terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OBSERVATÓRIO


O ano era 1989. A Câmara Municipal de Crateús vivia uma noite tumultuada. Ânimos acirrados. Presidia a Casa o Vereador Edi Pinto, conhecido pela leveza com que transitava entre as mais diferentes forças políticas. Porém, nessa noite estava exaltado, destoando do jeito de estilo. E, no fogo de uma discussão, atingiu com um soco no estômago o Vereador oposicionista Joaquim Braz. Foi necessária uma intervenção da turma da concórdia para contornar o entrevero. Na última sessão do ano, sob o clima pré-natalino, o Vereador Emanuel Cardoso, um polemista por natureza, surpreendeu a todos com um discurso entremeado de pedidos de desculpas, apelos fraternais e votos de boa sorte. Atento àquele inusitado desempenho, Joaquim ergue as sobrancelhas como quem descobre um caminho. E, ao usar a palavra, segue a mesma linha de Emanuel: nomina cada colega presente, ressaltando virtudes e qualidades. Ao se deparar com o ex-desafeto, dispara: - Nobre Vereador Edi Pinto... me perdoe por aquele murro que você me deu!...

INTERESSES

Em todas as instituições que tive a oportunidade de colocar os pés – sejam classistas, filantrópicas, sociais, esotéricas ou políticas – sempre vi presente o apego aos interesses pessoais em conflito com o desprendimento. Porém, em nenhum segmento, a busca por espaço, o sentimento de posse, a volúpia da ganância se expressa de maneira tão contundente como nas lutas partidárias. Parece que praticamente ninguém trabalha com a finitude humana. Ou seja, todos parecem desconhecer que, a qualquer momento, poderemos partir para outra dimensão. Com efeito, sempre que nos aproximamos de um prélio eleitoral, essa pulsação se eleva, as especulações pululam e o tensionamento se torna como que inevitável.

CANDIDATURA

Ser Prefeito, hoje, é exercer uma atividade de alto, altíssimo risco. Todo cuidado é pouco. O emaranhado legal que cerca um mandatário municipal é enorme. Às vezes, é iminente a possibilidade de ser responsabilizado por questões que fugiram de sua orientação. O ex-prefeito Paulo Nazareno, quiçá em tom de desabafo, declarou em rádio que divide postulantes a Prefeitura em três classes: a primeira é a dos altruístas – gente que se coloca com a melhor das intenções, mas não sabe o que é aquilo. A segunda é a dos sabem e, mesmo assim, entram, porque são doidos ou malucos. A terceira é a dos que sabem e entram porque estão com outras intenções. Esses ele preferiu não rotular...

CANDIDATOS

A preço de hoje, o esquema situacionista em Crateús apostará suas fichas na reeleição do Prefeito Carlos Felipe. Mesmo externando resistências pessoais, o Prefeito é indiscutivelmente o único expoente consolidado de sua corrente política, capaz de agregar a totalidade da base aliada. Noutro giro, as oposições se articulam. Um leque muito amplo de pretendentes se perfila. O desafio é construir uma unidade. Há setores com avaliações específicas, que refletem opiniões dignas de nota. Os empresários, por exemplo, consideram que é chegado o fim do ciclo de poder local nas mãos de médicos e advogados. Para eles, “os últimos 24 anos mostraram que esses ‘doutores’ têm pouca aptidão gerencial. Embora todos tenham dado seu contributo, nenhum deles fez um ajuste fiscal arrojado, desenvolveu um programa histórico de metas ou atacou o desperdício”. Asseveram que é hora da cidade ser entregue a um empresário com visão de futuro. Ou alguém identificado com esse projeto. Pois, se a Prefeitura gera algumas centenas de empregos, o empresariado gera, no mínimo, dez vezes mais. Empresários como José Vagno Mota e Luizinho Sales, que lideram um movimento de oxigenação do PSDB, compartilham dessa avaliação.

CANDIDATOS II

A lista de pretendentes à Prefeitura este ano é grande. Contempla a velha e a jovem guarda da política. Massaroca está convicto que é uma aposta que pode pegar. Márcio Cavalcante fala que as pesquisas lhe sorriem. E por aí vai... Há alguns dias esteve na cidade Ivan Monte Claudino. Conversou com amigos e externou que sempre vibrou com um projeto coletivo que represente um avanço significativo para a vida da cidade. Disse que estava disposto a colaborar – com destemor, entusiasmo e vigor – na concretização desse sonho. Acha, porém, que as oposições devem considerar, na hora da escolha, o nome capaz de somar mais.

ELEIÇÕES

A disputa eleitoral de 2012 será marcada por um fato novo: a primazia da internet. Pela primeira vez, as redes sociais poderão fazer uma diferença substantiva. E esse peso ainda não foi suficientemente avaliado. O bombardeio eletrônico, a velocidade da comunicação, a informação instantânea alteram, em fração de minutos, o humor da população e nos colocam diante de uma situação sem precedentes no mundo da política: o fim do favoritismo. Basta dizer que uma prática comum – a compra de votos – poderá ser colocada na rede mundial de computadores em tempo real, tornando o fato típico incontestável. Para quem detém a direção da máquina pública, isso é assombroso. A Prefeitura, em todos os tempos, sempre foi usada a serviço das candidaturas oficiais. Isso é fato. Todos sabiam, embora fosse difícil de provar. Agora, com um celular na mão, um militante qualquer poderá postar isso na internet, escancarar para todo mundo e deixar o Ministério Público na obrigação de apurar. Daí será irreversível a provocação ao Judiciário.

JUDICIÁRIO

Por falar em Judiciário, é expressiva a queixa em Crateús com a falta de juízes efetivos na Comarca, causando enormes prejuízos à celeridade processual e, por conseguinte, à cidadania. O assunto constou na pauta do Programa OAB NA TV MUNDO JURÍDICO, veiculado na semana passada em Fortaleza, quando foi anunciada a construção da sede da OAB na regional de Crateús.

PARA REFLETIR

"A primeira coisa, talvez a mais relevante, seja entender que um processo é muito mais do que um conjunto de papéis autuados e ordenados; processo é uma vida, é um drama, é a última esperança para quem procura a Justiça". (Piero Calamandrei)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)


**********************************************************


Blog do Zaca deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OBSERVATÓRIO":

O amigo esqueceu de mencionar o nome de Dr Lourival Rodrigues e do Dr Junior Bonfim, sabemos que os dois também são pretensos candidatos e podem em muito colaborar no engrandecimento de nossa cidade.

Zacarias Filho



*********************************************************

Meu Caro Zaca:

Quero pontuar que vários nomes deixaram de ser citados. E que certamente serão expostos ao longo das próximas matérias.

No que pertine aos dois mencionados (eu e Lourival) quero, em relação à minha pessoa, logo de pronto deixar claro: não sou candidato este ano. Tenho compromissos de ordem pessoal, institucional e profissional que me impedem de colocar o nome à disposição.

Nunca escondi de ninguém o desejo de entrar numa disputa. No entanto, compromisso ninguém é obrigado a fazer; mas, uma vez feito, tem que ser cumprido.

Por isso quero, primeiro, cumprir obrigações já assumidas. Depois, terei enorme prazer em me inserir num amplo e profundo debate sobre os destinos de Crateús. Que merece seguir uma trilha de avanços significativos e se tornar efetivamente uma cidade 3D: Desenvolvida, Democrática e Divertida!

Um cordial abraço

Júnior Bonfim


*********************************************************

Paulo Nazareno deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OBSERVATÓRIO":

Não só desabafo, mas uma cruciante vivência com situações impossíveis de terem sido detectadas e muito menos evitadas.

Quem teve a infeliz experiência não a repete em sã consciência.

O lamentável é o consequente afastamento desta labuta de pessoas que o tempo,a experiência e o perfil lapidaram-na para esta missão;a meu ver,você JB está inclusive com a idade/maturidade imprescidíveis para tal. Pense sobre.

2 comentários:

Blog do Zaca disse...

O amigo esqueceu de mencionar o nome de Dr Lourival Rodrigues e do Dr Junior Bomfim,sabemos que os dois também são pretensos candidatos e podem em muito colaborar no engrandecimento de nossa cidade.

Paulo Nazareno disse...

Não só desabafo, mas uma cruciante vivência com situações impossíveis de terem sido detectadas e muito menos evitadas.Quem teve a infeliz experiência não a repete em sã consciência.O lamentável,é o consequente afastamento desta labuta,de pessoas que o tempo,a experiência e o perfil lapidaram-na para esta missão;a meu ver,voçe JB esta inclusive com a idade/maturidade imprescidíveis para tal. Pense sobre.