segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DISCURSO DE BOAVENTURA SOBRE "CLAUDINO SALES"


Estimado primo Júnior Bonfim,

Meu discurso feito de improviso, mas gravado no meu celular, por ocasião da missa de 7º dia do Dr. Claudino Sales, no dia 29 de junho de 2009, na Igreja do Cristo Rei, em Fortaleza-CE.

Eis a transcrição do discurso:

"Boa noite a todos. Meu nome é Boaventura Bonfim, sou filho de Crateús, do Sr. Antônio Bonfim, do Banco do Brasil, e Dona Maria Bonfim.

Tive a sorte de ser vizinho dessa abençoada família: Dr. Salim, Dona Francy e seus amados e lindos rebentos, em nossa querida rua do Barrocão.

Compelido por uma força superior a mim, subi a este púlpito com o propósito de homenagear um grande homem: Dr. Claudino Sales, nosso querido Dr. Salim. Faz sete dias que Dr. Salim retornou a casa do grande Pai. Quando digo retornou, faço-o na condição de estudante de Teologia e Filosofia, pois me acosto a uma corrente teológico-filosófica que defende plenamente que nós não somos seres humanos que estamos aqui para uma experiência espiritual. Somos seres espirituais que estamos na terra para uma experiência humana. No fim, refluímos, retornamos à nossa essência: o espírito.

E assim não foi diferente com o Dr. Claudino Sales. Mas o Dr. Salim não passou pela vida em brancas nuvens, embora em plácido repouso tenha adormecido, pois foi um homem de ação, de muita luta, seja como Advogado, na vida forense; como Deputado, na política, ou como Secretário de Estado.

Por todas as obras feitas pelo Dr. Claudino Sales, ele merece que o seu nome seja figurado no panteão dos homens ilustres do Estado do Ceará.

Homem de refinada educação, sempre recebeu a todos com a mesma lhaneza que lhe era peculiar.

Dono de uma belíssima oratória, suas palavras fluíam docemente de sua boca, hauridas do seu doce coração. Porém, quando necessário, ele sabia utilizar o bisturi da linguagem, para aparar as arestas criadas por seus adversários.

Homem bom. Bom filho, bom irmão, bom marido, bom pai, bom avô, bom amigo e bom vizinho. Dr. Claudino Sales é um grande exemplo de vida.

Hoje a família lamenta e chora a perda desse ente querido, mas ficará sempre confortada pela felicidade de ter convivido com um homem de bem. Obrigado”.


Júnior, autorizo-o a publicar o discurso literalmente. Obrigado.

Um forte abraço do primo, leitor e admirador, extensivo a toda a sua abençoada e bela família.

Fortaleza (CE), 3 de agosto de 2009.

Boaventura Bonfim.


======================================================================

Dalinha Catunda deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DISCURSO DE BOAVENTURA SOBRE "CLAUDINO SALES"":

Olá Júnior,

Tenho acompanhado tudo que você posta sobre o lançamento de seu livro.

E vejo que temos amigos comuns.

Descobri Renato Bomfim, meu conterrâneo e amigo.

E gostaria que você me confirmasse se Boaventura Bomfim, é o Joaquim.

Se for também foi meu amigo quando bem jovem. E muito me hospedei na casa de Dona Maria Bonfim, onde seresta e violões faziam a festa.

Saudades do Barrocão!!!

Um abraço,

Dalinha

========================================================================

Cara Dalinha:

Realmente, é o Joaquim Boaventura.

Que bom sabermos de amizades comuns!

Na Paz,

Júnior Bonfim

============================================================================

Oi Júnior,

Amei saber que é realmente o "Kakin" era assim que nos dirigíamos a ele. Quando bem jovens, nós( eu minhas irmãs e irmãos) Frequentávamos a casa de Dona Maria Bonfim.

Eles passavam dias lá em casa em Ipueiras e nós em Crateus. Era uma troca maravilhosa.

Ainda hoje sentimos muita saudades deles. E dos tempos maravilhosos.

A amizade, ficou adormecida pelos desencontros. Mas continua imensa em nosso coração. repasse isso a ele.

Estive em Ipueiras para as tradicionais festas do meio do ano. Lá encontrei nosso amigo Bento Raimundo.

Tente influenciá-lo para dedicar-se a Academia de Crateús. Eu sempre estou falando com ele da importância de fazer parte de uma academia.

Parabéns pelo lançamento do: Amores e Clamores da Cidade, e muito sucesso.

Carinhosamente,

Dalinha

====================================================================================


Vanda Claudino Sales disse...

Dr. Junior Bonfim, Dr. Boaventura (o Kakinho dos meus tempos de adolescente..): chorei ao ler o discurso que o Dr. Boaventura fez, quando da missa de sétimo dia do meu pai.

Foi lindo o discurso, foi lindo o seu gesto, publicando-o.

Nesse final de semana de comemoração dos dia dos pais, em que a saudade bate mais forte (como se fosse possível), foi um gesto carinhoso e emocionante, fazer essa leitura...aos dois amigos, com respeito, o meu abraço e o da minha família...

2 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Olá Júnior,
Tenho acompanhado tudo que você posta sobre o lançamento de seu livro.
E vejo que temos amigos comuns.
Descobri Renato Bomfim, meu conterrâneo e amigo.
E gostaria que você me confirmasse se Boaventura Bomfim, é o Joaquim.
Se for também foi meu amigo quando bem jovem. E muito me hospedei na casa de Dona Maria Bonfim, onde seresta e violões faziam a festa.
Saudades do Barrocão!!!
Um abraço,
Dalinha

Vanda Claudino Sales disse...

Dr. Junior Bonfim, Dr. Boaventura (o Kakinho dos meus tempos de adolescente..): chorei ao ler o discurso que o Dr. Boaventura fez, quando da missa de sétimo dia do meu pai. Foi lindo o discurso, foi lindo o seu gesto, publicando-o. Nesse final de semana de comemoração dos dia dos pais, em que a saudade bate mais forte (como se fosse possível), foi um gesto carinhoso e emocionante, fazer essa leitura...aos dois amigos, com respeito, o meu abraço e o da minha família...