quinta-feira, 12 de abril de 2012

PONDERAÇÕES SOBRE O LIVRO DA ALC (NIRTON VENÂNCIO E RAIMUNDO CÂNDIDO)

Caro Raimundo Cândido,

tenho lido o Crateús 100 anos e me emocionado. Pena que minha cidade está muito motificada...

Se houvesse um contato da Academia comigo quando no projeto do livro, eu teria escrito um texto com todo prazer, contando minha experiência do filme. Claro, entendo perfeitamente as dificuldades que envolvem um trabalho desse porte.

O livro está muito bom, uma edição muito bonita, e todos envolvidos estão de parabéns.

Quanto ao "O último dia de sol", ele foi filmado em Baturité por questões técnicas. À época da pré-produção fomos a Crateús para ver a possibilidade de filmar, fomos bem recebidos pelo Paulo Nazareno. Como boa parte do filme se passa na estação de trem, as construções em volta do prédio inviabilizavam, pois a história se passa em 1964. Lamentei, queria filmar novamente na minha cidade, mas não foi possível.

Com relação a programação de cinema no Cine Poty, a ideia é muito boa. Disponho meus filmes, basta dizer qual o formato de projeção.

Sobre a casa de minha avó, é um assunto que me dói muito. Desde então não voltei a Crateús, nem tenho coragem mais. Quero guardar a imagem de antes.

Um abraço,

Nirton


**********************************************************************


De: Raimundo Candido Teixeira Filho
Para: nirton venancio
Enviadas: Quarta-feira, 11 de Abril de 2012 14:09
Assunto: Academia de letras de crateús

Caro Nirto Venâncio, Saudades!

Obrigado por acolher o nosso livro. Fizemos um grande esforço para "pari-lo", no ano em que nossa Cidade Completava 100 anos de elevação a esta categoria. O tempo foi curto e a falta de apoio para pesquisa foi gritante. O que viabilizou a produção dos artigos foi o voluntarismo de varios colegas que se serviram de suas pesquisas pessoais e escreveram como está. Por ser voluntário e em curto tempo, os temas abordados foram desenvolvidos de acordo com os levantamentos históricos dos colaboradores. Lamentamos também a ausencia do seu nome e de sua obra, como poeta e cineasta, e temos consciência de que muitas outras pessoas e fatos importantes deixaram de ser tratados.

Pessoalmente me recordo do seu filme e até cheguei a me candidatar a um papel de figurante em outro que você faria depois (O último dia de Sol). Ainda guardo, inclusive, as fichas de inscrição dos colegas atores aqui de Crateús que fiquei encarregado de recolher e lhe repassar. Soube agora que o filme foi feito em outros municípios. Estou curioso em ver.

Quanto a casa dos Marques, onde foi feito o filme, lamentamos não constar no livro. Todas as arquiteturas citadas foram retratadas em fotos antigas ou atuais, que, no caso, não possuíamos. Lamentamos muito mais a demolição da mesma, como de muitas outras construções antigas de nossa cidade, para em seu lugar funcionar uma pizzaria. É um grande problema que nós de Crateús (e do Brasil) enfrentamos: a falta de consciência quanto a preservação de nossas memórias.

Aqui em Crateús, estamos desenvolvendo, através da SABi (Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho) um projeto de exibição de cinema (Cine Poty). Exibimos semanalmente filmes nacionais. Seria um grande prazer exibir os seus, além de uma boa oportunidade das gerações mais jovens (re)conherem o trabalho de nosso conterrâneo.

Nossos contatos: eliasdefranca@hotmail.com / eliasdefrancafaz@yahoo.com.br
(88)9943-4494, (88) 9219-3506

Grande Abraço

*Raimundo Candido T Filho*
*http://academiadeletrasdecrateus.blogspot.com/*
Rua Firmino Rosa 1289
Crateús Ceará
Cep 63700000
(88) 88349154
(88) 36910363

Nenhum comentário: