segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ORAÇÃO DO JOVEM INQUIETO



Querido Jesus, sou um jovem razoável,
Tão razoável quanto as pedras regulares.
Isto me desagrada. Não aceito este destino.

Quero, Senhor, mãos fraternais, voz penetrante, olhos atraentes,
Mente luminosa, raízes profundas, espírito novo, corpo pascal!

Quero que em meu punho fechado brilhe
A força pura para atravessar o tempo escuro,
A coragem ardente para romper os tabus.

Quero que a minha linguagem
Seja cortante como as facas,
Partindo no meio as contradições
E revelando a essência da vida.

Menino Jesus, quero que meus olhos
Derramem uma ternura tão vasta quanto o Oceano,
Porque os pobres são inumeráveis.
E eles precisam muito de ternura.

Poeta do Pai, que no céu dos meus pensamentos
Voe o Pássaro Sagrado do Evangelho,
Cantando a profunda canção do firme amor.

Árvore da vida, que minhas raízes
Perfurem o chão da vida dos Oprimidos,
Que suba em meu caule a seiva nova do combate,
A valente esperança prá resistência,
E que em plena batalha
No jardim do meu coração brotem flores,
Flores azuis de liberdade,
Rosas vermelhas de revolução!

(Júnior Bonfim, in Poesias Adolescentes e Maduras)

Nenhum comentário: