terça-feira, 27 de novembro de 2012

OBSERVATÓRIO

Na segunda-feira, dia 19 de novembro, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reuniu os Prefeitos cearenses eleitos e reeleitos este ano para apresentar ações e distribuir uma cartilha de orientação aos novos mandatários. A Corte de Contas, ciosamente presidida pelo crateuense Manoel Veras, foi destaque nacional na atual gestão, obtendo inclusive premiação inédita. Além de aprofundar o processo de modernização do órgão, Manoel Veras intensificou as atividades fiscalizatórias e tem agido proativamente para evitar o desmonte nas Prefeituras. Sem se falar que, na última eleição, o TRE Cearense foi o mais operoso na aplicação da Lei da Ficha Limpa graças à atuação do TCM, que forneceu a mais expressiva lista de inelegíveis do País.

APRECE

O prefeito Carlos Felipe articula candidatura à Presidência da entidade que congrega os prefeitos cearenses, APRECE. Ao lado da atual Presidenta da Instituição, Eliene Brasileiro, Felipe cumprimentou o Presidente do TCM, Manoel Veras. Se eleito, o Prefeito de Crateús ganhará visibilidade estadual. Pavimentará o caminho para uma futura candidatura a Deputado. No entanto, para disputar uma vaga proporcional nas próximas eleições, Felipe terá que renunciar ao comando do Executivo Municipal daqui a pouco mais de um ano. E Mauro Soares se efetivará na Chefia da Municipalidade com direito à reeleição.

NOVOS PREFEITOS

Há um clima de muita expectativa na região em torno dos novos prefeitos. Alguns têm experiência anterior; outros não. Em Ipaporanga, o ex-prefeito Toinho Contábil assume consciente que os tempos são diferentes do período em que esteve à frente daquela Prefeitura, nos anos de 1993 a 1996. Tony Jorge, que dirigirá Catunda pela segunda vez, vive situação parecida. Jeová Madeiro, filho do ex-prefeito Chico, em Monsenhor Tabosa, apesar da juventude da idade, também sabe dos desafios que o aguardam. O advogado Ramiro Júnior, em Tamboril, é um político com traquejo no Legislativo e no Executivo. Nova Russas reacende as esperanças com o empresário Gonçalo Diogo. O contador Aristeu, que dirigirá a Prefeitura de Ararendá, tem os pés no chão. Na Poranga, o doutor Carlisson, apesar de suceder um aliado, pretende fazer muitas inovações.

NOVOS PREFEITOS II

Novo Oriente é um caso atípico. O próprio grupo, que comanda o município há 24 anos, avaliou que devia deixar o Prefeito eleito Godô totalmente livre. E este estuda significativas mudanças. Em Quiterianópolis, o médico José Barreto Couto Neto, o doutor Barreto, também sabe dos enormes obstáculos que haverá de transpor. Patrícia Aguiar, detentora da mais expressiva maioria em Tauá, sabe que terá fazer mais do mais. Sua meta é ousada: elevar o grau de excelência de um modelo de gestão muito bem avaliado.

NOVOS PREFEITOS III

De toda a região, Independência é o único município que até poucos dias tinha duas candidaturas com decisões judiciais desfavoráveis proferidas pelo Juiz Eleitoral Cesar Morel de Alcântara. Porém, em relação ao Prefeito eleito Valterlin, o TRE reformou a decisão do Juiz. Assim, é certo dizer que inexiste óbice legal à diplomação de Luiz Valterlin Coutinho. Todos sabem que Valterlin, em função dos problemas de saúde que o acometeram, enfrentou a mais adversa das campanhas, razão pela qual sua posse está cercada de muitas esperanças.

MACHADO

Nos últimos dias foram frequentes as informações dando conta da morte de pessoas amigas e queridas. Uma delas foi Antonio Silva Machado. Vereador por vários mandatos, Antonio Machado era um sujeito do bem, detentor de voz potente e elegante, que chegou inclusive ao comando do Legislativo Municipal. Tive a oportunidade de com ele conviver por muito tempo. Amava a política. Adorava servir às pessoas. Distanciava-se das polêmicas inúteis. Costumava fazer uso dos dotes de oratória para propagar boas notícias. Minhas condolências à família.

RAIMUNDINHO

O poeta Raimundo Cândido, o mais emblemático exemplo da germinação literária e cultural insuflada pala Academia de Letras de Crateús (ALC), lançou dia 17 de novembro pretérito o livro "Cratheús - Do Portão da Feira aos Galos das Torres", uma coletânea de crônicas sobre a terra do Senhor do Bonfim. Terceira de suas obras literárias, o livro será em breve lançado aqui em Fortaleza.

PARA REFLETIR

"Deixamos as sementes plantadas, e mais do que nunca percebemos o valor daquela sua proposição máxima: Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Lembra-se!" (Raimundo Cândido)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: