quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CONJUNTURA NACIONAL

Abro a coluna com um desafio de cantadores do sertão. Pergunta complicada de um e resposta atravessada de outro.

"Vou fazê-lhe uma pergunta
Pra você me destrinchá
Quero que me diga a conta
Dos peixe que tem no má...".

Impossibilitado de "dizer a conta", o segundo cantador procura contornar a questão impondo, para resolvê-la, condições também impraticáveis:

"Você vá cercá o má
Com moeda de vintém,
Que eu então lhe digo a conta
Dos peixe que nele tem,
Se você nunca cercá,
Nunca eu lhe digo também".

"Meu anel de sete pedras" - prof. Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan)

A moldura de 2012

O palco de 2012 começa a ser aberto, deixando ver as primeiras movimentações dos atores políticos. Há muita expectativa em torno da reforma ministerial. Os grandes partidos querem melhorar suas posições no tabuleiro, ganhando, claro, pastas mais endinheiradas. Será difícil contentar a todos. De pronto, já se pinça a conclusão de que os ânimos partidários desfilarão suas contrariedades no mês de fevereiro, por ocasião do fim do recesso e reinício das atividades parlamentares. Sob manifestação de descontentamento, aliados buscarão caminhos mais firmes na direção do pleito eleitoral de outubro. O que significará o samba do crioulo doido na formação de alianças municipais.

Autossuficiência

Passada a primeira quinzena de janeiro, já se ouve nos bastidores : a autossuficiência bateu no teto do Palácio do Planalto.

Movimentos na Galáxia

O PT vai lutar de maneira denodada para fazer a maior bancada de prefeitos municipais de toda a história brasileira. Essa é a meta fechada pela cúpula partidária. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula darão os apoios táticos e estratégicos que se fizerem necessários. Os aliados, ao perceberem que a lógica petista é a do domínio exclusivo do centro do poder, tenderão a firmar alianças entre si e deixar sozinho o PT. Essa intenção, porém, pode não ser bem-sucedida, porque, detendo as maiores fatias de poder, o PT agirá como buraco negro : atrairá as massas menores para seu centro. As formações serão as mais exóticas na galáxia partidária: PT olhará para o PMDB, que piscará para o DEM, que tentará colar no PSDB, que procurará atrair o PSB, que tentará abraçar todos os anteriores, os quais, por sua vez, trocarão sinais de boa vontade com o restante da constelação partidária.

PTB garante D'Urso

O deputado Campos Machado, presidente do Diretório Estadual e Secretário Geral Nacional do PTB, desmente categoricamente que o partido cogita apoiar outro candidato para prefeito de São Paulo que não seja Luiz Flávio Borges D'Urso. "Nunca uma notícia ficou tão longe da verdade como esta", enfatiza, ao criticar especulação de apoio do PTB a outros nomes. O PTB pretende lançar mais de 500 candidatos a cargos majoritários no Estado. E arremata: "nunca o partido cogitou em ser vice de nenhum partido nestas eleições municipais", lembrando que a sigla criou a única TV política partidária existente no país e, no dia 1º de março, vai inaugurar a primeira rádio partidária. A amizade com o governador Alckmin também não o fará abandonar o compromisso assumido com o presidente da OAB/SP.

Liderança do PT

O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (PT/SP), que deixa a liderança do partido na Câmara sob um acervo de grandes conquistas, diz que reunirá, na próxima terça-feira, em Brasília, seus coordenadores e vice-líderes para traçar o roteiro e a metodologia que guiarão a escolha do novo líder. Que será um destes dois deputados: Jilmar Tatto (PT/SP) ou José Guimarães (PT/CE). Ambos exercem grande influência nas bases.

Voz da experiência

"Pai, vou me divorciar. Há seis meses minha mulher não fala comigo".

O pai fica em silêncio, bebe um gole de cerveja e diz:

"Pensa bem meu filho... mulher assim é difícil de arranjar".

PMDB, o centro

O PMDB é o partido que exerce a maior capilaridade no país, pelo fato de abrigar o maior número de prefeitos, vereadores e deputados estaduais. Disputará com o PT o primeiro lugar na eleição de prefeitos. O resultado eleitoral garantirá sua posição de principal parceiro do PT para 2014. A recíproca é verdadeira. Se não conseguir ultrapassar a casa dos mil prefeitos, poderá ameaçar sua condição, alternativa pouco provável. Espera o partido continuar a ser o alvo predileto da coligação governista.

114 municípios

O PMDB tem, hoje, 114 prefeitos de municípios com mais de 50 mil habitantes. Destes, 59 se candidatarão à reeleição. Grandes cidades integram o território político do partido, como Arapiraca/AL, Jequié/BA, Linhares/ES, Aparecida de Goiânia/GO, Timon/MA, Montes Claros/MG, Uberaba/MG, Barbacena/MG, Campo Grande/MS, Rondonópolis/MT, Ananindeua/PA, Campina Grande/PB, Petrolina/PE, Angra dos Reis/RJ, Barra Mansa/RJ, Macaé/RJ, Magé/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Volta Redonda/RJ, Queimados/RJ, Caxias do Sul/RS, Rio Grande/RS, Santa Maria/RS, Florianópolis/SC, Palhoça/SC, Araraquara/SP, Barueri/SP, Bauru/SP, Guarujá/SP, Itapecerica da Serra/SP, Itapetininga/SP, Rio Claro/SP, Santos/SP e Taubaté/SP.

O passado é noite escura
O futuro é sol nascente
É feita de luz e sombras
A incerteza do presente

(Antônio Correia de Oliveira)

De Jânio

Os memorandos de Jânio Quadros são folclóricos. Denotam o estilo inconfundível do inesquecível ex-presidente da República e ex-prefeito de São Paulo. Eis o Memorando JQ 506/86 de 2/4/86, pinçado do livro do amigo jornalista Nelson Valente, "Jânio Quadros - O Estadista".

Dr. Ricardo Veronesi:

Secretaria de Higiene e Saúde

Elogie a servidora Dra. Thácia Leimig, pela sua conduta funcional, fazendo constar o elogio em sua folha de serviços;

Suspenda os médicos, Drs. Aldo Francisco Bárcia Alves; Cecília Regina S. Marques; Maria Silva Furquim Leite de Almeida, por 3 (três) dias;

Suspenda o médico, Dr. Francisco M. de Medeiros Neto, por 10 (dez) dias;

Demita o médico, Dr. Paulo Ribeiro da Cunha. Demissão imediata.

Agora, poderá dormir.

Advirta o diretor do Hospital de que, na próxima fiscalização, farei submeter os faltosos, todos do Hospital "Tide Setúbal", a inquérito administrativo.

Advirta a firma que faz limpeza do Hospital, enquanto considero penalidade mais grave.

Cumpra-se imediatamente.

Jânio da Silva Quadros, prefeito

PSB, a maior ambição

O PSB, por sua vez, dá sinais de que tem grande ambição. Primeira : quer emplacar o governador Eduardo Campos, presidente da sigla, na chapa de 2014 se Lula voltar a ser candidato. Mas a doença de Luiz Inácio sugere seu afastamento. Sua contribuição será a do aríete : empurrar o balão de Dilma em 2014. Nesse caso, Eduardo Campos se sentiria em condição de entrar no páreo como a alternativa. Daí as suas piscadelas para muitos partidos. Campos e muitos outros próceres, mesmo não expressando publicamente seu pensamento, enxergam no perfil exclusivamente técnico de Dilma uma barreira que pode prejudicar sua caminhada política. É claro que essa análise passa ainda pela performance do Brasil na rota da nova crise internacional.

Neves e Campos

Por isso, Eduardo Campos mantém um braço estendido a Aécio Neves. O tucano procura, desde já, viabilizar seu nome ao pleito de 2014. Uma aliança entre ambos seria entendida como o encontro de políticos da mesma geração. E um adeus aos representantes da velha guarda. O PSB quer formar parcerias com todos os lados, principalmente partidos que abriguem os quadros da nova geração.

Saúde

O fator saúde estará pontuando a análise de viabilidade política nos próximos tempos. Saúde de Lula; saúde de Dilma; saúde da economia brasileira. A projeção é a de que os três estejam muito bem na caminhada de 2014.

Morrer jovem

Pergunto à tia Rute, 83 anos, espertíssima:

- Tem coisa pior do que envelhecer?

E ela, curta e grossa:

- Tem. Morrer jovem.

(Enviado por Álvaro Lopes)

Regrinhas para candidatos

Primeira orientação para um candidato: procurar saber para onde vai o vento, descobrir o rumo a seguir. Cada município comporta modelagem própria: condições geográficas, proporção entre votos das áreas urbanas e rurais, demandas regionais (bairros), cultura das comunidades, infraestrutura, colchões sociais (confortáveis/desconfortáveis), linguagens comuns, líderes populares, tipos folclóricos, caciques e elites, meios de comunicação, etc. Colocar todos esses ingredientes no liquidificador e extrair o caldo grosso. Bebericar em doses pequenas apurando o gosto. Adicionar pitadas dos elementos que faltam no caldo. Testar essa receita entre agosto e outubro.

Ciclos da campanha

Segunda orientação para um candidato: estabelecer adequado cronograma dos ciclos da campanha. Que, como se sabe, possui 5 ciclos: lançamento, por ocasião da Convenção; crescimento, entre quatro e cinco semanas após a Convenção; maturidade/consolidação, quando a campanha se firma no sistema cognitivo do eleitor, após ampla visibilidade; clímax, momento em que o candidato alcança seu maior índice de intenção de votos; e declínio, quando o candidato tende a cair nas pesquisas de opinião. Todo esforço se faz necessário para o clímax ocorrer na semana das eleições. A dosagem dos ciclos há de obedecer ao funil da comunicação - jogando-se mais água (volume de comunicação/visibilidade) na segunda quinzena de setembro. Candidato que começa a decair antes do tempo corre o perigo de morrer na praia.

"O maior sinal da derrota é quando já não se crê na vitória". (Montecuccoli)

Curitiba

O ex-deputado Federal Gustavo Fruet/PDT continua na frente dos concorrentes ao pleito para a prefeitura de Curitiba, pontuando entre 20,3% a 28,5% das intenções de voto. Logo atrás, aparece o deputado Federal Ratinho Júnior/PSC, com índices variando de 18,9% a 27,7%. Luciano Ducci/PSB, o atual prefeito, situa-se entre 16,3% e 22,7% nos cenários pesquisados. A moldura em que os três conseguem menos votos é o que abriga políticos conhecidos que já disputaram a prefeitura: Angelo Vanhoni/PT, Rubens Bueno/PPS e Rafael Greca/PMDB.

Vitória

O ex-governador Paulo Hartung garante que só será candidato a prefeito de Vitória se o PT o apoiar. Nesse caso, toparia o nome das Mulheres, Iriny Lopes/PT, como vice. Se não for candidato, Hartung tende a trabalhar para eleger um dos pré-candidatos colocados, como o deputado estadual Luciano Rezende/PPS ou o peemedebista Lelo Coimbra.

Que horas eram?

Adivinhe esta:

Duas damas, altamente elegantes, recém-chegadas de avião, dirigem-se a um hotel de luxo e falam ao porteiro; discutem, a seguir, com o gerente. Momentos depois as duas damas retiram-se do hotel muito contrariadas. Pergunta-se: que horas eram? Solução: Faltava um quarto para as duas.

De Malba Tahan, Prof. Júlio César de Mello e Souza.

Goiânia

Em Goiânia, os palanques começam a ser armados. Apesar de muitos tucanos desejarem candidatura própria, o governador Marconi Perillo, o dono da flauta, quer emplacar o senador Demóstenes Torres como seu candidato à prefeitura de Goiânia. Ele pensa na reeleição de 2014. Marconi, ao que se diz, não morre de amores pelo vibrante senador do DEM, mas é um pragmático. Vai sobrar necas para o deputado Fábio de Sousa, do PSDB, que sonha com a candidatura.

Natal

Em Natal/RN, o ex-prefeito Carlos Eduardo/PDT aparece, na última pesquisa, com 41,57% e a ex-governadora Wilma de Faria/PSB com 19,43%. O deputado estadual Hermano Morais/PMDB está em terceiro com 5%. Três candidatos aparecem dentro dos 4 pontos percentuais (Rogério Marinho 4,86%, Felipe Maia 4,29% e Fernando Mineiro 4,29%). A prefeita Micarla de Sousa/PV surge com 2,86% e o deputado Federal Fábio Faria/PSD com 2,43%.

Rio Branco

Fernando Melo, advogado, 53 anos, sindicalista, secretário municipal de Administração da prefeitura de Rio Branco, será o nome mais forte que o PMDB pretende apresentar como candidato a prefeito de Rio Branco.

São Luís

O PT vai escolher seu candidato a prefeito de São Luís entre 5 nomes : o vice-governador, Washington Oliveira; os deputados estaduais Bira do Pindaré e Zé Carlos; o secretário estadual do Trabalho, Antônio Heluy; e o secretário de Relações Institucionais, Rodrigo Comerciário. A estratégia do diretório municipal é estabelecer um diálogo com os pré-candidatos.

João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra/PSB, um técnico, não vai concorrer à eleição. Desistiu. Sentiu que a política não é a sua praia. Quer concluir bem a gestão. Cinco nomes de sua base disputarão a vaga.

O luxo do funeral

"O luxo do funeral e a suntuosidade do túmulo não melhoram as condições do morto; satisfazem apenas a vaidade dos vivos". (Dante Veoléci)

Conselho aos ministros do STF

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado à presidente Dilma. Hoje, sua atenção se volta aos ministros do Supremo Tribunal Federal:

1. O processo do mensalão tem 50 mil páginas. É tarefa hercúlea ler todo o conteúdo, analisar, interpretar, consultar, decidir, julgar. Mas a demora no julgamento desse processo ameaça seriamente a imagem da mais alta Corte do país. Todo esforço se faz necessário para que, já no ano em curso, o mensalão entre na pauta de decisões do STF.

2. Se os autos estão digitalizados e à disposição de todos os ministros, espera-se que as análises comecem a ser feitas imediatamente, entendendo-se, ainda, que pedidos de vista e constantes ausências de ministros poderão postergar o processo.

3. A sociedade terá uma grande decepção se algumas das penas previstas para os crimes arrolados sejam prescritas.

____________

(Gaudêncio Torquato)

Nenhum comentário: