimidade. A redução de 1,5% poderia ter sido maior. E será no futuro. O tal do "mercado" já acredita em algo como 9,75% no final do ano, conforme registra o relatório Focus do BC. De nossa parte, acreditamos que este patamar pode ser atingido ainda neste semestre. A razão é que a desaceleração da atividade econômica apenas se iniciou e será maior nos próximos trimestres.

PIB 2009 : será negativo

O cenário mais otimista para o desempenho da economia brasileira é o que o PIB crescerá próximo de zero. Neste caso até valeria considerar verdadeiro o que o presidente do BC Henrique Meirelles afirmou neste fim de semana em Londres - "um número superior à média mundial". Infelizmente, a nossa melhor análise, considerando-se o desempenho setorial dos principais segmentos industriais, indica que algo ao redor de -2% é muito mais provável. Já existem análises próximas à nossa previsão, como no caso do ex-BC Sérgio Werlang que prevê um número de -1,5%. Tudo isto dependerá em larga medida daquilo que vier lá de fora e que mexe com as expectativas. O que era para ser uma significativa recessão está se tornando uma terrível depressão. Liderada por todos os países centrais. Todos. Dos EUA ao Canadá as previsões de crescimento têm sido cadentes e substancialmente cadentes.

Aparição rara

Neste último domingo a surpresa no mundo financeiro e econômico se deveu ao presidente do Fed, Ben Bernanke. Ele concedeu raríssima entrevista ao tradicional programa da CBS, 60 minutos. Estava lá a postos para defender o pacotaço de US$ 787 bi lançado pela administração de Barack Obama, para anunciar o "fim da era de enormes ganhos de Wall Street" e, o mais importante, para pregar que sem a estabilização do sistema financeiro não haverá recuperação imediata. O Fed e as autoridades norte-americanas estão preparando o terreno para novas medidas que estabilizem o sistema financeiro daquele país, inclusive por meio da opção de estatização parcial das instituições mais desacreditadas do sistema.

Bancos, grandes esperanças

O índice do setor bancário norte-americano, parte do índice S&P 500, subiu 46% em apenas seis pregões. Este desempenho é fruto das expectativas de que o setor possa ser resgatado pelo governo, seja via estatização, seja via uma estratégia de retirar dos balanços os "ativos tóxicos" que asfixiam o crédito e causam insegurança sistêmica a todo o mundo financeiro, não somente o norte-americano, mas os sistemas de outros países ricos. Entre as principais instituições financeiras dos EUA, a subida das ações foi muito vigorosa. Das cotações mínimas, as ações do Citibank subiram 73%, as do Bank of America 83% e as do Wells Fargo 72%. Foi uma festa. Daquelas que todos ficam felizes e não somente os acionistas, pois uma crise bancária é pior que a própria crise.

G-20, entre o consenso e a inação

Quem se dedicou a ler as notícias sobre o encontro, neste último fim de semana, das vinte maiores economias mundiais, representadas por seus ministros das finanças e presidentes dos BCs ficou a correta percepção de que o consenso é enorme. Quase todos os ministros do G-20, incluindo o ministro Guido Mantega e o presidente do BC Henrique Meirelles, estão a falar na urgência da tomada de medidas para minimizar a recessão, uma nova regulamentação do sistema financeiro e o aumento de capital das instituições multilaterais, sobretudo no caso do FMI. Não nos enganemos, contudo. Todos estes aspectos são relativamente consensuais, mas é nos detalhes que a coisa se complica. No caso do velho continente, as divergências são substanciais, pois cada um dos membros da União Européia quer resguardar para si mesmo o direito de fazer valer o seu interesse nacional em cada tema. Países como a França e a Alemanha querem aprofundar os seus modelos de "economia social de mercado" no qual a regulamentação é muito mais apertada. Já a Inglaterra, país mercantil e centro financeiro mundial, deseja uma regulamentação mais liberal, embora mais rígida que a atual. Do lado dos EUA, a preocupação é estratégic a: quer manter a política do dólar forte, regular mais o sistema financeiro, mas dentro de padrões já conhecidos e estabelecidos em outros segmentos. Além disso, os americanos acreditam que os limites do "internacionalismo" das proposições são bem estreitos, ou seja, regulam-se aspectos mais consensuais e relevantes e depois cada um cuida do seu galho.

FMI, pedindo ajuda

A capitalização do FMI é uma necessidade. Todos (do G-20) concordam. Todavia, poucos (dentre os quais, os países emergentes) querem repensar o seu papel. Afinal de contas, é certo que o FMI não foi relevante para evitar o pior. Ao contrário, foi um organismo negligente no que se refere aos seus principias acionistas, os países mais ricos. O FMI sempre foi o "auditor" do sistema financeiro internacional em casos de rupturas de balanços de pagamentos dos países mais pobres. E agora ? Continuará a exercer o mesmo papel sem nenhuma alteração conceitual ? Provavelmente sim. Um papel muito distante daquele que Lord Keynes idealizou para ele. O defeito de nascença do FMI continua a se propagar sob as ambições dos países mais ricos.

Obama e Lula

O encontro do presidente Lula com Barack Obama foi proveitoso a despeito das críticas nativas ao que aconteceu no salão oval da Casa Branca. O Brasil, por meio de seu presidente, se credencia a liderar a região perante o Império Americano sob nova liderança. O problema é que nem o Brasil e nem a região têm importância estratégica para os EUA no momento. As questões bilaterais de comércio, tal qual o etanol, continuarão a ser os principais assuntos em pauta. Por enquanto, é só. A alternativa para a diplomacia brasileira, diante da clara indiferença norte-americana em relação à região, é a de se credenciar junto aos outros setores relevantes da política dos EUA, sobretudo os legisladores, formadores de opinião (especialmente os que defendem mudanças no setor energético) e os sindicalistas. Destes todos, somente os sindicalistas têm ligações mais próximas com o governo brasileiro. Por razões históricas que remontam às greves da região do ABC no início dos 80. Além disso, são os líderes sindicais americanos que estão a liderar a política protecionista do "Buy American". Exatamente, o maior risco para as nossas exportações.

Chávez e o nosso interesse

Não se pode atribuir como adjetivo principal ao líder venezuelano Hugo Chávez o de "rei das bravatas". O caudilho venezuelano, sob manto ideológico de sua revolução bolivariana, está a cumprir a sua agenda. Passo a passo está se tornando um daqueles ditadores populistas que campeiam as páginas da história latino-americana há muito tempo. Trata-se de um empreendedor, não de um falante. Subestimá-lo é erro grosseiro.
Pois bem : os riscos para o Brasil não são nada desprezíveis na relação com a Venezuela. Além do petróleo, há questões de infra-estrutura e de investimentos venezuelanos no país que precisam ser mapeados, especialmente em vista do caminho ditatorial que toma Chávez. Nem o governo nem a oposição têm clareza sobre o que fazer. Afinal, se trata de um interesse nacional. Ou isto é pouco ?

Serra e Aécio, convivência forçada

O governador de São Paulo e o de Minas Gerais estiveram juntos ontem em Recife, no lançamento do livro do ex-ministro Fernando Lyra, sobre o avô de Aécio, a quem Lyra chama o tempo todo de "Dr. Tancredo". A festa seria só de Aécio, mas a direção do PSDB achou conveniente Serra também dar as caras, mesmo que tenha pouco a ver com o livro e sua história. Publicamente é preciso dar sinais e unidade e de civilidade política até o partido desatar o nó das primárias.

A tática de Aécio

Declarações recentes do governador mineiro e de alguns seus porta-vozes indicam o tema que vai motivar a campanha de Aécio para as prévias tucanas : está na hora de o Brasil ser presidido por alguém de outra região, depois de oito anos de FHC e, até 2010, oito de Lula. Um carioca e outro pernambucano, mas ambos políticos paulistas. Dilma gosta da tese : nascida em Minas, fez carreira no RS. Não fosse a preferida de Lula para sucedê-lo, ela seria a candidata de consenso do PT gaúcho para retomar o palácio Piratini. Há, tanto no PSDB quanto no PT, um grande descontentamento nos outros Estados com o domínio que as representações paulistas de ambos exercem sobre as legendas.

O homem forte do Congresso

Ele atende pelo nome de Renan Calheiros. Foi decisivo para a eleição de Sarney no Senado. Deu a Comissão de Infra-Estrutura da casa para o ex-presidente Fernando Collor, de quem já foi auxiliar, depois desafeto e agora é o seu mais novo amigo de infância. Em ambos, derrotou petistas – Tião Viana e Ideli Salvatti – com a anuência do presidente Lula. Indicou Wellington Salgado, suplente de Hélio Costa, para a vice-presidência da CCJ. Mandou outro cupincha, o senador Almeida Lima, para a presidência da Comissão Mista de Orçamento, aquela da qual saíram os casos dos "Anões", do "Mensalão" e dos "Sanguessugas" entre outros menos votados. É pouco ? Tem mais : administra uma bancada particular na Câmara, liderada por outro expoente do PMDB, Jader Barbalho. Se Renan não quiser, não acontece.
________________________________________

(Por José Marcio Mendonça e Francisco Petros)

SOBRE IMPOSTOS...



Parece gozação, mas é sério. Vale ler até o final e..........se indignar.

Você sabe porque no dia 21 de abril é Feriado??

É o dia de Tiradentes!!!!!!!!!

E você sabe por que é o dia de Tiradentes?

Então ..........muitas pessoas não sabem explicar .

Leia com atenção, pois aprender a nossa história é importante.

Ou só importa que dia 21 de Abril seja feriado?

DOIS QUINTOS DOS INFERNOS - A DERRAMA ATUAL
Robson Alves Ribeiro*

No antigo Direito português derrama se chamava o imposto lançado sobre todos para suprir gastos extraordinários.

Imposto 'derramado' sobre todos.

O Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção.

Essa taxação altíssima, absurda, era chamada de 'o quinto'.

Esse imposto recaía principalmente sobre nossa produção de ouro.

O quinto era tão odiado pelas pessoas que foi apelidado de 'o quinto dos infernos!!!!!!!!

Em 1788, sempre zelosa de sua mais opulenta capitania, a Coroa substitui o corrupto governador Luís da Cunha Meneses por Luís Antônio Furtado de Mendonça, visconde de Barbacena e sobrinho do vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa. O visconde chegou a Vila Rica (hoje Ouro Preto) com ordens expressas para aplicar o alvará de dezembro de 1750, segundo o qual Minas precisava pagar cem arrobas (ou 1.500 Kg ) de ouro por ano para a Coroa.

O visconde anunciou: a derrama, por mais odiada e temida, seria cobrada em fevereiro de 1789.

A partir de então, era decretada pela Coroa, quando na região de Minas Gerais funcionários do governo português, na data marcada, poderiam confiscar bens, invadir moradias, prender e até matar para cobrir o valor mínimo estipulado para o quinto (que representava 20% do ouro arrecadado) de 100 arrobas ou 1.500 kg de ouro anuais, sempre que houvesse déficit de produção.

Todo ano, se não arrecadados 1.500 kg ou 100 arrobas, era agora a parte de Portugal arrecadar dos povos vizinhos ouro até completar esse total.!!!!!

Em determinado tempo, Portugal quis cobrar os quintos atrasados de uma só vez - episódio que ficou conhecido como 'a derrama', como descrito acima.

Essa determinação de Portugal provocou grande insatisfação na população. Um clima de tensão e revolta tomou conta das camadas mais altas da sociedade mineira.

Por isso, importantes membros da elite econômica e cultural de Minas começaram a se reunir e a planejar um movimento contra as autoridades portuguesas.

Inconfidência Mineira foi o nome pelo qual ficou conhecido o movimento rebelde e organizado pelos homens ricos e cultos de Minas Gerais, que teve seu ponto culminante no enforcamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.!!!!!!!

Hoje, a carga tributária é o dobro daquela época da Inconfidência Mineira, ou seja, pagamos hoje dois quintos dos infernos!!!

A carga tributária brasileira atingiu 38,80% do PIB em 2006, o que representa um crescimento de 0,98 ponto percentual em relação a 2005, quando alcançou 37,82%, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

'Mais que na truculência das armas, é na voracidade fiscal que melhor se revela a índole autoritária de um governo.

Não é casual que o movimento insurrecional mais expressivo do Brasil-Colônia tenha se dado em torno de impostos (a derrama) e que daí tenha emergido a figura de nosso herói maior, o Tiradentes.

Era na área fiscal que o colonizador de então exibia na plenitude o seu espírito tirânico. A cobrança de um quinto, o 'quinto dos infernos', sobre toda a produção de ouro gerou revolta e indignação.

Quem diria que, séculos depois, com o país já livre da tirania externa (mas subjugado a outro tipo de tirania, interna), um quinto nos soasse como amenidade?

!!!!!!

Hoje, pagamos em impostos algo próximo a 2 quintos do que produzimos.

E a contrapartida, a prestação de serviços, é a mais precária possível', declarou o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Roberto Busato.

Será que temos que ficar quietos, calados, passivos e esperando por um novo Tiradentes?

Sem justiça tributária, não há democracia, desenvolvimento ou justiça social.
Daí por que sustentamos que essa é uma luta de todos: pobres e ricos, empresários e assalariados.

Passou da hora de começarmos um movimento por justiça tributária ou mesmo criarmos uma nova Inconfidência, caso contrário jamais realmente teremos uma verdadeira democracia e justiça social.

!!!!!

Veja quais são os 74 impostos no Brasil:

Com a criação da taxa de fiscalização e controle da Previdência Complementar - TAFIC - art. 12 da MP nº 233/2004 - agora são 74 impostos e taxas no Brasil - correspondendo a sobre o faturamento bruto das empresas.

Confira a lista de tributos que pagamos no Brasil - segundo o sitio da Aclame.

* Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante - AFRMM - Lei 10.893/2004
* Contribuição á Direção de Portos e Costas (DPC) - Lei 5.46 1/1968
* Contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT - Lei 10.168/2000
* Contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), também chamado 'Salário Educação'
* Contribuição ao Funrural
* Contribuição ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - Lei 2.613/1955
* Contribuição ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT)
* Contribuição ao Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa (Sebrae) - Lei 8.029/1990
* Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (SENAC) - Lei 8.621/1946
* Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado dos Transportes (SENAT) - Lei 8.706/1993
* Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) - Lei 4.048/1942
* Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) - Lei 8.315/1991
* Contribuição ao Serviço Social da Indústria (SESI) - Lei 9.403/1946
* Contribuição ao Serviço Social do Comércio (SESC) - Lei 9.853/1946 * Contribuição ao Serviço Social do Cooperativismo (SESCOOP)
* Contribuição ao Serviço Social dos Transportes (SEST) - Lei 8.706/1993
* Contribuição Confederativa Laboral (dos empregados)
* Contribuição Confederativa Patronal (das empresas)
* Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico - CIDE Combustíveis - Lei 10.336/2001
* Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública - Emenda Constitucional 39/2002
* Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - CONDECINE - art. 32 da Medida Provisória 2228-1/2001 e Lei 10.454/200
* Contribuição Sindical Laboral (não se confunde com a Contribuição Confederativa Laboral, vide comentários sobre a Contribuição Sindical Patronal)
* Contribuição Sindical Patronal (não se confunde com a Contribuição Confederativa Patronal, já que a Contribuição Sindical Patronal é obrigatória, pelo artigo 578 da CLT, e a Confederativa foi instituída pelo art. 8º, inciso IV, da Constituição Federal e é obrigatória em função da assembléia do Sindic ato que a instituir para seus associados, independentemente da contribuição prevista na CLT)
* Contribuição Social Adicional para Reposição das Perdas Inflacionárias do FGTS - Lei Complementar 110/2001
* Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
* Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
* Contribuições aos Órgãos de Fiscalização Profissional (OAB, CRC, CREA, CRECI, CORE, etc.)
* Contribuições de Melhoria: asfalto, calçamento, esgoto, rede de água, rede de esgoto, etc.
* Fundo Aeroviário (FAER) - Decreto Lei 1.305/1974
* Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (FISTEL) - lei 5.070/1966 com novas disposições da lei 9.472/1997
* Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
* Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) - art. 6 da Lei 9998/2000
* Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) - art.6 do Decreto-lei 1.437/1975 e art. 10 da IN SRF 180/2002.
* Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) * Imposto sobre a Exportação (IE)
* Imposto sobre a Importação (II)
* Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
* Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)
* Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)
* Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR - pessoa física e jurídica)
* Imposto sobre Operações de Crédito (IOF)
* Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
* Imposto sobre Transmissão Bens Intervivos (ITBI)
* Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)
* INSS - Autônomos e Empresários
* INSS - Empregados
* INSS - Patronal
* IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
* Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
* Taxa de Autorização do Trabalho Estrangeiro
* Taxa de Avaliação in loco das Instituições de Educação e Cursos de Graduação - lei 10.870/2004
* Taxa de Classificação, Inspeção e Fiscalização de produtos animais e vegetais ou de consu mo nas atividades agropecuárias - Decreto Lei 1.899/1981
* Taxa de Coleta de Lixo
* Taxa de Combate a Incêndios
* Taxa de Conservação e Limpeza Pública
* Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental - TCFA - lei 10.165/2000
* Taxa de Controle e Fiscalização de Produtos Químicos - lei 10.357/2001, art. 16
* Taxa de Emissão de Documentos (níveis municipais, estaduais e federais)
* Taxa de Fiscalização CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - lei 7.940/1989
* Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária Lei 9.782/1999, art. 23
* Taxa de Fiscalização dos Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro - TFPC - lei 10.834/2003
* Taxa de Fiscalização e Controle da Previdência Complementar - TAFIC - art. 12 da MP 233/2004
* Taxa de Licenciamento Anual de Veículo
* Taxa de Licenciamento para Funcionamento e Alvará Municipal
* Taxa de Pesquisa Mineral DNPM - Portaria Ministerial 503/1999
* Taxa de Serviços Administrativos - TSA - Zona Franca de Manaus - lei 9960/2000
* Taxa de Serviços Metrológicos - art. 11 da lei 9933/199 9
* Taxas ao Conselho Nacional de Petróleo (CNP)
* Taxas de Outorgas (Radiodifusão, Telecomunicações, Transporte Rodoviário e Ferroviário, etc.)
* Taxas de Saúde Suplementar - ANS - lei 9.961/2000, art. 18
* Taxa de Utilização do MERCANTE - Decreto 5.324/2004
* Taxas do Registro do Comércio (Juntas Comerciais)
* Taxa Processual Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE - Lei 9.718/1998

Esqueceram:

ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Inter-vivos.*
ITCD - Imposto de Transmissão 'Causa-Mortis' e Doação que são pesadíssimos, onde você repassa ao Estado, parte do que sua família construiu por toda a vida já tendo pago inúmeros impostos sobre esses valores, sem nada, mas nada mesmo, receber em contraprestação de serviços, e muitos e muitos outros não citados:
Cada documento que se tira ou se autentica, ou se registra,ou se reconhece firma, e são milhões e milhões de documentos, não passam de impostos.

Amigos,

Vamos inventar mais alguns impostos (ou as eufêmicas 'taxas')

Afinal temos que conquistar o recorde universal (será que já não alcançamos?)

Que tal, por exemplo:

IPEV - Imposto Por Estar Vivo

IPR - Imposto Por Reclamar

IPAILOCN - Imposto Por Assistir Impávido O Congresso Nacional

IPSBN - Imposto Por Ser Brasileiro Nato

IPSBNE _ Imposto Por Saber Ler Nas Entrelinhas

IPEI _ Imposto Por Entrar na Internet

Com a palavra os economistas-tributaristas de plantão;

Aceitam-se sugestões...

(Enviado por Gabriel Vale)

UMA PAUSA PARA REFLEXÃO



DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!

Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11 Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse; sim: forçar a tosse! pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro..

NÃO SE DEITE !!!!

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que salvar-se-á pelo menos uma vida!

DE VANDA - SOBRE CLAUDINO SALES

Prezado Dr. Júnior Bonfim, é com muita emoção que leio no seu blog esse 'perfil' emocionante que o senhor produziu acerca do meu estimado pai.

Lendo-o, vejo o meu pai tão distintamente!

O seu texto é evidência clara da sua extrema sensibilidade, tal qual o poema que o apresenta nesse blog anuncia.

Meu pai, se pudesse, tenho certeza, viria ele mesmo conversar com o senhor...as dificuldades de locomoção e outras mais não o permitem, mas saiba que ele emocionou-se igualmente, ao ouvir o nosso relato.

Receba os meus cumprimentos cordiais, com muito apreço...

Vanda Claudino Sales

-------------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÃO: A doutora Vanda, filha do ex-Deputado Claudino Sales, construiu um dos mais portentosos currículos em sua área de atuação. "Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília, especialização em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia Ambiental pela Universidade Sorbonne e Pós-Doutorado em Geomorfologia Costeira pela Universidade da Flórida (USF). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora Adjunta da Universidade da Flórida (University of South Florida). Foi Professora Visitante da Sorbonne. Integrou a Comissão de Avaliação da Pós-graduação em Geografia da CAPES entre 2005 e 2008. É coordenadora da Câmara de Ciências Humanas e Artes da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da Associação dos Geógrafos Brasileiros-Ceará. É integrante de conselhos científicos de diversas publicações científicas nacionais com o selo Qualis da CAPES. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Costeira e Litorânea, Questão Ambiental, Degradação de áreas litorâneas, Geomorfologia Estrutural e Megageomorfologia".

segunda-feira, 16 de março de 2009

CORDEL "A EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA"



Por Zé Piaba

I

Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.

II

Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.

III

Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.

IV

Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.

V

O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.

VI

Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.

VII

É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.

VIII

Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos.

IX

Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão.

X

E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.