segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

RECEITA DE BRATTON: MAPEAR O CRIME / CORTAR O MAL PELA RAIZ / COBRAR RESULTADOS!

1. William Bratton foi chefe de polícia em Los Angeles. Pelos resultados, Giuliani -prefeito de Nova York- o contratou. E os resultados em NY foram ainda melhores e passaram a ser usados como referência de combate ao crime em grandes cidades. Nova York, segundo Bratton, tem 1 policial para cada 230 habitantes. O Estado do Rio tem 1 policial para cada 340 habitantes. O Estado de SP tem um policial para cada 455 habitantes.

Trechos da matéria do Estado de SP (03): "A Receita de Bratton contra o crime".

2. MAPEAR O CRIME: O uso estratégico de informações criminais é o alicerce da política de Bratton que implantou um sistema sofisticado, o CompStat (Estatísticas Comparativas). Em um único banco de dados estão todas as informações sobre ocorrências, da localização, data e hora à roupa usada pelo criminoso, número de disparos, armas usadas, mesmo por policiais, abordagem, perfil do bandido e da vítima, forma de atendimento, apreensões e prisões feitas, entre outros dados colhidos no local do crime e nos depoimentos, e atualizados com informações de casos relacionados, posteriormente.

3. CORTAR O MAL PELA RAIZ: O CompStat permitiu identificar criminosos, rastrear suas ações, estabelecer perfis de vítimas potenciais, riscos, tendências. "Isso nos permitia identificar novos padrões de crime e atacá-los logo no início, deslocando homens e recursos de forma mais eficiente. Íamos cercando os criminosos", diz Bratton. Os dados eram disponibilizados à promotoria pública, às secretarias, como Educação, e outros órgãos, que passaram a atuar de forma integrada à polícia.

4. COBRAR RESULTADOS: Em Nova York, o sistema era abastecido pelos 76 comandos das 9 áreas de policiamento e dos 12 distritos da região metropolitana. Além dos dados, eles tinham de apresentar um relatório sobre casos relevantes e uma análise dos crimes em sua área, as atividades e a performance de sua equipe. Tudo era discutido em encontros semanais. Uma vez por mês, o chefe de polícia se reunia com todos os comandantes locais. "O que fazíamos, basicamente, era questionar cada um na frente dos outros, com base em informações muito bem embasadas do CompStat".

(Fonte: César Maia)

Nenhum comentário: