terça-feira, 14 de setembro de 2010

OBSERVATÓRIO


Ainda esta semana, Crateús deverá ganhar o foco dos holofotes nacionais nesta campanha eleitoral. José Serra, o candidato tucano à Presidência da República, estará pisando a escassa mata ciliar do Poty amanhã, quarta-feira, dia 15 de setembro. O comício de Serra, em Crateús, será enfeitado com a mais alta plumagem do tucanato local, estadual e nacional. Demais disso, é um momento para a terra do Senhor do Bonfim figurar na grande mídia. O presidenciável tucano, que gravará cenas para o seu programa de TV, pousará no aeroporto de Crateús acompanhado de repórteres dos principais órgãos de imprensa do País.

AS CAMPANHAS

Nos últimos tempos, as campanhas políticas ganharam contornos de imprevisibilidade. Nem sempre o que se imagina meses antes do inicio da contenda eleitoral se confirma durante a rinha de fato. Praticamente, os meses de julho e agosto têm sido os definidores do processo. Veja-se o caso da disputa presidencial. O PSDB projetava que, com o inicio do programa eleitoral gratuito, Serra subiria. Caiu. Agora tenta reagir.

O SENADO

A corrida para o Senado, no Ceará, é outro exemplo emblemático de discrepância entre o que foi desenhado e o que efetivamente acabou por se concretizar. Antes das convenções, projetava-se um quadro francamente favorável para José Pimentel: ministro da Previdência com louvável folha de serviços prestados ao País, homem de linha de frente do partido do Presidente e oficialmente candidato in pectore (do peito) de Lula. A avaliação corrente era que Pimentel descolaria do parceiro Eunicio Oliveira e conquistaria tranquilamente uma das vagas de senador. Ocorreu o inverso.

CID

Enquanto sua dupla de candidatos ao Senado se enfrenta, Cid Gomes tomou uma decisão: tirou o pé do acelerador de campanha e diminuiu o ritmo frenético da agenda de eventos em busca de votos. O trabalho eleitoral está concentrado de quinta-feira a domingo. Nos demais dias, investe no solene ritual de governador. Com isso, evita polêmicas e desgastes desnecessários. O governador só altera o tom sóbrio quando se depara com incursões do rival Lúcio Alcântara. No debate sobre a vinda de Dilma ao Ceará, Cid exigiu que a presidenciável optasse entre subir no seu palanque ou no de Lúcio. Mediadores nacionais buscam uma saída. Há um compromisso de tratamento isonômico para ambos os apoiadores. Setores do PT defendem isso. Porém, o problema persiste.

PERSEGUIÇÃO

A atmosfera da refrega eleitoral costuma contaminar a todos com energias pesadas. Quem está no poder costuma se deixar influenciar pelo animus de perseguir. Há funcionários da Prefeitura de Crateús reclamando de tratamento discriminatório. A lei proíbe a abominável perseguição por razões políticas. Mesmo assim, há caso de gente que foi chamado às falas e instado, sob ameaça velada, a apoiar candidaturas que contam com o beneplácito do Chefe do Executivo. Inclusive, há registro de gente que foi removida dentro do trimestre vedado. O artigo 73, inciso V, da Lei Eleitoral proíbe expressamente que, nos três meses que antecedem às eleições e até a posse dos eleitos, seja realizada remoção (ou transferência) de servidor público. Portanto, cuidado!

PROCURADORIA

Chegou à coluna a informação de que o Procurador-Geral, Odijas de Paula Frota, teria recebido portaria de exoneração. A articulação que desaguou na saída de Odijas e de sua consorte Juliana, que também era comissionada da Procuradoria, teria contado com o empenho de um influente Vereador. Da mesma fonte recebemos a notícia de que um advogado da terra será o substituto.

NOVA RUSSAS

Por falar em edil, a Câmara Municipal de Nova Russas afastou a vereadora Karla Loiola, Presidente da Casa. Karla, aliada do Prefeito, dificultava um processo investigatório contra o alcaide Marcos Alberto, alvo de um vigoroso rosário de denúncias. Agora, o processo segue célere.

SEDE

A diretoria da Academia de Letras de Crateús – ACL – reuniu-se no sábado passado, 11.09.2010. A ACL alugou um espaço na Rua do Instituto Santa Inês, 231, e o transformou em sede da entidade (vizinho ao antigo posto do INAMPS, atrás do Colégio Lourenço Filho). A Academia firmou uma parceria com a SABi (Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho), que também está se transferindo para o mesmo endereço. Juntas, as duas entidades prometem brindar a população crateuense com ações de envergadura na área cultural. A nova sede será festivamente inaugurada no dia 16 de outubro.

PARA REFLETIR

“Senhor... Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos. Se me dás fortunas, não me tires a razão. Se me dás sucesso, não me tires a humildade. Se me dás humildade, não me tires a dignidade. Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda. Não me deixes acusar o outro, traindo os demais. Apenas por não pensarem igual a mim. Ensina-me a amar os outros como a mim mesmo.” (...) (Mahatma Gandhi)


(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro-Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: