segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VERA "CIRCULANDO LIVROS"

Saúdo a todos vocês que hoje fazem desta praça um celeiro de cultura.

É difícil alguém não se sentir feliz com um evento deste porte. E parabenizo a SABI, uma organização não governamental com atuação na área cultural atendendo prioritariamente a crianças e adolescentes deste Município. É ela a Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho que tem como integrantes pessoas das mais variadas camadas sociais, desde adolescentes, jovens e adultos dos bairros até funcionários do setor público e privado e ainda profissionais liberais. São pessoas conscientes de que a cultura não é privilégio de alguns.

Esta organização tem a preocupação de mostrar que Cultura é para todos e para isto desenvolve oficinas de arte dirigidas a crianças e adolescentes. Sempre está promovendo festivais, teatros infantis, exposições de artes plásticas e outras festas. Funciona na Casa de Arte e Cultura João Batista, situada à Rua Francisco Sá, 148 ao lado do Colégio Estadual Regina Pácis, oferecendo além dos muitos cursos, internet grátis para esta seleta população. Seu horário de funcionamento é de 8:00h ao meio dia e de 14:00h às 17:00h de segunda a sexta feira.

Não é fácil conduzir tal atividade, por isto toda parceria é bem vinda. Já conta com a ajuda de algumas pessoas e instituições, mas é preciso ser conhecida, amada e auxiliada por todas as pessoas que acreditam no potencial da infância e juventude desta cidade. Direta ou indiretamente podemos ajudar, basta fazermos uma visita e nos inteirarmos de como contribuir.

Neste Projeto: Circulando Livros, fazendo com que saia de nossas gavetas e prateleiras livros e revistas que ultimamente apenas recebiam poeira, está hoje alegrando crianças, jovens e adultos e favorecendo o hábito saudável da leitura, socializando idéias, experiências e conhecimentos. Com certeza esta atividade não seria possível sem a colaboração das muitas pessoas que aqui deixaram sua oferta.
Só lembrando... Há pouco tempo eram tantas as histórias feias e até tenebrosas de Crateús que nos sentíamos constrangidos em nos apresentarmos como crateuenses em outras terras. E isto era uma vergonha. Pudemos e devemos mudar a imagem de nossa cidade, a SABI está fazendo a sua parte, vamos fazer a nossa. As histórias se espalham rápido, vamos publicar que Crateús se preocupa com a cultura, está atenta as necessidades de nossas crianças, adolescentes e jovens e amanhã suas lembranças serão outras. Vamos contribuir para que a nossa Crateús seja lembrada pelas muitas histórias bonitas como esta. Criando o hábito da leitura, com certeza, teremos uma população mais preparada e consciente.

Estou aqui como integrante da ALC (Academia de Letras de Crateús) e amiga do SABI.


(Pronunciamento de Vera Lúcia Teixeira Fernandes, da Academia de Letras de Crateús - ALC, em 25 de outubro de 2009)

Nenhum comentário: