sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TRANSFORMANDO A DOR EM SONHO!

A dor da perda de um filho é irreparável. Mas, no lugar de se entregar à tristeza, a pedagoga cearense Eliane Barreira resolveu realizar o sonho da filha Camila, bailarina que faleceu em 2002, aos 21 anos, vítima de acidente de trânsito. Com base no balé, criou, em 2008, o Projeto Sonho de um Anjo, que oferece formação cultural e cidadã a 130 crianças e adolescentes da comunidade de Preaoca, em Cascavel, no litoral leste do Ceará. Além de dança, o projeto tem contação de história, jogos educativos, exibição de filmes, dentre outras ações.

Eliane, que também estudou balé, relembra que a ideia de desenvolver o Sonho de um Anjo surgiu em uma tarde quando, sozinha em casa, abriu uma caixa onde guardou cadernos, cartões e papéis com anotações feitas por Camila. No meio de tudo, encontrou o esboço do projeto sobre a qual as duas haviam conversado um dia. Eliane ganhou novo ânimo e começou a entrar em contato com a comunidade de Preaoca, onde a família tem um sítio. “Camila dizia que o sonho dela era desenvolver o gosto daquelas crianças para a dança, para a música, para a cultura”, revela.


“No final da missa, pedia para as pessoas esperarem e explicava a ideia. No começo pensavam que era coisa de político”, diz. Aos poucos, algumas se interessaram. Uma delas, Marta Holanda, dona de uma fazenda na região, cedeu uma casa, até hoje a sede do projeto. Voluntários também começaram a aparecer, mas diante da falta de assiduidade dos que se ofereciam para dar aula de balé, a própria Eliane, decidiu assumir a essa atividade. “Voltei a estudar na Academia Regina Coelis para me reciclar e também tenho o apoio da [Academia ] Goretti Quintela”, conta.

Com muito idealismo, Eliane foi com a “cara e a coragem”. Desde o dia 1º de janeiro de 2008, seus sábados são dedicados ao projeto. “As pessoas no meu trabalho reclamam que não tenho vida social, mas o projeto é tudo. Largo tudo para ir porque, se não for, as crianças ficam esperando”, explica. Sem muito conhecimento técnico sobre atividades no Terceiro Setor, ela conta que enfrentou e ainda enfrenta dificuldades. “O projeto é mantido por mim, meu marido e pessoas amigas que fazem doação de lanches, roupas e sapatilhas de balé, livros, brinquedos”.


No seu processo de aprendizado sobre projetos sociais, Eliane diz que foi obtendo informações. Assim, percebeu a necessidade de institucionalizar o projeto e criou a entidade sem fins lucrativos denominada Centro de Valorização Infanto Juvenil da Preaoca, ainda embrionária. É por meio da entidade que Eliane pretende concorrer em editais e obter recursos para garantir a sustentabilidade do Sonho de um Anjo e a ampliação das atividades. Para aprofundar seus conhecimentos, Eliane ingressou no Curso de Capacitação para o Terceiro Setor, oferecido pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). O curso começou em outubro e vai até fevereiro de 2012.

Por enquanto, o projeto Sonho de um Anjo só desenvolve ações aos sábados. Para as aulas de balé, as turmas são divididas por idade ( 4 a 10 anos e de 11 a 17 anos). No momento em que uma turma está na dança, as outras crianças e adolescentes participam de jogos educativos, veem filmes ou leem na biblioteca. A cada música apresentada nas aulas de balé, os alunos aprendem também sobre o compositor, o contexto em que aquela música nasceu, e a interpretar o que diz a letra, quando for o caso.


Eliane conta que também realiza palestras com orientações sobre saúde, cidadania, e valores humanos. O desejo dela é oferecer mais atividades para os já assistidos, como reforço escolar, aulas de inglês e informática. A intenção é também ampliar ações para os pais e mães com oficinas e projetos de geração de trabalho e renda.


As pessoas que desejarem colaborar com o projeto podem fazer doações de alimentos (especialmente que sirvam de lanche, como leite, biscoitos, doces, sucos), material de limpeza e higiene pessoal, livros infanto-juvenis, roupas e sapatilhas de balé. Para o próximo Natal, Eliane tem um sonho fácil de ser realizado com a ajuda de doadores: “Gostaria de dar a cada um dos alunos um kit de material escolar”, revela.


Mais informações: Eliane Barreira Ferreira Bringel, presidenta do Centro de Valorização Infanto Juvenil da Preaoca/projeto Sonho de um Anjo – (fones: 85 8744 0253 / 8521 21 10)


Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário: