sábado, 9 de outubro de 2010

TASSO JEREISSATI - O MAIOR POLÍTICO DO CEARÁ!



A Assessoria de Imprensa do senador Tasso Jereissati liberou, na noite de ontem, o discurso proferido pelo tucano durante o primeiro encontro de trabalho pró-campanha de José Serra neste segundo turno da disputa presidencial. Tasso não logrou êxito nas urnas, mas fez discurso considerado contundente pelos que lotaram o salão de convenções do Hotel Vila Galé. Confira:

*DISCURSO DO SENADOR TASSO

A História do Ceará não poderia ser manchada diante dos outros partidos que não tiverem sequer a coragem de lançar outro candidato. Nós limpamos e salvamos a História do Ceará quando fizemos o nosso caminho e eu, pessoalmente, estou muito orgulhoso disso. Muito orgulhoso. E eu disse outra verdade, que parece que apareceu na televisão: “Prefiro não ter ganho a senatoria a ter sido eleito por causa do favor ou da benesse de alguém.”

Nunca fiz esse tipo de política. Eu sou aquilo que sou, a minha história, a nossa história e as nossas idéias. Se a nossa história e as nossas idéias, num dado momento não são aceitas, muito bem. Foi o povo que quis. Mas, ser eleito simplesmente pela benesse de um padrinho que tenta a hegemonia política absoluta e restabelece as velhas oligarquias e as práticas do atraso no Estado do Ceará, eu prefiro estar como estou.

Estou muito bem, porque estou com minha consciência tranqüila. Estou muito bem, repito. E digo mais: Estou mais forte fisicamente do que estava quando começou a eleição. Quem pensa que minhas pontes não agüentam; agüentam, sim. Melhor ainda, pra recomeçar uma eleição. Vem aí outubro, agora.

Eu queria dizer uma coisa a vocês, falando sinceramente de política. É hora de Prefeitos, lideranças, vereadores fazer política com “P” maiúsculo. Política não é a conveniência do momento, em função de favores ou desfavores. Política é outra coisa. Política é respeitar seus ideais, política é respeitar seus compromissos, política é compromisso com as ideias e com o povo que o elegeu, independente da circunstância do momento. Isso é política. E nós, neste momento, não temos a eleição totalmente perdida. Pelo contrário, tem uma luz enorme aparecendo aí para todos nós. E a nossa opção aqui no Estado do Ceará é a seguinte: ou continuarmos sendo amigos do poder local, amigos de segunda classe do poder local, desprezados até pelo interesse do momento (porque ninguém valoriza o amigo que sabe que é interesseiro, que está ali do seu lado por causa do interesse, porque você tem o que dar. Você valoriza aquele amigo de verdade). A mesma coisa acontece na política.

Nós vamos voltar a brigar, agora. Eu estou disposto mais do que nunca a brigar. Digo uma coisa do meu coração: Eu prefiro um PSDB menor; mas forte, unido e com convicções políticas. Eu vou dizer uma coisa para vocês: Aquele que por medo, por receio ou por conveniência não tiver disposto à luta neste momento, que se retire. Nós não mudamos a História do Ceará pela quantidade.

Nós mudamos a História do Ceará pela qualidade das nossas idéias e dos nossos líderes. E aqueles que não quiserem, a gente entende. A política é assim hoje. Não é mais a grande política. Está na moda a troca de favores pra cá, a troca de emenda pra lá, tem uma “graninha” que corre por ali - e é isso a política. Quem quiser fazer esse tipo de política que se retire. Nós estamos noutra. Eu estou noutra completamente diferente. E tem mais: Nós vamos ganhar a eleição no Brasil. Eu estou chegando de São Paulo e vi o que está acontecendo: Uma verdadeira onda verde e amarelo. O Centro Sul já se definiu e está na hora de nos definirmos, através de nossa liderança. Nós não podemos nos acomodarmos em ser um pais de segunda classe, que recebe as esmolas de um país de primeira classe pelo resto da vida. Nós somos trabalhadores, nós sabemos produzir e temos dignidade. Nós não vamos nos acomodar a essa situação. E depende de cada liderança, em cada região com seus liderados. Tenho a certeza absoluta de que o resultado aqui não vai ser igual ao resultado do primeiro turno, e que nós vamos ajudar também a fazer José Serra ganhar as eleições.

E isso significa fazer a nossa parte aqui nesta luta tremenda que iremos enfrentar contra um poder autoritário, arbitrário que usa todas as armas para aniquilar o inimigo. Democracia não tem inimigo, tem adversário e a gente não aniquila o adversário, a gente convive com a oposição, e democracia é exatamente a convivência de idéias diferentes, idéias opostas. Nós vamos para essa luta para defender a democracia, para defender a honestidade. Não se faz um país sem valores morais. E os valores morais estão sendo destruídos neste país. Banalizou-se o escândalo, a corrupção, de tal maneira que qualquer escândalo, qualquer corrupção não espanta mais ninguém.

O comportamento normal do político agora é roubar. Aquele que não rouba é que é diferente.

Está aí o Tiririca para dar o recado. Ele teve mais de um milhão de votos, e é um recado pra gente. E a agente recebendo este recado de cabeça baixa, porque não estamos lutando contra isso. Mas eu garanto a todos vocês todos que estiverem dispostos à luta (e a luta já começou) que não estou cansado. Pelo contrário, estou descansadíssimo e tenho muita esperança que esse grupo possa recuperar o seu brio, o amor próprio. Estar de bem com a sua consciência, não aceitar ser mandado. Durante a campanha, não conheci um prefeito, uma esperança, que gostasse do PT. No entanto, muitos deles votaram com o PT. Isso é covardia feia, isso não é fazer política. Eu perco uma eleição, duas, três, mas não vou me entregar às conveniências. Vou continuar fiel à minha história e à minha vida. Quem quiser continuar nesta luta, vamos juntos. Quem não quiser se retire, vá para o PT, para onde quiser, mas nós vamos continuar com essa luta. Se sobrarem quatro ou cinco, nós vamos juntos com esses quatro ou cinco rodar o Estado do Ceará inteiro.

Vamos levar José Serra à vitória neste Estado inteiro.


(Tasso Jereissati)

2 comentários:

isac disse...

VOCES LEMBRAM QUANDO O 'MALUF'...APRESENTOU O PITA COMO SEU SUCESSOR?...FOI AQUELA DECEPÇÃO!...POIS BEM, A "DILMA...É O PITA DO "LULA"....VAI SER OUTRA DECEPÇÃO!....Que o povo fique experto!....

visaoelogica disse...

VOCES LEMBRAM QUANDO O 'MALUF'...APRESENTOU O PITA COMO SEU SUCESSOR?...FOI AQUELA DECEPÇÃO!...POIS BEM, A "DILMA...É O PITA DO "LULA"....VAI SER OUTRA DECEPÇÃO!....Que o povo fique experto!....