sábado, 12 de dezembro de 2009

PREFÁCIO DE "CANTATA DE UMA ANISTIADO...PARA DEPOIS..."

PREFÁCIO DE DOM FRAGOSO EM UM LIVRO DE SEU IRMÃO ESTANISLAU FRAGOSO BATISTA, O LIVRO TEM O TÍTULO: "CANTATA DE UMA ANISTIADO...PARA DEPOIS..." (temos o livro).

Digitei este prefácio em homenagem a todos àqueles que perpentuam em suas memórias a lembrança de Dom Fragoso. Principalmente, Boaventura Joaquim Furtado Bomfim.

"Leitor Amigo:

Não escrevo este prefácio como o bispo Antonio Fragoso. Nem mesmo como Tonho, irmão mais de Lai, autor da "Cantatas de um anistiado... para depois".

Hoje, sou apenas um leitor como os outros, como você.

Li os originais de uma fôlego. Conteporâneo dos acontecimentos, recordei ao vivo a história de um passado que marcou tanta gente, que me marcou no mais fundo de mim mesmo.

Muito mais do que o tecido dos acontecimentos, eu ia recompondo o perfil de Estanislau.

Emergia das linhas e entrelinhas do Diário-Cantata, o rosto de um HOMEM.

Homem de coração CONFIANTE, desarmado, venerável como todos os homens sem ódio e sem malícia. Ele é dos que acreditam "nas flores vencendo o canhão". O olhar de uma criança enternece seu coração e põe mais calor humano em sua vida do que o Leviatã do poder. Para ele é tão densamente verdade como para Tristão de Athayde - que "as cinzas de Alexandre, um dos maiores onquistadores da história, não bastam hoje para tapar o buraco de uma parede, enquanto a oração de uma criança pode fazer mudar o curso da história".

Homem que carrega incorrigivelmente consigo uma UTOPIA mobilizadora. As Ditaduras, a prepotência, o Sadismo dos que fazem a Tortura Psicológica, podem marcar com ferro em brasa a sua carne e levá-lo até as dilacerações crucificantes da lavagem cerebral. Mas nenhum sopro apaga a chama da Esperança louca.

Homem que não SE VENDE por dinheiro e posições. Não se deixa instrumentalizar. A consciência de sua dignidade aparece intacta, mesmo nas horas mais sombrias.
Homem de fé profunda, DOM de Deus, herança de seus pais, conquista de sua vida. Chamá-lo de "comunista" é testemunho de chegueira mental ou de inominável má-fé. De ponta a ponta do seu Diário-Cantata, encontrei o cristão para quem o Deus de Jesus Cristo é o Amigo de todos os dias.

Homem da DEMOCRACIA, da fidelidade à lei, da NÃO-VIOLÊNCIA inteligente e ativa. Não podia coexistir pacificamente com a Ditadura, com o imperio do arbítrio com as formas da Tortura Física e Psicológica, com um Sistema para o qual a elite no poder e o centro e a fonte dos direitos.

Leitor amigo, é este mesmo perfil que se destaca das linhas e entrelinhas da "Cantata de um anistiado... para depois "? Deixei por ventura, falar o meu coração de irmão? Aqui para nós: chorei várias vezes durante a Leitura!

Julgue, você mesmo.

Antônio Fragoso, que também é o bispo de Crateús e irmão de Estanislau Fragoso”.

Poranga, 24 de outubro de 1980.

A título de esclarecimento: O nome de Dom Fragoso era: ANTONIO BATISTA FRAGOSO, e do Seu Irmão: ESTANISLAU FRAGOSO BATISTA.

(Por Francisco Antonio Sales Saboia)

4 comentários:

UDN disse...

Catolicismo, n.° 421, Janeiro de 1986 (www.catolicismo.com.br)



A TFP denuncia. Moscou passa recibo



Há pouco mais de três anos — em agosto de 1982 — a TFP lançava o livro As CEBs... das quais muito se fala, pouco se conhece — a TFP as descreve como são. Nele, o Prof. Plinio Corrêa de Oli­veira delineava largamente o panorama bra­sileiro no qual se inscreve a atuação da CNBB, hoje ponta de lança do esquerdismo no País, para o que se serve da tentacular organização das Comunidades Eclesiais de Base — CEBs. Na segunda parte do livro, dois sócios da TFP, os Srs. Gustavo Antonio Solimeo e Luis Sér­gio Solimeo, com base em opulenta documen­tação, revelavam ao público a intensa agita­ção promovida pelas CEBs no campo, na pe­riferia das cidades e nas fábricas. Agitação que procura levar o País pela via das reformas, que têm como termo final o comunismo.

Apesar de suas seis edições e dos 72 mil exemplares vendidos em 1.950 cidades de to­dos os Estados e Territórios brasileiros, os meios de comunicação social ignoraram o li­vro. Também o Clero esquerdista "não viu" o incômodo volume de autoria de nossos co­laboradores.

Curiosamente, no entanto, a partir pouco mais ou menos daquela data, as CEBs — até então assíduas freqüentadoras das páginas de revistas e jornais eclesiásticos e leigos — pas­saram para uma discreta penumbra... De tal forma que algum espírito superficial poderá ser tentado a pensar: "A TFP exagerava o pe­rigo representado pelas CEBs! Elas não têm a importância que aquele livro atribuía a elas no processo de comunistização do País!"

Tal não é, porém, a opinião de Moscou: o Cremlin tem os olhos bem postos nas CEBs, e considera como uma força decisiva no pro­cesso revolucionário latino-americano esse movimento promovido, bafejado e estimula­do pela CNBB.

Assim, a revista "América Latina", publi­cada em espanhol pela Editorial Progresso, de Moscou (uma das editoras do governo sovié­tico, especializada em material de propagan­da), traz em seu número de abril de 1985 (o qual, compreensivelmente, só agora nos che­ga às mãos) interessante matéria sobre as CEBs em nosso continente. Trata-se do artigo As co­munidades eclesiais de base: nova forma de protesto social dos crentes, de Valentina An­drónova, colaboradora do Instituto da Amé­rica Latina da União Soviética e candidata a doutora em Ciências Históricas (revista cita­da, pp.4-17).

A julgar por outros artigos e livros seus, Va­lentina Andrónova é um dos especialistas do Cremlin encarregados de acompanhar a atua­ção da esquerda "católica" latino-americana. O presente artigo da escritora russa, baseado em documentação atualizada (procedente, co­mo era de esperar, de fontes progressistas), re­vela uma observação atenta do panorama re­ligioso do Continente, e um conhecimento de quem é quem nesse panorama. No que se re­fere ao Brasil, V. Andrónova não deixa de dar o destaque que cabe dentro do progressismo a figuras como D. Helder Câmara, D. José Maria Pires, D. Antonio Batista Fragoso, bem como à vedete mais recente, Frei Leonardo Boff...

Colocada no ângulo exatamente oposto ao dos autores do livro da TFP, a "camarada" Andrónova tem, entretanto, uma visão das CEBs que pouco difere da que eles apresen­tam, o que mostra a objetividade do livro de nossos colaboradores e a oportunidade de seu lançamento.

Alguns tópicos do artigo da observadora do Cremlin deixam patente essa coincidência. Basta compará-los com o que, três anos atrás, dizia o livro da TFP (Ver quadros

UDN disse...

(Quadro 3)



Teologia da Libertação - Marxismo dentro da teologia

MISTURA DE CONCEPÇÕES heréticas modernistas com as idéias força marxistas de luta de classes e de domínio da economia (modo de produção) sobre todas as demais atividades do homem, inclusive a religiosa, a Teologia da Libertação — doutrina que anima o movimento das Comunidades de Base — acaba sendo praticamente uma trans­posição do marxismo em termos religiosos. A coletânea de textos que se segue — extraí­dos de documentos ou de obras e declarações de próceres dessa corrente — apresenta diferentes aspectos dessa nova religião.

Frei Leonardo Boff, OFM: "Tenho para mim que a morte de Jesus foi humana, pro­vocada pelos antagonismos que havia em sua época.

"O que propomos não é teologia dentro do marxismo, mas marxismo (materialismo histórico) dentro da teologia".

Luiz Alberto Gómez de Souza: "Para a teologia da libertação não existe, atualmen­te, outra reflexão teórica melhor que o marxismo".

Pe. Ronaldo Muñoz, SSCC: "Penso que como cristãos podemos aceitar, em geral, a concepção marxista de que é eticamente bom aquilo que na práxis revolucionária se vai mostrando eficaz para a causa do proletariado".

Pe. Ernesto Cardenal (líder sandinista e atual Ministro da Cultura da Nicarágua): "Em um dos meus versos escrevi uma vez a seguinte linha: `comunismo e reino de Deus na terra significam a mesma coisa'. E com isto eu queria dizer que o comunismo e o Esta­do da `sociedade final comunista' (...) que esta futura sociedade comunista será, ela mesma, o `Reino de Deus na Terra"'.

Frei Betto e Pe. Pablo Richard: "Tanto Pablo Richard como Frei Betto — um teólo­go, outro agente de pastoral — afirmaram que o socialismo `é apenas uma etapa do Reino de Deus"' (As CEBs... das quais muito se fala, pp.158, 147 e 162 — Nas páginas indicadas vão mencionadas as fontes de onde foram transcritos os textos aqui apresentados).

____________________________________________________________

lb disse...

Crateús uma cidade de 73.000 habitantes, às margens do rio Poti, no sudeste do estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Crateús é de cerca de 450 km de Fortaleza, capital do Ceará. Crateús é a sede de uma diocese católica romana.

Cidadãos distintos de Crateús: Mons. José Maria Moreira do Bonfim sacerdote (); Dr. José Maria Bonfim Morais (cardiologista), Dr. Hideraldo Dwight Leitão (professores); Rosa Ferreira de Morais (professora).


Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Crateús

lb disse...

Crateús
Crateús a city of 73,000 inhabitants on the banks of the river Poti in the south east of the state of Ceará, in the northeast of Brazil. Crateús is about 450 km from Fortaleza, capital of Ceará. Crateús is the seat of a Roman Catholic diocese. Citizens distinguished of Crateús : Mons. José Maria Moreira do Bonfim (priest); Dr. José Maria Bonfim Morais (Cardiologist); Dr (...)