sábado, 3 de dezembro de 2011

OBSERVATÓRIO

No ano de 2008, o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar, ocupava a presidência da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará – Aprece. Como era candidato à reeleição em seu município, pediu afastamento do cargo e o passou para o vice-presidente da associação, o então prefeito de Aurora, Carlos Macedo. Na hora de discursar, Macedo pôs a mão no ombro de João Dilmar e disparou: “Pois é, meus amigos, como dizia Lampião, ‘quem foi e não é mais, é como se nunca tivesse sido”... Após o evento, ao ser indagado por um amigo se Lampião houvera realmente pronunciado a tal frase, Carlos Macedo pontuou: “Confirmar que a frase é de Lampião eu não posso, mas que pegou bem, pegou”.

CENTENÁRIO

O episódio acima reflete bem nossa cultura pública. É um hábito arraigado em nossa crônica política. Os governantes, indistintamente – e as raras exceções só confirmam essa norma – buscam a auto-afirmação sempre a partir da defenestração de quem já passou. É como se no baú do passado só existisse objetos condenáveis. Fico me perguntando: qual o demérito em se reconhecer as virtudes de quem já passou? Lembro-me de George Bernard Shaw quando asseverou: Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem 'Por quê?' Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo 'Por que não?' Possivelmente, a razão dessa pendenga fútil seja a nossa generalizada pouca capacidade de cultivar o amor ao desapego.

CENTENÁRIO II

Talvez o saldo mais positivo da comemoração do centenário de Crateús tenha sido a homenagem, materializada na entrega de medalhas, a conterrâneos ilustres. Todos merecedores. Louvável essa atitude da Prefeitura. Melhor seria se tivesse - usando a simbologia numérica – resolvido homenagear cem crateuenses. Contemplaria um rol abrangente, com figuras de destaque e gente simples do povo. Neste grupo, em especial quem, sob o pálio do anonimato, contribui para a festa da vida no cotidiano das adversidades. Naquele, pessoas como os ex-prefeitos vivos (afinal o local do evento foi construído por um deles...). Educadoras como Rosa Moraes e Dona Delite (que foi chamada para o céu logo após as comemorações).

CENTENÁRIO III

Em 21 de novembro de 2011, na esteira do centenário, a Maçonaria realizou um evento carregado de simbolismo, harmonia e concórdia. Uma noite memorável. Com uma festa em grande estilo a Loja Liberdade e Justiça 1712 realizou uma Sessão Magna, no Teatro Municipal Rosa Moraes, para a entrega de Outorga da Comenda Francisco Carlos Mourão aos seguintes Maçons: Marcos José da Silva (Grão Mestre Geral do GOB), Adonel Rodrigues Sales, Antonio Francisco Bento Soares Costa, Francisco Diassis Honorato, Lauro Brandão Lima (Veneráveis de Lojas), José Arteiro Soares Goiano e Manoel Valneir Soares (Mestres). Além do expressivo comparecimento dos Obreiros de Crateús, a Sessão contou com a presença de maçons de Sobral, Iguatu, Independência e Nova Russas.

CENTENÁRIO IV

“100 anos é tanto tempo! Limiar dos humanos mais afortunados, que alcançam a graça da longevidade terrena. Idade símbolo dos abençoados”. Com estas palavras o Presidente da Academia de Letras de Crateús (ALC), Elias de França, principia a apresentação do livro que o Sodalício do Poty lançará no próximo dia 09, sexta-feira. E descortina assim: Estas quatrocentas e tantas páginas foi o nosso jeito, da Academia de Letras de Crateús, de dizer-te, em memória dos nossos ancestrais, em nome dos crateuenses do hoje, e querendo merecer os pósteros, oh! querida terra mãe, Crateús: Feliz Centenário!”

RADIALISTAS NO TOPO

A semana findante brindou com taça de ouro dois radialistas crateuenses. Marcelo Chaves recebeu, na sede da FIEC, em Fortaleza, a honraria instituída pela ACERT de Radialista do Ano, categoria Interior. Luiz Siqueira, na Princesa do Norte, recebeu sexta-feira o título de Cidadão Sobralense. Acompanhei, como muita gente da nossa terra, o início da carreira de ambos. Têm em comum o labor intenso, a incansável dedicação e o amor com que se entregam à causa da radiofonia. Parabéns para os dois!

PARA REFLETIR

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”. (Bernard Shaw)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Um comentário:

Sergio Moraes disse...

Caro Junior,
aproveito o seu apreciado blog, para cumprimentar o amigo Marcelo Chaves pela merecida homenagem e também ao Luiz Siqueira, mais um crateuense brilhando em "terras estrangeiras".
Abraços,
Sergio Moraes