sábado, 12 de setembro de 2009

MENSAGEM À CLASSE ADVOCATÍCIA DO CEARÁ

Quando se aproxima novo embate para a escolha dos dirigentes da OAB, mais se faz notar o prestígio dessa instituição, como um dos sólidos pilares para o aperfeiçoamento da democracia brasileira.

A importância da Ordem dos Advogados do Brasil em nosso País, em face do papel de grande relevância que desempenha no cenário nacional, e, por isso, credora do respeito e admiração do nosso povo, chega a ser um patrimônio da República brasileira, estando muito acima do restrito papel de órgão representativo de uma classe profissional.

Aos que fizeram opção pela tão bela quanto difícil arte de advogar, atuando em campo e horizonte tão vastos, devem cuidar de fortalecer a nossa entidade, contribuindo para a realização de um pleito limpo, transparente, democrático, onde prevaleça a vontade da maioria, com o respeito a todos, eleitores e candidatos, não fazendo de injúrias, ofensas, indignidades e insinuações malévolas, o seu instrumento de pretenso convencimento em busca de voto. A eleição da OAB, como entidade paradigma da sociedade, mais do que nunca deve representar um memorável acontecimento, ordeiro e festivo.

A nós, signatários desta mensagem, intransigentemente fiéis ao ideário da gloriosa Ordem dos Advogados do Brasil, calejados no cumprimento do honroso ofício da advocacia e partícipes com muito orgulho da história da OAB, pela nossa natural maturidade, cabe não somente o dever, mas a obrigação de nos posicionar diante de tão notável evento.

E este posicionamento é de apoio à candidatura do ilustre colega VALDETÁRIO MONTEIRO, honrado, dinâmico, independente e intrépido profissional do direito, até porque no dicionário do advogado não figuram os vocábulos subserviência e covardia. Homem de origem modesta, que triunfou em sua vida profissional mercê de seu esforço e reconhecida competência, Valdetário tem emprestado sua valorosa colaboração à OAB, como ex-Presidente da Comissão de Estudos Tributários, como Secretário Geral, quando se revelou excelente administrador e, presentemente, como extraordinário Presidente da Caixa de Assistência, com realizações nunca dantes vistas em benefício da classe.

O nosso candidato tem manifestado que, se eleito, não concorrerá a um segundo mandato e nem fará da OAB trampolim para disputas político partidárias. De outra parte a experiência e vocação patentes em sua corajosa trajetória, justificam a nossa opção pelo seu nome à Presidência da Seccional da OAB, na certeza da continuidade de um incessante trabalho a favor da categoria, além da permanente vigilância na defesa das prerrogativas do advogado e dos direitos da pessoa humana.

Por tais e tantas razões, pedimos aos prezados colegas advogados e advogadas o voto em VALDETÁRIO MONTEIRO, que encabeça o Movimento OAB PRA VALER.

Fraternalmente,

Ernando Uchoa Lima, Advogado, ex-Presidente da OAB-CE por dois mandatos e ex-Presidente do Conselho Federal da OAB;

Raimundo Bezerra Falcão, Advogado, Professor de Direito da UFC e ex-Presidente da OAB-CE;

José Danilo Correia Mota, Advogado, foi Membro da Diretoria da OAB-CE, Conselheiro, por três mandatos, Presidente da Caixa de Assistência; Membro e Presidente do Tribunal de Ética da OAB-CE;

José Júlio da Ponte, Advogado, Professor de Direito da Unifor, foi Membro da Diretoria e Conselheiro da OAB-CE por três mandatos e ex-Diretor da FESAC.

Nenhum comentário: