quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ANTIGOS NATAIS


Dezembro chega e me faz

Lembrar os velhos natais

Vividos lá no sertão

Com meus irmãos e meus pais.

Nas terras alencarinas,

Vivi festas natalinas,

Que não esqueço jamais.

*

Um peru bem gordo tinha,

Pra véspera de Natal.

Na cozinha o movimento

Era fora do normal.

A galinha recheada,

Com farofa e costurada

Era um prato especial.

*

Uma árvore de garrancho,

Enfeitada com algodão.

Uma estrela prateada

Bem feita de papelão,

Coberta com purpurina

Na árvore nordestina

Enfeitava a ocasião.

*

O sapatinho me lembro

Não poderia faltar.

Debaixo de minha rede

Nunca deixei de botar,

Confesso que achava belo

O presentinho singelo

Que não deixei de ganhar.

*

E melhor do que os presentes

Era a nossa animação,

Porque na simplicidade

Que reinava no sertão,

Só em receber presente

A criançada contente

Mostrava satisfação.

*

Pros meninos caminhão,

Feito de lata e madeira.

Um pião feito de pau

Tudo comprado na feira.

E a bonequinha de pano

As meninas todo ano,

Ganhavam pra brincadeira.

*

Contudo o que mais recordo,

Daqueles natais que eu tinha

Era o presépio montado,

Que se chamava lapinha.

Ver o Jesus com seus pais

Cercado por animais,

Encantava esta Dalinha.

(Dalinha Catunda)

Nenhum comentário: