terça-feira, 15 de março de 2011

OBSERVATÓRIO

Em 1972, o próspero comerciante e agropecuarista Francisco Gomes de Freitas era candidato favorito a Prefeito de Crateús. Dois anos antes havia concorrido para o mesmo cargo com José de Oliveira Camerino, que se sagrara vencedor. Quando Chico Gomes imaginava que a vitória, finalmente, iria lhe sorrir, eis que surge uma surpresa: um candidato novo aparece poucos dias antes da eleição e obtém do povo a autorização para sentar na cadeira prefeitural. Os opositores de Chico Gomes foram buscar o seu rival no Maranhão, na cidade do Brejo. Embrejado de votos, com quase 15% de sufrágios de maioria, Antonio Soares Lins saltou de um birô de gerente do Banco do Brasil no território maranhense para assumir o birô dos negócios públicos de sua terra natal.

NOME

Quem acompanha as eleições municipais em Crateús sabe que não são raras as vezes em que brotam, na arena da disputa, nomes inesperados, que se tornam competitivos e invariavelmente caem nas graças populares. Em 1988, Nenzé Bezerra e Marcelo Machado eram os únicos nomes que disputavam a indicação pelo PMDB. Na ultima hora, foram buscar José Almir na arquibancada do estádio municipal Jumelão para o centro do campo eleitoral, onde se sagrou vitorioso. Na edição passada desta Coluna registrei: Um nome inesperado, nunca dantes colocado sob cogitação, começa a ser gestado para liderar a cabeça de chapa às eleições do ano que vem. Trata-se de uma figura moralmente inatacável, integrante de um arvoredo familiar cujas raízes são visceralmente impregnadas de seiva política, detentora de uma luminosa folha de serviços prestados à causa pública e que pode construir um arco de apoio jamais visto na história de Crateús.

NOME II

Imediatamente após a circulação do jornal começaram as especulações. Alguns imaginavam tratar-se de Manoel Veras, Presidente do TCM. Quando acentuei que era um nome inesperado, nunca dantes colocado sob cogitação – é claro que afastava Veras, pois este tanto é um nome esperado como sempre tem sido cogitado. Manoel Veras brilha como Presidente do TCM e quer concluir com êxito o mandato. O nome pode ser de uma mulher, pois as mulheres hoje vivem uma fase de notoriedade social e ascensão política. No entanto, o mais importante é saber que há uma articulação na oposição visando a constituição de um palanque só. Candidatos existem.

NOME III

Um nome sempre recorrente é o de Paulo Nazareno, que é conhecido pela impetuosidade e pelo estilo trator. Para inserir Carlos Felipe na política de Crateús em 2004, Paulo atropelou seus companheiros de partido e moveu céus e terra. Antes de encerrar a campanha, a criatura voltou-se contra o criador e os dois romperam muito antes das urnas se abrirem. Em 2008, com o apoio dos ex-adversários de 2004, Felipe chegou ao comando da municipalidade. No íntimo, parece que Nazareno sonha com a desforra. E, por óbvio, Felipe sonha não ter Paulo como concorrente. Nesses sonhos imagina o ex-prefeito alcançado pela Lei da Ficha Limpa, ou seja, inelegível. No entanto, apesar de responder vários processos, a maioria agitada por vendeta política, Paulo se mantém elegível.

LEI ORGÂNICA

A Lei Maior do Município de Crateús contêm vários artigos que estão obsoletos, desatualizados. Na qualidade de operador do direito, ofereci meus préstimos ao Presidente da Câmara, Conegundes Soares, para coordenar a deflagração de um processo de revisão da nossa Carta de Princípios. Este trabalho será realizado, da nossa parte, sem qualquer ônus para a edilidade. Trata-se de uma dívida sentimental: há 21 anos, ocupamos a relatoria da nossa Lei Orgânica. Apraz-nos participar da sua atualização, tornando-a moderna, fortalecedora da participação popular e antenada com os desejos atuais da nossa gente.

SÃO CAMILO

Foi anunciada com muito estardalhaço a entrega do Hospital São Lucas para a Rede São Camilo. Por onde atua, o grupo São Camilo é elogiado. Sucede que costuma ser extremamente exigente com os parceiros. Exalta a qualidade técnica, abomina a politicagem. Busca total distanciamento das querelas locais. Rejeita, por exemplo, a absorção de concursados, o que termina se transformando em abacaxi para os municípios. A Prefeitura de Crateús topará comprar essa briga?

FERREIRINHA

O bloco Mandacaru homenageou o historiador Norberto Ferreira Filho, o Ferreirinha, ‘arquivo vivo da nossa história’. Ficamos felizes ao presenciar a realização de um merecido reconhecimento para alguém ainda presente entre nós. O desfile mobilizou pessoas que nunca tinham colocado os pés no corredor da folia momina. Inclusive este escriba fez parte da legião de neófitos que saudou o velho capitão. A trajetória de vida do Ferreirinha - as crônicas que escreveu, as histórias que registrou, as lutas que protagonizou – justifica todas as loas.

PARA REFLETIR

“Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala.” (José Saramago)


(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: