terça-feira, 20 de julho de 2010

OBSERVATÓRIO


Esmerino Arruda, ex- deputado, ex-suplente de senador, atual Prefeito de Granja, é o mais longevo político cearense. Do alto dos seus quase noventa anos – e ainda em intensa atividade política – é testemunha de momentos significativos da vida política brasileira. Semana passada me contou que, em um dia de 1958, ele e Álvaro Lins, então Deputados Federais pelo Ceará, encontravam-se em um restaurante do Rio de Janeiro e compartilhavam uma mesa com os líderes Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. Era uma prosa política. Falavam sobre eleição, favores, nomeações de correligionários. A certa altura, Ulysses proferiu a seguinte frase: “O dia do benefício é a véspera da traição”.

A ELEIÇÃO I


Sempre às vésperas de uma eleição, os candidatos veteranos, que pleiteiam reeleição, refletem sobre essa máxima de Ulysses. Em relação a Crateús, esse é o sentimento do Governador Cid Gomes. Outro dia o Jornal O POVO divulgou o nome dos quatro municípios que mais receberam recursos do Governo Estadual: Fortaleza, Sobral, Crateús e Tauá. É. Pasmem: Crateús figura no topo dos mais bem aquinhoados pela liberação de verbas do tesouro estadual. A cidade está um canteiro de obras: restauração das estradas para Novo Oriente e Tamboril, uma vultosa intervenção de saneamento básico, diversas ruas pavimentadas, CEO, Policlínica, Pista de Skate, nova Praça no entorno da estação, reasfaltamento das principais artérias urbanas dentre tantas outras. Quase ninguém, no entanto, associa esse conjunto de realizações ao Executivo Estadual. Crateús é um dos colégios eleitorais onde o candidato Cid mais sofre rejeição. Por quê?

A ELEIÇÃO II

A indagação: - quais os motivos dessa rejeição? Em primeiro lugar, houve alguns episódios emblemáticos onde o Governador, competente no uso do skate articulativo, escorregou na pista da inabilidade. Primeiro, foi descortês em pronunciamentos públicos logo no início do mandato (sobretudo, com ex-prefeito Zé Almir, seu aliado de primeira hora). Segundo, o desgaste provocado pela maneira autoritária como a CPRV atuou na região foi debitado na conta do governador. Terceiro, o Prefeito, contumaz na prática do ensimesmamento e na política megalomaníaca do ‘eu sozinho’, sempre massificou a idéia de que essas obras eram da Prefeitura e não do Governo do Estado. Por último, a injusta e virulenta campanha que setores da Prefeitura encetaram contra o Presidente Domingos Filho, divulgando a idéia que este só pensava em Tauá e era inimigo de Crateús. Embora encerre uma tremenda injustiça, essa contra propaganda surtiu maléficos efeitos. Agora, há que ser desenvolvido um gigantesco esforço para reverter esse quadro adverso.

OAB

Depois que denúncias contra o procurador do município, doutor Odijas de Paula Frota, ganharam as páginas da internet, expressivos setores da subseção da OAB de Crateús começam a externar um descontentamento que corria à boca miúda desde o inicio da atual gestão. Por que o Prefeito trouxe uma equipe de advogados que nunca tinha pisado os pés na cidade para responder pela Procuradoria? Residem em Crateús hoje mais de 30 (trinta) advogados. Todos foram desprestigiados. Nenhum foi considerado apto para compor a equipe de Carlos Felipe. Nunca antes na história desse município ocorreu fato semelhante. Em que pese ter assentado sua campanha na valorização do potencial local, esse compromisso foi lamentavelmente lançado na vala do esquecimento.

LAUREADOS


A Academia de Letras de Crateús está em festa. Os acadêmicos Elias de França, Lourival Veras e Lucas Evangelista foram agraciados com o mais recente Prêmio Para Autores Cearenses instituído pela Secretaria de Cultura do Ceará. Além de terem suas obras publicadas com recursos oriundos da premiação, também serão agraciados com uma quantia em dinheiro. Parabéns aos confrades. Tento para o Sodalício de Letras Crateuense que escala com firmeza e tranqüilidade os degraus do progresso.

ENLACE

Sábado passado, dia 17, presenciamos o enlace matrimonial de Marília e Wagner, jovem casal que subiu ao altar da Catedral do Senhor do Bonfim em comovente cerimônia religiosa animada pelo Padre Davi Silva. Filhos de João de Deus Carvalho e Ângela Machado e Florentino Moreira César (in memoriam) e Maria de Fátima Cavalcante César, os casantes foram recepcionados no Buffet Ouro Verde. (O espaço, construído ao lado do Restaurante Ouro Verde, foi inaugurado na ocasião. Trata-se de um requintado ambiente, erigido em concepção moderna e digno de louvor). Paz, harmonia e prosperidade para Wagner e Marília, corações onde repousam as sementes do bem. Parabéns aos controladores do Ouro Verde pelo esmero do novo local que oferecem à cidade.

PARA REFLETIR


“Todas as criaturas a que Deus deu a sua imagem, têm dentro de si mesmas um templo, que Ele habita, e donde com elas se comunica: o templo da consciência, que é, no seio do homem, o sacrário divino”. (Ruy Barbosa)


(Por Júnior Bonfim – na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

3 comentários:

Anônimo disse...

Junior,
através de seu prestigiado Blog, me associo à dor da família pelo falecimento de D. Toinha, viúva do meu inesquecível amigo Prefeito Leandro Martins.

Anônimo disse...

Junior,
através de seu prestigiado Blog, me associo à dor da família pelo falecimento de D. Toinha, viúva do meu inesquecível amigo Prefeito Leandro Martins.

Anônimo disse...

Junior,
através de seu prestigiado Blog, me associo à dor da família pelo falecimento de D. Toinha, viúva do meu inesquecível amigo Prefeito Leandro Martins.
Att.
Sergio Moraes