terça-feira, 14 de junho de 2011

OBSERVATÓRIO

Aldairton Carvalho, que foi por seguidas vezes vereador em Crateús, firmou-se no meio político como uma figura que, embora conservasse a astúcia e esperteza, era pacífica, tranqüila e calma. Evitava a fogueira das polêmicas. Quando o interrogavam sobre os motivos que o levavam a cultivar essa postura, costumava responder que seguia um conselho materno. Segundo Aldairton, sua genitora o ensinava que a gente deve escutar tudo, mas só se deve guardar o que é bom.


A POLÍTICA...


É palco permanente de conflitos. Espaço principal de cotejamento de interesses, a política é essencialmente uma arena de administração de divergências. Sucede que, muitas vezes, discussões fúteis, debates periféricos e questões menores ganham importância desproporcional ao seu real tamanho. Crateús vive um período de precarização da atividade pública, uma espécie de rendição ao império da futrica. As pessoas absorvem os fluidos negativos e os transmitem aos outros. Nestas horas faz falta o discernimento esposado pela mãe do Aldairton.


EXEMPLO...


Desse debate enviesado é a polêmica sobre a doação dos mercados: Centro de Abastecimento João Afonso (“Mercado da Carne”); Mercado Antônio Pierre de Aguiar (“Mercado dos Feirantes”) e Mercado Manoel Cardoso de Vasconcelos (“Mercado Velho”). Durante a semana passada o tema dominou a pauta dos meios de comunicação. Como é de ciência coletiva, há treze anos esses equipamentos foram doados aos locatários. Quem deseja a revogação desse processo imagina-se ancorado na defesa do interesse público; quem defende a manutenção da doação, também. Porém, independente das argumentações de ambos os lados e antes de se adentrar no mérito da cizânia, é preciso enfrentar algumas preliminares. Primeira: juridicamente, o exercício da pretensão ou da ação é limitável, no tempo, pela prescrição. A prescrição exprime o modo pelo qual o direito se extingue, em vista do interessado não o exercer no tempo oportuno. No caso dos mercados, a prescrição já se operou. Segunda: a Lei Municipal n.º 320/98, que aprovou a doação, é permitida no nosso ordenamento jurídico? Embora a Legislação estabeleça, em regra, que toda doação de bem público deve ser precedida de licitação, há exceção prevista no artigo 17 da Lei 8666/93 que reveste de validade o ato.


EUSÉBIO,

Município da região metropolitana de Fortaleza, foi destaque nacional por uma ação exitosa da Prefeitura: todas as escolas municipais estão funcionando em regime de tempo integral. Essa devia ser uma meta a ser perseguida por todos os gestores municipais. Há cerca de dez anos Crateús pioneiramente implantava um projeto batizado de ÉTICA (Escola em Tempo Integral, Cidadã e Amiga). Se nenhum percalço tivesse ocorrido e a alternância de poder não fosse óbice à continuidade de bons projetos, esse destaque poderia ser mérito da nossa terra.


JOÃO AGUIAR...


Planeja lançar uma Revista do Centenário, homenageando cem personalidades que marcaram a vida da cidade no seu primeiro século de vida. Para a consecução desse empreendimento, João procurou a Academia de Letras de Crateús – ALC – a fim de formalizar uma parceria.


A ALC,


Que completou dois anos de existência, esteve reunida em Assembléia na tarde do sábado passado com o objetivo de apreciar o ingresso de novos membros e de eleger a sua Diretoria para o próximo biênio. Foram aprovados, para integrar os quadros do sodalício, os nomes de Ana Cristina do Vale Gomes, Cheyla Mota, José Maria Bonfim de Morais, José Rodrigues Neto, Juarez Leitão, Karla Gomes, Paulo Nazareno e Silas Falcão. Alguns são soberbamente conhecidos do grande público como bons escritores; outros, não. Porém, todos meritoriamente o são. A posse está prevista para o dia 09 de julho. A nova Diretoria está assim constituída: Presidente – Elias de França; Vice-Presidente: Flávio Machado; Secretário: Raimundo Cândido; Tesoureiro: Lourival Veras; Diretora de Assuntos Culturais: Karla Gomes. Sobre a ALC, vide Crônica ao lado.

O XVIII...

Forró do Bode, realizado na noite de sábado passado na AABB de Crateús, foi um sucesso total. Edílson Vieira, Adelson Viana e Bento Raimundo brindaram o público com um show da mais autêntica música nordestina. Repertório leve, saudável e higiênico, sem letras apelativas ou de duplo sentido. Tudo em um ambiente muito familiar, integrativo e prazeroso. Parabéns ao coordenador do evento, Edvan Martins, Venerável da Loja Maçônica Liberdade e Justiça 1712, que anualmente promove da festa.


LUCAS...


Evangelista, Mestre da Cultura Cearense e maior cordelista vivo de Crateús, convida para o lançamento do livro O Cordel e o Professor. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, no Ponto de Cultura Quintal com Arte (Sindicato dos Professores), na rua Auton Aragão, 552, bairro São Vicente. Na ocasião, haverá também um desafio de viola entre Bento Raimundo e Chico Chagas.

PARA REFLETIR...


“Educação e cultura/ É a porta do progresso/ Descobre, inventa e fabrica/ Ornamenta o universo/ Sem esta composição/ Não existia o sucesso”. (Lucas Evangelista).



(Júnior Bonfim na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: