quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"UMA VIDA"



O título desta reportagem é o nome do livro escrito por Maria Lima de Oliveira, que será lançado no próximo dia 21 de outubro. Até aí nada de muito excepcional, mas o que também chama a atenção é o fato de que a autora, uma dona de casa, tem quase 93 anos de idade e muita história para contar.

Pode parecer clichê, mas ela é exemplo para muitas pessoas, acomodadas, que vivem reclamando de tudo. No livro, o 5o de sua autoria, a escritora narra os sucessos e os fatos não tão bons ocorridos em mais de 90 anos felizes e bem aproveitados. “A vida não é só bondade. É cheia de altos e baixos, mas o melhor de tudo é viver”, afirma.

Dona Maria conta que não tem um segredo ou uma fórmula para ter tanta força de vontade. A explicação é simples: “apenas procuro viver com bom humor, fazer aquilo que gosto e não reclamar da vida”. Muito católica, reza e lê todos os dias. Também escreve contos e poesias.

Ela faz questão de acompanhar o desenvolvimento das tecnologias. No passado, terminou o namoro através de uma carta. Hoje, utiliza o computador e a internet para enviar e-mail e conversar com filhos, netos e sobrinhos espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

De família conservadora, deixou de lado a intolerância e o preconceito. Passou aos filhos, netos e bisnetos o valor da ética e do respeito. Dona Maria Lima de Oliveira considera que o idoso ainda é pouco valorizado no País, embora acredite que as coisas estão melhorando nesse sentido. Ela lamenta o surgimento de males como as drogas e a violência.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O primeiro livro, “Afonso e Maria (1936-1986) – 50 anos depois...”, escreveu nos momentos em que não tinha algo para fazer. “Escrevia às escondidas e guardava os textos em uma gaveta. Um dia, uma de minhas netas descobriu, e a família passou a incentivar”, confessa.

A primeira obra, que teve como tema o casamento com Afonso Justino de Oliveira, agricultor, homem simples, mas com uma filosofia de vida muito rica, foi publicada com a própria caligrafia da escritora. Depois vieram “Meus 80 anos”, “Meu Jardim”, “Momentos da Vida” e, agora, “Uma Vida”.

PERFIL


Maria Lima de Oliveira nasceu em Guajaratuba, no Amazonas, no dia 22 de outubro de 1917. No ano de 1928, aos dez anos, veio morar no município cearense de Jaguaruana, com a mãe viúva. Em 1936, casou-se com Afonso Justino de Oliveira. Em 1957, a família foi morar em Russas e em 1980 se transferiu para Fortaleza. Tem 16 filhos, 45 netos, quase 30 bisnetos e uma trineta.

“UMA VIDA”


Segundo Delano Macedo, a publicação, que traz personagens verídicas, datas e sequência cronológica, reflete a memória e a lucidez invejáveis da escritora. “As frequentes mudanças da família, vividas por Maria Lima na infância, viajando pelo interior do Amazonas e do Ceará, fizeram com que a autora conhecesse ainda criança as diversidades do meio, vivendo em lugares ora com abundância, ora com escassez de água. Também já desenhava desde cedo seu imenso dom maternal, com as bonecas de tecido demarcadas com fitas e mais tarde comprovadas pela prole numerosa”.

Traz ainda “detalhes do namoro, o casamento ainda jovem com datas e documentos, bem como o início da maternidade demonstram muito bem a personalidade forte da autora”. O lançamento ocorrerá hoje, dia 21 de outubro, no Centro Cultural Oboé, às 19h30. Toda a renda será revestida para a Associação Casa de Afonso e Maria.


(Matéria publicada no Jornal O ESTADO)

Nenhum comentário: