terça-feira, 20 de abril de 2010

OBSERVATÓRIO

Semana passada estive em Crateús. Andando pelas ruas da urbe com um taxista – que, sei, votou no atual Prefeito - indaguei: - Como está a cidade? Ele respondeu com aquela ansiedade do eleitor que já ultrapassou a fase da decepção e ingressou no tablado da indignação: - Parece que estamos sem sorte: veja essa buraqueira... Toda semana marcam para começar a obra na segunda-feira e este dia nunca chega. Mas... O Prefeito é só enchendo a Prefeitura de parentes. De Brasília já chegou um bocado... Nunca imaginei que isso fosse acontecer...


ATMOSFERA


Parece que um lençol de tensão cobre a atmosfera da cidade. Uma energia pesada, própria de momentos beligerantes, típica de situações de contendas irracionais, transpassa sob o horizonte municipal. É como se emergisse um produto estranho, resultado de uma combinação perigosa que mistura uma alta dose de frustração com uma perspectiva desprovida de esperança no futuro. As notícias desairosas suplantam as informações virtuosas. Uma hora, estoura nova greve de professores. Noutra, o telefone do hospital aparece bloqueado. Um dia, surge uma denúncia da obra da Praça. Noutro, a emissão irregular de diárias.

O CARRO

Um aliado do Prefeito, que inicialmente previa vida longa para o governo vida nova, hoje utiliza a seguinte imagem: “Eu costumo comparar a máquina municipal com um carro, que tem como principais itens de segurança a embreagem, o pneu e a barra de direção. Na administração do doutor Felipe a embreagem já se desmantelou; no final do mês, quando ele demitir 400 funcionários, o pneu vai baixar; e, depois das eleições, ninguém segura mais a barra da direção”. O que fazer, então? Talvez o primeiro ato, visando aspergir a gestão com o bálsamo da credibilidade, deveria ser uma inflexão rumo à verdade. Há certo desapreço à transparência nos gestos, nas palavras e nas imagens.


A VERDADE

Aqui, retoma-se filosoficamente a velha pergunta: o que é a verdade? Na forma da concepção aristotélica clássica da verdade, lembrada por Ferrater Mora (1996:700), "Dizer do que é que não é, e do que não é que é, é o falso; dizer do que é que é, e do que não é que não é, é o verdadeiro". Para o Doutor Angélico (1988:127), verdade é definida como a "conformidade de coisa com a inteligência. Donde, conhecer tal conformidade é conhecer a verdade". Na expressão latina, adaequatio rei et intellectus (adequação da coisa com o conhecimento). No direito penal, aprendemos a diferença entre “verdade formal” (aquela que está nos autos) e “verdade real” (aquela que guarda sintonia com os fatos). A Prefeitura precisa deixar de propagar verdades formais e se apegar à verdade real.

O SITE I

Um exemplo do pouco apreço à verdade real se constata acessando o site da Prefeitura. Na semana antepassada, divulgou-se a agenda do Prefeito em Brasília, onde oficialmente estaria em busca de liberação de obras e projetos para o município. Nas fotos que comprovam esse trabalho, aparece o Prefeito ao lado da ex-ministra Dilma Roussef. Todo o Brasil sabe que Dilma já havia deixado o ministério uma semana antes da ida do Prefeito. Logo, jamais ela poderia estar liberando verbas ou projetos empós sua saída, sob pena de cometer crime. Sucede que, curiosamente, a agenda escrita não revela qualquer encontro com a ex-ministra ou que ação específica ela teria empreendido visando a liberação de recursos para o município. Há um claro descompasso entre o que está divulgado e o que efetivamente ocorreu.


O SITE II

O site http://www.crateus.ce.gov.br/ é a página oficial do governo municipal na rede mundial de computadores. No mínimo, as informações ali postadas mereceriam maior atenção. Há mais de um ano alertamos para dados inverídicos na página de apresentação do Chefe do Executivo. Ainda hoje eles estão lá. Ali se diz, por exemplo, que o Prefeito “na década de 70 iniciou a vida político-partidária como Universitário, militando no PT – Partido dos Trabalhadores”. Qualquer cidadão minimamente informado sabe que o PT foi fundado na década de 1980. E nenhum petista confirma que o alcaide crateuense tenha sido militante do Partido dos Trabalhadores antes de sua fundação. Por isso, é urgente, imperioso, prioritário que se faça uma revisão orgânica na postura da Administração e na sua interlocução com a sociedade.


ACADEMIA


O terreno literário cultivado pela Academia de Letras de Crateús (ALC) segue em ritmo normal de produção. Após a divulgação do livro do acadêmico Flávio Machado, o Presidente Elias de França lançou no final de semana passado, por ocasião da Bienal do Livro, em Fortaleza, um livro voltado para o público infantil. Esta semana o poeta Raimundo Cândido, o Professor Raimundinho, apresenta a sua mais nova obra: , Teorema pra nos tanger e outras (esquisitices). Vide o prefácio do livro na postagem abaixo.


PARA REFLETIR


“A minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política”. (Mahatma Gandhi)



(Por Júnior Bonfim - publicado na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Um comentário:

Paulo Nazareno disse...

É JB,embora ainda com tempo,à minguar, o "príncipe" persiste em seus equívocos.