sexta-feira, 15 de julho de 2011

A PALAVRA DO DIA: "O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO!"

Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer.

Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: 'Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!'

Jesus respondeu-lhes: 'Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome?

Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes?

Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?

Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo.

Se tivésseis compreendido o que significa: 'Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes.

De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado.'


Este é um dos trechos, ao meu sentir, mais profundos do Evangelho.

Narra a cena em que Jesus e seus discípulos passavam no meio de uma plantação, em um dia de sábado, os discípulos começaram a apanhar espigas para comer, porque estavam com fome. Os doutores da lei de então levantaram o brado de protesto, porque consideravam trabalho o fato de colher espigas, e no sábado era proibido trabalhar. Jesus dá dois exemplos, mostrando que a vida humana está acima da Lei.

Fica evidente, aqui, a preocupação de Jesus com o essencial: a vida humana, colocando-a acima de qualquer lei, civil ou religiosa, pois a lei do sábado era ao mesmo tempo civil e religiosa.

Salta aos olhos que, para o Jovem de Nazaré, o mais importante é perscrutar o espírito da Lei, que é promover a liberdade humana. Quando a Lei é usada para impor grilhões e condenar inocentes, ela está descurando do seu verdadeiro sentido.

(Evangelho de Mateus, 12,1-8)

Nenhum comentário: