quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OBSERVATÓRIO

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova. Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha. Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista. Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos: - Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta. Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina... Aprenda a cozinhar seus feijões!

TRANSPORTE ESCOLAR

A fábula acima é apropriada para uma reflexão sobre qualquer ramo da atividade humana. Para a Administração Pública, sobremaneira, cai como uma luva. É incrível como as pessoas, quando assumem funções de mando, teimam em prorrogar atitudes que causam a extensão das dores. Para alertar os gestores sobre irregularidades no Programa do Transporte Escolar, a entidade que congrega os Prefeitos Cearenses, APRECE, realizou no dia 16 de outubro um Seminário de Orientação Técnica. Entre os diversos pontos tratados, alertou que é vedada a subcontratação integral do serviço contratado pela administração pública. Noutras palavras: uma empresa que ganha uma licitação para transporte de alunos não pode repassar todo o serviço para terceiros. Outro alerta importante foi o de que os municípios serão responsáveis solidários com encargos trabalhistas e previdenciários dos prestadores do serviço. Os gestores devem conferir se os motoristas estão regularizados com carteira de trabalho assinada e se a empresa recolhe os tributos. Os municípios devem, ainda, observar a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D para todos os motoristas, mesmo os que trabalham em carros de categoria automóvel, que estiverem sendo usados no transporte escolar. Também é necessário que sejam utilizados veículos adequados e em número suficiente para a execução do serviço. O Ministério Público Federal e os órgãos de controle, a partir de janeiro, acompanharão rigorosamente o cumprimento das prescrições legais sobre a matéria.

PROS

O PROS (Partido Republicano da Ordem Social) já nasceu com força em Crateús. Inicialmente articulado por um grupo de militantes vinculados ao vereador João de Deus, passou para o comando de Paulo Nazareno, seu novo Presidente. Três vereadores (Alesson Coelho, Bibi Apolônio e José Humberto) assinaram ficha na nova sigla. Comentava-se que os edis Conegundes Soares (DEM) e Cabo Bonfim (PSDB) também poderiam migrar para outras agremiações, mas preferiram se manter nos respectivos ninhos originais.

DEPUTADOS

Têm-se como certa, nas ante-salas do poder local, que o Prefeito Carlos Felipe formalizará renúncia ao comando da municipalidade para pleitear vaga de Deputado Estadual. Felipe, que após a reeleição tem demonstrado certo fastio com a rotina prefeitural, foi aconselhado a antecipar a assinatura do ato de renúncia para o início de janeiro. Com isso, entrega a Prefeitura ao Partido dos Trabalhadores. À frente do Executivo, Mauro Soares terá dois anos para se credenciar como postulante à reeleição.

JEOVÁ MOTA

O ex-prefeito de Tamboril, Jeová Mota, também se movimenta como pretendente à Assembléia Legislativa. Correndo pela mesma raia de apoios de Carlos Felipe, Jeová pode surpreender. Tem visitado com freqüência os municípios da região, inclusive Crateús, onde participa com desenvoltura de eventos festivos. Enfrenta apenas um problema doméstico: Raimundo Martins, o Raimundo do PT, que foi seu vice-prefeito, poderá lhe negar apoio.

ROSA MORAES

Memorável a festa do centenário da professora Rosa Ferreira de Moraes. Lenda viva da história da educação crateuense, Rosa Moraes congregou uma legião de amigos, autoridades, familiares e gente do povo para agradecer o século vivido. A Prefeitura patrocinou o livro biográfico “ROSA MORAES – Um século educando por amor”, que teve como autores Zacharias Bezerra de Oliveira e Maria Ionele Teixeira Puster. Na Catedral do Senhor do Bonfim, onde recebeu as águas do batismo; no Teatro Municipal, cujo nome a homenageia; na Cabana Mendes, onde se sucederam os tributos e lauréis – tudo ocorreu sob a energia do respeito e gratidão. Transmiti-lhe algumas breves sílabas que estão dispostas na Crônica ao lado.

PARA REFLETIR

“Mal nascemos e começamos a morrer. Não viva sua vida como se fosse o último dia. Viva como se fosse o primeiro.” (Oscar Nieyemer)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: