sábado, 29 de maio de 2010

OBSERVATÓRIO

Feliz aniversário! Esta GAZETA está completando treze anos de existência. Conforme já registramos, é seguramente o periódico com mais tempo de vida na história do nosso município. Ao longo desse período, tem sido uma arena escancarada para o pugilato de idéias, um púlpito exposto à pregação cidadã, um palanque portátil para a difusão da queixa popular, um microfone invisível recepcionando o brado comunitário, um altar erigido em honra à deusa da Liberdade. Merece um brinde literário, uma efusiva salva de palmas, uma desassombrada aclamação pública, uma rajada de fogos sem artifícios, um grito ardente de Parabéns!


“ÍNDIO” NO LUGAR DE “FLORES”



O Vereador Adriano das Flores assumiu a Secretaria de Infra-Estrutura do município. A sua cadeira na Câmara Municipal será ocupada pelo primeiro suplente do PCdoB, Renato Gomes da Costa, que na Justiça Eleitoral registrou-se como “Índio Renato”. Será o primeiro crateuense a ocupar a tribuna do Legislativo Municipal envolto na indumentária indígena. Sua posse teve lugar na Escola Diferenciada Raízes Indígenas, onde estudam muitas crianças e adolescentes vinculadas às etnias Potiguar, Kalabaça, Kariri, Tabajaras e Tupinambá. Índio Renato poderá ser uma agradável novidade, sobretudo se fizer ecoar o grito das minorias.


“ÍNDIO” NO LUGAR DE “FLORES” II


O que soa um pouco desarrazoado é uma Secretaria expressiva como a de Infra-estrutura ser utilizada como moeda de troca de um acerto político. A pasta da Infra-estrutura é responsável pelas obras realizadas em todos os quadrantes do município, o que pressupõe ser comandada por alguém que assuma com visão de médio e longo prazo. Noticia-se que Adriano, vereador de primeiro mandato, ali ficará por apenas quatro meses. E depois retornará à Câmara Municipal. O ideal é que esse acordo político fosse cumprido sem o sacrifício de um setor estratégico da máquina pública.


CID


O governador Cid Gomes precisa abrir o olho em relação a Crateús. Quase todas as obras em execução na cidade – Praça da Estação, CEO, Policlínica, Pista de Skate, Calçamentos, Saneamento etc - são custeadas pelo tesouro estadual. Porém, há pouca ou quase nenhuma tradução eleitoral dessa ação governamental. Pesquisa recentemente realizada mostra altos índices para o Presidente Lula e números preocupantes para os Chefes dos Executivos Estadual e Municipal. O Prefeito e o Governador recebem indicações razoáveis no que pertine à gestão. Porém, a avaliação política é sofrível. Os índices de empatia político-eleitoral estão longe do desejado.

NENEN

Quem dispara na aceitação popular é o deputado Nenen Coelho, seguido à distância – muito à distância, aliás - por Hermínio Resende. Mantendo a atual performance, Nenen tende a superar os números consagradores obtidos na eleição passada.

PRINCESA DOS INHAMUNS

É cada vez mais crescente a insatisfação e o descontentamento com os serviços prestados pela empresa de ônibus “Princesa dos Inhamuns”. Tudo deixa a desejar... Parece que a nobreza só está no nome. Em sua majestosa frota os clientes são tratados como plebe rude, massa ignara. É hora de ser encetado um vigoroso movimento da cidadania local.


JUSTIÇA FEDERAL


Está em pleno funcionamento a 22ª Vara da Justiça Federal, com sede em Crateús na Rua D. Pedro II, 673, na zona central da cidade. A Resolução nº 13, de 28 de Abril de 2010, definiu a sua competência territorial, que abrange os municípios de Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipueiras, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Novas Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril. “Até ulterior deliberação deste Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a 22ª Vara Federal terá competência exclusiva para processamento e julgamento das ações afetas aos Juizados Especiais Federais, por distribuição, no âmbito da jurisdição definida no art. 3º da presente Resolução.”
(Art. 7º da Resolução do TRF5 nº 13, de 28 de Abril de 2010)


MAIS UM BLOG NO AR

O Nilo, conhecido empresário do ramo de restaurante e atento observador do cotidiano da urbe, resolveu compartilhar as privilegiadas notícias a que tem aceso através da rede mundial de computadores. Lançou um blog que está crescendo em audiência. Através do endereço http://www.blognilos.blogspot.com/ nos mantém atualizado sobre as questões que envolvem a freguesia do Senhor do Bonfim.



PARA REFLETIR

“Guarda sempre: A confiança em Deus em ti mesmo. A consciência tranqüila. O tempo ocupado no melhor a fazer. A palavra construtiva. A oração com trabalho. A esperança em serviço. A paciência operosa. A opinião desapaixonada. A simplicidade nos hábitos. O espírito de renovação. O culto da tolerância. A perseverança no bem.”

(Chico Xavier, pelo espírito de André Luiz).

(Júnior Bonfim - na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Um comentário:

Dalinha Catunda disse...

PRINCESA DOS INHAMUNS

É cada vez mais crescente a insatisfação e o descontentamento com os serviços prestados pela empresa de ônibus “Princesa dos Inhamuns”. Tudo deixa a desejar... Parece que a nobreza só está no nome. Em sua majestosa frota os clientes são tratados como plebe rude, massa ignara. É hora de ser encetado um vigoroso movimento da cidadania local.

JUNIOR,
Copiei e colei o texto para melhor comentar.
Quando li esse nome no Ônibus fiquei maravilhada: "Princesa dos Inhamuns." Na realidade esta princesa, está mais para dragão do que para princesa. Além, dos assentos desconfortáveis viajei de 10 horas da noite, as três e pouco da manhã com um motorista evangélico que colocou por toda noite hinos de sua religião e não contente com o som que não nos deixava dormir, cantava junto, causando-nos um grande mal-estar.
Acredito que não estou sendo imcompreensiva, é uma viagem desgastante, o mínimo que queremos é dormir no transcorrer da viagem.
Aqui deixo meu descontentamento também.
Um abraço,
Dalinha Catunda