terça-feira, 14 de janeiro de 2014

OBSERVATÓRIO

A certa altura do seu segundo mandato, com a imagem consolidada de grande tocador de obras, Paulo Nazareno resolveu lançar uma cartilha apresentando suas centenas de realizações. Um dos lançamentos dessa revista ocorreu na sede do distrito de Santo Antonio dos Azevedos. Para lá acorreram várias lideranças. Era uma ensolarada manhã de domingo e o povo da região lotou as dependências do Grupo Escolar, onde ocorreu a solenidade. Um dos oradores foi o então vereador Francisco Pinto da Silva, o Pinto, que costumava fazer uma impostação de voz similar à do deputado Antonio dos Santos. Convidado a fazer uso da palavra, Pinto assumiu uma postura altiva, inflamou a voz, segurou com firmeza o microfone e disparou: “Povo de Santo Antonio, vocês estão recebendo hoje uma cartilha apresentando as obras do nosso Prefeito Paulo Nazareno. Nunca vi um Prefeito realizar tanta obra. É obra prá todo lado, é obra prá todo canto. É obra demais, minha gente. Ô Prefeito prá obrar esse Paulo Nazareno”.

A RENÚNCIA

Confirmado! Carlos Felipe, alcaide crateuense, vai renunciar na última semana de janeiro. Disputará uma cadeira de Deputado Estadual. Na cabeça do atual Prefeito de Crateús só há um nome que pode representar o município de Crateús na Assembleia Legislativa: Carlos Felipe. Seu mote de campanha se resume às obras que realizou como Prefeito da terra do Senhor do Bonfim.

‘OBRISMO’

Volta e meia, o ‘obrismo’ toma conta do debate político. É um tema antigo e recorrente na política brasileira. Desde o tempo do “rouba, mas faz” que se procura incutir na cabeça da população a ideia de que um bom governo se mede pelo índice de obras. Recentemente, o governador Cid Gomes reacendeu essa chama ao lançar um desafio ao ex-governador Tasso sobre o legado de obras de cada um. Debate à parte, o certo é que um grande homem público não se mede somente pelos quilos de concreto armado que exibe. Vai além disso. A dimensão de um líder se aufere por um conjunto de atributos, dentre eles a estatura moral, a lista de princípios, a correção das ações, a visão de mundo. Líder é o que arrebata os liderados pelo exemplo. É um farol que ilumina pela autoridade pessoal, pela imantação sedutora, pelo respeito natural.

A RENÚNCIA II

A renúncia de Carlos Felipe suscita algumas constatações e ponderações. A primeira é sua opção pela política profissional, seguindo carreira na atividade. A segunda é que não deixa de ser um ato de coragem. Apesar de todas as garantias que obteve – fechou com o deputado federal Guimarães o apoio em outros colégios – pairam dúvidas sobre sua eleição. Pode tirar uma grande votação em Crateús e minguar em outros municípios. O seu partido, PCdoB, encerrou a lua de mel com o governo estadual desde a última eleição municipal, quando fincou pé na candidatura de Inácio Arruda no primeiro turno. Tanto é que perdeu a principal posição que detinha na máquina estadual: a Secretaria de Saúde. Por outra, o Olimpo Estadual priorizará na região dois outros nomes: Jeová Mota e Nenen Coelho.

A RENÚNCIA III

Porém, a oposição não pode subestimar Carlos Felipe. Ele não é um bobo e demonstra que já aprendeu todos os trejeitos de esperteza dos velhos políticos. Quando se faz de desentendido exerce, na verdade, uma arte na qual se tornou mestre, a arte da dissimulação. Na campanha passada, quando seu concorrente Ivan Claudino o desafiou a assinar um documento se comprometendo a exercer o mandato de Prefeito integralmente e não abandonar a Prefeitura para ser candidato a Deputado em 2014, ele simplesmente fez ouvido de mercador. Seu pensamento era outro. Como outro era seu intento quando foi à residência do Conselheiro Manoel Veras convidá-lo para ser candidato a Deputado Estadual e prometeu apoio.

IVAN

Por falar em Ivan, ele hoje está inspecionando pessoalmente as obras do DNOCS nos sertões de Crateús. E o faz na condição de diretor geral do órgão, visto que está respondendo pelas férias do titular. Dezenas de obras hídricas estão sendo executadas em municípios da região. Duas empresas foram contratadas: uma de Pernambuco, para os chafarizes e outra do Maranhão, para os pequenos abastecimentos d’água, além da máquina do próprio DNOCS, que perfurará dezenas de poços.

CURTAS...

...comenta-se que Hermínio Rezende poderá surpreender e ser candidato a Deputado Federal.

...a obra do novo Fórum de Crateús contou com o empenho de magistrados ligados à terrinha, como os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque e João Byron Frota. Este último está agora cumprindo aquilo que o famoso orador romano Cícero chamava de “otium cum dignitate” (ócio com dignidade), ou seja, a ocupação do tempo com o exercício de atividades nobres.

...Amanhã, quarta-feira, a Academia de Letras de Crateús e a Prefeitura Municipal realizam solenidade comemorativa dos 88 anos da passagem da Coluna Prestes em Crateús. Programação tem início às 16hs00min com visita aos locais que marcaram a passagem da Coluna Prestes em Crateús e conclui à noite, com exibição do filme ‘A história de Luiz Carlos Prestes’, apresentação da Banda de Música Expedito Paiva e palavra de intelectuais sobre a Coluna Prestes.

PARA REFLETIR

“A Coluna Prestes superou a marcha de Mao Tse-Tung, em número de quilômetros e em sacrifícios. É a maior marcha da Idade Moderna, e um símbolo de valores como ética e justiça. E Crateús é uma referência da passagem da Coluna pelo Ceará”. (Padre Geraldo Oliveira Lima)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: