segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FELIZ CUMPLEAÑOS, PABLO!




Conheci o Paulo Nazareno no inicio da década de mil novecentos e oitenta.

Realizávamos uma reunião em prol do pré-candidato a prefeito de Crateús José Fernandes da Silva, médico sisudo e de bom coração, alagoano que se fez crateuense e capitão da resistência democrática na nossa terra.

Alguém anunciou a presença do jovem cirurgião Paulo. Silhueta magérrima e vasta cabeleira. Estilo hippie e olhar profundo.

O projeto que sonhávamos para a cidade foi abortado em 1982, mas veio à tona alguns anos depois. Eleito prefeito – com menos cabelos na cabeça e uns quilos a mais no corpo - Nazareno me convidou para integrar sua equipe.

Gestou-se entre nós, a partir do desenho de um projeto inovador para a cidade, um processo de cumplicidade espontânea. Laboramos grandes idéias, desenvolvemos arrojadas iniciativas. As pessoas experimentaram debates que incluíam a integração da equipe (intersetorialidade) e a transferência do poder ao povo (empoderamento). A cidade respirou uma auspiciosa aura de oxigenação em todas as áreas.

Depois, o ar voltou a se poluir pela contaminação do submundo da política. E a urbe, outra vez, involuiu.

A nossa convivência, que se iniciou no oceano da política, terminou por nos aproximar nas outras praias da vida. Conheci o ser sensível e profundo, endoscopista de almas, amante da natureza, aviador natural, apreciador da boa música, estudioso dos grandes temas, visionário trabalhador.

Jamais consegue ser morno. É sempre gelo ou brasa. Adora viver perigosamente, escalar as montanhas dos desafios, palmilhar as trilhas adversas. Saboreia intensamente cada prato que o restaurante da vida lhe oferece.

No entanto, ao longo da nossa convivência, tive a oportunidade de identificar a mais original das suas facetas: no lençol freático desse homem aparentemente duro, há um poço profundo de ternura.

Coincidentemente, nasceu no dia 12 de outubro. Talvez por isso seja, no mais recôndito de si mesmo, uma criança: brinca e briga, preza e reza, chora e ri, sofre e sonha.

Hoje completa mais um ano. Assopra velas. Apaga o que ficou para trás. Mira o futuro. E reparte o bolo da amizade.

Como dizem os latino-americanos, feliz cumpleaños!

(Por Júnior Bonfim)

==========================================================================

Muito obrigado pela gentileza,dentre os rios do curso da minha vida,suas férteis águas não somente o avolumaram,mas o tornaram mais fertil e acolhedor;traço este,prepoderante em sua personalidade:um agregador e fulgurante inteligencia.Te-lo amigo ja é,por si só,um presente.

Paulo Nazareno

Um comentário:

Paulo Nazareno disse...

Muito obrigado pela gentileza,dentre os rios do curso da minha vida,suas férteis águas não somente o avolumaram,mas o tornaram mais fertil e acolhedor;traço este,prepoderante em sua personalidade:um agregador e fulgurante inteligencia.Te-lo amigo ja é,por si só,um presente.