terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

OBSERVATÓRIO

João Antonio de Macedo, popularmente conhecido como João de Zeca, foi Prefeito de Aurora e, nessa condição, protagonizou cenas que enfeitam o anedotário político do cariri cearense. Certa feita João de Zeca encontrou-se com um compadre seu que havia sido eleito Prefeito da cidade do Barro. Empolgado com a vitória do amigo, que era um velho comerciante e estava acompanhado do contador, disparou: - Cumpade, agora você entrou num ramo bom. Pense num ramo bom! Prefeitura é mil vezes melhor do que o comércio. Vou explicar: todo dia 10, 20 e 30 cai dinheiro - num é, doutor contador? O contador assentia e explicava que era o recurso do FPM. João prosseguia: - Além disso, toda quaita-feira (sic) também pinga mais dinheiro - num é, doutor contador? Este emendava: é o ICMS. E João arrematava: - Agora, o mais importante, cumpade, é um tal de convéin (queria dizer “convênio”). A gente manda uns papé lá prá Brasília e eles tome mandar dinheiro. O papé vai e o dinheiro vem. Agora tem uma ciência: se você deixar de mandar os papé, o dinheiro deixa de vir. Oh ramo bom, cumpade, é este de Prefeitura...


SER PREFEITO...

Hoje é diferente da época em que João de Zeca comandou a doce cidade banhada pelo rio Salgado. São muitas as armaduras legais impostas a quem, nos dias hodiernos, se dispõe a assumir o cetro de uma municipalidade. O atual alcaide da terra do Senhor do Bonfim, Carlos Felipe, talvez sinta quão pesadas são as rédeas executivas de um município como Crateús. Bem por isso circularam notícias dando conta de que esteja propenso a não pleitear a reeleição. Na esteira disso, o vice-prefeito, doutor Mauro Soares e o Secretário de Governo, Elder Leitão, estariam disputando uma indicação. No entanto, a verdade é que o Prefeito tem recebido ponderações de familiares que, preocupados com o desgaste que a luta política tem causado na sua vida profissional, aconselham-no a priorizar esta última. Sucede que, na atual conjuntura, o melhor é se trabalhar com o cenário de uma candidatura de Felipe à reeleição, mantendo Mauro Soares na vice ou um nome do PMDB, caso este fique sob o tacão de Eunício Oliveira. Na hipótese do diretório de Crateús continuar sob a regência de Domingos Filho, os seus membros integrarão a orquestra da alternância de poder.


NO AMPLO...

Concerto dos tenores oposicionistas surge uma partitura diferente. Um nome inesperado, nunca dantes colocado sob cogitação, começa a ser gestado para liderar a cabeça de chapa às eleições do ano que vem. Trata-se de uma figura moralmente inatacável, integrante de um arvoredo familiar cujas raízes são visceralmente impregnadas de seiva política, detentora de uma luminosa folha de serviços prestados à causa pública e que pode construir um arco de apoio jamais visto na história de Crateús. Esta pessoa tem, à disposição, um palanque robusto e eclético, que reuniria nomes que estão se destacando e lideranças consolidadas. Por enquanto, os entendimentos estão sendo guardados sob sete chaves. Uma vez concretizada, a notícia terá um efeito impactante e arrebatador. Quem viver verá! Aguardem!


FERNANDO LINHARES...

É, dos empreendedores netos de Gentil Cardoso, o que mais ligação mantém com Crateús. Depois de uma grande ação expansionista longe do torrão natal – principalmente como concessionário Honda - volta a investir nas margens do rio Poty. Além de latejar nas veias o sangue político, tem enorme feeling empresarial. Em breve, Fernando estará lançando um mega empreendimento imobiliário na cidade de Crateús. Parabéns!


CAMOCIM,

Bela cidade do litoral cearense, ganhou destaque nacional. A terra do aviador Pinto Martins entrou no céu de brigadeiro das comunas que melhor pilotam a cabine das receitas. O município teve o maior aumento percentual na captação de tributos entre as cidades cearenses com até 100 mil habitantes e o segundo maior aumento de todo o País. A receita tributária de Camocim saltou de R$ 514 mil em 2006 para R$ 2,6 milhões em 2009, um aumento de 407%. O que pouca gente sabe é que essa façanha contou com a participação de um crateuense: Joaquim Anízio Martins Frota. O ex-secretário de finanças de Crateús é consultor tributário da Prefeitura de Camocim. Cumpre a assertiva bíblica de que ninguém é profeta em sua terra.



O DESEMBARGADOR...

Washington Luis Bezerra de Araújo, empossado na última sexta-feira em solenidade no Tribunal de Justiça do Ceará, tem raízes nos sertões de Crateús. Embora sem o explícito sobrenome “Bonfim”, trata-se de um legítimo descendente do patriarca da família, Alexandre Ferreira do Bonfim. No primoroso livro que Maria Olívia escreveu sobre a nossa caudalosa oiticica familiar consta, ao final da página 219, sob o código 64.13.8, a posição do ilustre magistrado na flora familiar. Joatan me disse que ele é o primeiro parente nosso a assumir uma cadeira de desembargador. Segundo o Boaventura, que foi seu contemporâneo no curso de Direito, trata-se de julgador completo, ínclito e imparcial, íntegro e intelectual.


PARA REFLETIR

“Se a embriologia pudesse ampliar suas investigações ao campo psicológico, descobriria que a alma do juiz é composta de dois advogados em embrião, comprimidos um contra o outro, cara a cara, como os dois gêmeos bíblicos, já na atitude de se combaterem no ventre materno. A imparcialidade, virtude máxima do juiz, é a resultante psicológica de duas parcialidades que se combatem. Não se espantem os defensores se o juiz, mesmo o mais consciencioso, não dá mostras, na audiência, de escutar com muita atenção seus arrazoados. Isso acontece porque, antes de pronunciar a sua sentença, ele deverá ouvir longamente a renhida disputa dos dois contraditores que se agitam no recesso da sua consciência”. (PIERO CALAMANDREI)


(Por Júnior Bonfim – na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)


************************************************

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OBSERVATÓRIO":

Oi bonito este site, está bem posicionado.........bom trabalho :)
Adorei - faz mais posts assim!

Um comentário:

Anônimo disse...

Jr, não concordo com vc qdo vc fala que a família Linhares trouxe e trazerá benefícios para nossa cidade.Nem seus deveres como contribuintes eles sabem exercerem com dignidade, só trouxeram prejuízos para nosso municipio.